Members Serge Hall Posted October 19, 2006 Members Report Share Posted October 19, 2006 "Um Lobisomem na Amazônia"' date=' do Ivan Cardoso? Esse filme é simplesmente ridículo. Desgraceira é pouco.[/quote'] O filme é trash. E é uma gozação dos tipicos filmes de terror do gênero. Eu sei que é trash. Eu vi numa Mostra Trash. Mas eu gosto de trashs ou bons ou que me divirtam. "Um Lobisomem na Amazônia" é uma pamonhada qualquer, enfadonhíssimo até para um trash. Os filmes de múmia do Cardoso, ou As Sete Vampiras, são mais engraçadinhos. É uma gozação comigo, isso sim. Num debate dado na Mostra, o Cardoso disse ser fã do cinema de estúdio realizado por Hollywood, e, claro, dos monstros da Universal, e que na verdade os filmes dele são cópias satíricas desses filmes. Eu já acho que ele é só uma criança com brinquedos mais caros. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Daft Archer Posted October 19, 2006 Members Report Share Posted October 19, 2006 (pode parecer flood' date=' mas cada mensagem tem um conteúdo diferente...) Falando nos 19 dias de horror, e em muitas listas o nome do Romero aparecer vinculado à noite dos mortos vivos, alguém aí já viu algum filme dele que não seja de zumbi? Por exemplo, estou muito curioso com o filme Martin, no qual é sobre um jovem que alega ser um vampiro e que ele teria 84 anos. Ele não tem caninos mas bebe o sangue das vítimas do mesmo jeito. E no filme não dá para saber se o que ele diz é verdade ou não. Para variar Romero usa a situação e o personagem para dizer algo mais, para falar da sociedade. Muitos dizem que é uma obra-prima dele...Bem, estou curioso...[/quote'] Veja Monkey Shines (vulgo Comando Assassino ou Instinto Fatal, no Brasil). É sobre um homem que fica tetraplégico, e um amigo, que faz experiencias com macacos, treina uma macaquinha para ajudar o amigo nas tarefas do dia-a-dia. O problema é que o macaco começa a estabelecer uma doentia possesão pelo dono, e mortes começam a acontecer. Não é um filme top do Romero, mas é muito bom. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members HAL2000 Posted October 19, 2006 Members Report Share Posted October 19, 2006 "Um Lobisomem na Amazônia"' date=' do Ivan Cardoso? Esse filme é simplesmente ridículo. Desgraceira é pouco.[/quote'] O filme é trash. E é uma gozação dos tipicos filmes de terror do gênero. Eu sei que é trash. Eu vi numa Mostra Trash. Mas eu gosto de trashs ou bons ou que me divirtam. "Um Lobisomem na Amazônia" é uma pamonhada qualquer, enfadonhíssimo até para um trash. Os filmes de múmia do Cardoso, ou As Sete Vampiras, são mais engraçadinhos. É uma gozação comigo, isso sim. Num debate dado na Mostra, o Cardoso disse ser fã do cinema de estúdio realizado por Hollywood, e, claro, dos monstros da Universal, e que na verdade os filmes dele são cópias satíricas desses filmes. Eu já acho que ele é só uma criança com brinquedos mais caros. Você é de Goiânia?a Fiz um workshop com ele aqui. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 20, 2006 Author Members Report Share Posted October 20, 2006 Sexta-feira, 20 de Outubro de 2006. 19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo: Bart Scary LISTA: 1. O Silêncio dos Inocentes (Silence of the Lambs, 1991) 2. Os Outros (The Others, 2001) 3. Pânico (Scream, 1996) 4. O Chamado (The Ring, 2002) 5. Psicose (Psycho, 1960) 6. O Exorcista (The Exorcist, 1973) 7. O Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, 1992) 8. A Hora do Espanto (Fright Night, 1985) 9. Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994) 10. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) 11. Drácula (Dracula, 1974) 12. A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001) 13. Hannibal (Hannibal, 2001) 14. Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001) 15. A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) 16. Tubarão (Jaws, 1975) 17. Do Inferno (From Hell, 2001) 18. A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) 19. Diabolique (Diabolique, 1996) CRÍTICA: Os Outros (The Others, 2001) Pra começar, é curioso lembrar que este filme teve sua estréia nos Estados Unidos bem no dia de finados, oportuno lançar um filme sobre “mortos” bem no dia dos “mortos” não é mesmo? <?:NAMESPACE PREFIX = O /> O filme é uma parceria Tom Cruise/Miramax/Alejandro Amenábar, este ultimo o vencedor do Oscar ano passado pelo filme “Mar Adentro”. Alejandro é um diretor espanhol que ganhou destaque no cenário cinematográfico ao fazer “Abra los ojos” em 1997, aqui “Preso na escuridão”. Em Os Outros, ao criar personagens sensíveis à luz do Sol, Amenábar consegue a desculpa ideal para mergulhar seu filme nas sombras – recurso sempre valioso em um filme de terror. É interessante destacar a parte técnica do filme, como a fotografia. Certas locações e ângulos obtidos pelo diretor lembram bastantes filmes antigos de terror da década de 40, como na cena em que Grace atira com uma espingarda nos seus empregados. A neblina que envolve o lugar em quase todo o filme, também serve para dar um ar mais sombrio ao lugar. O filme se passa na Inglaterra, o curioso é que Grace (Kidman) é uma mulher católica bem praticante, um fato curioso, já que quase toda a Inglaterra segue o protestantismo. E uma das coisas boas do filme é a discussão envolvida pelo tema “religião”, onde personagens são obrigados a rever seus conceitos de no que realmente acreditam, principalmente Grace. Nicole Kidman domina o filme por completo. Os olhos expressivos da moça conseguem passar todo o suspense e drama vivido pela personagem. Sustos fáceis existem em qualquer filme, já o arrepio é mais difícil de se conseguir: para isso, a platéia tem que estar envolvida na história e, então, testemunhar um fato que seja assustador em sua essência, independentemente da trilha que o acompanhe. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Beckin Posted October 20, 2006 Report Share Posted October 20, 2006 Gostei da incursão de "Água Negra" na lista do Dook, considero-o o filme mais subestimado do ano passado, merecia maior reconhecimento... ps : Eu não me toquei que podia por O Silêncio dos Inocentes nem Seven , iriam ser um dos primeiros até...Beckin Lohan2006-10-20 12:57:48 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members (Õ.ô) Posted October 20, 2006 Members Report Share Posted October 20, 2006 Boa tarde, turma! Da lista do Bart, eu não gostei apenas de a Bruxa de Blair, o roteiro foi bem confuso e o tema não foi muito bem aproveitado, alem do que eu não fiquei curioso e nem um pouco assustado, mas a Lista na minha opinião, é muito boa! T+! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Conan o bárbaro Posted October 20, 2006 Members Report Share Posted October 20, 2006 Eu acho Os Outros legal, mas não excepcional. Mas com certeza a melhor parte é o final (spoiler). A idéia de usar as fotos é muito boa. Guardar fotos de falecidos é totalmente macabro. Isto sim é algo que assusta e pertuba só pela idéia, pela situação. Só as fotos valem pelo filme inteiro... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 20, 2006 Author Members Report Share Posted October 20, 2006 Mais uma vez: Só vou voltar aqui na 2ª feira. Mas as listas desse fim-de-semana já estão com o Nacka e o Enxak. Um dos dois deve postar elas aí. Agradeço aos dois pela ajuda. Valeu mesmo! E é realmente muito bom ver todo mundo participando do festival. Comentando, criticando, opinando. O festival só termina dia 31 e até lá, muita água vai rolar! Obrigado e até 2ª. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nacka Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo: (Õ.ô) INTRODUÇÃO: Gostaria de reintegrar a minha satisfação em estar participando deste momento, fico muito honrado pelo convite, e fiz questão de analisar e rever 90% de todos os filmes na minha lista, para não cometer nenhuma injustiça, todos os 19 filmes, eu assisti, nenhum deles tem a menor interferência com palpites de amigos ou de qualquer outra pessoa. Agradecimentos em especial para o nosso amigo e colega, Jailcante e claro, a todos que estão participando, por fazer deste espaço um momento de compartilhar seus gostos por Terror/Suspense. LISTA E CRÍTICAS:1º: O Iluminado Título Original: The Shining Gênero: Terror Origem/Ano: ING/1980 Duração: 120 min Direção: Stanley Kubrick Comentário / Critica: Nós sabemos que mesmo as adaptações de livros dando aos roteiristas um cenário, uma história e os personagens de bandeja, prontos, ainda tem muitos filmes adaptados de grandes obras, grandes escritores, que lhe dão vontade de vomitar, não porque os fãs da originalidade são muito exigentes não, mas sim pelo fato de se ter um roteiro pronto e na hora de aplicar, os respectivos produtores e diretores não conseguem fazer o feijão com arroz, e tentam ser mais real do que o Rei, lembre de obras como o Código da Vinci, no qual tentaram fazer alguma coisa parecida com o livro e simplesmente acabaram com o nome do livro, agora é claro, devemos pensar que uma adaptação nada mais é que uma transformação do livro na imagem do diretor, suas características são claramente acopladas as histórias originais, fazendo com que os filmes saiam um pouco diferente dos livros, em O Iluminado não, mesmo sendo uma obra de Stephen King que sempre tem detalhes indispensáveis nos quais só viajando no mundo de paralelo de Stanley Kubrick para realmente perceber que no mínimo vc não vai deixar de conhecer a verdadeira faceta do terror com um toque sutil de suspense que só Kubrick sabe fazer, os personagens não são destaque perto da maravilhosa interpretação de Shelley Duvall, suas mil e uma face de talento e de Jack Nicholson que soube acompanhar. Não consegui dormir vendo esse filme, ele trabalha com as emoções humanas de maneira torturante, faz a sua angustia se transformar em medo, e as senas lentas com uma trilha sonora bem atípica, que combinam muito bem com as mesmas e principalmente com a interpretação de Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd, que conseguiram tirar dos roteiros de Diane Johnson e Stanley Kubrick que são claramente baseados do excepcional livro, obra prima de Stephen King. 2º: A Hora do Pesadelo Título Original: A Nightmare on Elm Street Gênero: Terror Tempo de Duração: 91 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1984 Direção: Wes Craven Comentário / Critica: Os anos oitenta foram à época mais vibrante e gloriosa do terror, lançado vários filmes com um estilo terror com um pouco de humor sem deixar o terror ficar maçante ou inoculo. Porém a questão comercial se deixou levar e cada vez mais filmes com o mesmo estilo foram feitos e acabaram saturando em poucos anos um estilo que tinha um futuro brilhante e um imenso potencia para roteiristas e diretores, sendo um grande desafio fazer terror com humor. Os efeitos especiais foram feitos de maneira heróica e muito artesanal, vc percebe a perfeição dos detalhes, além de ser uma história clássica de um Serial Killer que é queimado e passa a se vingar das pessoas ou das descendentes que por ventura tiveram interferência naquilo. Não posso deixar de comentar o estilo sarcástico do personagem que é simplesmente único, um tipo lunático consciente, as cenas com impacto forte e a trilha sonora são sensacionais! Eu achei que o Wes aproveitou muito bem o roteiro, deve ter sido porque ele mesmo fez o roteiro, que ficou muito bom. Excelente fotografia e Gregg Fonseca no desenho de produção expôs toda sua criatividade. E claro, não posso deixar de comentar sobre Rick Shaine, que fez uma edição perfeita, não deixando nada passar e estragar o roteiro e a interpretação. 3º: Psicose Título Original: Psycho Gênero: Suspense Tempo de Duração: 107 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1960 Direção: Alfred Hitchcock Comentário / Critica: Os anos 60 necessitavam de um estilo que atraia o publico, e o fizesse ficar assustado e ao mesmo tempo querer saber até o ultimo minuto do filme, quem o assustou, e de repente um diretor chegar e simplesmente muda os anos 60 para anos Hitcheock. Foi o suspense mais puro que já foi feito na história do cinema, um conjunto perfeito de produção, direção, roteiro, música, direção de arte e fotografia, foi tudo bem elaborado, e eu dou destaque aos destaques que foram à direção, música, arte e fotografia, Alfred soube aproveitar o excelente roteiro que lhe proporciono aguçar a curiosidade dos fãs, um suspense que não terminou antes do filme, e a cada sonora de Bernard Herrmann, eu ficava mais curioso para decifrar aquele suspense, que fazia com que vc se sentisse dentro dos personagens, como se vc tivesse interpretando as cenas. 4º: Sexta-Feira 13 Título Original: Friday the 13th Gênero: Terror Tempo de Duração: 95 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1980 Direção: Sean S. Cunningham 5º: A Hora do Espanto Título Original: Fright Night Gênero: Terror Tempo de Duração: 102 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1985 Direção: Tom Holland 6º: A Profecia Título Original: The Omen Gênero: Terror Duração: 110 min Origem/Ano: ING/1976 Direção: Richard Donner 7º: O Bebê de Rosemary Título Original: Rosemary's Baby Gênero: Terror Origem/Ano: EUA/1968 Duração: 136 min Direção: Roman Polanski 8º: O Massacre da Serra Elétrica Título Original: The Texas Chainsaw Massacre Gênero: Terror Tempo de Duração: 90 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2003 Direção: Marcus Nispel 9º: Drácula de Bram Stoker Título Original: Bram Stoker's Dracula Gênero: Terror Tempo de Duração: 127 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1992 Direção: Francis Ford Coppola 10º: Poltergeist - O Fenômeno Título Original: Poltergeist Gênero: Terror Tempo de Duração: 115 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1982 Direção: Tobe Hooper 11º: Hellraiser - Renascidos do Inferno Título Original: Hellraiser Gênero: Terror Tempo de Duração: 94 minutos Ano de Lançamento (Inglaterra): 1987 Direção: Clive Barker 12º: Madrugada dos Mortos Título Original: Dawn of the Dead Gênero: Terror Tempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2004 Direção: Zack Snyder 13º: A Noite dos Mortos Vivos Título Original: Night of the Living Dead Gênero: Terror Tempo de Duração: 90 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1993 Direção: Tom Savini 14º: Nosferatu Título Original: Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens Gênero: Terror Tempo de Duração: 80 minutos Ano de Lançamento (Alemanha): 1922 Direção: F.W. Murnau 15º: O Médico e o Monstro Título Original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde Gênero: Terror Tempo de Duração: 113 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1941 Direção: Victor Fleming 16º: A Volta dos Mortos-Vivos Título Original: The Return of the Living Dead Gênero: Terro Tempo de Duração: 91 min Ano de Lançamento (EUA): 1985 Direção: Dan O'Bannon 17º: Premonição Título Original: Final Destination Gênero: Terror Tempo de Duração: 98 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2000 Direção: James Wong 18º: A Árvore da Maldição Título Original: The Guardian Gênero: Terror Tempo de Duração: 92 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1990 Direção: William Friedkin 19º: O Homem Que Sabia Demais Título Original: The Man Who Knew Too Much Gênero: Suspense Tempo de Duração: 120 minutos Ano de Lançamento (EUA): 1956 Direção: Alfred Hitchcock Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 LISTA: 1 - A Profecia (The Omen' date=' Richard Donner, 1976) 2 - Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2, Sam Raimi, 1987) 3 - Seven (idem, David Fincher, 1995) 4 - Scanners (idem, David Cronnenberg, 1982) 5 - O Enigma de outro mundo (The Thing, John Carpenter, 1982) 6 - A Hora do Pesadelo (Nightmare on Elm Street, Wes Craven, 1984) 7 - Dia dos Mortos (Day of the dead, George Romero, 1986) 8 - A Volta dos Mortos-Vivos (Return of the living dead, Dan O Bannon, 1985) 9 - O Exorcista (The Exorcist, William Friedkin, 1976) 10 - O Silêncio dos inocentes (Silence of the Lambs, Jonatan Demme, 1991) 11 - O Iluminado (The Shinning, S. Kubrick, 1980) 12 - Psicose (Psycho, Hitchcock, 1960) 13 - Poltergeist (idem, Tobe Hooper, 1982) 14 - Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, John Landis, 1981) 15 - A Hora dos Mortos-Vivos (Reanimator, Stuart Band, 1985) 16 - Renascido do Inferno (Hellraiser, Clive Barker, 1987) 17 - Companhia dos Lobos (Wolf Company, Neil Jordan, 1986) 18 - Quando chega a escuridao (Near Dark, Katryn Bigelow, 1988) 19 - Dublê de Corpo (Body Double, Brian de Palma, 1984)Janela Indiscreta atualizado Filme Extra: 20 - Fome animal (Dead Alive, Peter Jackson, 1992) [/QUOte'] Da lista do Soto, só não assisti a Companhia dos Lobos e Dublê de Corpo (este uma heresia gritante), mas já estão na lista. Achei bem legal a lembrança do excelente Reanimator, filme com um estilo muito peculiar e violento, característico da equipe liderada por Jeffrey Combs (essa mesma equipe fez vários filmes de horror, todos bizarros e com um nível de violência bem particular - que está na fronteira entre o grotesco e o aterrorizante, mas sempre mantendo o interesse - outros títulos incluem o ótimo e esquisito Do Além e a fraca continuação de Reanimator, a Noiva do Reanimator). Jeffrey de vez em quando aparece por aí com filmes diferentes, mas com toques claros de suas idéias bizarras como no caso do complicado The Attic Expeditions..você simplesmente SABE que ele vai aparecer no filme antes disso acontecer... Eu também já assisti a Quando Chega a Escuridão e achei uma lembrança muito interessante. Faz muito tempo que vi, mas o clima dark do filme me provoca arrepios até hoje. Acabei me lembrando, quando Soto falou em vampiros, do cult Fome De Viver, com o estranho David Bowie e a belíssima Catherine Deneuve em um filme muito pesado, mas fantástico também sobre o tema. Mr. Scofield2006-10-21 11:14:49 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members silva Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Pelo visto só eu me aventurei a fazer comentários quilométricos nesse tópico.... Mas por enquanto está muito bom, temos vários filmes sendo lembrados aqui, que já estão anotados para eu ver e tirar as minhas conclusões... P.S.: Scofield, não me lembro de você ter comentado a minha lista... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 LISTA E CRÍTICAS: 19º - Sexta-Feira 13 (Friday the 13th' date=' 1980) - Dir.: Sean S. Cunningham 18º - Os Outros (The Others, 2001) - Dir.: Alejandro Amenábar 17º - A Bruma Assassina (The Fog, 1980) - Dir.: John Carpenter 16º - O Quarto do Pânico (Panic Room, 2002) - Dir.: David Fincher 15º - A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981) - Dir.: Sam Raimi 14º - Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994) - Dir.: Neil Jordan 13º - Carrie, a Estranha (Carrie, 1976) - Dir.: Brian De Palma 12º - O Iluminado (The Shining, 1980) - Dir.: Stanley Kubrick 11º - Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982) - Dir.: John Carpenter 10º - O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991) - Dir.: Jonathan Demme 09º - Tubarão (Jaws, 1975) - Dir.: Steven Spielberg 08º - O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993) - Dir.: Steven Spielberg 07º - Os Pássaros (The Birds, 1963) - Dir.: Alfred Hitchcock 06º - Se7en: Os Sete Crimes Capitas (Se7en, 1995) - Dir.: David Fincher 05º - O Exorcista (The Exorcist, 1973) - Dir.: William Friedkin 04º - O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968) - Dir.: Roman Polanski 03º - Psicose (Psycho, 1960) - Dir.: Alfred Hitchcock 02º - A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) - Dir.: Wes Craven 01º - Alien: O Oitavo Passageiro (Alien, 1979) - Dir.: Ridley Scott [/quote']Ruby, acredita que não vi até hoje Entrevista com um Vampiro? Enfim, ótima lista também (na verdade, adorei todas até agora)..entretanto, não gosto muito de Os Outros e nem de O Iluminado..também não gosto do Silêncio dos Inocentes (e não sei explicar porque..faz muitos anos que vi, talvez goste mais se assistir de novo). Sou um dos fãs de Quarto do Pânico, acho desesperador e tenso até o talo. Entretanto, pra ser sincero mesmo, meu filme preferido de Jodie Foster continua sendo o que ela atua quando ainda adolescente, A Menina do Outro Lado da Rua, que tem um final cruel e esquisitão. Agora, que descrição esquisita de Evil Dead...slasher? Será que vimos o mesmo filme? Como sempre, tenho uma visão bem "esquizo" do filme de Raimi, como verá quando o Jail publicar minha lista.. Não considero Parque dos Dinossauros terror, mas já que colocou aí, gosto muito também. Ah, parabéns pra todo mundo...os dias de horror estão ótimos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 Pelo visto só eu me aventurei a fazer comentários quilométricos nesse tópico.... Mas por enquanto está muito bom' date=' temos vários filmes sendo lembrados aqui, que já estão anotados para eu ver e tirar as minhas conclusões... P.S.: Scofield, não me lembro de você ter comentado a minha lista... [/quote']Bom, verá minha crítica cheia de coisas absolutamente desnecessárias em breve (ainda bem que só fiz o comentário sobre um filme, senão vocês iam me expulsar do fórum..) Silva, desculpa, acabei pulando sua lista!!!! Aguarda aí que depois eu comento. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nacka Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 Fome De Viver' date=' com o estranho David Bowie e a belíssima Catherine Deneuve em um filme muito pesado, mas fantástico também sobre o tema. [/quote'] Ah...The Hunger, esse é ótimo. Vi no cinema em uma mostra de filmes dos anos 80, aqui em Brasília. Vampiros esqueléticos habitando em tumbas pútridas? Não, aqui eles são modernos e sofisticados e moram bem, de igual só a fome. O filme abre com um clip da banda Bauhaus anunciando que Bela Lugosi estava morto...nada mais apropriado já que o filme é ao mesmo tempo uma ruptura com os filmes do gênero e uma espécie de rendição à atmosfera sombria a que estamos acostumados, com uma trilha recheada de clássicos (Bach e Schubert) ironicamente esta estréia do irmão do diretor Ridley, Tony Scott foi um fracasso retumbante de bilheteria, mas viria a se transformar em um filme cultuado até hoje. Grande pedida. Ah, eu não comentei que tem uma cena entre Catherine Deneuve e Susan Sarandon, daquelas de fazer o Drácula vagar pelos becos completamente perdido? Pois é, tem. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members silva Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Pelo visto só eu me aventurei a fazer comentários quilométricos nesse tópico.... Mas por enquanto está muito bom' date=' temos vários filmes sendo lembrados aqui, que já estão anotados para eu ver e tirar as minhas conclusões... P.S.: Scofield, não me lembro de você ter comentado a minha lista... [/quote']Bom, verá minha crítica cheia de coisas absolutamente desnecessárias em breve (ainda bem que só fiz o comentário sobre um filme, senão vocês iam me expulsar do fórum..) Silva, desculpa, acabei pulando sua lista!!!! Aguarda aí que depois eu comento. Fica tranquilo quanto a isso, Scofield. Eu fiz três comentários quilométricos e ninguém me explusou ainda... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 Lista 1) O Exorcista (The Exorcist); Diretor – Willian Friendkin; Ano – 1973; 2) O Iluminado (The Shinning); Diretor – Stanley Kubrick; Ano – 1980; 3) Os Pássaros (The Birds); Diretor – Alfred Hitchcock; Ano – 1963; 4) O Enigma do Outro Mundo (The Thing); Diretor – John Carpenter; Ano – 1982; 5) Encurralado (Duel); Diretor – Steven Spielberg; Ano – 1971; 6) Alien – O 8º Passageiro (Alien); Diretor – Ridley Scott; Ano – 1979; 7) A Mosca (The Fly); Diretor – David Cronenberg; Ano – 1986; 8) Extermínio (28 Days Later); Diretor – Danny Boyle; Ano – 2002; 9) Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist); Diretor – Tobe Hopper; Ano – 1982; 10) Sexta – Feira 13 (Friday the 13 th); Diretor - Sean S. Cunningham; Ano – 1980; 11) A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street); Diretor – Wes Craven; Ano – 1984; 12) Fome Animal (Braindead); Diretor – Peter Jackson; Ano – 1992; 13) Uma noite alucinante - A morte do demônio (Evil dead' date=' The); Diretor – Sam Raimi; Ano – 1982; 14) O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby); Diretor – Roman Polanski; Ano – 1969; 15) O Segredo do Abismo (The Abyss); Diretor – James Cameron; Ano – 1989; 16) Carrie, A Estranha (Carrie); Diretor – Brian de Palma; Ano – 1976; 17) O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs); Diretor – Jonanthan Demme; Ano – 1991; 18) Terra dos Mortos (Land of the Dead); Diretor – George A. Romero; Ano – 2005; 19) M: O Vampiro de Dusseldorf (M); Diretor – Fritz Lang; Ano – 1931; [/quote']Que legal, parece que todo mundo aprecia o trabalho de Carpenter em the Thing, um dos melhores filmes de horror que já vi, mas gostaria que filmes como Eles Vivem ou O Príncipe das Sombras tivessem sido lembrados também. Críticas absolutamente fantásticas, Silva, de todos os três filmes. Confesso que Extermínio é um dos meus filmes preferidos e estou apavorado com a idéia de uma continuação, como vem sendo anunciada. Embora soubesse que você iria citar Hitchcock de qualquer jeito , considero Os Pássaros mais adequado para a lista de filmes de horror que Psicose.. ótima escolha. Acho o segundo um filme onde predomina o suspense, embora ambos sejam obras primas, claro (pelo menos se conteve e não colocou os dois ). Dos que colocou não vi M (e estou desesperado pra ver, já há algum tempo) e nem Encurralado (por mais incrível que possa parecer) Acho A Mosca um filme muito impressionante..tanto que demorei muitos anos para tomar coragem (na época todos comentavam a transformação de Jeff Goldblum..) O engraçado é que gostei bastante da atuação dele e vi vários trabalhos depois. Mais uma vez sobre Evil Dead: não sei qual o título em português é pior - Uma Noite Alucinante ou A Morte do Demônio.. Enfim, pra mim, ao lado de A Noite dos Mortos Vivos, o melhor filme de horror de todos os tempos. Falando em Noite dos Mortos Vivos, imperdoável a ausência dele na lista no lugar de Terra dos Mortos (na minha opinião o mais fraco da série, sem dúvida..zumbis inteligentes? Fala sério!!)..o senhor vai ter que se explicar... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Engraxador! Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Este tópico (e os comentários do Scofield) estão me deprimindo. Descobri que sou mais leigo do que pensei ser quando o assunto é terror e suspense. Por isso, peço para o Jailcante que ao fim dos 19 Dias de Horror, poste uma "média", com os 19 melhores filmes na opinião de todos os 19 usuários, para que eu tenha referência na hora de locar filmes de terror. Engraxador!2006-10-21 11:49:20 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members silva Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Cara, não sabia que você tinha tanto ódio de "Terra dos Mortos"... Explicando: O fato de ter zumbis "inteligentes" não me incomodou, gostei dessa pequena alteração. Eu interpretei isso como uma pequena "evolução" da "espécie", ainda mais considernado que, no filme, eles já estavam por lá desde o início. Resumindo: Gostei do filme. E como uma coisas que procurei fazer na escolha dos filmes foi não repetir nenhum dos diretores da lista... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members silva Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Este tópico (e os comentários do Scofield) estão me deprimindo. Descobri que sou mais leigo do que pensei ser quando o assunto é terror e suspense. Por isso' date=' peço para o Jailcante que ao fim dos 19 Dias de Horror, poste uma "média", com os 19 melhores filmes na opinião de todos os 19 usuários, para que eu tenha referência na hora de locar filmes de terror. [/quote'] Deixa de ser preguiçoso, Graxinha, e procura os filmes da lista do pessoal para assistir... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Engraxador! Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Não é preguiça, é pão-durice. Com uma média, eu pego apenas os "melhores" filmes. Engraxador!2006-10-21 11:58:17 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted October 21, 2006 Report Share Posted October 21, 2006 Cara' date=' não sabia que você tinha tanto ódio de "Terra dos Mortos"... Explicando: O fato de ter zumbis "inteligentes" não me incomodou, gostei dessa pequena alteração. Eu interpretei isso como uma pequena "evolução" da "espécie", ainda mais considernado que, no filme, eles já estavam por lá desde o início. Resumindo: Gostei do filme. E como uma coisas que procurei fazer na escolha dos filmes foi não repetir nenhum dos diretores da lista...[/quote']Não, Silva, é impressão sua, não odeio Terra dos Mortos não. Acho ele fraco em relação aos outros três, mas não acho péssimo. Entendi seu ponto de vista..vou explicar porque não gosto dessa idéia...na minha opinião, a trilogia dos mortos é pautada por uma sofisticada (talvez a mais sofisticada do cinema de horror) simbologia que envolve uma crítica muito forte e chocante à sociedade da época. Aliás, a sequência inicial de Shaun of the dead, que é uma homenagem hilária à obra de Romero (aquela depois da apresentação de Shaun no bar, onde a câmera vai passando pela cidade e mostrando o comportamento das pessoas), reproduz de forma absolutamente brilhante essa simbologia e esse é um dos motivos pela qual considero a melhor homenagem já produzida sobre um filme de horror. Bom, pela minha interpretação esquizofrênica da trilogia dos mortos, dentre outras coisas com as quais o filme "brinca", os zumbis seriam algo como um retrato simbólico de nós mesmos, enquanto seres humanos. Influenciados por um incontável número de fatores como os meios de comunicação e das informações truncadas e tendenciosas que recebemos a todo minuto, nos tornamos seres praticamente sem consciência do que fazemos, sem refletir sobre nossas ações e fazendo o que a sociedade acha que devemos fazer para atingir o padrão de vida desejável e ideal - somos zumbis!!! Esse padrão inclui o consumismo exagerado (típico do capitalismo predatório), inclusive a partir de criação de necessidades que não temos na realidade. Os zumbis do filme, refletem em seu comportamento várias dessas características de forma simbólica... veja que, mesmo enquanto zumbis, a idéia do consumo está tão enraizada nas cabeças das pessoas que "eles" atacam um shopping center - símbolo do capitalismo -e começam a usar os objetos em Dia dos Mortos..agridem só pessoas que NÂO estão "infectadas", são indistintos (desde crianças, jovens, adultos, gordos, magros, negros, brancos, etc) e devoram violentamente a carne, como se tivessem uma fome insaciável (uma alusão ao consumo insaciável). Note que no primeiro filme simplesmente não há para onde fugir (a casa não é de fato um refúgio..é apenas uma ilusão) e nunca foi dada uma explicação muito convincente de onde os zumbis surgiram, somente a que é disseminada pelos meios de comunicação. Essa idéia deles começarem a pensar parece fugir um pouco a essa concepção e transformar os zumbis em uma espécie à parte, conforme disse, o que desvirtuaria essa hipótese e os afastaria de uma metáfora de nós (uma vez que nada mudou nesses anos). Mr. Scofield2006-10-21 12:25:30 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Alexei Posted October 21, 2006 Members Report Share Posted October 21, 2006 Fome De Viver, com o estranho David Bowie e a belíssima Catherine Deneuve em um filme muito pesado, mas fantástico também sobre o tema. Ah...The Hunger, esse é ótimo. Vi no cinema em uma mostra de filmes dos anos 80, aqui em Brasília. Vampiros esqueléticos habitando em tumbas pútridas? Não, aqui eles são modernos e sofisticados e moram bem, de igual só a fome. O filme abre com um clip da banda Bauhaus anunciando que Bela Lugosi estava morto...nada mais apropriado já que o filme é ao mesmo tempo uma ruptura com os filmes do gênero e uma espécie de rendição à atmosfera sombria a que estamos acostumados, com uma trilha recheada de clássicos (Bach e Schubert) ironicamente esta estréia do irmão do diretor Ridley, Tony Scott foi um fracasso retumbante de bilheteria, mas viria a se transformar em um filme cultuado até hoje. Grande pedida. Ah, eu não comentei que tem uma cena entre Catherine Deneuve e Susan Sarandon, daquelas de fazer o Drácula vagar pelos becos completamente perdido? Pois é, tem. Que texto inspirado, não? Eu me sacudia ao som de Bela Lugosi is Dead (e também com Love Will Tear Us Apart do Joy Division, Lorelei do Cocteau Twins e The Boy With The Thorn in His Side, do vocês-sabem-muito-bem-quem) e até hoje o faria, se tivesse a oportunidade. Bons tempos aqueles. Nostalgia pura! Este tópico (e os comentários do Scofield) estão me deprimindo. Descobri que sou mais leigo do que pensei ser quando o assunto é terror e suspense. Por isso' date=' peço para o Jailcante que ao fim dos 19 Dias de Horror, poste uma "média", com os 19 melhores filmes na opinião de todos os 19 usuários, para que eu tenha referência na hora de locar filmes de terror. [/quote'] Gostei muito de ler isso. Esse tipo de franqueza com espirituosidade é bacana. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Teco Posted October 22, 2006 Members Report Share Posted October 22, 2006 Olá a todos ! Gostei muito desse tópico, porque adoro filmes de terror e suspense só aqueles assustadores, sufocantes, que te deixa tenso. Todas essas listas postadas foram bem escolhidas, gostei de 85% dos filmes listados. Os filmes de terror e suspense que mais gosto e que estão nas listas postadas são os seguintes: 1 - Uma noite alucinante parte 1 e 2 2 - Sexta Feira 13 parte 1 a 9 3 - Toda série Amytiville 4 - Cemitério Maldito 5 - Olhos famintos 1 e 2 Parabens à todos que postaram suas listas, ficaram ótimas ! Sou fã de carteirinha do Jason Voorhees ! Sei que não é o tópico mais indicado, mais aproveitando o grande número de visitantes que gosta do genêro, quero saber se alguém sabe onde encontro para comprar os dvd "sexta feira 13" parte 7 e 8. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 23, 2006 Author Members Report Share Posted October 23, 2006 Domingo, 22 de Outubro de 2006. 19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo: Lunatic INTRODUÇÃO: Não sou um grande fã do gênero terror, e há poucos que considero bons. O gênero suspense figura entre meus preferidos, tendo eu mais afinidade com este. Quando fui convidado a participar dos 19 Dias de Terror hesitei e perguntei ao jailcante se a lista era livre, e, recebendo um 'sim' como resposta, aceitei a proposta. Provavelmente uma das menos compromissadas dentre os 19 convidados, porque procurei diversificar os estilos dos filmes, mantendo em vista o tema "19 Dias de Horror - de sexta-feira 13 ao Halloween", não necessariamente escolhendo filmes de terror, mas escolhendo filmes com um quê de sombrio ou misterioso, condizente com a época. Ainda tive como prioridade selecionar os filmes cujos desfechos considero excepcionais. Quanto aos comentários, são opiniões pessoais abertas a discussões, críticas e elogios. Espero agradá-los:Observação: A lista não segue nenhuma ordem e o filme escolhido para o comentário maior não é necessariamente o meu preferido dos 19 (e não é mesmo). LISTA E CRÍTICAS: Oldboy (Oldboy / 2003 / Dir: Chan-wook Park) Obra prima do diretor Chan-wook Park, Oldboy tem um desenvolvimento lento e discreto, com um dos melhores e mais poderosos desfechos do cinema. Os Outros (The Others / 2001 / Dir:Alejandro Amenábar) Sem necessidade de sustos absurdos, 'Os Outros' é sombrio, devido ao ótimo uso da não-iluminação na maior parte do filme. Elemento surpresa presente de forma magistral. Jogo de Palavras (Palabras Encadenadas / 2003 / Diro:Laura Mañá)Filme espanhol que usa o já clichê tema joguinho com consequencias mortais. Mas se o ponto forte não está no tema do roteiro, está sim no desenvolvimento, com bons diálogos e um toque de arte. Provocação (The Door in the Floor / 2004 / Dir:Tod Williams) Ainda que não cause, 'Provocação' é um filme sobre medo, que através de metáforas, nos leva a uma reflexão sobre o tema. Ótimo desenvolvimento das personagens e um lindo final também. A Chave Mestra (The Skeleton Key / 2005 / Dir:Iain Softley) 'A Chave Mestra' tinha de tudo para passar despercebido, como mais um terrorzinho comercial. Mas o tema e clima diabólicos, alidos ao também notável desfecho, fazem do filme um exemplo do gênero. Possuídos (Fallen / 1998 / Dir:Gregory Hoblit) Simplicidade aliada à inteligência. Parece ser comum, mas vai se revelando cada vez mais ao seu decorrer, com um desfecho também maravilhoso. E não posso deixar de citar, a trilha, com 'Time is on My Side'. Seven (Se7en / 1995 / Dir:David Fincher) Um marco no suspense. Com uma métrica muito bem feita , por mais frio e desumano que seja, 'Seven' desperta uma simpatia pelo inteligentíssimo personagem de Spacey, e o final é estonteante. Jogos Mortais (Saw / 2004 / Dir:James Wan) O retrato de um psicopata, e de um gênio. Apesar dos pequenos deslizes de roteiro, Saw se revela frio e detalhista, criando inveja do roteirista pelo criativo e impensável final. A Vila (The Village / 2004 / Dir:M.Night Shyamalan) Recente trabalho do diretor, 'A Vila' alia seu suspense com uma narrativa fantástica e utópica, que contribui para o tom mágico do filme. Para mim, o melhor trabalho de Night. Sexto Sentido (The Sixth Sense / 1999 / Dir:M.Night Shyamalan)Filme que tornou o diretor conhecido, 'Sixth Sense' é completo e complexo na medida certa, com um final inesquecível, proporcionando uma revisitada com outros olhos. Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas / 1993 / Dir: Tim Burton)Ótimo trabalho de Burton, músicas contagiantes, cada cena marca o filme, pelos inúmeros elementos do Halloween em todos os lados. Um filme inesquecível para se rever várias vezes. Exorcista (The Exorcist / 1973 / Dir:William Friedkin)Clássico do terror contemporâneo, faz o que muitos não conseguem: dá medo. É polêmico pela abordagem diabólica que desafia a igreja católica. Não poderia deixar de citar. O Operário (El Maquinista / 2004 / Dir:Brad Anderson)Obscuro e macabro, choca pela ousadia do desenvolvimento, dando medo sem nenhum apelo. A abordagem indireta deixa o espectador confuso, entrando no clima do filme. Notável. Janela Secreta (Secret Window / 2004 / Dir:David Koepp)Adaptação acertada de uma obra de S.King, com mais uma atuação estranha de Deep, 'Janela Secreta' nos mergulha numa análise das personagens, conseguindo ser complexo num tema simples. Água Negra (Dark Water / 2005 / Walter Salles)Contrasta o drama e o suspense, usando a base não-é-o-que-parece-ser, normalmente mal-sucedida em filmes do gênero. Salles faz um bom trabalho, e o roteiro quebra as espectativas. Intacto (Intacto / 2001 / Juan Carlos Fresnadillo)Ótimo filme espanhol, 'Intacto' é bom de ver porque não toma um rumo comum, e se destaca pelo roteiro bem amarrado e que prende do começo ao fim. Ótimo cena final. Iluminado (The Shining / 1980 / Dir:Stanley Kubrick)Suspense do gênio Kubrick, 'Iluminado' retrata o que o confinamento pode fazer. Notável atuação de Jack Nicholson, e cenas realmente clássicas, como a do banheiro. Jogos Mortais 2 (Saw II / 2005 / Direção:Darren Lynn Bousman)Continuação não tão bem sucedida de 'Saw', funciona de modo muito mais comercial. Mas o elemento surpresa ainda está presente, mesmo com o público armado até a cabeça, suspeitando de tudo. O Jogo da Morte (Five Fingers / 2006 / Dir:Laurence Malkin) Sinopse: Martijn, idealista holandês, viaja ao Marrocos para iniciar um fundo de caridade. Assim que chega ao país, ele é seqüestrado por um grupo terrorista chefiado por Ahmat. No seu cativeiro, Martijn é questionado sobre sua real identidade e seus reais interesses no país e o preço por cada resposta errada é a perda de um dedo.Elenco: Laurence Fishburne, Ryan Phillippe e Gina Torres. O filme tem um desenvolvimento à primeira vista lento e sem sentido. Não há muito o que descobrir no filme, até que se descubra. Durante o filme, se for possível levá-lo a sério (pois sempre há a possibilidade de acabar sendo uma porcaria, sem explicar nada), o espectador se pergunta o motivo do sequestro, que aparentemente é aleatório, mas que com o tempo vai ficando claro que não é. Suspeitas começam a surgir, e por mais que sejam acertadas, o final guarda uma surpresa melhor, que apaga a chateação do filme ser muito lento e dá vontade de rever na mesma hora, por esse tomar uma importância totalmente diferente. Não é necessariamente uma obra prima, ou um filme extraordinario, mas o modo como, no fim, você se depara com o tanto que subestimou o filme, já é magistral, e a sensação de ter as expectativas ultrapassadas também é muito boa. As atuações não têm nada de excepcional e o roteiro é muito bom, mas muito simples. O orçamento foi baixíssimo, mas o importante, é que o resultado é satisfatório. Eu indico, mas não prometo. Não acho que vá agradar a todos, mas para mim, é um filme notável. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jailcante Posted October 23, 2006 Author Members Report Share Posted October 23, 2006 Desculpe, mas por problemas técnicos, a lista de ontem veio hoje. Mais tarde, postaremos a de hoje. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.