Jump to content
Forum Cinema em Cena

Star Wars: Episódio III


Sith
 Share

Recommended Posts

  • Members

Hum... Isso quer dizer que Ugarde morreu?

Mas na verdade, apesar de Tarkin ser considerado o "vilão-chefe" (o Imperador não conta, pois é só citado brevemente), eu vejo Vader como o vilão principal do filme. É sempre à ele que o filme se remete como a grande ameaça aos heróis.

E como um filme fechado que é, a sobrevivência de Vader e a citação ao Imperador me parecem ser os únicos ganchos para a sequência. Se Lucas o tivesse matado, ia ser uma confusão para ressucitá-lo depois...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aleijaram ele (acredita que não o deixavam mais postar aqui)

Eu fico pensando' date=' como Lucas estava tão certo que Vader seria O CARA? Será que houve seções testes que definiram o gosto pelo personagem?[/quote']

Putz... Ele pisou em um calo poderoso então... hehehehehehehe... Ou como o Separatista disse, Ordem 66!

Isso também me intriga. É certo que foi uma conjunção de fatores que deram certo, a presença física do Prowse, a voz foderosa do Earl Jones e os rascunhos do Ralph McQuarrie, que deu forma a desenho que valorizou a imponência do personagem. Mas agora... se mal elaborados, um Darth Vader pode virar um... Dark Helmet!

Agora, não sei se exibição testes, mas Lucas deve ter feito alguns testes de câmera para ver se isso ia dar certo. Não creio que tudo tenha sido só sorte...

Lucas38524.8622916667
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que Lucas confiava no taco dele, confiava. E Vader é um personagem que no papel funciona que é uma beleza, mas se transposto de forma errada pode cair no ridículo. O "sou foda" deve ter saído quando ele viu que a bagaça funcionava mesmo nas telas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vejo o Vader como um encosto. smiley36.gif

Quem decide as coisas, quem elabora, quem faz política, se articula.. é o Tarkin.

O Vader fica fazendo pose, causando tuberculose nos velhotes da alta roda.. mas ele não teve uma formação, não teve instrução política.. e sejamos sinceros.. ele nunca foi muito esperto.

É uma figura ilustrativa. Um intermédio entre o Sidious e a classe operária / ou rebeldes.

Jake38524.9163773148
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vader é mais truculento, política definitivamente não é a sua praia. Mas após Tarkin morrer, ele se revela um bom estrategista (também, se não tivesse aprendido nada nas Guerras Clônicas). Ele é homem das "negociações agressivas".

PS: Moderação, por favor, devolva o fantasminha do tópico para a Sessão Star Wars do fórum...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Interessante!

Set Diary: O cruel destino de Shaak Ti

Só pela virtude de serem os guardiões da paz e da justiça, cada um dos Jedi da prequel tem um fã seguidor. Isto é o que tornou a Ordem 66 uma pílula amarga de engolir para alguns, quando os queridos heróis são atingidos a tiros por seus Clone Troopers anteriormente tão leais. Mas há ainda uma indignidade maior que ser alvejado pelas costas por seu tenente: é ser cortado da versão final do filme.

Revendo os primeiros Set Diaries, escritos por Pablo Hidalgo, durante a produção de Episódio III, a pergunta é inevitável: O que aconteceu com Barriss Offee, Luminara Unduli, Bultar Swan e Shaak Ti? Seus testes de figurino e maquiagem foram fartamente divulgados por Hidalgo em seus relatos, mas o desfecho dos personagens não aparece em A Vingança dos Sith. Por quê?

Segundo PH, em seu novo Diário do Set, The Cruel Fate of Shaak Ti, disponível desde ontem para membros do Hyperspace, a equipe trabalhou inicialmente com uma “versão aproximada” do roteiro do filme, enquanto aguardava o texto definitivo ser entregue por George Lucas.

Não era um trabalho no escuro, mas a idéia do que finalmente seria Episódio III não estava completamente definida. Somente à medida que o roteiro era entregue, os chefes de departamento foram ficando a par da trama e no que ela os afetava diretamente na função. Mas antes que isso ocorresse, eles já tinham feito compras de material em Sydney, Austrália, e a ordem era produzir e manter as equipes em atividade. Desta maneira, todos os testes – maquiagem, câmera, figurinos, etc. – já estavam encaminhados em maio de 2003 para que tudo estivesse pronto para quando a produção realmente fosse iniciada. Entre os que se submeteram aos testes, estavam 16 atores que encarnaram personagens Jedi, incluindo Shaak Ti.

Shaak Ti ganhou a dúbia distinção de ser cortada do filme 2 vezes! Originalmente ela seria mencionada em uma linha de diálogo durante a batalha espacial de abertura, o que seria uma raridade: nenhum Jedi exceto Qui-Gon, Yoda, Mace, Obi-Wan e Anakin foi identificado por seu nome nas prequels.

O fim de Shaak Ti: versão 1

Confira o diálogo:

ANAKIN: A última mensagem que tivemos de Shaak Ti, ela ainda estava com o Chanceler.

OBI-WAN: Ela é a mais astuta dos Jedi. Ela até me mostrou alguns truques. Eles não a apanharão.

ANAKIN: R2, rastreie o sinal de Shaak Ti!

O scan de R2 reproduz a imagem da nave de comando na tela de Anakin, movendo-se com os dróides abutres. Daí para diante, o filme transcorre como na edição final. Mas no roteiro e na produção, Shaak Ti era sempre mencionada no lugar do Chanceler, até a cena em que Obi-Wan e Anakin a descobrem em um corredor, sentada, estranhamente amuada, no chão (aquele mesmo corredor em que Anakin, Obi-Wan e Palpatine são detidos por um escudo de força), com Grievous em posição ereta, bem atrás dela.

GENERAL GRIEVOUS: Shaak Ti, seu sabre-de-luz parece um pouco gasto pelas batalhas. Precisaria de uma boa limpeza, mas fará seu trabalho...

Segue-se uma aguda convulsão de Shaak Ti enquanto ela arqueia as costas: num golpe fatal, ela foi apunhalada nas costas, bem no coração, pelo inimigo. Seu corpo tomba diante do olhar horrorizado de Anakin e Obi-Wan.

De acordo com o artista conceitual Ian McCaig seria uma boa maneira de introduzir Grievous em cena, da mesma forma que Vader em Uma Nova Esperança quando ele estrangula o Capitão Antilles.

Por que Lucas cortou?: O problema é que a seqüência a bordo do cruzador Separatista estava ficando longa, retardando o principal da história: a queda de Anakin para o Lado Negro da Força. Por esta razão, Lucas determinou seu corte. Porém a execução de Shaak Ti constituía uma cena forte para o diretor e ele escolheu um novo cenário e outro carrasco.

O fim de Shaak Ti: versão 2

Durante a filmagem adicional em Shepperton, Orli Shoshan, intérprete de Shaak Ti, submeteu-se a todo o processo de maquiagem novamente para refazer a seqüência. O cenário agora era o Templo Jedi e ela estava sentada em um pufe. A persiana projetava sobre ela uma sombra típica de filmes noir. Hayden Christensen, encapuzado, aproxima-se da Jedi pelas costas.

Shaak Ti: O que é, Skywalker?

Sem nenhuma palavra, ele a apunhala.

A seqüência foi gravada no último dia de filmagem adicional por uma equipe bastante sobrecarregada pela correria das duas semanas anteriores. Lucas mandou repeti-la várias vezes até ficar satisfeito, mas ainda assim decidiu pelo corte na versão final do filme. No entanto, a morte de Shaak Ti por Anakin/Vader prosseguiu na novelização.

Por que Lucas cortou?: Seu assassinato gerou muitas questões relacionadas à incongruência com o restante da seqüência. Anakin/Vader marcha com um pelotão rumo ao Templo Jedi. Obviamente eles não ficaram esperando lá fora quietinhos enquanto seu líder matava Shaak Ti. E se estavam atacando o Templo, por que Shaak Ti estava meditando? Ela não sabia que sua irmandade estava sendo massacrada lá fora? Moral da história: a cena não funcionava cinematicamente e Lucas editou-a.

Como fica o merchandising nisso?

O que determinou a permanência de Shaak Ti no filme, ainda que minimamente, foi sua inclusão nos produtos relacionados a Episódio III. E para quem não percebeu, ela aparece sim, na cena em que Yoda confabula com o Conselho Jedi durante sua estadia em Kashyyyk. A Jedi é uma das minúsculas figuras na projeção holográfica dos integrantes do CJ.

Nota: Pablo Hidalgo agora vai publicar uma nova série de Diários do Set, desta vez com informações que ele não podia contar à época da filmagem e algumas explicações sobre Episódio III. Estaremos divulgando estas novidades aqui no JediMania. Fique ligado(a).

Para ver fotos, clique:

Shaak Ti no Conselho Jedi

O fim de Shaak Ti: versão 2

Ps.: é bem capaz que ela ainda apareça em uma das séries para tv... e seria legal, virei fã dela depois de Clone Wars!!!!Image hosted by Photobucket.com

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Continuando....

O primeiro desfecho de Shaak Ti: Imagens


 

Pudemos descobrir no último Set Diary que Shaak Ti teve dois desfechos gravados. No primeiro, ela seria ferida mortalmente pelas costas por Grievous na seqüência inicial no cruzador Separatista. No outro, o golpe seria desferido por Anakin durante a emboscada ao Templo Jedi. Ambos foram cortados da edição final de A Vingança dos Sith pelas razões descritas aqui.

Clique neste link para ver as imagens de sua “primeira” morte. Clique em free, aguarde o download-ticket e confira a expressão dolorosa da Jedi. Foi para não desperdiçá-la que Lucas criou uma “segunda” morte para a personagem. Entretanto o contexto produziu um resultado insatisfatório, levando Shaak Ti a ficar sem desfecho no filme (na novelização, ela é morta por Anakin).

Outras fotos aqui e aqui.

ShaakTi.jpg shaak_ti.jpg

Darth Maul38526.005150463
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O scan de R2 reproduz a imagem da nave de comando na tela de Anakin' date=' movendo-se com os dróides abutres. Daí para diante, o filme transcorre como na edição final. Mas no roteiro e na produção, Shaak Ti era sempre mencionada no lugar do Chanceler, até a cena em que Obi-Wan e Anakin a descobrem em um corredor, sentada, estranhamente amuada, no chão (aquele mesmo corredor em que Anakin, Obi-Wan e Palpatine são detidos por um escudo de força), com Grievous em posição ereta, bem atrás dela.

[/quote']

Oh... Acertei... hehehehehe

Eu acho que seria interessante se essa primeira morte continuasse. Dava uma tensão extra e seria uma bela apresentação para o General Grievous. Naquele momento, matar uma Jedi daria aquela sensação de as coisas não estão indo tão bem mesmo. E se a questão era ritmo, acho que essa sequência ficaria bem melhor no lugar daquela confusão no elevador, que eu gosto, mas é menos interessante que a morte da Shaak Ti.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Peraí.... tô meio aéreo.... eu li que a morte da Shaak ti foi filmada, mas não foi incluida no filme. Isso deixa espaço pra que se subentenda que ela está viva... e pode aparecer no seriado de Tv?

Se sim, ótimo! Mas sei lá... na cabeça do Lucas ela morreu. Então... sei lá..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No final de episódio 3, Yoda diz a Obi-Wan que tem um treinamento para

ele em Tatoine. Aí menciona Qui-Gon, que descobriu uma maneira de

voltar do mundo dos mortos para se comunicar. Na trilogia clássica,

fica muito claro que Obi-Wan aprendeu esta técnica. Principalmente nas

cenas em que aparece como um espectro. Mas a técnica mencionada por

Yoda não era pra voltar do mundo dos mortos? Porque Obi-Wan

simplesmente desaparece antes de ser atingido pelo sabre de Darth Vader

no episódio 4?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É a própria técnica se manifestando. O golpe de Vader

irremediavelmente mataria Obi-Wan' date=' assim como a velhice mataria Yoda. O

lance é se antecipar à morte certa e unir-se a força.

[/quote']

 

 

 

Então foi uma espécie de "suicídio"?

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...