Jump to content
Forum Cinema em Cena

Anticristo (Antichrist)


texer
 Share

Recommended Posts

  • Replies 247
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

A Coppola tem algo também que acho diferente' date=' e atraente, mas a Charlote não, acho feia mesmo, e sem graça. A voz dela me irrita um pouco, mas gosto de suas atuaçoes. ;D

[/quote']

 

 

Já eu prefiro ela como cantora, aquela Songs That We Sing é ótima. Até pq ela ainda não teve uma grande oportunidade no cinema.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vaia sonora encerra expectativa pelo terror de Lars Von Trier

Orlando Margarido
Direto de Cannes

Nem foi preciso esperar o final da exibição de Anticristo para apostar na reação da platéia de jornalistas, que se confirmou ao final da projeção neste domingo. Em cenas fundamentais durante o filme, que se pretendiam no mínimo estranhas e em último grau assustadoras, ouviam-se gargalhadas, e não aquelas que se esperam como reação instintiva ao medo que ocorre a muitos espectadores.

Eram risadas divertidas e não controladas. Mas estamos num filme pretensamente de terror, de um cineasta que já levou a platéia ao transe e a outros tipos de medo em grandes trabalhos como Dançando no Escuro. Finda as palmas poucas e protocolares, não são poucos os comentários aqui que a fita beira o constrangimento.

Trier lançou mão de um material que não lhe é totalmente novo, um drama psicológico entre pessoas que entram num embate pesado até o limite da destruição, só para lembrar a disputa entre os moradores em Dogville e Manderlay.

A questão foi moldar esse material à ingrata fôrma do terror não apelativo. O casal de Anticristo (Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) percorre essa prova de um iniciante no gênero depois que seu bebê morre num prólogo ao mesmo tempo belíssimo e doloroso, em preto-e-branco e ao som de Rinaldo, Lascia ch´io Pianga, de Handel.

Traumatizada, a mãe entra numa espécie de coma emocional e seu marido, de pretensões psiquiátricas tenta ajudá-la numa terapia informal, levando-a para o refúgio da família, uma cabana na floresta, onde a psicose da moça aflora e estranhos acontecimentos têm início. Dividida em capítulos, como é habitual nos filmes do diretor, a história se passa baseada em três princípios, perda (no sentido de luto), dor e desespero.

Nada de sustos vulgares. Os momentos de impacto, se tal expressão pode ser usada aqui, têm relação com a tortura física que outros filmes já avançaram em gênero e grau. Pretensioso, e vítima de sua pretensão, Trier acredita que conversa barata psicológica, cenas delirantes e de mutilação embrulhadas numa embalagem sofisticada fariam o serviço. Ao menos aqui em Cannes, o método não funcionou.

Especial para Terra

Angelo Voorhees2009-05-17 19:24:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra reportagem, um pouco menos pessimista:

 

17/05/2009 - 17h31

Terror bíblico de Lars Von Trier recebe gargalhadas, aplausos e vaias em Cannes

 

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Cannes

 

 

 

Diretor de filmes tão densos quanto polêmicos - "Dançando no Escuro",

"Dogville" -, o dinamarquês Lars Von Trier conseguiu mais uma vez

acender a fogueira da polêmica em Cannes.

 

  • Divulgação

    Cena do filme "Anticristo", do dinamarquês Lars Von Trier

Seu

novo filme, o terror "Anticristo", recebeu risos e até gargalhadas

durante a sessão de imprensa. Ao final, a plateia se dividiu entre

vaias e aplausos - a maioria vaiava.

 

"Anticristo" é o tipo de

filme que os críticos vão amar odiar, e outros vão amar sem entender

muito por quê. Será avaliado como péssimo por uns e uma obra-prima por

outros. Ao final da sessão, quase nenhum jornalista aceitava dar

entrevista para os canais de TV e internet que cobrem o festival,

porque ninguém conseguia formar uma opinião.

 

Von Trier realizou

o filme após uma grave depressão que viveu há cerca de dois anos, e que

o fez interromper a escritura do roteiro. No material de divulgação,

ele afirma que boa parte das imagens de "Anticristo" veio dos seus

sonhos, que a trama tem apenas o mínimo necessário para mostrar essas

imagens, que não pede desculpas pelo filme, e que o considera o mais

importante de sua carreira.

 

O máximo que se pode dizer sem

estragar a surpresa: devastados com a perda do filho, um casal (Willem

Defoe e Charlotte Gainsbourg) se refugia em uma casa isolada no meio de

uma floresta. Ela sofre e chora muito com a perda, ele cuida dela como

se fosse um terapeuta. Von Trier reveste todo o seu filme de tons

bíblicos, como se Adão e Eva voltassem a uma espécie de inferno final,

ou inferno original - a floresta, não por acaso, se chama Éden. Desde o

início, o conceito do sexo é ligado ao da morte, em algumas imagens

poderosas e outras apenas chocantes.

 

O filme vai dividir

opiniões, mas uma coisa é certa: o prólogo em preto-e-branco, que conta

em poucos planos a história trágica do casal, tem as mais belas imagens

já feitas por Von Trier, ao som de uma sinfonia de Handel. A parte da

floresta, dividida em capítulos, não chega a ser assustadora, mas

contém cenas de impacto envolvendo violência com genitália, muito

sangue e um desespero crescente dos personagens.

 

Nem Von Trier

deve entender os sonhos que teve - e o cinema não precisa mesmo passar

pela compreensão. Mas "Anticristo" ainda vai render muito debate nos

próximos meses. O filme já tem estreia garantida no Brasil, pela

distribuidora Califórnia, mas a data ainda não foi definida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Von Trier é o mestre da polêmica mesmo. Achava que esse Antichrist seguiria mais uma linha de gênero, mas lá vem ele complicar a vida dos críticos. rs

Saiu uma crítica positiva(?) bem interessante dizendo que o filme é fudido, seja para o bem ou para o mal:

 

Cannes 2009 Review: Lars von Trier's Antichrist

May 17, 2009
by Alex Billington

Lars%20von%20Triers%20Antichrist

Am I as screwed up as either of the characters in Antichrist if I say I had a blast watching this? Maybe it was the excitement in the air before it started, or maybe it was the combination of the laughs, shrieks, cheers, and jeers throughout Lars von Trier's latest film, but I think I enjoyed it. See that's the problem - Antichrist is fucked up. In a good way? Or in a bad way? Even I don't know the answer to that question (or maybe that's something you'll decide for yourself), but I can tell you it's one hell of an exhilarating experience watching this. My gut feeling coming out of it is that I actually liked it, screwed up or not.

I don't want to say anything about what happens in this. Part of the experience is watching it all play out, from the first frame to the last frame. Lars von Trier bookends the story with a prologue and an epilogue, both beautifully conceived and shot exquisitely, and they're essential to getting the full picture. But beyond that, all I'll say is that the story only involves Willem Dafoe and Charlotte Gainsbourg as a married couple who experience some incredible trauma and then head to their cabin in the woods for therapy. Dafoe is mainly trying to help Gainsbourg, who has the worst problems, but even she can't be fully cured anymore.

The funny thing is that Park Chan-wook, who is known for going to extremes as seen in his Vengeance trilogy, is not the one who went to the extreme this year. Park's Cannes film, Thirst, is tame in comparison to both Bong Joon-ho's new film Mother and von Trier's Antichrist. It's takes a while to get there, but eventually everything goes crazy in Antichrist, and while some will have to turn away, I expect others will lavish in this insanely edgy filmmaking. Von Trier breaks every "rule," but does it in a way that is so beautiful, it's almost hard not to appreciate it. At least, that's exactly what I thought sitting in the theater.

Lars von Trier is a brilliant filmmaker, but he's also fucked up. He's got some personal problems, and some will love seeing him explore those problems through cinema, while some will hate it (right now, I'm for the former). I honestly don't really know what to even think about Antichrist - my mind is still numb from the whole experience. I really expect this to split audiences the same way Michael Haneke's Funny Games does. In fact, I'm very curious to see Antichrist again, because I may have a completely different interpretation the second time around. So be on the look out for that review, as I'll probably have way more to say then.

BrnoSoares2009-05-17 20:32:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Whether this is a bad' date=' good or great film is entirely

beside the point. It is an audacious spit in the eye of society. It

says we harbor an undreamed-of capacity for evil. It transforms a

psychological treatment into torture undreamed of in the dungeons of

history. Torturers might have been capable of such actions, but they

would have lacked the imagination. Von Trier is not so much making a

film about violence as making a film to inflict violence upon us,

perhaps as a salutary experience. It’s been reported that he suffered

from depression during and after the film. You can tell. This is the

most despairing film I’ve ever have seen.

What can be said is that von Trier, after what many found the

agonizing boredom of his previous Cannes films “Dogville” and

“Manderlay,” has made a film that is not boring. Unendurable, perhaps,

but not boring. For relief I am looking forward to the overnight

reviews of those who think they can explain exactly what it means. In

this case, perhaps, a film should not mean, but be.

[/quote']

 

Link to comment
Share on other sites

* lembrando que dançando no escuro também foi vaiado em sua estréia em Cannes

 

 

Minha expectativa aumentou a mil. Sério, dizem que a sessão lá foi um choque, uma histeria coletiva de vaias e aplausos ao mesmo tempo, com direito a cenas que causaram reações extremas. Tinha que ser o Von Trier pra espantar o tédio que esses festivais tem sido ultimamente.

 

O Ebert escreveu coisas interessantes a respeito do filme:

 

 

At certain moments there was nervous laughter. When it was all over, we staggered up the aisles. Manohla Dargis, the merry film critic of The New York Times, could be heard singing "That's Entertainment!"

Whether this is a bad, good or great film is entirely beside the point. It is an audacious spit in the eye of society. It says we harbor an undreamed-of capacity for evil. It transforms a psychological treatment into torture undreamed of in the dungeons of history. Torturers might have been capable of such actions, but they would have lacked the imagination. Von Trier is not so much making a film about violence as making a film to inflict violence upon us, perhaps as a salutary experience. It's been reported that he suffered from depression during and after the film. You can tell. This is the most despairing film I've ever have seen.

If, as they say, you are not prepared for "disturbing images," I advise you to just just stop reading now.

Beckin2009-05-17 20:41:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todd McCarthy (Variety):

 

 

Lars von Trier cuts a big fat art-film fart with "Antichrist." As if deliberately courting critical abuse, the Danish bad boy densely packs this theological-psychological horror opus with grotesque, self-consciously provocative images that might have impressed even Hieronymus Bosch, as the director pursues personal demons of sexual, religious and esoteric bodily harm, as well as feelings about women that must be a comfort to those closest to him. Traveling deep into NC-17 territory, this may prove a great date movie for pain-is-pleasure couples. Otherwise, most of the director's usual fans will find this outing risible, off-putting or both -- derisive hoots were much in evidence during and after the Cannes press screening -- while the artiness quotient is far too high for mainstream-gore groupies.

Dividing the narrative into four chapters bracketed by the prologue and an epilogue, the helmer switches to color as the mother (Charlotte Gainsbourg)leaves more than a month's hospitalization and enters into the care of her husband (Willem Dafoe), a professional therapist. In one of her quieter moments in this chapter, entitled "Grief," the woman triggers a calm argument, accusing her mate of indifference over their son's death, even as she assumes responsibility for it. So capably does the man seem to guide his wife through her trauma that the line becomes blurred as to whether he's functioning more as husband or therapist, as he semi-jokes, "Never screw your therapist," when she gets frisky.

After the woman is pushed to confess that she's more afraid of the "garden, Eden," than almost anything else, where does hubby take her but to their cabin deep in the forest, where the woman spent part of the previous summer alone with her son. This chapter on "Pain" actually charts the woman's self-proclaimed recovery, but ends unpromisingly with a disemboweled fox rising out of the ferns to announce, "Chaos Reigns."

The ante is upped, and a climax of sorts is achieved, in "Despair," reassuringly subtitled "Gynocide," and if one is uncertain as to what the latter means, rest certain von Trier will graphically illustrate it. Suffice to say the woman's mental health takes a turn for the worse, she vividly pleasures her man in a conspicuously unwelcome manner and then, apparently inspired by images of medieval torture inflicted upon women, finds a way to impale him that Hollywood's leading torture-porn experts will kick themselves over not having dreamed up first.

But the woman generously saves the most gruesome, preferably unwatched act for herself in the final chapter, the title of which, "The Three Beggars," provides no revelations worth waiting for.

Offering the opposite of hope for anyone aspiring to recover from grief through therapy, analytical or experiential, and perhaps distantly inspired by the marital battles in Strindberg, "Antichrist" does not even raise the possibility of healing through religion, leaving the title to seem rather arbitrary and more than a little pretentious. Moreover, the blood-smeared sensationalism smothers what serious thoughts the script serves up in passing, just as the sexual interludes detract from the film by playing peek-a-boo and making you try to figure out what's real and/or how it was faked.

Looking very good, Dafoe maintains his dignity most of the way with a performance of seriousness and tact, while Gainsbourg veers between sullenness and extreme histrionics. Only people to appear in the film aside from the lead actors are the little boy and some extras near the beginning and at the end.

 

BrnoSoares2009-05-17 21:27:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ué, mas terror não é isso? provocar medo, repulsa, incômodo no espectador? ultimamente os filmes de terror estão sendo produzidos para crianças e adolescentes, leves e até bem humorados, salvo algumas exceções....terror é isso mesmo, soco no estômago sem dó...lembro me do impacto que causou filmes como O Exorcista, O Bebê de Rosemary, Evil Dead, Hellraiser, O Iluminado, do injustiçado Príncipe das Sombras de John Carpenter (filmaço, recomendo), Enigma do Outro Mundo, dos Cronembergs e até mesmo do maluco Ruggero Deodato com seus filmes sobre Canibalismo e afins (mas isso é outra história)....se tem nego incomodado com o filme é porque cumpre o que promete e espero que vá mais além, pois sinto falta de filmes realmente aterrorizantes que me incomodem, pois é para isso que pago para ver filmes de terror....matarm o terror há tempos atrás e Lars Von Trier quer ressucitar...espero que deixem o cara trabalhar em paz... e esse Anticrhist merece uma conferida....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Longa que causou polêmica em Cannes será editado para mercados específicos - 20/05/2009 16:21

Lars Von Triers dividiu Cannes com seu polêmico Anticristo, porém, para todos, é unânime que se trata de um filme forte.

E, ao que parece, a produtora do longa, a dinarquesa Zentropa, não quer afugentar um número expressivo de espectadores. Tanto que, segundo a Efe, já foi encomendada uma versão mais leve da produção para os mercados tradicionalmente mais suscetíveis a cenas pesadas.

Para Peter Aalbark, diretor da Zentropa, a nova versão também poderá ser mais facilmente adquirida pelas emissoras de televisão.

Segundo ele, será feita "uma versão católica" para os "mercados mais beatos". As cenas que serão eliminadas ainda não foram escolhidas, mas Zentropa já confirmou que está conversando com distribuidores para encontrar "a fronteira da dor".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"A fronteira da dor" só pode ser a cena que o AwardsDaily descreveu:

 

SPOILERS! E SANGRENTOS!

So far, no review has gone into gruesome details, though, from what we gather, here’s how it goes down, more or less: After knocking him unconscious, Gainsbourg bores a hole in Dafoe’s leg with a hand drill and bolts him to a grindstone to keep him from escaping. Then, she smashes his scrotum with some sort of blunt object (the moment of impact happens slightly below the frame). We don’t actually see his testicles become disengaged from this body, though it’s apparently implied. Next, she brings him to a climax with her hands and he ejaculates blood (yes, it’s shown). But that’s not all! Later, in an extreme closeup — lensed by Oscar-winning Slumdog Millionaire cinematographer Anthony Dod Mantle! — Gainsbourg cuts off her own clitoris with a pair of scissors.

Worst. Date Movie. Ever. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com tudo que o Crazy falou. E não li os spoilers mas, se há "violência com genitália" e "muitos homens passaram mal", não há muita dúvida sobre qual genitália sofreu violência no filme em questão 06.gif

 

 

 

O filme ser vaiado pode ser um bom sinal. Ou não, rs.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

talvez essa cena da genitália causa impacto mais pelo sangue e pela crueza da cena.....talvez, ainda nao vi.....

diferentemente de Linda Blair em o Exorcista, se masturbando com um crucifixo.....imagino uma cena dessas hoje em dia.....
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...