Jump to content
Forum Cinema em Cena

19 Dias de Horror


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members
Vale apena anunciar. Amanhã no Telecine Cult:

15h55: Sexta-Feira 13 - Parte 2
17h35: Scanners - Sua Mente Pode Destruir
19h30: O Bebê de Rosemary

Pretendo assistir Scanners.

 

Tenho Net, mas não tenho Telecine.12

 

Boa seleção que o Telecine reservou pra amanhã. Eu assistiria O Bebê de Rosemary já que é o único dessa lista que eu não vi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Podia depois ter a lista dos 19 filmes que você não colocaria na lista...Lá vou eu comprar briga! 06

Na minha estaria sexta-feira 13' date=' mas ô filme chato. Carrie, a estranha, acho que é um baita filme superestimado, não achei nada de mais. Alien, pois considero ficção científica (já A Mosca e Enigma do Outro mundo é horror para mim). Holocausto Canibal que pode ser filme de terror, mas não de horror. Silêncio dos inocentes, Psicose, seven e etc...considero suspense.
[/quote']

 

Puxa, eu pensei e citei uma boa quantidade de filmes de suspense, até porque me ative à tagline do tópico.

 

Conan, aproveitando a deixa e levando em consideração o fato que eu sou um analfabeto funcional no gênero, qual é a difereça, cinematograficamente falando, entre terror e horror?

 

Ham...eu escrevi isso na minha crítica, mas vou dar um repeteco aqui, hehe. Mas não é nada oficial não! É a minha opinião. É mais meu critério de preferência mesmo... aí você vê se concorda ou não.

 

da minha crítica:

 

"O terror é a qualidade ou o estado de grande pavor ou apreensão, já o horror é a sensação do terrível e medo. O primeiro termo se relaciona com o frenesi de um medo mental e físico da dor, desmembramento e da morte. Já o horror sugere a percepção de algo ruim ou moralmente repulsivo."

 

Minha tendência é enquadrar o horror mais num gênero sobrenatural, ja o terror se relaciona mais com o gore, morte, desmembramento, mas que não necessariamente tenha algo se sobrenatural. Por exemplo, um jogos mortais é terror, mas não é horror. Um Poltergeist é horror mas não é terror. Já a Noite dos Mortos Vivos é terror e horror...

Bem, é viagem minha, hehe.
Conan o bárbaro2006-10-30 21:26:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

17- Halloween 3 - Noite de Terror (Halloween 3: Season of The Witch' date='1983,Tommy Lee Wallace)

cenado3%281%29.jpg

Esse é um dos filmes mais subestimados do genero,de todos os tempos.Se não fosse pelo título,que dá a entender que é uma continuação da saga de Michael Myers (que não é),talvez fosse melhor reconhecido.Aquela musiquinha fica na nossa cabeça por dias,e a idéia geral do filme,apesar de meio "bobilda" (matar todas as crianças do mundo na noite de Halloween),convence,é envolvente,ficamos na espectativa do que vai acontecer.O final meio indefinido é interessante,seria frustrante se acabasse com um happy end escancarado.Merece uma olhada despretenciosa.

 
[/quote']

Ae!

Tem a musica mais grudenta da historia do cinema!!!


060606

 

Aproveitando a oportunidade:

 

Vc sabia?????

... que o mesmo Dick Warlock, intérprete de Michael Myers em Halloween II também pode ser visto neste terceiro capítulo da série interpretando um dos assassinos comandados por Conal Cochran (Dan O'Herlihy) ?

... que Tommy Lee Wallace, autor e diretor de H3, foi marido de Nancy Loomis, a intérprete de Annie do primeiro filme e da Linda Challis deste episódio ?

... que o mesmo diretor e roteirista Tommy Lee Wallace é o narrador do irritante comercial da fábrica de máscaras Silver Shamrock ?

... que o mesmíssimo diretor e autor de H3, Tommy Lee Wallace, escreveu a continuação de Terror em Amityville, intitulada "Amityville II: The Possession" ?

... que a cidade de Santa Mira de Halloween III: Season Of The Witch é também o nome da cidade do filme "Invasion Of The Body Snatchers", de 1956 ?

... que o dublê Dick Warlock declarou ter dirigido quase todos os carros que aparecem neste filme ?

... que Tom Atkins, o Dan Challis desta odiada seqüência, também está no filme de horror "The Fog" (conhecido no Brasil como "A Bruma Assassina"), dirigido por John Carpenter em 1980 e que também conta com a participação de Jamie Lee Curtis ?

... que, quando Dan Challis (Tom Atkins) checa a lista de hóspedes do motel em Santa Mira, os nomes no caderno da recepção são de membros da equipe do filme ?

... que boatos dão conta de que o verdadeiro autor da história deste filme foi o festejado escritor Nigel Kneale, que acabou por exigir judicialmente que os produtores suprimissem seu nome dos créditos por considerá-lo muito violento ?

... que a locação que deu vida à maléfica fábrica de máscaras Silver Shamrock neste filme era, na verdade, uma fábrica de leite ?

... que o nome do personagem do ator Tom Atkins (o Dan Challis de H3) é Nick Castle, em uma clara homenagem ao dublê que intepretou o Michael Myers do Halloween original ?

... que a então namorada de John Carpenter, Debra Hill, foi um dos nomes mais importantes da série Halloween, co-escrevendo e co-produzindo Halloween e Halloween II, além de produzir este terceiro filme?

 que Michael Myers pode ser visto na cena em que Daniel Challis (Tom Atkins) toma um drink em um bar e a TV mostra o comercial de "Halloween", com Michael Myers descendo as escadas ?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Podia depois ter a lista dos 19 filmes que você não colocaria na lista...Lá vou eu comprar briga! 06

Na minha estaria sexta-feira 13' date=' mas ô filme chato. Carrie, a estranha, acho que é um baita filme superestimado, não achei nada de mais. Alien, pois considero ficção científica (já A Mosca e Enigma do Outro mundo é horror para mim). Holocausto Canibal que pode ser filme de terror, mas não de horror. Silêncio dos inocentes, Psicose, seven e etc...considero suspense.
[/quote']

 

Puxa, eu pensei e citei uma boa quantidade de filmes de suspense, até porque me ative à tagline do tópico.

 

Conan, aproveitando a deixa e levando em consideração o fato que eu sou um analfabeto funcional no gênero, qual é a difereça, cinematograficamente falando, entre terror e horror?

 

Ham...eu escrevi isso na minha crítica, mas vou dar um repeteco aqui, hehe. Mas não é nada oficial não! É a minha opinião. É mais meu critério de preferência mesmo... aí você vê se concorda ou não.

 

da minha crítica:

 

"O terror é a qualidade ou o estado de grande pavor ou apreensão, já o horror é a sensação do terrível e medo. O primeiro termo se relaciona com o frenesi de um medo mental e físico da dor, desmembramento e da morte. Já o horror sugere a percepção de algo ruim ou moralmente repulsivo."

 

Minha tendência é enquadrar o horror mais num gênero sobrenatural, ja o terror se relaciona mais com o gore, morte, desmembramento, mas que não necessariamente tenha algo se sobrenatural. Por exemplo, um jogos mortais é terror, mas não é horror. Um Poltergeist é horror mas não é terror. Já a Noite dos Mortos Vivos é terror e horror...

Bem, é viagem minha, hehe.

 

Eu ia responder mais ou menos isso que você falou Conan, mas estava com receio de falsr alguma besteira...Mas estou vendo que você teve a mesma linha depensamento que a minha...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi mal pela demora nas respostas' date=' estive sumido em razão da mostra em São Paulo.

 

Quanto à inclusão de um Drink no Inferno, eu tive que fazê-lo pois adoro o tom retrô setentista adotado por Tarantino e Rodriguez no filme, sem falar que foi praticamente minha iniciação no cinema de terror.

 

 Grande Josefel!! 10 Excelente lista, com vários títulos inéditos no Brasil e que morro de vontade de conferir (NekRomatic, Zombie e Guinea Pig). Além de citar "Shivers" do doente do Cronemberg...

 Aliás, por falar nele, você já conferiu "Rabid" ("Enraivecida na Fúria do Sexo")? O filme é meio tosco, mas tem toda a costumeira carga de bizarrice e crítica subversiva ao bicho homem e a sociedade. Coisas comuns em seus filmes.   

 

Fala Deadman, apesar de ter sido feito depois de Shivers, Rabid é muito inferior, mesmo assim não perdendo seu valor. Pra mim são os dois melhores filmes de Cronenberg...

 

Esses dois filmes do Cronenberg (Shivers e Rabid) estou caçando que nem um insano, mas não consigo encontrar em nenhu lugar (e não tenho como conseguir por meios "alternativos"...)04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terça-feira, 31 de Outubro de 2006.

Halloween

 

19 Melhores Filmes de Terror/Suspense segundo:

 

Serge Hall

 

Avatar 

 

INTRODUÇÃO:

 

Ok, preferi montar minha seleção optando por títulos mais clássicos e icônicos do Terror. Isso não quer dizer, de maneira alguma, que sejam os meus melhores do gênero (apesar da proposta ser essa, mas enfim, hehe), embora eu goste de todos e maior ou menor escala. A lista dos melhores pode ser deduzida das cotações.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Em um catálogo particular, considero “Dogville” também um filme de terror, por exemplo, mas isso iria subjetivar demais as coisas por aqui. Por outro lado, coloquei “Fome Animal” e “Evil Dead <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />2”, trash-comédias, horror em doses gargalhantes e devidamente selecionados.

 

Nomes como Lucio Fulci e Mario Bava, apesar de grandes referências do horror, ficaram de fora por dois motivos: deles ainda vi pouco, e do pouco que vi ainda prefiro os que listei abaixo. Shyamalan, mestre do suspense, não escolhi porque seus filmes conseguem ser quase tudo e de uma forma muito bem definida.

 

LISTA E COMENTÁRIOS:

 

Meus 19, na ordem de ano de produção:

 

 

1.      “Nosferatu”, de F.W. Murnau (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens – 1922) – 10/10

 

nosferatu01.jpg

 

Murnau, provavelmente o melhor cineasta da era muda, é o primeiro a eternizar “Drácula” de Bram Stoker, apesar de trocar nomes e fazer do personagem principal uma monstruosidade física, pelo fato de não deter os direitos autorais. Fez, então, sua versão, bela e ao mesmo tempo horrorosa, no melhor sentido.

 

2.      “A Queda da Casa de Usher”, de Jean Epstein (La Chute de la Maison Usher - 1928) – 9/10

 

Deve ser o tom fantasmagórico mais antigo que me faz tremer. Imagens brilhantes.

 

3. “A Noite dos Mortos Vivos”, de George Romero (The Night of Living Dead – 1968) – 8/10

 

O começo da zumbizada, feito no quintal de Romero, na raça e na lingüiça. Claras metáforas políticas e sociais salgam bonito o filme.

 

 

“Encurralado”, de Steven Spielberg (Duel – 1971) – 9/10

John Carpenter só precisa de gelo seco pra fazer suspense. Hitchcock só precisa de pássaros. Spielberg só precisa de um caminhão.

 

“O Exorcista”, de William Friedkin (The Exorcist – 1973) – 8/10

O máximo do Terror cristão.

 

“O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper (The Texas Chainsaw Massacre – 1974) – 8/10

Acho que analisando mais friamente, eu nem gosto taaanto do filme assim. Acho apenas bom, mas tem um poder clássico e icônico tão enorme no gênero que é obrigatório nesse tipo de lista.

 

“Tubarão”, de Steven Spielberg (Jaws – 1975) – 10/10

O filme que mudou a imagem de “tubarão” nas nossas mentes. Para sempre.

 

“Suspiria”, de Dario Argento (idem – 1977) – 9/10

É estranho, é afetado, está ali beirando a década de 80, é colorido da maneira mais bela que o estilo Argento conseguiu, é scope dos mais soberbos (Argento é praticamente um Leone do terror)... enfim, é o filme pelo qual o cineasta será lembrado.

 

“Halloween”, de John Carpenter (idem – 1978) – 8/10

Triste e doentio. Abertura é um dos planos seqüências e uso de câmera subjetiva mais memoráveis dos últimos 30 anos. Ao contrário de uma certa sobrenaturalidade em “Sexta-Feira 13” e “A Hora do Pesadelo”, a ameaça aqui é racional e de vizinhança, íntima.

 

“Alien”, de Ridley Scott (idem – 1979) – 10/10

“In space no one can hear you scream.”

 

“Sexta-Feira 13”, de Sean S. Cunningham (Friday the 13th – 1980) – 7/10

Um facão, uma máscara e um caminhar clássico.

 

“O Iluminado”, de Stanley Kubrick (The Shining – 1980) – 9/10

Stanley Kubrick. Jack Nicholson. Um hotel e seus corredores. Steadycam. E um machado.

 

“O Enigma de Outro Mundo”, de John Carpenter (The Thing – 1982) – 10/10

Mesmo não sendo muito lembrado, pra mim pareia legal com “Alien” em termos de horror sci-fi.

 

“A Hora do Pesadelo”, de Wes Craven (A Nightmare on Elm Street – 1984) – 8/10

Freddy Krueger: quando crianças, temos medo; quando crescidos e cinefilados, nos divertimos. Freddy Krueger deveria ser eleito a personalidade mais cool do cinema de terror.

 

"Uma Noite Alucinante" , de Sam Raimi (Evil Dead 2 – 1987) – 8/10

Raimi alucinado com a câmera. Muito sangue, gore e caras impagáveis de Bruce Campbell. É quase perfeito.

 

16. “Fome Animal”, de Peter Jackson (Dead Alive – 1992) – 8/10

Peter Jackson alucinado com a câmera. Muito (MUITO!) sangue, gore e um padre que “kick arse for the Lord”.

 

17.  “Violência Gratuita”, de Michael Haneke (Funny Games – 1997) – 10/10

Haneke, sempre genial, realiza suspense brilhante e desconstrói brilhantemente o gênero do suspense. A piscadela para a câmera é um dos arrepios mais deliciosos que tive na minha vida cinéfila.

 

18.  “A Bruxa de Blair”, de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez (The Blair Witch Project – 1999) – 9/10

Medo.

 

19.  “Audition”, de Takashi Miike (Ôdishon – 1999) – 9/10

Dor.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

 

Fiz uma lista reserva, de filmes que quase entraram. A maioria não entrou por eu considerar mais Suspense, sendo que eu privilegiei o Terror. Alguns, como podem perceber pelas notas, eu chego a gostar mais do que nomes da lista titular.

           

“O Príncipe das Trevas” é bem tenebroso e com um desfecho medonho, mas sei lá, simplesmente não entrou. “The Eye” tem pelo menos dois momentos que me tiram sono até hoje (cena do elevador e cena do trem), mas tá longe de ter a influência e a força dos outros. “Cannibal Holocaust” deve ser o mais cult, e mais “pesado”, de todos, mas simplesmente não gosto o bastante. E por aí vai, razões diversas... Eis a lista reserva:

 

 

A Morte Num Beijo”, de Robert Aldrich (Kiss Me Deadly - 1955) – 9/10

Psicose”, de Alfred Hitchcock (Psycho – 1960) – 10/10

Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock (The Birds – 1963) – 10/10

Repulsa ao Sexo”, de Roman Polanski (Repulsion – 1965) – 8/10

O Bebê de Rosemary”, de Roman Polanski (Rosemary´s Baby – 1968) – 9/10

Calafrios”, de David Cronenberg (Shivers – 1975) – 7/10

Filhos do Medo”, de David Cronenberg (The Brood – 1979) – 8/10

Cannibal Holocaust”, de Ruggero Deodato (idem – 1980) – 5/10

Pague Para Entrar, Reze Para Sair”, de Tobe Hooper (The Funhouse – 1981) – 7/10

A Mosca”, de David Cronenberg (The Fly – 1986) – 10/10

O Príncipe das Sombras”, de John Carpenter (Prince of Darkness – 1987) – 7/10

Se7en”, de David Fincher (idem – 1995) – 10/10

Os Outros”, de Alejandro Amenábar (The Others – 2001) – 9/10

The Eye – A Herança”, dos Pang Brothers (Gin Gwai – 2002) – 8/10

Sinais”, de M. Night Shyamalan (Signs – 2002) – 9/10

Alta Tensão”, de Alexandre Aja (Haute Tension – 2003) – 7/10

Mar Aberto”, de Chris Kentis (Open Water – 2003) – 9/10

Madrugada dos Mortos”, de Zack Snyder (Dawn of the Dead – 2004) – 8/10

Abismo do Medo”, de Neil Marshall (The Descent – 2005) – 8/10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

img84/5218/horrortopogk3.png

Senhores Usuários,

Hoje, Halloween, se encerra aqui nesse tópico e nessa seção, Cineclube em Cena, o 19 Dias de Horror – De Sexta-feira 13 até Halloween. Um festival que discutiu e analisou os filmes do gênero Terror e Suspense.

Da minha parte, agradeço, primeiramente, Nacka por ter me escolhido para organizar o festival. Espero ter correpondido a confiança. Também agradeço o Jorge Soto por ter feito o cartaz oficial do festival, que ficou ótimo. E, claro, agradeço e muito, todos os 19 participantes que dispuseram de um tempinho para fazer a lista e comentários/crítica que fizeram parte desse festival. E também agradeço a todos os demais que participaram comentando as listas. Obrigado à todos.05

Aqui está o índice oficial de todas as listas que fizeram parte do festival:

Sexta-feira, 13 de Outubro – Silva – Página 01

Sábado, 14 de Outubro – Tensor – Página 02

Domingo, 15 de Outubro - Beckin Lohan – Página 04

Segunda-feira, 16 de Outubro – Daft Archer – Página 05

Terça-feira, 17 de Outubro – Jorge Soto – Página 05

Quarta-feira, 18 de Outubro – Rubysun – Página 06

Quinta-feira, 19 de Outubro – Dook – Página 07

Sexta-feira, 20 de Outubro – Bart Scary – Página 08

Sábado, 21 de Outubro – (Õ.ô) – Página 08

Domingo, 22 de Outubro – Lunatic – Página 09

Segunda-feira, 23 de Outubro – Josefel Zanatas – Página 09

Terça-feira, 24 de Outubro – Garami – Página 10

Quarta-feira, 25 de Outubro – Conan o barbaro – Página 10

Quinta-feira, 26 de Outubro – The Deadman – Página 10

Sexta-feira, 27 de Outubro – Mr. Scofield – Página 11

Sábado, 28 de Outubro – Enxak – Página 12

Domingo, 29 de Outubro – Mad Tiger – Página 13

Segunda-feira, 30 de Outubro – Alexei – Página 13

Terça-feira, 31 de Outubro – Serge Hall – Página 13

Todas listas estão ótimas mesmo. Parabéns para todos!10

 

E a título de curiosidade, aqui está a relação em ordem alfabética de todos filmes citados nas 19 listas, seguida pela quantidade de vezes que foi lembrado.

P.S.: Os filmes em negrito são os que tiveram uma crítica/comentário mais longo (o número em parênteses é a quantidade de críticas teve):  

A Árvore da Maldição (The Guardian, 1990) – 1

À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness, 1994 ) - 1

A Bruma Assassina (The Fog, 1980) - 3 (1)

A Bruxa de Blair ( The Blair Witch Project, 1999) - 5

A Casa dos Maus Espíritos (House on haunted Hill, 1959) - 1

A Chave Mestra (The Skeleton Key, 2005) - 1

A Espinha do Diabo (El Espinazo del Diablo, 2001) - 2

A Festa do Monstro Maluco (Mad Monster Party, 1967 ) - 1

A Herança (The Eye, 2002) - 2

A Hora do Espanto (Fright Night, 1985) - 5

A Hora do Espanto 2 (Fright Night Part 2, 1989) - 1

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) – 12 (3)

A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos (Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, 1987) - 1

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) - 1

A Morte do Demônio ( Evil Dead, 1981) - 11 (1)

A Mosca (The Fly, 1986) - 2

A Noite dos Arrepios (Night of The Creeps, 1986) - 1

A Noite dos Mortos Vivos ( The Night of Living Dead, 1968) - 7

A Noite dos Mortos Vivos (Night of Living Dead, 1993) - 1

A Profecia ( The Omen, 1976) – 5 (1)

A Queda da Casa de Usher ("La Chute de la Maison Usher", 1928) - 1

A Sentinela dos Malditos (The Sentinel, 1977) - 1

A Sombra do Vampiro (Shadow of the Vampire, 2000) - 1

A Vila (The Village, 2004) - 1

A Volta dos Mortos Vivos (The Return of Living Dead, 1985) - 5

A Volta dos Mortos Vivos 2 (Return of the Living Dead Part 2, 1989) - 1

Abismo do Medo (The Descent, 2005) - 2

Abominável Dr. Phibes (The Abominabel Dr. Phibes, 1971) - 1

Água Negra (Dark Water, 2005) - 2

Alien – O 8º Passageiro (Alien, 1979) – 10 (2)

Aliens, O Resgate (Aliens, 1986) - 1

Alta Tensão (Haute Tension, 2003) - 1

Aniversário Macabro (Last House on the Left, 1972) - 1

Aracnofobia (Arachnophobia, 1990) - 1

As 3 Máscaras do Horror (I Tre volti Della Paura, 1963) - 1

Audition (Ôdishon, 1999) - 3

Brinquedo Assassino (Child's Play, 1988) - 3

Cabana do Inferno (Cabin Fever, 2002) - 1

Cabo do medo (Cape Fear, 1991) - 1

Calafrios (Shivers, 1975) – 1 (1)

Cannibal Holocaust (Cannibal Holocaust, 1980) - 2 (1)

Carrie, A Estranha (Carrie, 1976) – 7 (2)

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) - 2

Companhia dos Lobos (Wolf Company, 1986) - 1

Coração Satânico (Angel Heart, 1987) - 1

Cubo (Cube, 1997) - 1

Diabolique (Diabolique, 1996) - 1

Do Inferno (From Hell, 2001) - 1

Drácula (Dracula, 1974) - 1

Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, 1992) – 5 (1)

Dublê de Corpo (Body Double, 1984) - 1

Encurralado (Duel, 1971) - 3

Entrevista com o Vampiro (Interview with a Vampire, 1994) - 2

Eraserhead (Eraserhead, 1977) – 1 (1)

Esta Noite Encarnarei no teu Cadaver (idem, 1967) – 1 (1)

Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) - 1

Exorcismo Negro (idem, 1974) - 1

Extermínio (28 Days Later, 2002) – 3 (1)

Fantasma da Ópera (The Phantom of Opera, 1925) – 1

Fome Animal (Braindead, 1992) – 6

Freddy vs. Jason (idem, 2003) – 1

Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinett Des Doktor Caligari, 1919) - 1

Grito de Horror (The Howling, 1981) - 1

Guinea Pig (Za ginipiggu: Akuma no jikken, 1985) - 1

Halloween – A Noite de Terror (Halloween – 1978) – 5 (2)

Halloween II – O Pesadelo Continua (Halloween II, 1981) – 1

Halloween III – A Noite das Bruxas (Halloween III - Season of The Witch,1983) – 1

Hannibal (Hannibal, 2001) - 1

Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser, 1987) - 10

Homem de Palha (The Wicker Man, 1973) – 2 (1)

Identidade (Identity, 2003) – 1

Ilusões perigosas (Haunted, 1995) – 1

Intacto (Intacto, 2001) - 1

It - Uma obra Prima do Medo (It, 1990) – 3 (1)

Janela Secreta (Secret Window, 2004) – 1

Jogo de Palavras (Palabras Encadenadas, 2003) – 1

Jogos Mortais (Saw, 2004) – 4

Jogos Mortais 2 (Saw II, 2005) - 1

Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993) – 1

Louca Obsessão (Misery, 1990) – 1

M: O Vampiro de Dusseldorf (M, 1931) – 1

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) - 2

Mar Aberto (Open Water, 2003) - 1

Monstros (Freaks, 1932) - 2

NekRomantik (idem, 1987) – 1

Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, 1922) – 4 (1)

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968) – 7

O Chamado (The Ring, 2002) – 3

O Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978) – 2

O Dia dos Mortos (Day of the Dead, 1985) – 3

O Enigma de Outro Mundo ( The Thing, 1982) – 8 (2)

O Exorcista (The Exorcist, 1973) – 16 (3)

O Homem Que Sabia Demais (The man who knew too much, 1956) – 1

O Iluminado (The Shining, 1980) – 11 (2)

O Jogo da Morte (Five Fingers, 2006) – 1 (1)

O Massacre da Serra Elétrica ( The Texas Chainsaw Massacre, 1974) – 9 (2)

O Massacre da Serra Elétrica 2003 (Texas Chainsaw Massacre, 2003) - 1

O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1941) – 1

O Operário (El Maquinista, 2004) – 1

O Quarto do Pânico (Panic Room, 2002) – 1

O Que terá Acontecido a Baby Jane (What ever happened to Baby Jane, 1962) – 1

O Silencio dos inocentes (Silence of the Lambs, 1991) – 7 (1)

Oldboy (Oldboy, 2003) – 1

Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001) – 2

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987) – 1

Os Inocentes (The Innocents, 1961) – 1

Os Outros (The Others, 2001) – 5 (1)

Os Pássaros (The Birds, 1963) – 3 (1)

Pânico (Scream, 1996) - 2

Phenomena (Phenomena, 1985) – 1

Poltergeist, o fenômeno (Poltergeist, 1982) – 8

Possessão (Possession, 1981) – 1

Possuídos (Fallen, 1998) – 1

Predador (Predator, 1987) – 1

Prelúdio para Matar (Profondo Rosso, 1975) – 2

Premonição (Final destination, 2000) – 1

Provocação (The Door in the Floor, 2004) – 1

Psicose (Psycho, 1960) – 8

Quando Chega a Escuridão (Near Dark, 1988) – 1

Reanimator – A Hora dos Mortos Vivos (Re-Animator, 1985) – 3

Ring - O Chamado (Ringu, 1998) – 1

Scanners - Sua Mente Pode Destruir (Scanners,1980) – 3

Se7en – Os 7 Crimes Capitais (Se7en, 1995) – 3

O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989) – 1

Sexta Feira 13 (Friday the 13th, 1980) – 8

Sexta Feira 13 Parte 2 (Friday the 13th Part 2, 1981) – 1

Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) – 6

Sinais (Signs, 2002) – 1

Suspiria (idem, 1977) – 1

Terra dos Mortos (Land of the Dead, 2005) – 3

Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006) – 1 (1)

Tubarão (Jaws, 1975) – 8

Um Drink no Inferno (Frum Dusk Till Dawn, 1996) – 2

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981) – 4

Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2, 1987) – 3 (1)

Veludo Azul (Blue Velvet, 1986) – 1

Viagem Maldita (The Hills Have Eyes, 2006) – 1

Violência Gratuita (Funny Games, 1997) – 1

Wolf Creek – Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005) – 1

Zombie – A Volta dos Mortos (Zombi, 1979) – 4 (1)

O próximo festival, como todos devem estar sabendo, será de sci-fi. Participem!05

 

Finalizando: Foi uma ótima jornada! Espero que tenho apreciado tanto quanto eu. O tópico continuará aberto pra quem quiser continuar comentando as listas, colocar suas próprias listas e, enfim, quiser continuar falando do gênero terror e suspense.

 

Mais uma vez, Obrigado!

 

Jailcante. 

 

img84/4443/horrorpisoio5.png

Cartaz by Jorge Soto.
Jailcante2006-10-31 15:28:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enfim, pra fechar com chave de ouro, cumprirei um ritual que exerço todo dia 31 de outubro à noite: irei rever Halloween - A Noite do Terror. Nada mais adequado e, acreditem, quando visto nesta data, o filme ganha uma força incrível, quase mítica.

 

Quem tiver em casa e ler esse post a tempo, experimentem... agora vou pro meu filme.

 

05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Evil Dead é a obra-prima do Sam Raimi (já disse isso e vou dizer mais)

 

nele somos levado a um fim de semana cheio de bizarrices e que não termina nada bem para Ashley "Ash" J. Williams o herói mais azarado dos filmes de terror 16

 

o filme é cheio de sangue e violência aquele jazz tocando no final é genial

 

 

 

cinéfilo2006-10-31 23:16:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi muito, muito, muito bacana. Ando meio distante do fórum, mas ainda comentarei mais aqui no Cineclube, e especialmente aqui na parte de terror. Pelo que ando percebendo, o Cineclube meio que anda salvando o Fórum.

 

Agora acho que seria bom os fundadores do Cineclube (Nacka & Cia.) manterem esses especiais temáticos. 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em um catálogo particular' date=' considero “Dogville” também um filme de terror, por exemplo, mas isso iria subjetivar demais as coisas por aqui [/quote']

 

Olha só, ninguém comentou, mas que visão interessante. Eu nunca tinha pensado em Dogville desse jeito, mas é mesmo, ele pode sim ser considerado como um filme de terror.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Mas você foi por falta de tempo' date=' eu é por que não sei fazer mesmo. 06

 

PS: Também não considero O Segredo do Abismo terror ou suspense.

 

PS 2: Scofield, aguardo ancioso para ver sua lista.
[/quote']

 

 

 

Suspense o filme até tem. Mas terror, nem tanto. Acho que ficção cientifica, com uma boa pitada de suspense é mais adequado. 03

 

 

 

Poderiam abrir mão deste e incluir ai o Gabinete do Doutor Caligari,

que ajudou e muito alguns dos diretores mais recentes em criar

universos góticos e difusos como nosso velho amigo Tim Burton. Além

disto, faltou também  alguns filmes do cinema expressionista

alemão como o Nosferatu.

 

 

 

E cadê o Drácula de Coppola? Putz! Vocês boicotaram os vampiros aqui. Hahahah!06

Entrevista com Vampiro, Companhia dos Lobos, Advogado do Diabo, A Dança

dos Vampiros, Coração Satânico. Nossa acho que o pecado foi mortal

aqui. Seus hereges. Hehehe!

 

 

 

Brincadeira! Eu sei que não dá para colocar todos aqui. Mas existem

alguns aqui que não marcaram em nada o cinema de terror e suspense.

George Romero fez falta aqui também, e o cara é um mestre do gênero. Se

bem que seu último filme, me parece ser uma bomba.

 

Plutão Orco2006-11-01 12:35:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Primeiramente muito obrigado pelos elogios às críticas. Demorei horas para elaborá - las' date=' mas acho que valeu a pena

 

Quanto aos filmes que vocês ressaltaram (The Abyss e The Fly),

acho que entramos na questão de subjetividade. Acho que ambos têm asua

porcentagem de suspense em suas tramas, por isso os acrescentei...Mas

se quiserem posso substituir rapidamente por outos dois (que acabaram

não entrando na lista): Nosferatu e A Pequena Loja dos Horrores (se bem

que esse tá mais para comédia/terror do que terror)

[/quote']

Nem

pense em fazê-lo. Listas são pessoais e não devem ser alteradas por

esse motivo. Só comentei porque achei o fato "diferente".. 01

Aliás, já li as críticas e estou com mais vergonha ainda... 08

 

 

 

Eu sei que tem o critério da subjetividade. E que está até boa a lista,

mas sempre tem o ‘mas’ e o ‘e se’. A lista deve permanecer e eu não

mudaria. Além disto, eu não ajudei em nada e não ajudaria. Por um

motivo simples: Falta de tempo.

 

 

 

Ainda sim faltou muita coisa marcante. Para a história do cinema. 03

 

 

 

Inclui ai o feriadão como dia dos mortos, com Georgre Romero. Que tal?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas você foi por falta de tempo' date=' eu é por que não sei fazer mesmo. 06

 

PS: Também não considero O Segredo do Abismo terror ou suspense.

 

PS 2: Scofield, aguardo ancioso para ver sua lista.
[/quote']

Suspense o filme até tem. Mas terror, nem tanto. Acho que ficção cientifica, com uma boa pitada de suspense é mais adequado. 03

Poderiam abrir mão deste e incluir ai o Gabinete do Doutor Caligari, que ajudou e muito alguns dos diretores mais recentes em criar universos góticos e difusos como nosso velho amigo Tim Burton. Além disto, faltou também  alguns filmes do cinema expressionista alemão como o Nosferatu.

E cadê o Drácula de Coppola? Putz! Vocês boicotaram os vampiros aqui. Hahahah!06 Entrevista com Vampiro, Companhia dos Lobos, Advogado do Diabo, A Dança dos Vampiros, Coração Satânico. Nossa acho que o pecado foi mortal aqui. Seus hereges. Hehehe!

Brincadeira! Eu sei que não dá para colocar todos aqui. Mas existem alguns aqui que não marcaram em nada o cinema de terror e suspense. George Romero fez falta aqui também, e o cara é um mestre do gênero. Se bem que seu último filme, me parece ser uma bomba.

 

Putz...eu fiz o comentário sobre ele e ninguém viu??? 09 06

 

Passei o dia ineteiro naquela bagaça e ninguém viu? huahuahua...que triste. Qualquer coisa está na página 10.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em um catálogo particular' date=' considero “Dogville” também um filme de terror, por exemplo, mas isso iria subjetivar demais as coisas por aqui [/quote']

 

Olha só, ninguém comentou, mas que visão interessante. Eu nunca tinha pensado em Dogville desse jeito, mas é mesmo, ele pode sim ser considerado como um filme de terror.

 

Eu ia colocá-lo nos meus comentários iniciais, mas pelo que pelo que pude perceber numa pequena discussão outro dia em um outro tópico, alguns aqui têm problemas com essas definições de gênero. Ainda bem que não pus.

 

Se bem que ao pensar direito, a maioria dos filmes que coloquei muitos (ou a maioria) não consideram terror.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom dia, Galera!

 

 

 

Eu acredito que todo mundo aqui está querendo fazer mais uma lista, para colocar os seus outros 19, eu mesmo fiz um esforço danado para não cometer comigo mesmo nenhuma injustiça com minha lista.

 

 

 

Plutão Orco, na minha lista (pág 8), eu coloquei Drácula de Bram Stoker, ele foi o diretor e trabalhou na produção, acumulo de funções que valeu a pena. 03.gif

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O amigo Plutão Orco mencionou uma verdade. Os filmes com Vampiros não foram muito citados.

Pessoalmente acho que os melhores filmes de Vampiro são filmes muito fracos... me fiz entender? Os clássicos, quando os revi, considerei chatos, lentos e bucólicos.

Porém, aprecio alguns de Christopher Lee(em especial Drácula o príncipe das trevas).

 

MAD TIGER
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Suspense o filme até tem. Mas terror' date=' nem tanto. Acho que ficção cientifica, com uma boa pitada de suspense é mais adequado. 03

Poderiam abrir mão deste e incluir ai o Gabinete do Doutor Caligari, que ajudou e muito alguns dos diretores mais recentes em criar universos góticos e difusos como nosso velho amigo Tim Burton. Além disto, faltou também  alguns filmes do cinema expressionista alemão como o Nosferatu.

E cadê o Drácula de Coppola? Putz! Vocês boicotaram os vampiros aqui. Hahahah!06 Entrevista com Vampiro, Companhia dos Lobos, Advogado do Diabo, A Dança dos Vampiros, Coração Satânico. Nossa acho que o pecado foi mortal aqui. Seus hereges. Hehehe!

Brincadeira! Eu sei que não dá para colocar todos aqui. Mas existem alguns aqui que não marcaram em nada o cinema de terror e suspense. George Romero fez falta aqui também, e o cara é um mestre do gênero. Se bem que seu último filme, me parece ser uma bomba. [/quote']

 

Eu não boicotei nada...hehe. Tanto é que coloquei dois filmes de vampiros (um bom número até), O Drácula do Coppola e Um Drink no Inferno. Mas o tipo que dominou minha lista foi o de zumbis, quatro filmes. E do Romero eu vi Day of the Dead, que foi meu top 1, e Terra dos Mortos, que eu acho  subestimado pra cacete.

 

Entrevista Com o Vampiro quase entrou, por pouquinho mesmo. E O Advogado do Diabo eu nem lembrei na hora. 09 Mas certamente um ótimo filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em um catálogo particular' date=' considero “Dogville” também um filme de terror, por exemplo, mas isso iria subjetivar demais as coisas por aqui [/quote']

 

Olha só, ninguém comentou, mas que visão interessante. Eu nunca tinha pensado em Dogville desse jeito, mas é mesmo, ele pode sim ser considerado como um filme de terror.

 

Eu ia colocá-lo nos meus comentários iniciais, mas pelo que pelo que pude perceber numa pequena discussão outro dia em um outro tópico, alguns aqui têm problemas com essas definições de gênero. Ainda bem que não pus.

 

Se bem que ao pensar direito, a maioria dos filmes que coloquei muitos (ou a maioria) não consideram terror.

 

Na verdade essa de gênero é bem complicada mesmo. Que nem um caso daqui do tópico, de colocarem O Segredo do Abismo como suspense / terror. Pra mim o filme é ficção cientifica pura, até o talo! Mas vai ver o que essa pessoa gostou do filme foi o suspense dele, sei lá. Não tem como definir exatamente.

 

Pra mim Aliens é terror, pra outros ficção... E assim vai.

 
Link to comment
Share on other sites

Suspense o filme até tem. Mas terror' date=' nem tanto. Acho que ficção cientifica, com uma boa pitada de suspense é mais adequado. 03

Poderiam abrir mão deste e incluir ai o Gabinete do Doutor Caligari, que ajudou e muito alguns dos diretores mais recentes em criar universos góticos e difusos como nosso velho amigo Tim Burton. Além disto, faltou também  alguns filmes do cinema expressionista alemão como o Nosferatu.

E cadê o Drácula de Coppola? Putz! Vocês boicotaram os vampiros aqui. Hahahah!06 Entrevista com Vampiro, Companhia dos Lobos, Advogado do Diabo, A Dança dos Vampiros, Coração Satânico. Nossa acho que o pecado foi mortal aqui. Seus hereges. Hehehe!

Brincadeira! Eu sei que não dá para colocar todos aqui. Mas existem alguns aqui que não marcaram em nada o cinema de terror e suspense. George Romero fez falta aqui também, e o cara é um mestre do gênero. Se bem que seu último filme, me parece ser uma bomba. [/quote']

 

Eu não boicotei nada...hehe. Tanto é que coloquei dois filmes de vampiros (um bom número até), O Drácula do Coppola e Um Drink no Inferno. Mas o tipo que dominou minha lista foi o de zumbis, quatro filmes. E do Romero eu vi Day of the Dead, que foi meu top 1, e Terra dos Mortos, que eu acho  subestimado pra cacete.

 

Entrevista Com o Vampiro quase entrou, por pouquinho mesmo. E O Advogado do Diabo eu nem lembrei na hora. 09 Mas certamente um ótimo filme.

 

Esqueci desses dois na hora 0906. Acho que o único filme envolvendo vampiros que eu coloquei na lista foi o "Garotos perdidos" , eita... 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse aqui é a lista do melhores 100 filmes de terror de todos os tempos, segundo o site Boca do Inferno (a votação aconteceu na página do site no orkut):

 

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974) 22 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

O Exorcista (The Exorcist, 1973) 21 (ARTIGO)

A Morte do Demônio (Evil Dead, 1983) 19 (ARTIGO)

O Iluminado (The Shining, 1980) 15

Halloween - A Noite do Terror (Halloween, 1978) 13 (ARTIGO)

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980) 13 (ARTIGO)

A Profecia (The Omen, 1976) 11 (ARTIGO)

Jogos Mortais (Saw - 2004) 11 (ARTIGO)

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968) 10 (ARTIGO)

A Noite Dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968) 9

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) 8 (ARTIGO)

Hellraiser- Renascido do inferno (Hellraiser - 1987) 8 (ARTIGO)

Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978) 8 (ARTIGO)

A Bruxa De Blair (The Blair Witch Project, 1999) 7

O Albergue (Hostel, 2005) 7 (ARTIGO)

Terror em Amityville (Amityville Horror, 1980) 6

Psicose (Psycho, 1960) 5 (ARTIGO)

Poltergeist, O Fenômeno (Poltergeist, 1982) 5 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992) 5 (ARTIGO)

Carrie, a Estranha (Carrie, 1976) 5 (ARTIGO)

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) 5 (ARTIGO)

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981) 5 (ARTIGO)

O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982) 4 (ARTIGO)

Cannibal Holocaust (Cannibal Holocaust - 1979) 4 (ARTIGO)

Demons (Demons, 1986) 4 (ARTIGO)

Fome Animal (Braindead, 1992) 4 (ARTIGO)

Suspiria (Suspiria, 1977) 4 (ARTIGO)

A Noite dos Mortos-vivos (Night of the Living Dead, 1990) 4 (ARTIGO)

Zombie: O Despertar dos Mortos (Dawn Of The Dead - 1978)3 (ARTIGO)

Dia dos Mortos (Day Of The Dead, 1985) 3

Preludio para Matar (Profondo Rosso, 1975) 3 (ARTIGO)

Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, 1977) 3 (ARTIGO)

Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn, 1986) 3 (ARTIGO)

A Volta dos Mortos Vivos (The Return Of The Living Dead, 1985) 3 (ARTIGO)

A Casa De Cera (House of Wax, 2005) 3 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

O Chamado (The Ring, 2002) 3 (ARTIGO)

O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973) 3 (ARTIGO)

O Massacre da Serra Elétrica (Texas chainsaw Massacre, 2003) 2 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

Os Outros (The Others, 2001) 2

O Silêncio dos Inocentes (The Silence of The Lambs, 1991) 2

Do Inferno (From Hell, 2001) 2

A Profecia 2 (The Omen 2, 1978) 2

Grito de Horror (The Howling, 1981) 2 (ARTIGO)

Jogos Mortais 2(Saw, 2005) 2 (ARTIGO)

Wolf Creek - Viagem Ao Inferno (Wolf Creek, 2005) 2 (ARTIGO)

O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) 2

Last House On The Left (Aniversário Macabro, 1972) 2 (ARTIGO)

Seven - Os Sete Crimes Capitais (Seven, 1995) 2

O Grito (The Grudge, 2004) 2 (ARTIGO)

O Principe das sombras (Prince of darkness, 1987) 2 (ARTIGO)

Frankenstein (Frankenstein, 1931) 2 (ARTIGO)

A Chave Mestra (skeleton key, 2005) 2 (ARTIGO)

Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) 2

Alien - O Oitavo Passageiro (Alien, 1979) 2 (ARTIGO)

Banho de Sangue/Mansão da Morte (Bay Of Blood, 1971) 2 (ARTIGO)

Viagem Maldita (The Hills Have Eyes, EUA, 2006) 2 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

Á meia noite levarei a sua alma (IDem, 1964) 2

O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger, 1985) 2

Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2, 1987) 2 (ARTIGO)

A Bolha Assassina (The Blob, 1988) 2 (ARTIGO)

Advogado do Diabo (The Devil's Advocate, 1997) 2

Espiritos - A morte está ao seu lado (Shutter, 2004) 2 (ARTIGO)

Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie Des Gravens, 1922) 2 (ARTIGO)

A Hora do Espanto (Fright Night, 1985) 2 (ARTIGO)

Abismo do Medo (The Descent, 2005) 2 (ARTIGO)

Brinquedo Assassino (Child's Play, 1988) 2

A Morte (The Dead Next Door, 1988) 2 (ARTIGO)

Cães de Caça (Dog Soldiers, 2002) 2 (ARTIGO)

Freddy x Jason (Freddy x Jason, 2003) 2 (ARTIGO 1) (ARTIGO 2)

Predador (Predator, 1987) 2

Rejeitados pelo Diabo (Devil`s Rejects, The, 2005) 2 (ARTIGO)

A Bruma Assassina (The Fog, 1980) 2 (ARTIGO)

A Máscara de Satã (Black Sunday, 1963) (ARTIGO)

Coracao Satanico (Angel Heart, 1987)

Scanners – Sua Mente pode Destruir (Scanners, 1980) (ARTIGO)

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (Idem, 1966)

O Vampiro da Noite (the Dracula Horror, 1958)

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987)

O Dia em Que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still, 1951) (ARTIGO)

Vampiros de Almas (Invasion of The Body Snatchers, 1956) (ARTIGO)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) (ARTIGO)

Drácula (Dracula, 1931)

Terror nas Trevas/A Casa do Além (The Beyond, 1981) (ARTIGO)

Re-Animator (Re-Animator, 1985) (ARTIGO)

O Monstro da Lagoa Negra (Creature From the Black Lagoon, 1954) (ARTIGO)

O Mistério de Candyman (Candyman, 1992)

A Mosca (The Fly 1986) (ARTIGO)

A Noiva do Frankenstein (Bride of Frankenstein, 1935) (ARTIGO)

O Estranho mundo de Zé do Caixão (Idem, 1968)

Creepshow - Show de Horrores (Creepshow, 1982) (ARTIGO)

O Anticristo (The Anticrist, 1974) (ARTIGO)

Expresso do Horror (Horror Express, 1973)

Exorcismo Negro (Idem, 1974)

A Morte pede carona (The Hitcher, 1986)

A Noite dos Arrepios (Night of The Creeps, 1986) (ARTIGO)

O Mundo em Perigo (Them!, 1954) (ARTIGO)

Ring - O Chamado (Ringu, 1998) (ARTIGO)

Banquete de Sangue (Blood Feast, 1963) (ARTIGO)

O Dia de Satâ (The Third Hand, 1988) (ARTIGO)

Cabana Do Inferno (Cabin Fever: Beneath the Skin, 2004)
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...