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Forum Cinema em Cena

Oscar 2021: Previsões


SergioB.
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Candidato da Itália ao Oscar, o documentário "Notturno" tentou estrategicamente vaga nas duas categorias, Filme Internacional e a específica, assim como o Brasil, e o Chile, mas só a Romênia conseguiu. Subscreveram-no com base no nome de seu diretor Gianfranco Rosi, que tinha sido indicado em 2017 pelo excelente "Fire at Sea". 

Ainda bem que nos primeiros segundos há uma microexplicação, sobre a perseguição às minorias religiosas na região do Curdistão, entre Turquia, iraque, Síria, e Líbano. Porém, creio que para a grande maioria dos espectadores será uma explciação insuficiente. Não se fala quem são os Yazidis, por que são perseguidos, o que professam, se são monoteístas, por que moram naquele específico território. Eu tive de dar um Google. Não é que eu espere didatismo, mas quem é que sabe a respeito dos pormenores dessa religião?

O doc opta por mostrar a vida cotidiano dos atingidos pela guerra contra o Estado Islâmico. Mostra silenciosamente as cidades à noite, sem vida, sem economia, sem nada. Mostra as mulheres chorando as perdas de seus filhos, mostra mães tentando pagar o resgate em dólar de suas filhas feitas de escravas, mostra as crianças recebendo tratamento psicológico para se curarem das atrocidades que presenciaram, sendo isso a melhor parte do doc. Uma criança descreve como o Estado Islâmico forçou os capturados a COMEREM AS CABEÇAS dos mortos.

O doc quase não tem diálogos, como se a dor fosse grande demais. É tão silencioso, que em uma hora pensei que estava com problemas de som. Essa característica torna o doc, infelizmente, muito chato.

Um tema muito importante, muito drástico, mas que é difícilímo de ver, dado o seu estilismo, dado o seu formato.

Notturno

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O maior choque dos indicados ao Oscar pela ausência, foi, sem dúvida, "The Human Voice", de Pedro Almodóvar, fora dos cinco selecionados em  Curta Live Action. Era pule de dez pra ganhar, pelo nome do diretor, por ter Tilda Swinton no elenco, por ter sido exibido em Veneza...

Mas ficou de fora. É a adaptação do texto teatral de 1930 do francês Jean Cocteau, que já teve diversas montagens célebres, por ser um texto curto, considerado um amoral monólogo feminino: sucintamente, uma mulher ao telefone, desesperada pelo afastamento do amante. Será que os dias de hoje, de neofeminismo militante, foram a melhor época para ele ter filmado esse curta?

Como vi "A Lei do Desejo" recentemente, tenho fresco na memória que esse desejo por filmar a peça era antigo. Naquele filme, há a encenação da peça, por pelo menos alguns instantes. Agora, em 27 minutos, com uma atriz fora de série, ele cumpre mais demoradamente o desejo. Embora, em verdade, seja um repeteco.

É meio "Dogville", pois vemos que o apartamento é um cenário de madeira, que inclusive Tilda anda por fora dele...Mas as cores do apartamento, e seu design, são incríveis, bem Almodóvar, fazendo-nos pensar que a decoração é a melhor coisa do curta. Aliás, adorei ver vários livros e filmes da minha biblioteca decorando as estantes do curta: desde "Uma Vida Pequena", de Hanya Yanagihara, ou livros do Truman Capote, e Alice Munro; bem como dvds de "Kill Bill" e "Trama Fantasma". Pelas estantes comunicáveis, devo ser tão louco quanto a personagem...

Infelizmente, não há nada de novo quanto à encenação do texto. Não é um grande curta.

CINEMA 505 on Twitter: "Pôster de 'The Human Voice', novo curta-metragem de  Pedro Almodóvar, protagonizado por Tilda Swinton.… "

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Vi, o muito adiado pela pandemia, "Saint Maud". Creio que os apreciadores do Terror psicológico daqui do Fórum @Jailcante, @Questão, e @Jorge Sotodevem gostar ou ter gostado. O filme está com duas indicações no BAFTA, e poderiam ser mais. Eu adorei o Figurino, o Design em beges, e atuação da atriz principal Morfydd Clark.

Sempre escrevo que o Terror é o melhor gênero para se estrear no cinema. A diretora Rose Clark mandou bem neste seu primeiro longa. Faltou algo aqui e ali no enredo mesmo, entretanto o clímax do filme, digo a cena de maior susto, foi muito bem construída. 

O confronto sexualidade x religiosidade rende sempre boas discussões. Acho que as duas coisas deveriam ficar em lugares distintos do corpo, para o indíviduo andar bem nesta vida: Sexo nunca deveria estar na alma, a alma nunca deveria estar no sexo. Minha opinião de quem já viu muita gente enlouquecendo por confundir estas duas instâncias...

Ainda deu tempo para o filme homenagear imageticamente alguns clássicos, por todos, inequivocamente, "Carrie".

Gostei bastante.

 Saint Maud': Novo terror da A24 ganha pôster oficial e imagens sinistras;  Confira! | CinePOP

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Nesta noite, haverá o SAG! Não será televisionado no Brasil, e será aquela guerra achar os links.

A premiação, pelo que entendi, está pré-gravada no que tange a entrega dos prêmios Actor.

A decisão mais importante será em Atriz Coadjuvante. Acho que dará Bakalova, por ser o filme mais popular.

Se "The Trial of Chicago 7" perder o prêmio de Melhor Elenco para "Minari",  "Nomadland" agradecerá.

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Makeup and Hairstylist’s Guild Awards Winners:

 

 FEATURE-LENGTH MOTION PICTURE  Best Contemporary Make-Up

**WINNER: Birds of Prey (and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn)
Deborah Lamia Denaver, Sabrina Wilson, Miho Suzuki, Cale Thomas

Bill & Ted Face the Music
Bill Corso, Dennis Liddiard, Stephen Kelley
Borat Subsequent Moviefilm
Katy Fray, Lisa Layman, Thomas Kolarek
The Prom
Eryn Krueger Mekash, J. Roy Helland, Kyra Panchenko, Donald McInnes
Promising Young Woman
Angela Wells, Brigitte Hennech, Adam Christopher

2. FEATURE-LENGTH MOTION PICTURE  Best Period and/or Character Make-Up

**WINNER: Ma Rainey’s Black Bottom
Matiki Anoff, Sergio Lopez-Rivera, Carl Fullerton, Debi Young

Bill & Ted Face the Music
Bill Corso, Dennis Liddiard, Stephen Kelley, Bianca Appice
Hillbilly Elegy
Eryn Krueger Mekash, Jamie Hess, Devin Morales, Jessica Gambardella
Mank
Gigi Williams, Michelle Audrina Kim
Mulan
Denise Kum, Rick Findlater, Georgia Lockhart-Adams, James Mackinnon

3. FEATURE-LENGTH MOTION PICTURE  Best Special Make-Up Effects

**WINNER: Pinocchio
Mark Coulier

Bill & Ted Face the Music
Bill Corso, Kevin Yagher, Steve Wang, Stephen Kelley
Hillbilly Elegy
Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle, Jamie Hess
Mulan
Denise Kum, Chris Fitzpatrick
The United States vs. Billie Holiday
Adrian Morot
Wonder Woman 1984
Jan Sewell, Mark Coulier

4.  FEATURE-LENGTH MOTION PICTURE  Best Contemporary Hair Styling

**WINNER: Birds of Prey (and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn)
Adruitha Lee, Cassie Russek, Margarita Pidgeon, Nikki Nelms

Bill & Ted Face the Music
Donna Spahn-Jones, Budd Bird, Jeri Baker, Ulla Gaudin
Borat Subsequent Moviefilm
Kimberly Boyenger, Tyler Ely
The Prom
Chris Clark, Natalie Driscoll, Ka’Maura Eley, J. Roy Helland
Promising Young Woman
Daniel Curet, Bryson Conley, Lee Ann Brittenham

5.  FEATURE-LENGTH MOTION PICTURE  Best Period Hair Styling &/or Character Hair Styling

**WINNER: Ma Rainey’s Black Bottom
Mia Neal, Larry Cherry, Leah Loukas, Tywan Williams

Hillbilly Elegy
Patricia Dehaney, Tony Ward, Martial Corneville, Stacey Butterworth
Mank
Kimberley Spiteri, Colleen LaBaff
Mulan
Denise Kum, Rick Findlater, Georgia Lockhart-Adams, Terry Baliel
Jingle Jangle: A Christmas Journey
Sharon Martin, Kat Fa

 

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On 4/2/2021 at 6:40 PM, SergioB. said:

O maior choque dos indicados ao Oscar pela ausência, foi, sem dúvida, "The Human Voice", de Pedro Almodóvar, fora dos cinco selecionados em  Curta Live Action. Era pule de dez pra ganhar, pelo nome do diretor, por ter Tilda Swinton no elenco, por ter sido exibido em Veneza...

Mas ficou de fora. É a adaptação do texto teatral de 1930 do francês Jean Cocteau, que já teve diversas montagens célebres, por ser um texto curto, considerado um amoral monólogo feminino: sucintamente, uma mulher ao telefone, desesperada pelo afastamento do amante. Será que os dias de hoje, de neofeminismo militante, foram a melhor época para ele ter filmado esse curta?

Como vi "A Lei do Desejo" recentemente, tenho fresco na memória que esse desejo por filmar a peça era antigo. Naquele filme, há a encenação da peça, por pelo menos alguns instantes. Agora, em 27 minutos, com uma atriz fora de série, ele cumpre mais demoradamente o desejo. Embora, em verdade, seja um repeteco.

É meio "Dogville", pois vemos que o apartamento é um cenário de madeira, que inclusive Tilda anda por fora dele...Mas as cores do apartamento, e seu design, são incríveis, bem Almodóvar, fazendo-nos pensar que a decoração é a melhor coisa do curta. Aliás, adorei ver vários livros e filmes da minha biblioteca decorando as estantes do curta: desde "Uma Vida Pequena", de Hanya Yanagihara, ou livros do Truman Capote, e Alice Munro; bem como dvds de "Kill Bill" e "Trama Fantasma". Pelas estantes comunicáveis, devo ser tão louco quanto a personagem...

Infelizmente, não há nada de novo quanto à encenação do texto. Não é um grande curta.

CINEMA 505 on Twitter: "Pôster de 'The Human Voice', novo curta-metragem de  Pedro Almodóvar, protagonizado por Tilda Swinton.… "

 

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2021 SAG Award Winners:

Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture
The Trial of the Chicago 7

Outstanding Performance by a Male Actor in a Leading Role
Chadwick Boseman — Ma Rainey’s Black Bottom

Outstanding Performance by a Female Actor in a Leading Role
Viola Davis — Ma Rainey’s Black Bottom

Outstanding Performance by a Male Actor in a Supporting Role
Daniel Kaluuya — Judas and the Black Messiah

Outstanding Performance by a Female Actor in a Supporting Role
Yuh-jung Youn — Minari

Outstanding Performance by a Stunt Ensemble in a Motion Picture
Wonder Woman 1984

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Candidato da Costa do Marfim ao Oscar de Melhor Filme Internacional, "Night of the Kings" parou nas semifinais. Eu não gostei do filme, mas não posso dizer que seja um filme ruim. Mas não sou o público-alvo. Não era para mim. E nem pro Oscar! Jamais este filme seria indicado.

Um detento entra em uma  penitenciária superlotada, na qual os presos comandam a bagaça toda. O líder de todos está com problemas de saúde, vê seu comando ameaçado, mas tem energia ainda para cumprir com as tradições do lugar. Se bem entendi, o protagonista chegou à cadeia em época de lua vermelha, e por isso deve se tornar o contador de histórias oficial do lugar. Deve entreter a rapaziada, até de manhã, até o final, quando será - pelo que entendi - executado. Uma coisa meio Sherazade.

Alguns detalhes: um detento veste uma camiseta escrita Brasil; Denis Lavant faz uma pontinha como um detento "pancada"; ao final, os presos se perguntam "Quem já viu aquele filme brasileiro Cidade de Deus"? E grande parte levanta a mão. No início, também há uma perseguição à galinha...(A segunda deste Oscar). Como o filme do Meirelles é forte!

Não gostei do enredo. É fantasioso, quase teatral. Os presos em vários momentos simulam o que ouvem. Porém, o maior problema é que história contada pelo protagonista abre campo para outras imagens, em outros lugares, outros personagens...E na real ela não é sequer interessante! Mas o final do filme é muito bom. Reforça o poder da ficção para nos manter vivos.

 

Night of the Kings (2020) - IMDb

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A disputa de Melhor Atriz está muito acirrada, pode dar qualquer coisa. Fiquei pensando no caso de Vanessa Kirby (se ganhar o BAFTA no domingo) ou no caso de Andra Day. São as únicas indicações de seus filmes, coisa que não favorece vitórias, vide GlennClose em  "A Esposa".

Os dois únicos casos que me lembro  de atores vitoriosos, mesmo sendo a única indicação de seus filmes, são Jodie Foster em "Acusados" (1989), e Cliff Robertson em "Os Dois Mundos de Charly" (1969). Duas injustiças, por sinal.

Talvez por isso veja a disputa entre Viola Davis e Carey Mulligan.

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2021 Art Directors Guild (ADG) Awards:

  • Period Feature Film – Mank
  • Fantasy Feature Film – Tenet
  • Contemporary Feature Film – Da 5 Bloods
  • Animated Feature Film – Soul
  • One-Hour Period or Fantasy Series – The Mandalorian wins for
  • One-Hour Contemporary Single-Camera Series – Ozark
  • Limited Series – The Queen’s Gambit
  • 1/2-Hour Single Camera Series – What We do in the Shadows
  • Variety Special – Black is King
  • Variety and Competition – Saturday Night Live
  • Cinematic Imagery Award – Ryan Murphy
  • Short Format: Web Series, Music Video or Commercial – Falling, music video
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Directors Guild Awards:

  • Feature Film – Chloé Zhao - Nomadland
  • Debut Feature Film – Darius Marder – Sound of Metal
  • Documentary – The Truffle Hunters – Michael Dweck, Gregory Kershaw
  • Limited Series – Scott Frank – The Queen’s Gambit
  • Drama Series – Leslie Linka Glatter – Homeland
  • Comedy Series – Susanna Fogel, The Flight Attendant (In Case of Emergency)
  • Reality Series – Joseph Guidry Petal to the Metal
  • Children’s Program – Amy Chatz, We Are The Dream: The Kids of the Oakland MLK Oratorical
  • Variety/News Special – Thomas Schlamme A West Wing Special to Benefit When We All Vote
  • Commercial – Melina Matsoukas, “You Love Me” for Beats by Dr. Dre
  • Robert B. Aldrich Achievement Award – Betty Thomas
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BAFTA Awards 2021:

Best Film
  • “Nomadland”
Director
  • Chloé Zhao (“Nomadland”)
Outstanding British Film
  • “Promising Young Woman”
Outstanding Debut
  • Remi Weekes (“His House”)
Leading Actress
  • Frances McDormand (“Nomadland”)
Leading Actor
  • Anthony Hopkins (“The Father”)
Supporting Actress
  • Youn Yuh-Jung (“Minari”)
Supporting Actor
  • Daniel Kaluuya (“Judas and the Black Messiah”)
Original Screenplay
  • Emerald Fennell (“Promising Young Woman”)
Adapted Screenplay
  • Christopher Hampton, Florian Zeller (“The Father”)
Editing
  • Mikkel E.G. Nielsen (“Sound of Metal”)
Cinematography
  • Joshua James Richards (“Nomadland”)
Original Score
  • Jon Batiste, Trent Reznor, Atticus Ross (“Soul”)
Documentary
  • Pippa Ehrlich, James Reed, Craig Foster (“My Octopus Teacher”)
Animated Film
  • Pete Docter, Dana Murray (“Soul”)
Film not in English Language
  • Thomas Vinterberg, Sisse Graum Jørgensen (“Another Round”)

Fellowship Award

  • Ang Lee
EE Rising Star Award
  • Bukky Bakray
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A série "Rambo" tem mais profundidade do que esse filme "Cherry"! Que trem horroroso! As críticas ao novo filme dos irmãos Russo foram devastadoras, mas o filme ganhou uma indicação ao Sindicato dos Fotógrafos pelo trabalho de Newton Thomas Sigel, mas não recebeu a nomeação mais aguardada, ao Oscar. Curioso, ele é "sempre uma noiva". Em "Drive, de 2011, ou mesmo em "Três Reis", ou mais atrás, "Os Suspeitos", todo mundo contava quantas estatuetas ele receberia ao longo da carreira...

O trabalho de fotografia neste filme é apenas variado. O filme é dividido em capítulos, e em cada um deles é possível observar uma técnica diferente, ou um uso de lente distinto, ou um ambiente diferente. Mas nem por isso é um trabalho maravilhoso, ou especial. Muito prejudicado pelo conteúdo, por que, em verdade, o que a câmera captura é um nada vezes nada.

A história é pífia, amparada em clichês. Um jovem perdido se alista no Exército, deixa a namorada, fica com sequelas psíquicas de guerra, volta a casa, conhece as drogas, parte para o crime...Isso nem é spoiler! Isso não é um roteiro, é uma redação de colégio, um projeto de estudante.

"Cherry" transpira sentimentalismo e piedade de si. Dos piores filmes que eu vi neste ano, com uma atuação completamente forçada e inexperiente do Tom Holland.

Queria desver.

Cherry | Tom Holland é o destaque no pôster oficial do filme; Confira!

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Adorei "Amor e Monstros", indicado ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais. Aliás, muito bem indicado. Teria o meu voto. O filme é um ótimo passatempo, muito legal, daqueles de ver com a galera, que envolve uma história de aventura pós-apocalíptica somada a um"coming of age". Nesse sentido, fiquei comparando a situação mostrada no filme, de um adolescente trancafiado em um bunker impedido de vivenciar o seu amor, com o que estamos vivendo agora durante a pandemia. Os nossos jovens infelizmente estão perdendo uma parte deliciosa da juventude por causa desse vírus maldito.

A história só dá uma engasgada no final, com o aparecimento de personagens mal desenhados. Mas a trajetória do jovem, interpretado por Dylan O`Brien, e um cachorro, enfrentando seus medos pessoais e monstros, ficou muito legal. 

Os monstros são incríveis! Eles não aparecem o tempo todo, e essa ausência, essa não presença, torna os aparecimentos mais especiais. Isso ficou muito bom! O mais legal é que eles não são "de outro mundo", são animais da Terra mesmo, superdimensionados em sua estranheza.

Gostei muito.

Tendo visto todos os indicados na categoria de Efeitos Visuais, meu voto seria para "Amor e Monstros". Aliás, o melhor filme entre todos os selecionados.

Amor e Monstros - Filme 2020 - AdoroCinema

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Costume Design Guild Winners:

Excellence in Contemporary Film
Promising Young Woman – Nancy Steiner

Excellence in Period Film
Ma Rainey’s Black Bottom – Ann Roth (WINNER)

Excellence in Sci-Fi / Fantasy Television
Westworld: “Parce Domine” – Shay Cunliffe (WINNER)

Excellence in Contemporary Television
Schitt’s Creek: “Happy Ending” – Debra Hanson (WINNER)

Excellence in Period Television
The Queen’s Gambit: “End Game” – Gabriele Binder (WINNER)

Excellence in Variety, Reality-Competition, Live Television
Hamilton – Paul Tazewell (WINNER)

Excellence in Short Form Design
Apple: Shot on iPhone by Damien Chazelle – Vertical Cinema “The Stunt Double” short film – April Napier (WINNER)

 

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Encerro a maratona do Oscar, vendo a última das 56 produções, o indicado a Melhor Filme Internacional, representando a Bósnia e Herzegovina, "Quo Vadis, Aida?". Filme escrito, protagonizado, e dirigido por mulheres; como as análises estão gostando de frisar. É a segunda indicação na categoria daquele país, que ganhou em 2002, pelo duríssimo "Terra de Ninguém". 

É um filme de guerra. Retrata a inapetência da ONU para proteger a população de Srebrenica, durante o conflito agudo de 1995, quando o que era para ser um bolsão de proteção internacional virou um bolsão de massacre, com a população sendo atacada e capturada pelos sérvios. Daí, um genocício, organizado e sistemático, principalmente contra os homens acima de 12 anos de idade, sendo considerado o pior genocídio da história na Europa pós-Segunda Guerra Mundial.

Gostaria muito de dizer que o filme é espetacular, e tudo, mas não é verdade. A protagonista é uma intérprete, que faz a ponte comunicativa entre a população local e os militares da ONU. A diretora não conseguiu fugir da principal armadilha: a repetição de falas. Se fala-se em bósnio-croata, a informação é transformada em inglês, e vice-versa. As cenas se estendem... Vira uma armadilha, pois o espectador já entendeu o significado, quando não pelos gestos ou expressões físicas da tradutora. A direção não oferece saída para isso, nem cria nenhuma cena cinematograficamente mais interessante.

Até os 20 minutos finais! Os últimos vinte minutos são muito fortes, graças a feroz interpretação da atriz principal. Aliás, por esses momentos, ela talvez devesse estar indicada ao Oscar.

E a cena derradeira, que muita gente pode não entender, onde só há foco nos rostos de meninos, é uma bela imagem de esperança.

Tendo visto todos os filmes indicados a Melhor Filme Internacional, e lamentando que o ano não tenha sido lá muito forte, meu voto iria para "Quo Vadis, Aida?".

Quo Vadis, Aida ? poster - Foto 2 - AdoroCinema

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Ace Editors Guild Winners:

Drama – Trial of the Chicago 7
Musical/Comedy – Palm Springs
Animated Feature – Soul
Drama – Non-Commercial – Ozark
Drama Series -Commercial – Better Call Saul
Comedy Series Television non-Commercial – Ted Lasso
Comedy Series Commercial – Schitt’s Creek Happy Ending
Documentary – My Octopus Teacher
Documentary non-theatrical – The Last Dance
Animated non-theatrical – Rick and Morty
Variety Talk Show – American Utopia
Edited Limited Series – The Queen’s Gambit
Unscripted Series winner – Cheer God Blessed Texas Unscripted

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ASC winners:

Feature Film – Erik Messerschmidt, MANK!!!!
Limited Series, Pilot – Steven Meizler for The Queen’s Gambit, End Game
One Hour Non-Commercial Television – Fabian Wagner – The Crown, Imbroglio
One Hour Commercial Television – Jon Joffin, Motherland: Fort Salem, Up is Down
Documentary – Michael Dweck and Gregory Kershaw – The Truffle Hunters
Episode half-hour television – Baz Idoine for The Mandalorian, Chapter 13: The Jedi

 

Surpresa!

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