Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2021: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Minha vez de ver "On The Rocks", uma autointitulada comédia da Sofia Coppola.

Normalmente, eu faço textos enormes sobre os filmes mais aguardados no ano. Mas o que dizer desse filme? É tão leve, tão leve, tão leve, que beira o superficial.  Um Feel-good sem qualquer tipo de pensação, tímido até mesmo em ser comecial, embora cinéfilos reconheçam paralelos com "Lost in Translation", e por que não dizer com a relação de admiração da diretora com o próprio pai. Mas mesmo essas pequenas conexões não fazem do filme grande cinema.

Quanto ao filme de 2003, temos novamente uma cena de passeio noturno em um carro preto de onde de aprecia a metrópole; uma cena de elevador; não conversas de elite em ambientes chiques... Mas sem a profundidade disfarçada. Naquele filme, poucos atentam para isso, temos uma protagonista filósofa (fotógrafa como o esposo, mas uma fotógrafa de mentes,) que fica admirada (na linguagem filosófica, o "páthos") de as pessoas ficarem imersas jogando video-game...Aqui a escritora é uma ...desculpe... uma parva...improdutiva, que não consegue ter uma epifania com o mundo, com a vida, não demonstra em nenhum momento um "sentimento do mundo"...

Bill Murray faz o papel de Bill Murray. Nada demais. Charmosinho, levemente ácido, levemente engraçado, levemente esnobe, um representante do antigo mundo masculino fadado a ser apagado pelo neofeminismo. E, que estranho, acho até que pode ganhar o Oscar de Coadjuvante por este papel. Ou melhor, pela carreira.

On the Rocks Movie Poster - IMP Awards

Link to comment
Share on other sites

  • Members
22 hours ago, Big One said:

 

 

Acho que não tem como comparar. Os estúdios estão com as mãos atadas. Sem cinema físico como podem fazer grandes estratégias, fazer grandes lançamentos? É ligado o 'modo sobrevivente on', e só mandar descarte, os que não vão ter grandes prejuízo mesmo, só pra ter algo ali.

Streaming estão mais a vontade já que o 'modus operandi' deles não depende dos cinemas físicos e sem cinema, eles acabam ganhando mais, então é só correr pro abraço.

 

Temos que esperar o pós-pandemia (se e quando ocorrer) pra ter ideia como o mercado de forma geral vai se comportar depois disso tudo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A exemplo do recente "Abominável", "A caminho da Lua", dirigido por Glen Keane, é uma animação Netflix para mostrar o soft power da China (O Futebol americano ou o Beisebol será substituído no mundo do cinema pelo Tênis de Mesa). É cultura chinesa "prêt-à-porter", aos moldes ocidentais. O roteiro é simplório, cheio de caminhos já traçados, com animais fofos como muleta cômica, e final moralista redentor...

A animação em si é bonita, mas nada empolgante, colada demais no mundo visual da Disney ou da Pixar.

No entanto, penso que será indicado ao Oscar da categoria, e talvez consiga beliscar uma indicação, completamente imerecida, de Melhor Canção.

a-caminho-da-lua-poster - Blog Moda InfantilBlog Moda Infantil

Link to comment
Share on other sites

  • Members

30th Annual IFP Gotham Awards:

The 2020 IFP Gotham Award nominations are:

Best Feature
The Assistant
Kitty Green, director; Scott Macaulay, James Schamus, P. Jennifer Dana, Ross Jacobson,
producers (Bleecker Street)
First Cow
Kelly Reichardt, director; Neil Kopp, Vincent Savino, Anish Savjani, producers (A24)
Never Rarely Sometimes Always
Eliza Hittman, director; Adele Romanski, Sara Murphy, producers (Focus Features)
Nomadland
Chloé Zhao, director; Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher, Dan Janvey, Chloé Zhao,
producers (Searchlight Pictures)
Relic
Natalie Erika James, director; Anna Mcleish, Sarah Shaw, Jake Gyllenhaal, Riva Marker, producers
(IFC Midnight)

Best Documentary
76 Days
Hao Wu, Weixi Chen, Anonymous, directors; Hao Wu, Jean Tsien, producers (MTV Documentary
Films)
City Hall
Frederick Wiseman, director; Frederick Wiseman, Karen Konicek, producers (Zipporah Films)
Our Time Machine
Yang Sun, S. Leo Chiang directors; S. Leo Chiang, Yang Sun, producers (Passion River Films)
A Thousand Cuts
Ramona S. Diaz, director; Ramona S. Diaz, Leah Marino, Julie Goldman, Christopher Clements,
Carolyn Hepburn, producers (PBS Distribution | FRONTLINE )
Time
Garrett Bradley, director; Lauren Domino, Kellen Quinn, Garrett Bradley, producers (Amazon
Studios)

Best International Feature
Bacurau (!!!!!)
Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, directors; Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd, Michel Merkt,
producers (Kino Lorber)
Beanpole
Kantemir Balagov, director; Alexander Rodnyansky, Sergey Melkumov, producers (Kino Lorber)
Cuties (Mignonnes)
Maïmouna Doucouré, director; Zangro, producer (Netflix)
Identifying Features
Fernanda Valadez, director; Astrid Rondero, producer (Kino Lorber)
Martin Eden
Pietro Marcello, director; Pietro Marcello, Beppe Caschetto, Thomas Ordonneau, Michael Weber,
Viola Fügen, producers (Kino Lorber)
Wolfwalkers
Tomm Moore, Ross Stewart, directors; Paul Young, Nora Twomey, Tomm Moore, Stéphan
Roelants, producers (Apple)

Bingham Ray Breakthrough Director Award
Radha Blank for The Forty-Year-Old Version (Netflix)
Channing Godfrey Peoples for Miss Juneteenth (Vertical Entertainment)
Alex Thompson for Saint Frances (Oscilloscope Laboratories)
Carlo Mirabella-Davis for Swallow (IFC Films)
Andrew Patterson for The Vast of Night (Amazon Studios)

Best Screenplay
Bad Education, Mike Makowsky (HBO)
First Cow, Jon Raymond, Kelly Reichardt (A24)
The Forty-Year-Old Version, Radha Blank (Netflix)
Fourteen, Dan Sallitt (Grasshopper Film)
The Vast of Night, James Montague, Craig Sanger (Amazon Studios) (!!!!!)

Best Actor
Riz Ahmed in Sound of Metal (Amazon Studios)
Chadwick Boseman in Ma Rainey’s Black Bottom (Netflix)
Jude Law in The Nest (IFC Films)
John Magaro in First Cow (A24)
Jesse Plemons in I’m Thinking of Ending Things (Netflix)

Best Actress
Nicole Beharie in Miss Juneteenth (Vertical Entertainment)
Jessie Buckley in I’m Thinking of Ending Things (Netflix)
Yuh-Jung Youn in Minari (A24)
Carrie Coon in The Nest (IFC Films)
Frances McDormand in Nomadland (Searchlight Pictures)

Breakthrough Actor
Jasmine Batchelor in The Surrogate (Monument Releasing)
Kingsley Ben-Adir in One Night in Miami… (Amazon Studios)
Sidney Flanigan in Never Rarely Sometimes Always (Focus Features)
Orion Lee in First Cow (A24)
Kelly O’Sullivan in Saint Frances (Oscilloscope Laboratories)

Breakthrough Series – Long Format (over 40 minutes)
The Great
Tony McNamara, creator; Tony McNamara, Marian Macgowan, Mark Winemaker, Elle
Fanning, Brittany Kahan Ward, Doug Mankoff, Andrew Spaulding, Josh Kesselman, Ron West,
Matt Shakman, executive producers (Hulu)
Immigration Nation
Christina Clusiau, Shaul Schwarz, Dan Cogan, Jenny Raskin, Brandon Hill,
Christian Thompson, executive producers (Netflix)
P-Valley
Katori Hall, creator; Katori Hall, Dante Di Loreto, Peter Chernin, Jenno Topping, Liz W.
Garcia, executive producers (STARZ)
Unorthodox
Anna Winger, Alexa Karolinski , creators; Anna Winger, Henning Kamm, executive
producers (Netflix)
Watchmen
Damon Lindelof, Creator for Television; Tom Spezialy , Nicole Kassell , Stephen
Williams, Joseph E. Iberti, executive producers (HBO)

Breakthrough Series – Short Format (under 40 minutes)
Betty
Crystal Moselle, Lesley Arfin, Igor Srubshchik, Jason Weinberg, executive producers (HBO)
Dave
Dave Burd, Jeff Schaffer, creators; Dave Burd, Jeff Schaffer, Saladin K. Patterson, Greg
MottolaKevin Hart, Marty Bowen, Scooter Braun, Mike Hertz, Scott Manson, James Shin,
executive producers (FX Networks)
I May Destroy You
Michaela Coel , creator; Michaela Coel, Phil Clarke, Roberto Troni, executive
producers (HBO)
Taste the Nation
Padma Lakshmi, David Shadrack Smith, Sarina Roma, executive producers(Hulu)
Work in Progress
Abby McEnany, Tim Mason, creators, Abby McEnany, Tim Mason, Lilly
Wachowski, Lawrence Mattis, Josh Adler, Ashley Berns, Julia Sweeney, Tony Hernandez,
executive producers (SHOWTIME)

Gotham Audience Award
IFP members will determine the Gotham Audience Award with nominees comprised of
the 20 nominated films in the Best Feature, Best Documentary, Best International Feature, and
Bingham Ray Breakthrough Director Award categories. All IFP current, active members are
eligible to vote. Voting will take place online in December.

Thirty-five writers, critics and programmers participated in the nomination process. The
Nominating Committees for the 2020 IFP Gotham Awards were:

Nominating Committee for Best Feature and Best Screenplay:
Justin Chang, Film Critic, Los Angeles Times, NPR’s “Fresh Air”
K. Austin Collins. Film Critic, Rolling Stone
Eric Kohn, Executive Editor & Chief Critic, IndieWire
Alison Willmore, Film Critic, Vulture
Stephanie Zacharek, Film Critic, TIME

Nominating Committee for Best Documentary:
Ben Fowlie, Executive Director, Points North Institute; Founder, Camden International Film
Festival
Cynthia Fuchs, Director Film & Media Studies, George Mason University; Contributing Editor,
PopMatters
Sky Sitney, Co-Creator & Co-Director, Double Exposure Investigative Film Festival
Abby Sun, Curator, the DocYard, and Researcher, MIT Open Doc Lab
Alissa Wilkinson, Film Critic, Vox

Nominating Committee for Best International Feature:
Florence Almozini, Senior Programmer at Large, Film at Lincoln Center
Bilge Ebiri, Film Critic and Writer, New York Magazine/Vulture
David Fear, Senior Editor & Film/TV Critic, Rolling Stone
Tomris Laffly, Film Critic, RogerEbert.com, Variety
David Rooney, Chief Film Critic, The Hollywood Reporter

Nominating Committee for Breakthrough Director
Monica Castillo, Arts and Culture Reporter, Colorado Public Radio
Peter Debruge, Chief Film Critic, Variety
David Ehrlich, Senior Film Critic, Indiewire
Devika Girish, Film Critic & Editor
Soraya Nadia McDonald, Culture Critic, The Undefeated

Nominating Committee for Best Actor and Best Actress:
Robert Daniels, Contributor, RogerEbert.com and The Playlist
Tim Grierson, Senior U.S. Critic, Screen International; Contributing Editor, MEL
Mark Harris, Writer, New York Magazine
Jessica Kiang, Film Critic, Variety, The Playlist, Sight & Sound
Christy Lemire, Film Critic, RogerEbert.com; Co-host Breakfast All Day podcast
Nominating Committee for Breakthrough Actor:
Kate Erbland, Deputy Editor, Film, IndieWire
Jon Frosch, Reviews Editor, The Hollywood Reporter
Beatrice Loayza, Writer & Film Critic
David Sims, Staff Writer, Culture, The Atlantic
Brian Tallerico, Editor, RogerEbert.com

Nominating Committee for Breakthrough Series
Judy Berman, TV Critic, TIME
Jen Chaney, TV Critic, Vulture
Daniel Fienberg, Chief Television Critic, The Hollywood Reporter
Caroline Framke, TV Critic, Variety
Matthew Gilbert, TV Critic, The Boston Globe

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Feliz demais pela lembrança a "A Vastidão da Noite", que considero o segundo melhor filme de 2020, só atrás de "First Cow" - que me fez maratonar toda a filmografia da Kelly Reichardt - que lidera as indicações.

"Bacurau" lembrado em Melhor Filme Internacional, categoria ao qual não podemos mais indicá-lo. Aliás, dos indicados na categoria, só o excelente Cuties/"Lindinhas", pra desespero dos bolsonaristas, pode concorrer pela França, que ainda não indicou seu representante.

"Nomadland" parece ser o favorito da temporada. Chadwick foi a única indicação a "Ma Rainey`s Black Bottom". Por que não Viola? Estranhei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"The Life Ahead"/ "Rosa e Momo" é um drama bonitinho, bem-feitinho, corretinho, com o chamariz de ser a volta à atuação da grande Sophia Loren, no filme dirigido pelo seu filho, Edoardo Ponti.

Uma sobrevivente do Holocausto, ex-prostituta, por vias tortas, acaba hospendando um garoto órfão de origem senegalesa. É a adaptação de um livro, que antes já ganhou as telas com Simone Signoret no papel; sendo que o filme ganhou o Oscar, pela França, de Melhor Filme Estrangeiro em 1978.

Como escrevi acima, não tem muitos erros, mas tem pouca artisticidade, pouca personalidade. Às vezes a direção emprega usos de telenovela, às vezes usos de outros filmes. Não tem uma cara própria.

Sophia Loren está apenas bem. Nada de mais. Uma indicação ao Oscar é puro exagero nostálgico. Inclusive por diversas vezes ela some da tela, some da história.

Para nós brasileiros, fica a curiosidade de vê-la dançando a canção Malandro, na voz de Elza Soares.

Sophia Loren returns in the Neflix film 'The Life Ahead'

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse doc a respeito do Babenco, agora nosso candidato, foi premiado em Veneza 2019 como melhor Documentário. Dizem que é muito bom, mas eu não sei, não vi. Em tese, ele está habilitado a disputar Filme Internacional e Melhor Documentário, assim como aconteceu com "Honeyland" neste ano. 

É uma escolha ousada. Vai que... Barbara Paz, terceira mulher a disputar a indicação.

Creio que "Casa de Antiguidades", "Sertânia" , "Cidade Pássaro", eram talvez experimentais demais para o padrão médio de aceitabilidade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

NETFLIX TEM CHANCE DE QUEBRAR RECORDE HISTÓRICO NO OSCAR 2021

Capa da Publicação

Ao que tudo indica, a Netflix tem boas chances de fazer história no Oscar do ano que vem. Em uma única edição, o streaming deve ter mais números de indicações na categoria de Melhor Filme que qualquer outro estúdio já teve em todo o histórico do prêmio (via Variety).
De acordo com especialistas, a Netflix possui um arsenal gigantesco de longas com chances no Oscar, entre eles Mank de David Fincher, Os 7 de Chicago de Aaron Sorkin, A Voz Suprema do Blues de George C. Wolfe, Destacamento Blood de Spike Lee, O Céu da Meia-Noite de George Clooney, A Festa de Formatura de Ryan Murphy e Pieces of a Woman de Kornél Mundruczó.
A última vez que um estúdio conseguiu emplacar tantos filmes na principal categoria da maior premiação do cinema foi em 1937 quando o Metro-Goldwyn-Mayer recebeu cinco indicações.
Nos últimos dois anos, a Netflix concorreu na categoria de Melhor Filme três vezes, com Roma de Alfonso Cuarón em 2019 e O Irlandês de Martin Scorsese e História de um Casamento de Noah Baumbach em 2020.
É claro que essa vantagem da Netflix não deixa de ter uma relação bem direta com a pandemia de COVID-19. Afinal, a plataforma de streaming viu um grande crescimento em 2020, não só por causa do aumento do consumo de conteúdos em casa mas também porque vários filmes tiveram seus lançamentos cancelados nas salas de cinema.
 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PREVISÕES NOVEMBRO/2020 

BEST PICTURE
1. Nomadland
2. Mank
3. Ma Rainey`s Black Bottom
4. News of the World
5. One Night in Miami
6. The Trial of the Chicago 7
7. The Father
8. Minari
9. Soul
10. Da 5 Bloods

BEST DIRECTOR
1. Chloé Zhao
2. David Fincher
3. Paul Greengrass
4. Regina King
5. Florian Zeller

BEST ACTOR
1. Chadwick Boseman - Ma Rainey`s Black Bottom
2. Anthony Hopkins - The Father
3. Delroy Lindo - Da 5 Bloods
4. Tom Hanks - News of the World
5. Gary Oldman - Mank

BEST ACTRESS
1. Viola Davis - Ma Rainey`s Black Bottom
2. Frances McDormand- Nomadland
3. Vanessa Kirby - Pieces of a Woman
4. Andra Day - The United States vs Billie Holiday
5. Sophia Loren - The Life Ahead

BEST SUPPORTING ACTOR
1. Sacha Baron Cohen - The Trial of the Chicago 7
2. Leslie Odom, Jr. - One Night in Miami
3. Charles Dance - Mank
4. Mark Rylance - The Trial of the Chicago 7
5. David Strathairn - Nomadland

BEST SUPPORTING ACTRESS
1. Amanda Seyfried - Mank
2. Olivia Colman - The Father
3. Ellen Burstyn - Pieces of a Woman
4. Yuh-jung Youn - Minari
5. Helena Zengel - News of the World

BEST ORIGINAL SCREENPLAY
1. Mank
2. The Trial of the Chicago 7
3. Minari
4. Soul
5. Never Rarely Sometimes Always

BEST ADAPTED SCREENPLAY
1. Nomadland
2. The Father
3. News of the World
4. One Night in Miami
5. Ma Rainey`s Black Bottom

BEST CINEMATOGRAPHY
1. Mank - Eric Messerschmidt
2. Nomadland - Joshua James Richards
3. News of the World - Dariusz Wolski
4. Ma Rainey`s Black Bottom - Tobias Schliessler
5. Tenet - Hoyte Van Hoytema

BEST COSTUME DESIGN
1. Ma Rainey`s Black Bottom - Ann Roth
2. Mank - Trish Summerville
3. The Trial of the Chicago 7 - Susan Lyall
4. Emma - Alexandra Byrne
5. Mulan - Bina Daigeler

BEST PRODUCTION DESIGN
1.  Mank - Donald Graham Burt
2. The Trial of the Chicago 7 - Shane Valentino
3. News of the World - David Crank
4. Ma Rainey`s Black Bottom - Mark Ricker
5. Mulan - Grant Major

BEST FILM EDITING
1. Mank - Kirk Baxter
2. News of the World - William Goldenberg
3. The Trial of the Chicago 7 - Alan Baumgarten
4. Da 5 Bloods - Adam Gough
5. Tenet - Jennifer Lame

BEST VISUAL EFFECTS

1. Tenet
2. Free Guy
3. Wonder Woman 1984
4. Mulan
5. The Midnight Sky

BEST MAKE UP AND HAIRSTYLING

1. Ma Rainey`s Black Bottom
2. Mulan
3. The Trial of the Chicago 7
4. Aves de Rapina
5. The United States vs Billie Holiday

BEST ORIGINAL SCORE
1. One Night in Miami - Terence Blanchard
2. Mank - Trent Reznor & Atticus Ross
3. Tenet - Ludwig Göransson
4. Soul - Trent Reznor & Atticus Ross
5. Nomadland - Ludovico Einaudi

BEST SOUND 
1. Tenet
2. Sound of Metal
3. News of the World
4. The Midnight Sky
5. The Trial of the Chicago 7

BEST ORIGINAL SONG
1. Speak Now - One Night in Miami - Leslie Odom, Jr. & Sam Ashworth
2. Free - The one and Only Ivan - Diane Warren
3. Loyal Brave True - Mulan - Jamie Hartman & Harry Gregson-Williams
4. Hear my Voice - The Trial of the Chicago 7-  Daniel Pemberton & Celeste
5. Io Si (Seen) - The Life Ahead- Diane Warren

BEST ANIMATED FEATURE 
1. Soul
2. Onward
3. Wolfwalkers
4. Over the Moon
5. Connected

BEST INTERNATIONAL FEATURE FILM
1. Another Round - Denmark
2. Collective - Romenia
3. Asia - Israel
4. Night of the Kings - Ivory Coast
5. My Little Sister - Switzerland

BEST DOCUMENTARY FEATURE
1. Boys State
2. Crip Camp
3. Gunda
4. The Truffle Hunters
5. Collective

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...