Jump to content
Forum Cinema em Cena

Um Dia de Cão


maximum
 Share

Recommended Posts

  • Members

dia-de-cao-poster01.jpg

Sinopse: Em agosto de 1972 um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e transforma-se em um show com uma enorme audiência. Era um roubo que teoricamente duraria apenas dez minutos, mas após várias horas os assaltantes estavam ainda cercados com reféns dentro do banco. Sonny (Al Pacino), o líder dos assaltantes, planejou conseguir dinheiro para Leon (Chris Sarandon), seu amante homossexual, fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia

 

 

Meus Comentários:
Fui motivado a ver o filme pela presença de Al Pacino na película. Por sinal, o único ator conhecido, pelo menos para mim. E posso dizer, não veria o filme sem esse atrativo.

Um filme comum, que apesar do bom roteiro (inclusive vencedor do Oscar de 19), não impressiona na tela!!! Exceto pela boa atuação, mas nada de excepcional, de Al Pacino, o restante do elenco é fraco.

E o final foi mais ou menos previsível, principalmente pela dica antes dada pelo agente do FBI. Quando ele disse que cuidariam do Sal para Sonny, logo pensei que ele seria morto ou preso. O único fator que me supreendeu foi aquela história de homossexualismo de Sonny (nos dias de hoje, fato de pouca importância, mas talvez em 19 isto tenha causado algum espanto a sociedade da época)

O ponto forte do filme, que sempre levo em conta, é que o filme é baseado em fatos reais (acho que filmes baseados em fatos reais dão sempre bons filmes). O fato ocorreu em New York.

Só fiquei na dúvida naquela cena que o personagem de Al Pacino começa a gritar ATTICA, ATTICA. Alguém sabe o significado desta cena?

Nota do Filme (0 a 10): 6,5

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Maximum' date=' vc deveria morrer junto com sua deusa (eca) Zellweger. Como vc pode dar 6,5 para esta obra prima FUNDAMENTAL? [/quote']

 

Clama sapão. Eu adoro Al Pacino. O roteiro é ótimo, o Al Pacino está ótimo, mas o restante...O restante é bem mediano...09

 

O que eu quero dizer é que eu provavelmente não veria este filme se o Al Pacino não estivesse nele...

 

E ainda ti dei (no bom sentido) 1 ponto de reputação. 05
maximum2006-09-28 19:24:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lançado no mesmo que "Um Estranho no Ninho" e revelando o Al Pacino, acho injusta a nota 6,5 e os comentários. Outro membro do elenco é John Cazale ("O Franco-Atirador" / "O Poderoso Chefão"), interpretando muito bem o Sal, além do óvio Pacino.

 

Em relação a ser previsível, oras, o filme é baseado em fatos reias: você queria que desvirtuasse-se a história e do nada Sonny começasse a atirar em geral? O roteiro, aliás, é ótimo: torna a situação em cômica e tensa ao mesmo tempo. A direção de Sidney Lumet, praticamente duas horas levando todo o filme dentro de um banco, também é excelente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Lançado no mesmo que "Um Estranho no Ninho" e revelando o Al Pacino' date=' acho injusta a nota 6,5 e os comentários. Outro membro do elenco é John Cazale ("O Franco-Atirador" / "O Poderoso Chefão"), interpretando muito bem o Sal, além do óvio Pacino.

 

Em relação a ser previsível, oras, o filme é baseado em fatos reias: você queria que desvirtuasse-se a história e do nada Sonny começasse a atirar em geral? O roteiro, aliás, é ótimo: torna a situação em cômica e tensa ao mesmo tempo. A direção de Sidney Lumet, praticamente duas horas levando todo o filme dentro de um banco, também é excelente.
[/quote']

 

1 - John Cazale está muito melhor em Poderoso Chefão do que aqui.

 

2 - Concordo. Realmente fui duro com o filme em relação ao final. Filme baseado em fatos reais deve se basear na realidade!

 

Acho que aumentaria a nota do filme para 7,5

 

Preciso rever o filme com outros olhos...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Brilhante do ínicio ao fim.. é mais do que um simples filme sobre assalto a bancos é tb um retrato do outro lado de NY. O uso de pessoas comuns como figurantes o torna ainda mais interessante e real. Hoje em dia a historia do homossexualismo não choca tanto, isso envelhece um pouco a fita mais nada que estrague a experiencia de assistir a esse cult.05  Acrescenta mais 2,5 nesses 6,5 aí!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Gostei do Filme Um Dia De Cão, o Al Pacino dá um show a parte, bem dosado no filme tem comedia, drama, suspense, ação, policial, e não é um filme cansativo, otimo pra se assistir no inicio ao fim, vale a pena ver, um grande classico sem duvida, considero um dos melhores dos anos 70, o final do filme é realista como deveria ser, na medida certa sem melodramas e hipocrisias como costumamos ver, Um Dia De Cão consta na minha lista já citada lá no topico os melhores filmes dos anos 7003 Connie2006-12-09 01:49:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Brilhante esta comédia policial de Lumet. A exemplo do que faz em seu primeiro filme, a obra-prima maior dos filmes jurídicos, Doze Homens e Uma Sentença, o diretor consegue, através de muita criatividade e segurança, manter a intensidade e a emoção da história tendo apenas um local como cenário (desta vez, um banco). Com isso, revela-se um dos diretores mais inteligentes na utilização deste recurso, que, aliás, é muito apreciado por mim. Ademais, o filme é interessante por saber dosar as cenas de ação com os diálogos ricos e bem-humorados, transformando uma história aparentemente dramática em uma ótima obra de entretenimento. Sem contar que Pacino, pouco tempo após ser revelado pelas primeiras partes da saga da Família Corleone, do visionário Francis F. Coppola, nos brinda com uma de suas atuações mais versáteis e inesquecíveis. Considero Um Dia de Cão um filme fundamental aos adoradores do gênero e, em especial, aos fãs de Tarantino, do qual Cães de Aluguel divide inúmeros elementos com este filme de Lumet. Dan...2006-12-09 19:37:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Claro, porque não? É uma visão extremamente irônica de um assalto à banco. Obviamente, tem grandiosa carga dramática, mas a veia cômica é tão grande quanto ela. Para mim, tanto faz dizer comédia policial com toques dramáticos ou drama policial com toques cômicos. No final, os dois elementos estão lá. É a velha questão da subjetividade genérica no cinema...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...