Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filme x Filme


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Te Pego Lá Fora X Namorada de Aluguel

 

Te Pego Lá Fora.

 

Quem não viveu situação parecida? Quem já não se viu de pernas bambas por ter que enfrentar um valentão birrento qualquer por motivos que você nem sabe direito quais? Eu já. 06 E o filme mostra toda a banalidade da situação de maneira excepcional. Por que a situação é banal. O que de importante tem em uma simples briga de colégio? Bom, eu digo com experiência própria, que se você é um dos envolvidos em desvantagem da situação, que essa simples briguinha se torna de suma importância, lhe coroe por dentro, os minutos se transformam em segundos, e tudo o que lhe gira parece palco para o massacre que está por vir. O filme mostra toda a melancolia, ansiedade e desespero que o personagem Jerry Mitchell sente, de maneira excepcional. E alias, Jerry, inclusive é uma das razões pelo filme ser o que é. Ele transmite com fidelidade todos os sentimentos descritos e serve como a indentificação imediata com o espectador. Todos torcem por Jerry, mesmo que questionem algumas de suas ações, não tem como não torcer pra ele, já que é quase que involuntário se pôr em parte ou outra, na pele do pobre rapaz. Alias, ele é um rapaz gente boa, amigo e que vive uma vida tranquila, o que torna tudo extremamente mais engraçado, e por que não, tenso, já que obviamente Jerry não é o mais preparado para viver tal situação. Por tudo isso que eu descrevi, quando a aguardada luta finalmente chega, impossível não ranger os dentes (como todos a volta parecem estar fazendo, inclusive o diretor da escola 06) e abrir um sorrisão sádico quando Jarry esmurra a cara do valentão Buddy Revell usando sua própria soqueira. Extremamente divertido, já é um clássico dos anos 80.

 

Só pra constar, adoro muito "Namorada de Aluguel" também.

 

Stalker X O Anjo Exterminador (meu voto, Stalker, de longe, mas adoro ambos)
Tensor2006-11-24 21:01:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lolita x De Olhos Bem Fechados

 

Dois Kubrick's logo, dois filmes bons. Mas no caso de Lolita, no meu caso, eu considero inferior à maioria do mestre. Tenho um certo bloqueio para o filme o que pede uma revisitada. Adoro de Olhos Bem Fechados, e ainda que não seja um dos melhores dele, foi um ótimo final de carreira, e com direito a Nicole. Não tenho muitos argumentos, o motivo mesmo é que sou meio atravessado com Lolita.

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins
Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

Stalker x O Anjo Exterminador

Cazuza - O Tempo Não Pára x 2 Filhos de Francisco

 

Meu voto: eu ficaria em dúvida. 2 Filhos de Francisco é melhor, mas o Cazuza é foda e o filme não é ruim. Pelo filme mesmo votaria em 2 Filhos de Francisco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

2 Filhos de Francisco

 

Eu não gosto de Cazuza - O Tempo Não Para. Achei ridículo o tratamento que deram ao personagem-título, como se Cazuza não passasse de um viadinho mimado filho-da-puta. Por outro lado, 2 Filhos de Francisco é fantástico, mais que a história de Zezé Di Camargo e Luciano, uma história sobre o amor de um pai a seus filho. Um dos melhores filmes do ano passado que inclusive tenho em DVD. 02

 

Próximo embate:

 

Menina de Ouro x O Aviador

 

ou

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago

Stalker x O Anjo Exterminador

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Menina de Ouro x O Avidor

Podem me matar, mas acho 'O Aviador' um filme ruim, cansativo e vazio. Eu sei que isso rende uma grande discussão, mas estou só sendo sincero. Menina de Ouro foi uma surpresa. Pelo tema do filme, esperava não gostar tanto, mas o Clintão é fodão e o filme também. Não é dos meus preferidos, mas é um ótimo filme. Portanto, escolho ele. 05

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins
Prisioneiro da Escuridão
x
O Silêncio do Lago
Stalker
x O Anjo Exterminador

Réquiem para um Sonho x Trainspotting

 

denovo, se for repetido, alguém troca please!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Posso responder de novo? Se não, eu edito a mensagem.

 

Menina de Ouro X O Aviador.

 

Menina de Ouro.

 

Embate difícil, não que os filmes sejam obras primas do gênero, são apenas competentes no que se propõe, e extremamente nivelados. Mas fico com a obra do Clintão. Ele consegue transformar um roteiro cheio de clichês e pieguices, em uma hitória bonita de amizade. Sim, tem toda a questão ética a ser tratada na escolha do personagem do Clintão na hora que atende o pedido da Hilary, sim é um assunto que exige reflexão, mas pelo menos pra mim, não é o melhor do filme. O melhor do filme é amizade criada entre mestre e pupilo, uma amizade que chegou na hora certo para ambos. Em um dos lados, um personagem já sem expectativas, que acabara de sofrer um forte decepção, seu pupilo, ao qual ele dedicou por anos toda seu trabalho e afeto, o larga por uma oportunidade melhor de emprego; e no outro, uma jovem cheia de sonhos, que mesmo estando em situação totalmente adversa para carreira que deseja seguir, não desiste nunca, mostrando-se sempre focada em seu sonho. O vinculo de amizade que se cria entre os dois é maravilhoso, muito bem construido pelo excelente Clintão é sua, mais uma vez, excelente direção. Todo o impacto causado no final é fruto dessa magnifica direção, que ao contrário do que muitos reclamam, não foi injusta ter recebido o Oscar, assim como não teria sido se o Scosa vencesse.

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins
Prisioneiro da Escuridão
x
O Silêncio do Lago
Stalker
x O Anjo Exterminador

Fogo Contra Fogo x Scarface (adicionado)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ops, ambos respondemos, hein Lunatic? Hehe. Acho que dá pra deixar assim, né?

 

Vou atualizar os filmes pra não dar confusão.

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins
Prisioneiro da Escuridão
x
O Silêncio do Lago
Stalker
x O Anjo Exterminador

Réquiem para um Sonho x Trainspotting

Fogo Contra Fogo x Scarface
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

OK, Tensor ... Neste caso ficamos assim:

 

A Noviça Rebelde x Marry Poppins

Prisioneiro da Escuridão

x O Silêncio do Lago

Stalker

x O Anjo Exterminador

Fogo Contra Fogo x Scarface

Trainspotting

x Réquiem Para um Sonho

Quanto mais melhor. 02

 

EDIT: Eita Tensor, que confusão !!!! 06

Engraxador!2006-11-24 21:44:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Noviça Rebelde

 

Marry Poppins também é fantástico. A Julie Andrews encanta nos dois. Só que Poppins é mais infantil e assistir-lhe é menos prazeroso que o genial A Noviça Rebelde, por causa da direção do Robert Wise, nos verdes campos às belas casas, com sua trilha inconfundível e inesquecível e a participação das crianças só eleva a qualidade das músicas e dos tons. Ambos marcaram minhas infâncias e criticá-los seria d euma injustiça sem tamanho, mas A Noviça é ainda contemporâneo e agraciador.

 

Vou deixar os quatro embates, porque adorei este primeiro (se der, vou até responder, estou pensando em qual votar) e não quero sobrecarregar:

 

Fogo Contra Fogo x Scarface

Prisioneiro da Escuridão x O Silêncio do Lago
Stalker
x O Anjo Exterminador

Trainspotting x Réquiem Para um Sonho
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scarface

 

Scarface é sem dúvida um dos melhores filmes do Brian de Palma, a atuação do Al Pacino é perfeita, e o filme acompanha a ascensão de Tony Montana de forma incrível, explorando conflitos entre mafiosos, ambição, muita violência e ainda tem Michelle Pfeiffer. É sem dúvida uma referência do gênero e de Palma é foda, é um cara que tem identidade, que confia no seu trabalho, e por todos esses motivos é um dos meus diretores preferidos. Já Fogo Contra Fogo, francamente achei cansativo na época em que vi, o roteiro não se desenvolveu com a mesma agilidade de Scarface, e francamente, Michael Mann, já fez obras bem mais significativas do que esta. O ponto forte do filme são sem dúvida as atuações e vale uma conferida para ver Natalie Portman em início de carreira.

 

Próximo embate:

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Stalker X O Anjo Exterminador

Trainspotting X Réquiem para um Sonho

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alien vs Aliens - O Resgate (versão do diretor)

Meu voto vai para Aliens - O Resgate, pois nos mostrou uma visão aterradora dos Aliens, onde no primeiro filme nós nem imaginavamos, fora que os efeitos especiais também são um show à parte ! A versão do diretor é a melhor ! 03
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Stalker X O Anjo Exterminador

Trainspotting X Réquiem para um Sonho

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

 

 

Stalker

 

Embora adore o Anjo também.. ambos no top 50...Segue meu (longo) comentário do filme, quando o assisti. ATENÇÃO: Contém SPOILERS: (embora ache que hoje em dia escreveria um texto totalmente diferente, muitas impressões permanecem intactas)

 

 

Em um lugar sem nome, sem identidade, em território russo

repousa um local chamado Zona. Em um lugar específico de Zona, existe um Quarto

onde todos os desejos mais profundos do ser humano poderiam se realizar, mas

apenas indivíduos conduzidos por um Stalker, homem com dons mentais capaz de

visualizar e desviar das armadilhas terríveis do local, poderiam atingir tal objetivo.

 

 

 

O filme acompanha três

indivíduos. Um deles é um Stalker e decide levar em sua companhia em uma de

suas periódicas viagens ao local chamado Zona, dois homens, um escritor que não

suporta o ofício porque não acredita que possa contribuir com absolutamente

nada para seus leitores (símbolo da combinação de sentimentos que compõem a

alma humana) e um cientista que permanece a maior parte do tempo calado,

preocupado com as observações do local (símbolo da ciência). O Stalker (símbolo

da fé) não pode entrar no Quarto, mas sua tarefa é conduzir os homens e

preparar suas mentes para os sentimentos obscuros que a alma desperta no lugar.

Os três indivíduos se encontram em uma profunda e complexa crise existencial, a

qual corrói e ameaça a alma de cada um dos homens. Para qualquer um deles, a

perda de sua característica fundamental, que governa simbolicamente seus

procedimentos representa a perda de identidade e um aprofundamento maior da

crise. E estes homens estão muito próximos de perder isso.

A condução pelo

Stalker parece estranha a princípio. Ele conduz os homens através de um caminho

que seria traçado mentalmente.

Arremessando sucessivamente, a cada passo,

um artefato, servindo para verificar a segurança de caminharem por cada

centímetro da Zona e evitar suas cruéis armadilhas, expõe suas idéias enquanto

estimula os outros a compartilharem de suas reflexões sobre a vida até tal

ponto. O que vemos é um dos melhores roteiros da história do cinema em minha opinião, com uma explosão de metáforas e

simbologias belíssimas expressas em palavras por vezes belas, por vezes

angustiantes, mas sempre profundas e filosóficas, atingindo um caráter de

linguagem universal, que afeta tanto os personagens quanto o espectador, que se

sente aprisionado em suas próprias visões reflexivas da vida.

 

As cores são algo de fantástico no filme. O início do

filme, totalmente marrom, opaco, sem vida,antes dos viajantes conseguirem

chegar em Zona é a URSS atual (de 1979), cujo pensamento é dominado por

cientistas e impostos através da literatura e meios de comunicação.

 

A longa

viagem do local até a Zona é refletida na tomada curiosamente enorme do caminho

traçado pelos três homens, sempre focalizando a espetacular expressão de

desgaste e cansaço, enfim, de desesperança dos homens. O questionamento dos

indivíduos ao adentrar a Zona, local representativo da Esperança, com cores

vivas e deslumbrantes se sustenta na fé, representada pelo Stalker. Na verdade,

o que vemos no local chamado de Zona é algo extremamente comum, um local

próximo a um edifício antigo velho, onde se encontra o Quarto. Será que algo de

fato aconteceria a eles se de contrariassem o caminho traçado pelo Stalker? Os

perigos terríveis existem? Ou tudo é uma questão de acreditar que aconteceria?

 

 

Embora nada seja conclusivo no filme e, no final, descobrirmos através de uma

cena extremamente bela, em que tipo de seres humanos Tarkovsky deposita a fé e

a esperança de um mundo melhor, sua linguagem cinematográfica e seus símbolos

que permeiam todo o filme na integridade, comunicam-se diretamente com nossa essência

causando um efeito desnorteante e absolutamente incomparável, como somente

poucos, muito poucos diretores conseguem realizar. A pergunta quando você

termina de assistir um filme como esse é: existe algo mais belo e perfeito no

mundo do Cinema? 

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Trainspotting X Réquiem para um Sonho

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Os Infiltrados X O Grande Truque (novo!!)

Mr. Scofield2006-11-25 13:22:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alien vs Aliens - O Resgate (versão do diretor)

 

Meu voto vai

para Aliens - O Resgate' date=' pois nos mostrou uma visão aterradora dos

Aliens, onde no primeiro filme nós nem imaginavamos, fora que os

efeitos especiais também são um show à parte ! A versão do diretor é a

melhor ! 03

[/quote']

 

Minduim, acho que você não entendeu a proposta do

tópico. Você deve responder o embate de outra pessoa e propor um novo

para que outro responda. Desculpe se não fui muito claro, já que fui eu

que pedi para você vir aqui.

 

 

 

E parabéns ao Scofield por ter escrito a maior resposta da história do Filme x Filme. Quando eu vir os dois filmes em questão lerei o comentário.

 

 

 

E os atuais desafios são:

 

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Trainspotting X Réquiem para um Sonho

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Os Infiltrados X O Grande Truque

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Infiltrados

 

Gostei de O Grande Truque, mas a maneira como o filme foi conduzido torna o twist no final um pouco incompatível com a lógica que o filme toma para si no resto da projeção. Além disso, Os Infiltrados é um filme sensacional, com um elenco em perfeita sintonia, e com (quase) tudo nos eixos: fotografia, trilha (tem alguns momentos que fizeram adicionar o quase), a edição, a direção. 2h30 em ritmo frenético. DiCaprio cria um sujeito em constante paranóia de ser descoberto, e tem que lidar com os desvios morais de ter uma vida dupla. Jack Nicholson faz um chefão à moda Nicholson, o que nunca deixa de ser divertido. O Damon também está muito bem, consegue fazer um misto de bundão/mau caráter/frustrado/ambicioso e determinado com habilidade. O Wahlberg tem momentos ótimos, e o Baldwin também (a fala dele sobre a geração saúde é ótima). Proporciona um dos momentos mais tensos do ano (spoiler: a morte do Queenan), uma das cenas mais hilárias; a viagem de cocaína do Costello. Já falei bastante dos dois filmes nos tópicos deles.

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Trainspotting X Réquiem para um Sonho
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

+ Casablanca X Cidadão Kane
rubysun2006-11-25 20:30:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tinha um mais difícil para botar não, rubysun? 06

Casablanca.

 

Acho, porque preciso rever o romance mais bonito da face da Terra, com seus diálogos ásperos, clássicos e encantadores (exemplo: "Play it again, Sam") e as atuações destruidoras de todos - Humphrey Bogart detonando com seu sarcasmo providencial, Ingrid Bergman belíssima, Claude Rains, Dooley Wilson e Paul Henreid - com um roteiro criativo, levemente irônico e contestador com um final triste e perfeito, além do triste tocar do paino de Sam consagrando o filme com As Time Goes By (toda vez que ouço, as lágrimas quase vêm). Cidadão Kane é igualmente genial e a maneira como a ferrenha crítica à política americana se descortina é, no mínimo, esquisita: a busca por Rosebud (e o valor de tal palavra é simplório, cativante e surpreendente).

 

Embates:

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Trainspotting X Réquiem para um Sonho
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

--- A Última Tentação de Cristo X Touro Indomável
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Casablanca

 

Pergunta injusta esta, heim rubysun? Não para com os filmes, mas para quem responde (no caso, minha pessoa) Ok, Cidadão Kane pode ser o filme mais importante já feito em toda história mas, em minha ótica pessoal, não consigo considerá-lo melhor que Casablanca. Na verdade, as dois são grandes obras-primas da década de 40, um dos períodos mais fantásticos do cinema. Porém, a história de amor apresentada em Casablanca é eterna e emocionante como poucas. Bogart e sua canastrice corriqueira e a doce Ingrid Bergman formam um casal inesquecível, e o elenco de suporte, com Paul Heinred, Claude Rains e Peter Lorre, é extremamente competente. Sem contar que o roteiro, não raramente considerado o melhor já escrito (embora eu acredite ser exagero), é repleto de diálogos dos mais perfeitos que podem ser encontrados em um filme. A cada duas frases de Bogart, uma é antológia, por assim dizer. Já o final, imortalizado na mente de cada cinéfilo, é um primor de dramaticidade romântica. Para mim, quiça seja esta a maior amostra do verdadeiro cinemão clássico hollywoodiano. Um filme apaixonante e imprescindível.

 

Soma-se à lista: Manhattan X A Rosa Púrpura do Cairo
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deixemos assim:

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Trainspotting X Réquiem para um Sonho
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

A Última Tentação de Cristo X Touro Indomável

Manhattan X A Rosa Púrpura do Cairo

 

Olha só, não sei o que vocês pensam a respeito, mas eu morro de preguiça de postar por aqui quando tem mais de um embate, qué dirá 5 (!!!!!). Portanto, peço licença para o pessoal e irei responder 3 embates e não ieri propor nenhum novo, para que possamos reduzir novamente para 1 embate por vez, ok?! Espero que valha...

 

Então:

 

Trainspotting X Réquiem para um Sonho

RÉQUIEM PARA UM SONHO

 

Apesar de achar o filme de Danny Boyle um retrato brilhante sobre uma geração e as conseqüências do uso de drogas na vida de cada um, RÉQUIEM ultrapassa esse limite, construindo um filme sobre o sonho de todos nós e como eles vão ficando no meio do caminho. E, calro, o impacto das drogas. RÉQUIEM é um soco no estômago, seu ato final é de um preciosismo mágico, revelando um nível de angústia poucas vezes alcançado na história recente do cinema, onde Darren Aronofsky não dá nenhuma brecha para que possamos respirar, a não ser no fade-out final, quando a música se encerra (mas fica presente na cabeça do público, assim como a força do filme como um todo). Elenco primoroso, trilha magistral, virtuosismo técnico...todos os motivos necessários para tornarem o filme uma obra-prima contemporânea.

 

 

A Última Tentação de Cristo X Touro Indomável

 

TOURO INDOMÁVEL

 

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO é um filme bastante corajoso, um estudo brilhante de Scorsese e um retrato paupável dos momentos de Cristo como podem ter sido. Mas TOURO INDOMÁVEL é seu melhor filme, um dos maiores da história. Tem a abertura mais brilhante da carreira dele, o discurso final mais pertinente, as melhores cenas de boxe da história, a melhor das atuações de Robert De Niro, o retrato fiel do submundo, uma fotografia magistral...meu Deus, o filme é uma obra-prima. Pra competir com ele, só TAXI DRIVER...e ainda assim, TOURO INDOMÁVEL sai na frente...por um nariz!

 

Manhattan X A Rosa Púrpura do Cairo

 

MANHATTAN

 

Aqui já não existe comparação...CAIRO é um filme delicioso, uma bela homenagem ao cinema e tudo mais...mas MANHATTAN, ainda que Woody Allen não goste, é um de seus filmes mais fantásticos e, sem dúvidas, seu trabaho mais apurado.

Por que escolher MANHATTAN?

 

 “An idea for a short story… about, hmm, people in Manhattan, who are constantly creating these real unnecessary neurotic problems for themselves ´cause it keeps them from dealing with more unsolvable terrifying problems about the Universe. Well, it has to be optimistic. All right, why is life worth living? That’s a very good question. Well, there are certain things I guess that make it worthwhile. Like what? Ok… for me, I would say, what, Groucho Marx, to name one thing, and Willie Mays, and the second movement of the Jupiter Symphony, and, uh, Louie Armstrong recording of “Potatohead Blues”, Swedish movies, naturally, Sentimental Education by Flaubert, Marlon Brando, Frank Sinatra, those incredible apples and pears by Cezanne, the crabs at Sam Wo´s, Tracy’s face.”

Precisa de mais algum motivo? Bem...a cena em que Keaton e Allen passeiam pelo Central Park e que depois sentam em um banco à beira de um lago...essa cena é também o cartaz do filme...aquilo é uma pintura sublime!

Bem, espero que vocês finalizem os que restam (ainda não vi O SILÊNCIO DO LAGO nem SINDROME DE CAIM) e que fique só um...é bem mais tranquilo de acompanhar! Continua assim então:

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago
Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Thico2006-11-27 19:49:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou dizer pela última vez: Quanto mais, melhor !!! 1106

 

O jogo estava indo em uma velocidade incrível, mas o Thico travou deixando os dois embates com filmes que ninguém viu. 06 Por isso, vou acrescentar mais um desafio, mas sintam-se para responder os outros se quiserem.

 

Prisioneiro da Escuridão X O Silêncio do Lago

Síndrome de Caim X Dublê de Corpo

Pulp Fiction X Matrix

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...