Jump to content
Forum Cinema em Cena

19 Dias de Horror


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members
Off topic: Nacka' date=' espera um pouco...lembre que o aviso ainda está recente, e, pelo menos para mim, leva - se um bom tempo para elaborar uma crítica mais embasada... Aguarda um momento  (ou espera o Forasta assistir algum filme do gênero)...[/quote']

 

Sim, todos têm até o dia 06/11 para me mandarem as listas, lembrando que a crítica é de apenas um filme quanto aos demais, pode ser um comentário breve tipo com a data e o nome do diretor do filme, por exemplo...(se quiserem, claro) só um lembrete, tem um filme listado aqui em várias listas que também faz parte do gênero sci-fi...
[/quote']

Sim, é verdade...

 

E provávelmente será dele a minha crítica...05
silva2006-10-27 18:29:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Puxa vida Scofield, não sabia que  "A Morte do Demonio"  causou esse impacto

em  você.  Quando vi  esse filme há muito tempo, gostei dele, mas  nada  que  me  tirasse  o sono.  O único  filme  (que na verdade  nem é filme,  é um ducumentário) que me tirou  o sono, e eu prometi desde então  (na época devia ter 12 anos)  nunca mais colocar a mão ou ao menos chegar perto foi  "Faces da Morte".

Gostei da lista, mais da segunda do que da primeira03

E um dia Chucky irá te visitar, quem sabe assim, você muda de idéia sobre ele 0606

 

 

shycold2006-10-27 18:32:26

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Puxa vida Scofield' date=' não sabia que  "A Morte do Demonio"  causou esse impacto

em 

você.  Quando vi  esse filme há muito tempo, gostei dele, mas  nada 

que  me  tirasse  o sono.  O único  filme  (que na verdade  nem é

filme,  é um ducumentário) que me tirou  o sono, e eu prometi desde

então  (na época devia ter 12 anos)  nunca mais colocar a mão ou ao

menos chegar perto foi  "Faces da Morte".

Gostei da lista, mais da segunda do que da primeira03

E um dia Chucky irá te visitar, quem sabe assim, você muda de idéia sobre ele 0606

[/quote']

 

Cold, talvez seja impossível entender minha admiração porque você teria que estar imerso nas minhas memórias (o que molda o impacto está relacionado, creio eu, às nossas experiências e ao que aprendemos a temer, que varia de pessoa pra pessoa) e viver o impacto e a ambientação da época. Por isso fiz o parágrafo de experiência pessoal para tentar transmitir um pouco pra vocês do elemento pessoal que pertence a um nível totalmente subjetivo. 01

Legal que gostou das listas. 02 Eu sempre odiei Faces da Morte..acho péssimo.

 

 

Scofield.... você não considera Donnie Darko terror/suspense?

 

 

Não, The Fox, considero Donnie Darko na verdade predominantemente dramático. 01

Entretanto, o filme explora muitas vertentes e pode ser qualificado em um monte de gêneros..por exemplo, vou utilizá-lo como ficção para elaborar a lista dos meus preferidos de sci-fi pro tópico do Perdidos no Espaço. Aliás, minha lista estará repleta de filmes de viagens no tempo, tema que adoro desesperadamente, como já perceberam. 0606

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

 

 
 

1 - A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead' date=' 1968)

2 - A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981)

3 - Halloween - A Noite do Terror (Halloween, 1978)

4 - Sexta Feira 13 (Friday the 13th, 1980)

5 - O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982)

6 - Fome Animal (Brain dead, 1992)

7 - O Iluminado (The Shining, 1980) Odeio, mas é importante, né?

8 - Tubarão (Jaws, 1975)

9 - Nosferatu (Nosferatu, 1922)

10 - O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974)

11 - O Exorcista (The Exorcist, 1973)

12 - A Profecia (The Omen,1976)

13 - Re - Animator: A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985)

14 - Poltergeist, o fenômeno (Poltergeist, 1982)

15 - Alien - o 8º Passageiro (Alien, 1979) Eu considero Alien um filme de horror

16 - Brinquedo Assassino (Child's Play, 1988)

17 - Hellraiser - Renascido do Inferno (Hellraiser, 1987)

18 - A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984)

19 - O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968)

 

Adorei Jaws ter entrado na lista acho este filme um pequeno tesouro do medo. Alien estará sempre no meu top 10 de qualquer gênero e o Iluminado que você diz não gostar mas penso que seja o filme que melhor combina com você (impressão reforçada após ler seu "perfil"), Exorcista, que não é exatamente aquele filme que a gente reveja com prazer, Nosferatu é brilhante, op sem dúvidas. Poltergeist... aquela cena da piscina inacabada... putz! Fiquei dias sem entrar em uma, sempe lembrava daquilo... A Hora do Pesadelo é clássico né? Nem precisava de continuação... e Bebê de Rosemary... bem, nunca gostei de vizinhos... 06 Muito boa a lista Scofa... muito boa.

 

 

 
[/quote']

Nacka, embora você já seja um herege por não ter visto esses clássicos 0606, imperdoável não ter assistido A Noite dos Mortos Vivos e o Massacre da Serra Elétrica. Corre na locadora, rapaz. 13

Ah, um detalhe, o que você falou de O Iluminado é verdade...o problema é que o filme tinha tudo para ser um dos melhores de todos os tempos pra mim, mas não é.

 

Acho o personagem vivido no filme por Nicholson mais interessante para um livro porque poderia ter uma profundidade elevadíssima em suas características psicológicas, o que me agradaria muito...me agrada muito mais a transformação de Montelli em Amytiville 2: The Possession (filme odiado por 90% das pessoas, que o acusam de ser uma cópia do Exorcista e tem muito em comum com O Iluminado), que é construída com mais detalhes e acaba tendo um destino muito mais trágico. Mesmo assim, Jack Nicholson extraiu muito mais do que eu esperava do personagem.

 

No entanto, pessoalmente, acho o Stephen King muito fraco para esse tipo de construção mais reflexiva e profunda dos personagens, embora tenha lido muita coisa dele simplesmente porque gosto das premissas (ele normalmente parte de inícios fantásticos com personagens estranhos, perturbados, loucos, etc, mas não os desenvolve satisfatoriamente...poderiam ser muito mais interessantes que acabam sendo) e o personagem não funciona pra mim nem no livro. Fica também no "poderia ter sido".

Mr. Scofield2006-10-27 22:26:43

Link to comment
Share on other sites

 

 

Podia depois ter a lista dos 19 filmes que você não colocaria na lista...Lá vou eu comprar briga! 06

Na minha estaria sexta-feira 13' date=' mas ô filme chato. Carrie, a estranha, acho que é um baita filme superestimado, não achei nada de mais. Alien, pois considero ficção científica (já A Mosca e Enigma do Outro mundo é horror para mim). Holocausto Canibal que pode ser filme de terror, mas não de horror. Silêncio dos inocentes, Psicose, seven e etc...considero suspense.
[/quote']

Conan, acho pessoalmente muito difícil dividir os filmes em gêneros e considero muitas vezes uma simplificação que não parece muito adequada. Creio que isso ocorre por dois motivos: a principal dificuldade é que muitas vezes os filmes apresentam elementos de vários gêneros diferentes e o que predomina é uma questão totalmente subjetiva...por outro lado, também podemos considerar que alguns conceitos que definem os gêneros não são muito claros (ou poucos de fato compreendem) para que possamos individualizá-los com precisão.

 

Um exemplo de "mistura" de gêneros: provavelmente se eu não tivesse interagido tanto com o personagem principal de Donnie Darko e me identificado tanto com ele, classificaria o filme como ficção ou horror. No entanto, como ocorreu, posso dizer com certeza que a característica mais forte que senti no filme foi o caráter dramático da estória.

 

Quanto a distinção entre terror e horror, não considero. Já acho difícil o bastante encontrar alguém que sabe que existe uma linha que os separa e em geral, o espectador não conhece. E como os sentimentos provocados pelos dois são parecidos e o público alvo também, não creio que importe muito. Acho que os dois podem pertencer a mesma classificação (aqui no tópico a palavra horror serve para abranger as duas categorias sem dúvida nenhuma) sem problemas.

Se já tenho dúvidas se um filme é de drama ou horror de vez em quando, quanto menos possibilidades pra me confundir, melhor... 0606

 

Em geral, gosto muito da classificação do imdb que cita todos os gêneros nas quais o filme poderia se encaixar. 01

Mr. Scofield2006-10-28 09:25:17

Link to comment
Share on other sites

 

Amigo Scofield' date=' entendi a sua intenção. E sua lista de preferidos ficou muito boa.

Gostei principalmente da inclusão de Angel´s Heart, que também considero uma pérola, infelizmente meio esquecida por aqui...

 

MAD TIGER
[/quote']

Obrigado, Mad. 01

Acho Angel's Heart um filme excepcional. Lembro que vi em uma madrugada no Corujão..era tarde e eu tinha aula de manhã cedo no outro dia. Por um acaso liguei a tv e não consegui mais desgrudar os olhos...filme "pesado", muito bem conduzido, com ótimas interpretações (embora De Niro em suas pequenas aparições roube a cena, como sempre 06) e muito surpreendente. 13

Devo chamar a atenção para a dualidade que o nome sugere e que é totalmente destruída com a "tradução" do título. Postei a lista de preferidos com os nomes originais porque me recuso a chamar, por exemplo Shaun of the Dead do nome que colocaram por aqui. 07

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A pedido do Jailcante:

 

 

Sábado, 28 de Outubro de 2006.

 

19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo:

 

Enxak

 

Avatar 

INTRODUÇÃO:

 

Antes de tudo,um breve prefácio: Vou citar filmes que me provocaram algum tipo de reação realmente significativa,que me deixaram tenso,deixando um pouco de lado a competencia tecnica,o fato de serem ou não reconhecidamente clássicos,etc.Talvez não todos,mas do 1 ao 10,pelo menos,acredito que todos esses filmes conseguiram me fazer enrijecer os músculos de tensão,por alguns breves momentos que sejam.

 

LISTA E CRÍTICAS:


1- O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre,1974,Tobe Hopper)

 

Texas-Chainsaw-Massacre-3.jpg

 

Já nos seus primeiros minutos,com a uma narração explicando que o filme trata de uma história real,seguida de um silencio que é cortado aos poucos por barulhos desconfortáveis de algo que não sabemos o que é,e logo depois fazendo-nos abrir os olhos no meio das cenas escuras para flashes de uma máquina fotográfica barulhenta,flagrando imagens grotescas de corpos em decomposição,nos vemos imergidos em um clima sombrio,asqueroso e macabro,que se estenderá por toda a projeção.A cena do jantar é a mais angustiante de todos os tempos,dá vontade de entrar na tela e arrancar a pobre garota do meio daquele bando de malucos.E a cena do gancho então? Perturbador.

 

2- Halloween - A Noite do Terror (Halloween,1978,John Carpenter)

Revi ontem,depois de muito tempo,e continua o mesmo,aquele mesmo filme que me deixou tenso quando eu era muleque.A história é das mais corriqueiras possíveis,e tem todos os cliches usados e abusados ao longo de todos esses anos após seu lançamento,mas ele continua com o aspecto de pioneirismo fresco,sem parecer datado.Não há como não ficar tenso com Michael Myers e sua máscara branca,sem passar emoção alguma,ao longe,parado,observando a presa.Ou pior,se aproximando,lentamente,ao ritmo da trilha sonora brilhante do Carpenter.É de se roer as unhas a sequencia em que a personagem da Jamie Lee Curtis esconde-se no armário enquanto o mascarado do lado de fora começa a quebrar a porta dele.Mesmo já sabendo todo o desfecho (até mesmo se vc não assistiu o filme,vc consegue imaginar como tudo termina,afinal é tudo tão previsível e linear,que não haveria muitas opções),vc se pega torcendo para que os passos de Michael Myers sejam mais pausados e que sobre tempo para a mocinha abrir a porta.Sentimos na pela a ameaça do bicho papão,mesmo sabendo que ele não vai vencer.Para mim,clássico absoluto, irretocável,imprescindível e soberano.

 

3- O Silencio dos Inocentes (The Silence Of The Lambs,1991,Jonathan Demme)

 

SilenceLambs18.jpg

silence_lambs_06.jpg

Na sua primeira aparição,de pé,com aquele macacão azul,o personagem Hanibbal Lecter consegue nos arrepiar.Não conheço personagem com força maior em cena,a atuação do Anthony Hophkins é a mais impressionante que já vi,ele consegue transmitir com o olhar,toda a selvageria que se esconde por trás daquela fala mansa,que explode no ataque aos guardas,na jaula,ponto alto do filme.Hannibal perguntando à senadora onde ela sentiria coçar quando sua filha fosse encontrada no necrotério é cruel,provoca asco,é ameaçador.Não há como admirar um homem como aquele.Mas o admiramos,mesmo que anonimamente.Mesmo sentimento ambíguo da agente Starling (atuação foda da Judie Foster),à quem ela respeitosamente trata de "Doutor".Mas o filme não é só Hannibal Lecter (se fosse só isso,já estaria na minha lista da mesma forma),há também um selvagem e descontrolado Buffalo Bill,que consegue ser tão ameaçador quanto Hannibal (sem o mesmo efeito de admiração que o primeiro exerce),apesar de seus trejeitos e de sua insanidade explícita.A atuação de Ted Levine é intensa,mergulhamos na mente insandecida daquele psicopata e sentimos medo,muito medo.O final do filme é arrebatador.Quando a agente Starling é quem está do outro lado da porta e não os policiais,sentimos o frisson que só a sensação de desamparo e imprevisibilidade do que está por vir é capaz de provocar.Toda a sequencia no escuro é de tirar o folego,dominação do suspense único,uma pequena demonstração de poder de Demme.Já devo ter comentado isso em algum lugar,mas este é um filme que mexe com meus sentidos,mas não só os corriqueiros ao se assistir um filme desse genero,vez ou outra me encontro sentindo o cheiro fétido de alguns ambientes,dos personagens,e sinto nojo.

 

4- Alien - O Oitavo Passageiro (Alien,1979,Ridley Scott)

"No espaço ninguém vai ouvir voce gritar".Só esse slogan já diz tudo.

 

5- O Exorcista (The Exorcist,1973,Willian Friedkin)

A caracterização da garota,aliada aos efeitos especiais e à voz tenebrosa do dublador que faz a voz do demonio fazem desse filme uma amostra singular do que é o medo,em estado sólido.

 

6- O Iluminado (The Shinning,1980,Stanley Kubrick)

Aquelas gemeas dão um frio danado na espinha sempre que aparecem...E a cena da banheira é antológica,isso sem citar toda a sequencia final da perseguição com o machado,o labirinto...É o Sr. Kubrick brincando de assustar com a gente.

 

7- A Bruxa de Blair (The Blair Witch Projetc,1999,Daniel Myrick e Eduardo Sánches)

 

bwitch.jpg

 

Muitos consideram esse filme uma merda.Eu o considero um dos mais oportunos da história.Toda a mídia criada em torno dele antes do lançamento via internet,e a forma caustrofóbica como ele é conduzido é realmente desesperadora.Um marco.

 

8- Encurralado (Duel,1971,Steven Spielberg)

Sentir medo de um tubarão é fácil,quero ver fazer as pessoas sentirem medo de um caminhão...Ele conseguiu as duas coisas com a mesma facilidade.

 

9- Scanners - Sua Mente Pode Destruir (Scanners,1980,David Cronnemberg)

Quer algo mais desesperador que se confrontar com um cara que pode,num piscar de olhos,explodir sua cabeça?

 

10- A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street,1984,Wes Craven)

 

a_nightmare_on_elm_street_1.jpg

 

Assim como muitos jovens hoje entre 25 e 30 anos,eu tive uma infancia recheada de todos os lados por muitos,MUITOS MESMO,filmes de terror sendo exibidos à exaustão na tv aberta,nos tempos em que até alugar filmes era coisa "de rico".Lembro claramente da minha primeira experiencia (traumática) com o genero,por volta de 1988,com a exibição clássica de "A Hora do Pesadelo",no SBT,na recém criada Sessão das 10,que foi lançada para bater de frente com a Tela Quente da Globo,também recém criada.Lembro-me das chamadas durante todo o dia para o filme,e do hype criado por elas em toda a garotada da escola e da rua.Deu 10 da noite,todo mundo estava em casa,ancioso para conhecer quem era aquela criatura estranha de garras de metal que invadia os sonhos das pessoas.E entre muitas travesseiradas na frente da cara para evitar ver algumas cenas,e muito "croques" na minha cabeça,do meu irmão mais velho,acompanhei o filme do início ao fim,num misto de fascínio e medo.Aqueles braços enormes do Freddy correndo atrás da mocinha na rua escura povoaram os meus pesadelos durante alguns dias,mas por sorte,saí ileso de tudo isso (vai que o Freddy resolvesse me visitar pra valer,como no filme?),e esperei anciosamente pelo segundo filme de série,que pelo que me recordo foi exibido algumas semanas depois apenas.Nascia ali meu fascínio por esse genero cinematográfico,que segui (e sigo até hoje) fielmente,sempre à procura de novos lançamentos,de notícias a respeito de remakes,etc...Assistir aos filmes da série A Hora do Pesadelo hoje em dia não proporcionam,de forma alguma,o mesmo impacto de outrora,mas é capaz de proporcionar um terno sentimento de nostalgia que poucos filmes conseguem me despertar.Poucos,mas não "nenhum".Outros exemplos: Candyman,Brinquedo Assassino,entre muitos outros.
 
11- Sexta Feira 13 (Friday 13th,1980,Sean S. Cronemberg)

Gosto da série toda,até mesmo de Jason X,mas resolvi citar esse por ser a genese de toda a mitologia do Jason.E aquela cena final é a melhor de toda a série,e o melhor susto final de todos os tempos em qualquer filme,na minha opinião.

 

12- Hellraiser - Renascido do Inferno (Hellraiser,1987,Clive Barker)

 

Aqueles cenobitas são de arrepiar,puta que pariu! E o clima sério desse filme é coisa rara na filmografia de filmes do genero dos anos 80.O filme é pauleira,sem jamais ceder espaço para qualquer gracinha.Pinhead é realmente um cara mau!

 

13- Tubarão (Jaws,1976,Steven Spielberg)

Pode parecer fácil fazer com que se consiga fazer com que se tenha medo de um tubarão.Mas com este filme,Spielberg consegue com que um tubarão se transforme num ser maligno e indestrutível,quase sobrenatural.Dá medo,muito.

 

14- Psicose (Psyco,1960,Alfred Hitchcock)

Teimei um pouco em colocar um Hithcock na lista,por achar que seus filmes tem um clima diferente do que eu considero como o clima de um filme que me perturbe.Mas pensando melhor,Psicose consegue sim me incomodar.É um filme coeso,mas que trata de uma história completamente perturbadora.Eu não gostaria de passar uma noite no Hotel Bates,mesmo não sendo uma loira atraente.

 

15- Olhos Famintos (Jeepers Creepers,2001,Victor Salva)

 

32.jpg

 

Esse vi no cinema,e lembro que gostei bastante.Nunca mais o revisitei,provavelmente nem seja isso tudo,afinal eu era só um garoto com o gosto cinematográfico absolutamente sugestionável,mas...Entra na lista por ter me deixado essa primeira boa impressão.

 

16- Carrie,A Estranha (Carrie,1976,Brian de Palma)

Esse é mais pelo clima,sempre tenso e desesperançoso.E a atuação da garota que faz a Carrie é impressionante.

 

17- Halloween 3 - Noite de Terror (Halloween 3: Season of The Witch,1983,Tommy Lee Wallace)

cenado3%281%29.jpg

Esse é um dos filmes mais subestimados do genero,de todos os tempos.Se não fosse pelo título,que dá a entender que é uma continuação da saga de Michael Myers (que não é),talvez fosse melhor reconhecido.Aquela musiquinha fica na nossa cabeça por dias,e a idéia geral do filme,apesar de meio "bobilda" (matar todas as crianças do mundo na noite de Halloween),convence,é envolvente,ficamos na espectativa do que vai acontecer.O final meio indefinido é interessante,seria frustrante se acabasse com um happy end escancarado.Merece uma olhada despretenciosa.

 

18- Jogos Mortais (Saw,2004,James Wan)

Esse filme (só o primeiro,pq o segundo é horrível),assim como A Bruxa de Blair,teve um orçamento mínimo,porém um impacto certeiro.O ambiente fechado no qual grande parte do filme se passa é angustiante,e o desfecho do filme é arrebatador.O melhor do genero desta década corrente.

 

19- Evil Dead  - A Morte do Demonio (Evil Dead,1983,Sam Raimi)

 

Apesar de engraçadinho,vale pela cena do estupro das árvores na garota,e pela "nojentice" tosca dos zumbis.

 

 

FINALIZANDO:

 

É isso,espero que tenham gostado da minha listinha.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

17- Halloween 3 - Noite de Terror (Halloween 3: Season of The Witch' date='1983,Tommy Lee Wallace)

cenado3%281%29.jpg

Esse é um dos filmes mais subestimados do genero,de todos os tempos.Se não fosse pelo título,que dá a entender que é uma continuação da saga de Michael Myers (que não é),talvez fosse melhor reconhecido.Aquela musiquinha fica na nossa cabeça por dias,e a idéia geral do filme,apesar de meio "bobilda" (matar todas as crianças do mundo na noite de Halloween),convence,é envolvente,ficamos na espectativa do que vai acontecer.O final meio indefinido é interessante,seria frustrante se acabasse com um happy end escancarado.Merece uma olhada despretenciosa.

 
[/quote']

 

Ae!

 

Tem a musica mais grudenta da historia do cinema!!!

 

060606

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Podia depois ter a lista dos 19 filmes que você não colocaria na lista...Lá vou eu comprar briga! 06

Na minha estaria sexta-feira 13' date=' mas ô filme chato. Carrie, a estranha, acho que é um baita filme superestimado, não achei nada de mais. Alien, pois considero ficção científica (já A Mosca e Enigma do Outro mundo é horror para mim). Holocausto Canibal que pode ser filme de terror, mas não de horror. Silêncio dos inocentes, Psicose, seven e etc...considero suspense.
[/quote']

 

Puxa, eu pensei e citei uma boa quantidade de filmes de suspense, até porque me ative à tagline do tópico.

 

Conan, aproveitando a deixa e levando em consideração o fato que eu sou um analfabeto funcional no gênero, qual é a difereça, cinematograficamente falando, entre terror e horror?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Domingo, 29 de Outubro de 2006.

19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo:

 

Mad Tiger

Avatar

INTRODUÇÃO:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Não pretendo e nem quero agir como um crítico profissional, frio e calculista, levado pela “maré” de filmes já mundialmente conhecidos e respeitados.

Minha lista reflete meu gosto pessoal neste gênero que é apenas um dentre os vários que amo dentro da sétima arte.

Com certeza, tive que descartar outros filmes maravilhosos, mas assim é a vida...

 

LISTA E CRÍTICAS:

 

1 – O Massacre da Serra – Elétrica / The Texas Chaisaw Massacre / 1974

 

poster.jpg

 

Crítica: Lembro-me da primeira vez que assisti este filme, depois de passar anos procurando-o incessantemente.

Ao terminar o filme, estava convencido de que havia me deparado com algo muito perturbador. Assisti-lo no escuro é sentir uma sensação única de medo.

O diretor Tobe Hopper consegue nos fazer acreditar que o que se passa na tela é real. Nenhum filme até hoje me devolveu a mesma sensação.

Acima de tudo, este filme estabeleceu padrões tão altos em meu subconsciente que simplesmente não consigo assistir os filmes do gênero feitos hoje em dia.

Uma obra-prima do medo.

 

2 – O Exorcista / The Exorcist / 1973

exo.jpg

Crítica: A primeira vez que entrei em contato com este material foi quando criança, em uma excursão de escola para a bienal do livro, deparei-me com o exemplar de William Peter Blatty por um preço bastante acessível e comprei.

No ônibus de volta já estava lendo-o. Como estudava em uma escola de freiras, vocês podem imaginar as caras que elas faziam para mim, ao ver-me folhear as páginas de O Exorcista.

Assisti o filme já tendo lido o livro e virei fã.

O Exorcista é do tipo de filme que não se faz mais, filme para adulto, com personagens e atores adultos. Insano e ousado, sua história nos carrega sem freios pela estrada do medo, provocando calafrios em cada curva.

O simples fato de uma menina possuída pelo demônio ser a protagonista da trama não impede um desenvolvimento generoso dos outros personagens. Isto seria impossível nos dias de hoje, onde tudo é feito na base do “8 ou 80”.

 

3 – Hellraiser – Renascido do Inferno / Hellraiser / 1987

Clive Barker nos leva o mais perto possível do medo extremo, sem nenhum tipo de timidez.

 

4 – O Bebê de Rosemary / Rosemary´s Baby / 1968

Ousadia e construção de personagens... coisa rara nos dias de hoje.

 

5 – Prelúdio para matar / Profondo Rosso / 1975

Uma junção perfeita de música, roteiro e direção fantástica de Dario Argento.

 

6 – A Sentinela dos malditos / The Sentinel / 1977

Um elenco primoroso e uma seqüência final devastadora.

 

7 – O que terá acontecido a Baby Jane / What ever happened to Baby Jane / 1962

Bette Davis e Joan Crawford, precisa falar mais?Terror psicológico em voltagem máxima.

 

8 – A Profecia / The Omem / 1976

A cena mais forte é a que te dá menos medo...

 

9 – A casa dos maus espíritos / House on haunted Hill / 1959

Vincent Price estrela este criativo filme cheio de sustos. Importante obra do gênero.

 

10 – Cabo do medo / Cape Fear / 1991

Max Cady sentado no muro da casa do advogado transmite mais medo que todos os filmes de terror adolescente juntos.

 

11 – Tubarão / Jaws / 1975

O grande monstro que vive escondido na imensidão do oceano...se não fosse real, daria menos medo?

 

12 – O dia dos mortos / Day of the Dead / 1985

As melhores cenas gore que eu já vi. Transmite uma sensação de solidão permanente.

 

13 – A Hora do pesadelo / A Nightmare on Elm Street / 1984

O que é pior que um assassino que espera você dormir para te atacar?

 

14 – Zombie – A volta dos mortos / Zombi 2 / 1979

Lucio Fulci e Ruggero Deodato nos presenteiam com um dos melhores atos finais de um filme com zumbis.

 

15 – Possessão / Possession / 1981

Isabelle Adjani e Sam Neill estão passando por uma crise no relacionamento e isto é só o início...Claustrofóbico e nauseante.

 

16 – Coração Satânico / Angel Heart / 1987

Um roteiro incrível.

 

17 – Sexta- Feira 13 – Parte 2 / Friday the 13 th – Part 2 / 1981

Jason Voorhees dá medo neste filme, coisa rara com o passar da saga.

 

18 – Monstros / Freaks / 1932

Uma história edificante, permeada por cenas de horror extremo. Um filme que nunca mais será feito.

 

19 – O Homem de Palha / The Wicker Man / 1973

Uma prova de que o clima e a ambientação fazem um ótimo filme de horror, não apenas sangue e adolescentes berrando.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2006.

19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo:

 

Alexei

 

Avatar 

INTRODUÇÃO:

 

Esta é uma lista feita basicamente por instinto. Como tema é o suspense e o terror, alguns aspectos artísticos dos filmes foram colocados em segundo plano em relação aos propósitos fundamentais destes dois gêneros. Por isso é que o impacto que estes filmes me causaram foi o fator decisivo para sua menção. Muitos não vão concordar com a presença deste ou daquele filme, mas listas são muito pessoais mesmo. A minha, com comentários aleatórios, segue uma ordem de preferência aproximada, com exceção do último listado – que considero realmente o melhor. Vamos a eles:

 

LISTA E CRÍTICAS<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
<?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

·        Louca Obsessão (Misery, 1990), de Rob Reiner.

 

·        O Chamado (Ringu, 1998), de Hideo Nakata. Quem poderia afirmar que funcionaria tão bem associar paranormalidade e maldições de cunho ancestral à tecnologia do cotidiano?

 

·        Grito de Horror (The Howling, 1981), de Joe Dante.

 

·        Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser, 1987), de Clive Barker. Sexy e pútrido, como todo bom Clive Barker, mostra com quantos cadáveres se resgata uma alma condenada por decifrar um quebra-cabeças maligno. A receita também serve para o fabrico de cenobitas.

 

·        Wolf Creek – Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005), de Greg McLean.

 

·        Mar Aberto (Open Water, 2003), de Chris Kentis. Enquanto o oceano vai colocando o homem em seu devido lugar, as esperanças começam a parecer utopia.

 

·        Scanners: Sua Mente Pode Destruir (Scanners, 1981), de David Cronemberg.

 

·        O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991), de Jonathan Demme.

 

·        Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist, 1982), de Tobe Hopper. “On candystripe legs / The spiderman comes / Softly through the shadows of the evening sun...”

 

·        Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989), de Mary Lambert.

 

·        Cabana do Inferno (Cabin Fever, 2002), de Eli Roth. O que assusta mais, uma doença devoradora de carne ou os hábitos dos WASPs examinados in loco? De qualquer forma, “eles não parecem cristãos”...

 

·        Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006), de Cristophe Gans.

 

Janitor.jpg

 

Gans, de O Pacto dos Lobos, perturba profundamente o espectador ao trabalhar com elementos como vingança, sexualidade, fanatismo, doppelgangers, perseguição e aceitação... do lado mau de cada um de nós. Crianças deformadas miando tal qual gatos, cadáveres como estátuas mórbidas construídas com arame farpado, baratas com rostos, enfermeiras sem rostos (as coisas não estão trocadas aqui?) e lunáticos vivendo em um limbo feito por eles próprios fazem a gente realmente temer a existência de um inferno. Comece a fazer uma boa ação hoje mesmo, já que, no dia do juízo final, o mal estará claramente com a vantagem.

 

·        Carrie, A Estranha (Carrie, 1976), de Brian de Palma.  

 

·        A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981), de Sam Raimi. “Uni duni tê / salame mingüê / um sorvete colorê / o escolhido foi vo... cê!!” (Aaaaaa)

 

·        O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), de M. Night Shyamalan.

 

Sixth_Sense_by_AsderArt.jpg

 

Antes do “I wish I knew how to quit you”, de Brokeback Mountain, cair na boca do povo, houve o “I see dead people”, antológica frase disparada pelo garotinho Cole num dos momentos mais dramáticos de O Sexto Sentido. Ambas as declarações têm em comum a incapacidade de seus autores de lidar com a realidade que os circunda e de poder expressar seus sentimentos em toda a sua extensão. O Sentido de Shyamalan assusta não apenas pelos fantasmas que aparecem de súbito, levando consigo as angústias e marcas das agressões físicas que ocasionaram sua morte. Seu impacto na tela também se deve ao fato de demonstrar, de maneira inteligente e empática, o sofrimento causado pela incompreensão e falta de comunicação: de Cole com sua mãe e com o resto do mundo, do Dr. Crowe com sua esposa e consigo próprio. 

 

·        O Exorcista (The Exorcist, 1973), de William Friedkin.

 

·        O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968), de Roman Polanski.

 

·        Veludo Azul (Blue Velvet, 1986), de David Lynch. O pecado – e a perversão, o sadismo, o bizarro, a conivência, a dominação, o jogo do master and servant – mora logo ao lado.

 

·        Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, 1979), de Ridley Scott.

 

AlienWorkNo372.jpg

 

Em 1979 Ridley Scott trouxe às telas o inimigo perfeito para a humanidade. O alien encarnou tudo aquilo que a modernidade temia: a ferocidade, a invulnerabilidade às máquinas e à tecnologia, a predação sem limites. Confinados numa nave espacial que mais parece um prédio industrial abandonado, sujo e úmido, sete tripulantes lutam desesperadamente por suas vidas, com métodos e resultados distintos. Mas o homem se volta contra ele mesmo, como de hábito, desequilibrando o jogo em favor do intruso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi mal pela demora nas respostas, estive sumido em razão da mostra em São Paulo.

 

Quanto à inclusão de um Drink no Inferno, eu tive que fazê-lo pois adoro o tom retrô setentista adotado por Tarantino e Rodriguez no filme, sem falar que foi praticamente minha iniciação no cinema de terror.

 

 Grande Josefel!! 10 Excelente lista' date=' com vários títulos inéditos no Brasil e que morro de vontade de conferir (NekRomatic, Zombie e Guinea Pig). Além de citar "Shivers" do doente do Cronemberg...

 Aliás, por falar nele, você já conferiu "Rabid" ("Enraivecida na Fúria do Sexo")? O filme é meio tosco, mas tem toda a costumeira carga de bizarrice e crítica subversiva ao bicho homem e a sociedade. Coisas comuns em seus filmes.   
[/quote']

 

Fala Deadman, apesar de ter sido feito depois de Shivers, Rabid é muito inferior, mesmo assim não perdendo seu valor. Pra mim são os dois melhores filmes de Cronenberg...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Jail' date='sugiro que vc faça um ranking,no final,de todas as 19 lists,para ver qual é a lista oficial de filmes de horror da galera do CeC,seria interessante...03

 

[/quote']

 

Estou providenciando. Amanhã depois da última lista eu posto esse rakning. Na verdade, não é um ranking, já que não há pontuação, mas um relação com os filmes citados, contando os que mais foram citados pelos particpantes.

 

 

PS: Estou louco ou a lista do Mad Tiger já foi publicada antes?09

 

 

Não foi. Nessa página coloquei todas as listas postadas. 05
Jailcante2006-11-01 18:01:22
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...