Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2021: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Administrators
5 hours ago, SergioB. said:

Achei a cerimônia um desastre, talvez a pior coisa que o Steven Soderbergh já tenha dirigido - E olha que tem fortes candidatos! A melhor coisa dela foi ter existido, um triunfo da capacidade americana de organizar, vacinar, testar, e fazer as coisas rodarem. Entregaram!

Gostei, também, claro, dos resultados em si, pois "Nomadland", e "The Father" foram os meus filmes preferidos da temporada. Comecei vibrando pelo acerto em Roteiro Adaptado, mas pulei da cadeira com a vitória do Hopkins. Não se pode confundir homenagem com o prêmio em si. O melhor ator ganhou. Pronto e acabou. Como deveria ser sempre. Sem ficar conjecturando se é mulher, se é asiática, se é velho, se é negro. Eu nunca usei esses critérios e nunca vou usar, embora o jornalismo hoje seja refém dessas narrativas e eduque gerações para pensar dessa maneira. Esse texto público esconde apenas que as pessoas simplesmente não viram os filmes, e se contentam com as superfícies das coisas. 

Gostei muito do iniciozinho da cerimônia, mas logo percebi que ali estava mais para um palavroso jantar beneficente do que para um espetáculo visual (Que dirá um "filme", como pretensiosamente o diretor implantou na impresa). Achei desanimado. Por que as pessoas não se levantavam para aplaudir de pé? Achei muito engessado. Depois, percebemos como os vídeos ajudam a dizer com imagens, e não com palavras, as ideias. O cinema é exatamente isso: contar histórias com imagens. Por que naquele segmento com o Bong Joon-ho LERAM o que os diretores pensavam sobre que é dirigir um filme? Ler? Colocassem os próprios falando! Umas coisas básicas...Básico também foram os erros dos (poucos) câmeras! Muitas filmagens de lado! Transições demoradas! E, pra fechar o básico, é claro que Melhor Filme tem de vir por último! Socorro! A pretensão das pessoas é tão grande que querem reiventar a roda! Isso tudo, claro, com o objetivo claro de deixar uma ovação para o Boseman ao final. Deu errado! Ninguém se elege de véspera. A cerimônia foi finalizada em anticlímax pelo "dj". Horrível!

Mas nada mais ridículo do que aquela trívia! O que foi aquilo? Que vergonha! 10 minutos perdidos com aquela bobagem, deixaram o "In Memoria" tão curto e desrespeitoso. Olivia de Havilland apareceu em um nanosegundo.

A única menção ao Brasil ficou para "Cidade de Deus", eleito como um dos filmes preferidos de um dos roteiristas de "Judas e o Messias Negro", e que influenciou sua carreira.

Errei a previsão de maquiagem e Cabelo, por que acreditei que os votantes teriam visto pelo menos alguns minutos de "Pinóquio". Não dá pra comparar, um roubo! Errei também Curta de Documentário, sendo que nunca deve-se ir contra a temática do Holocausto. No futuro, alguém poderá se perguntar por que a vitória de Frances McDormand teve tintas de surpresa se ela estava no provável Best Picture, ora. O argumento contrário sempre foi "três estatuetas é muito", mas o três acontece. Aconteceu.

No mais, odiei a cerimônia! Porque odeio esse "novo normal", com todas as forças. Nem segurar as estatuetas os vencedores queriam....

No mais, como se diz em "Nomadland", o justo vencedor, "a gente se encontra na estrada"!

 

Eu tbm achei bem aborrecido, só não dormi porque eu fiquei dividindo meu tempo no twitter e vendo lives de Oscar no YouTube. Não parecia Oscar, falaram tanto dessa premiação e no final parecia um Globo de Ouro aborrecido. Dos discursos, teve o do diretor de Druk ao citar a filha e do Tyler Perry sobre o não ao ódio. O Harrison Ford com sua persona, "estou de saco cheio e racho isso tudo um porre nas com mesmo assim" deu as caras. Mas o discurso da atriz Yuh-Jung Youn por Minari foi o mais divertido e espontâneo da noite. A boa surpresa ficou por conta do Anthony Hopkins. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Durante a cerimônia do Oscar de 2021, houve um segmento em que Bong Joon-ho dirige uma pergunta aos  colegas indicados a respeito do que para eles seria dirigir um filme. A resposta mais legal foi a de Cholé Zhao, e nela, uma recomendação: que se por acaso a vontade falhasse, assistisse a "Burden of Dreams". 

"Burden of Dreams" é um excelente documentário de 1983 do norte-americano Les Blank, no qual ele acompanha a filmagem de "Fitzcarraldo", a obra-prima colossal de Werner Herzog. São os bastidores desse projeto, e muito bem explicado. Uma voz através de mapas explica onde estamos, conta a história dos barcos usados, explica a desistência de Jason Robards e Mick Jagger quando o filme já estava com 40% filmado, mostra as dificuldades logísticas, a miséria das comunidades indígenas. Mas também é algo equilibrado. Tem a narração, mas tem entrevistas com o próprio Herzog, ele mesmo sonhando com o filme, relatando os problemas com os barcos, e deixando manifestada ao final sua relação de amor e ódio com a Floresta Amazônica.

Uma boa alma deixou a fala dele escrita na internet, e eu vou trazê-la para cá: 

“Kinski sempre diz que a natureza é cheia de elementos eróticos. Não vejo tanto erotismo. Vejo-a mais cheia de obscenidade. A natureza aqui é vil e ordinária. Não veria nada erótico aqui. Eu veria fornicação e asfixia. Enforcamento e luta por sobrevivência e crescimento e apodrecimento. Claro, há muito sofrimento. Mas é a mesma dor que está ao nosso redor. As árvores estão em dor e os pássaros também. Eu não acho que eles cantam. Eles gritam de dor. É como uma maldição pesando por toda uma paisagem. E qualquer um que vá fundo nisso tem sua parte dessa maldição. Então estamos amaldiçoados com o que estamos fazendo aqui. É uma terra que Deus, se ele existe, criou com raiva. É a única terra onde a criação está inacabada ainda. Dando uma boa olhada no que está ao redor, há um tipo de harmonia. É a harmonia da devastação e morte coletiva. E em comparação à vilania e baixeza e obscenidade de toda esta selva, nós, em comparação a esta enorme articulação, soamos e parecemos como mal pronunciadas e meio-terminadas sentenças de uma estúpida novela suburbana barata. E temos que ficar humildes diante dessa miséria devastadora e fornicação devastadora, desse amadurecimento devastador e dessa falta de ordem devastadora. Mesmo as estrelas no céu pareçam uma bagunça. Não há harmonia no universo. Temos que conhecer esta ideia de que não há real harmonia como nós temos. Mas quando eu digo isso, eu digo cheio de admiração pela selva. Não é que eu a odeie. Eu a amo. Eu a amo demais. Mas eu amo contra meu melhor julgamento.”

 Ele fala essa poesia, de supetão. Uma coisa!

Muito legal também para nós brasileiros é ver José Lewgoy ensaiando uma cena, aquela da colheita da borracha. Ele também concede uma entrevista falando sobre a graça que é atuar e não ser "um gerente de banco". Faltou apenas a presença de Grande Otelo - aliás, os dois dão um show no filme.

Um documentário excelente sobre a resiliência do artista.

Obrigado, Cholé Zhao!

Burden of Dreams (Poster) – Les Blank Films

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Os membros do HFPA aprovou planos pra mudar "radicalmente"  a organização do Globo de Ouro.

O"radicalmente" seria incluir membros negros e de outras incidências que não estão muito incluídas na associação do HFPA atualmente. Pretendem incluir mais 20 membros esse ano (pretendem somar 50% a mais de membros em 18 meses). E também vão limitar muito os presentes e pagamentos para membros.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Academia anuncia que cerimônia do Oscar 2022 acontecerá em março

94ª edição da premiação foi adiada em um mês, e período de elegibilidade retorna para o fim de 2021.

Inicialmente anunciada ainda em 2019, a data da cerimônia do Oscar 2022 foi adiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontecendo agora em 27 de março. Além disso, o período de elegibilidade retorna para 31 de dezembro de 2021, depois de ter sido temporariamente estendido na temporada de 2021 por conta da pandemia (via THR).

Algo que continuará para a 94ª edição da premiação é a permissão para que filmes que originalmente estreariam nos cinemas mas foram colocados em streaming possam ser elegidos. Isso acontece pois o impacto da pandemia no calendário de 2020 continua se estendendo em 2021. A medida, no entanto, ainda é classificada como temporária, e não se sabe como a Academia irá se adaptar a lançamentos exclusivos de streaming no futuro.

A votação para os indicados acontecerá em 27 de janeiro e 1° de fevereiro de 2022, com a votação para os vencedores acontecendo entre 17 e 22 de março.

https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/599342/academia-anuncia-que-cerimonia-do-oscar-2022-acontecera-em-marco/

 

Anuncio dos Indicados rola dia 08/02/2022.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • Members

Divagando um pouco aqui, acho que ganhar o Oscar toda vez que é indicado não é algo tão bom assim. Ganhar prêmios é algo especial, e se alguma coisa acontece o tempo todo ela deixa de ser especial. Então se aquele artista que já venceu o Oscar tiver perdido a premiação dessa vez, não se preocupe, talvez isso tenha sido até bom.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Está valendo muito a pena ter assinado a Apple TV +. Pelo preço, custo benefício, de 9,90, ela qualidade do app e pelo conteúdo. Tem mais essa agora. 

Aposta da Apple e estúdio A24 para o Oscar. The Tragedy of Macbeth com Denzel Washington, Frances Mcdormand e dirigido por Joel Coen. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...