Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2021: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não só "The Father", mas "News of the World", e "Das 5 Bloods" de fora!

O PGA acertou 21 dos últimos 30 vencedores.

Eis os indicados:

Veja os indicados, abaixo:
MELHOR FILME 
"Borat: Fita de Cinema Seguinte"
"Judas e o Messias Negro"
"A Voz Suprema do Blues"
"Mank"
"Minari"
"Nomadland"
"Uma Noite em Miami..."
"Bela Vingança"
"O Som do Silêncio"
"Os 7 de Chicago"


MELHOR ANIMAÇÃO

"Os Croods 2: Uma Nova Era" 
"Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica"
"A Caminho da Lua"
"Soul"
"Wolfwalkers"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na noite de ontem, os vencedores do Critics` Choice Movie Awards:

MELHOR FILME
"A Voz Suprema do Blues"
"Nomadland" - VENCEDOR
"Minari"
"Destacamento Blood"
"Uma Noite em Miami..."
"Relatos do Mundo"
"Bela Vingança"
"Mank"
"Os 7 de Chicago
"O Som do Silêncio"

MELHOR ATOR
Tom Hanks - "Relatos do Mundo"
Chadwick Boseman - "A Voz Suprema do Blues" - VENCEDOR
Ben Affleck - "O Caminho de Volta"
Riz Ahmed - "O Som do Silêncio"
Delroy Lindo - "Destacamento Blood"
Gary Oldman - "Mank"
Anthony Hopkins - "Meu Pai"
Steven Yeun - "Minari"

MELHOR ATRIZ
Viola Davis - "A Voz Suprema do Blues"
Andra Day - "The United States vs Billie Holiday"
Vanessa Kirby - "Pieces of a Woman"
Sidney Flanigan - "Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre"
Frances McDormand - "Nomadland"
Zendaya - "Malcolm & Marie"
Carey Mulligan - "Bela Vingança" - VENCEDOR

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Leslie Odom Jr - "Uma Noite em Miami..."
Chadwick Boseman - "Destacamento Blood
Daniel Kaluuya - "Judas e o Messias Negro" - VENCEDOR
Bill Murray - "On The Rocks"
Paul Raci - "O Som do Silêncio"
Sacha Baron Cohen - "Os 7 de Chicago"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Glenn Close - "Era Uma Vez um Sonho"
Ellen Burstyn - "Pieces of a Woman"
Yuh-jung Youn - "Minari"
Olivia Colman - "Meu Pai"
Maria Bakalova - "Borat: Fita de Cinema Seguinte" - VENCEDOR
Amanda Seyfried - "Mank"

MELHOR JOVEM ATOR/ATRIZ
Ryder Allen - "Palmer"
Alan S Kim - "Minari" - VENCEDOR
Ibrahima Gueye - "Rosa e Momo"
Talia Ryder - "Nunca, Raramente, Ás Vezes, Sempre
Helena Zengel - "Relatos do Mundo"
Caoilinn Springall - "O Céu da Meia-Noite"

MELHOR ELENCO
"Destacamento Blood"
"Uma Noite em Miami..."
"Minari"
"Judas e o Messias Negro"
"A Voz Suprema do Blues"
"Os 7 de Chicago" - VENCEDOR

MELHOR DIREÇÃO
Lee Isaac Chung - "Minari"
Regina King - "Uma Noite em Miami..."
David Fincher - "Mank"
Spike Lee - "Destacamento Blood"
Chloé Zhao – "Nomadland" - VENCEDOR
Emerald Fennell - "Bela Vingança"
Aaron Sorkin – "Os 7 de Chicago"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Minari"
"Bela Vingança" - VENCEDOR
"Os 7 de Chicago"
"O Som do Silêncio"
"Mank"
"Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"Relatos do Mundo"
"Nomadland" - VENCEDOR
"Meu Pai"
"Uma Noite em Miami..."
"First Cow"
"A Voz Suprema do Blues"

MELHOR FOTOGRAFIA
"Firts Cow"
"Mank"
"Minari"
"Nomadland" - VENCEDOR
"Tenet"
"Destacamento Blood"
"Relatos do Mundo"

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
"Relatos do Mundo"
"Emma"
"A Vida Extraordinária de David Copperfield"
"Tenet"
"Mank" - VENCEDOR
"A Voz Suprema do Blues"

MELHOR EDIÇÃO (empate)
"Nomadland"
"Os 7 de Chicago" - VENCEDOR

"Mank"
"Tenet"
"O Som do Silêncio" - VENCEDOR
"Meu Pai"

MELHOR FIGURINO
"Emma"
"Mulan"
"A Voz Suprema do Blues" - VENCEDOR
"Mank"
"Bela Vingança"
"A Vida Extraordinária de David Copperfield"

MELHOR MAQUIAGEM
"Emma"
"Era Uma Vez um Sonho"
"Mank"
"A Voz Suprema do Blues" - VENCEDOR
"Bela Vingança"
"The United States vs Billie Holiday"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Greyhound"
"O Céu da Meia-Noite"
"O Homem Invisível"
"Mank"
"Mulan"
"Mulher Maravilha 1984"
"Tenet" - VENCEDOR

MELHOR COMÉDIA
"A Festa de Formatura"
"On The Rocks"
"Borat: Fita de Cinema Seguinte"
"Palm Springs" - VENCEDOR
"O Rei de Staten Island"
"The Forty-Year-Old Version"


MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Another Round"
"Minari" - VENCEDOR
"La Llorona"
"Rosa e Momo"
"Collective"
"Two of Us"

MELHOR CANÇÃO
“Speak Now” – “Uma Noite em Miami...” - VENCEDOR
“Husavik” – “Eurovision”
“Fight For You” – “Judas e o Messias Negro”
“Everyvody Cries” – “The Outpost”
“Io Si” – “Rosa e Momo”
“Tigress & Twedd” – “The United States vs Billie Holiday”


MELHOR TRILHA SONORA
"O Céu da Meia-Noite"
"Tenet"
"Relatos do Mundo"
"Mank"
"Soul" - VENCEDOR
"Minari"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Do Not Split" é um dos candidatos ao Oscar de Melhor Curta de Documentário. Acompanha os protestos de estudantes em Hong Kong contra o avanço das medidas antidemocráticas da China Continental e a favor de eleições diretas, desde meados de 2019 até a "pausa" que eles foram obrigados a dar em 2020.

Se as pessoas ficam impressionadas pelas cenas de enfrentamento entre polícia e estudantes, com aquelas cenas habituais de coquetel-molotov, pedras, fogo, e tal. Eu fiquei, pessoalmente, mais impressionado com o efeito da pandemia nos primeiros meses do ano de 2020.

Os políticos, como sempre, aproveitaram a necessária calmaria, para aprovarem uma Lei Marcial e introduzi-la na cidade - agora sem resistência, sem contraface. É o que vemos no Brasil, também, neste lamentável dia de hoje, em que simplesmente as pessoas não podem sair às ruas e protestar. Os políticos sempre se protegem. Seja em que lugar do mundo for. Eles nunca perdem!

Em termos cinematográficos, é um curta, digamos, "normal". Ainda que seja do jeito que eu goste, com a captura do 'tema" ao vivo, sem ferramentas de "memória", sem ilhas de edição, não é um curta particularmente especial. Está do lado dos estudantes, mostra a coragem deles, mostra a renúncia aos objetivos de vida, registra arbitrariedades, mas não tem aquele "pulo do gato", aquela força interior. 

Apesar do tema importante, tenho dúvidas se chega entre os 5. 

36 minutos.

Do Not Split: Sound Design & Mix for Field of Vision | Flavorlab

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Lockdown, por aqui. Mas confesso que, assim como Cazuza, ando tô tão down com tudo, que nem por isso vou aproveitar para ver mais filmes. 

Mas o candidato de Israel ao Oscar, inexplicavelmente desqualificado das semifinais, é um dos que valem a pena ver na temporada. Mais pela progressismo da trama, ou seja, pelo porgressismo de seu roteiro, do que por qualquer outra virtude cinematográfica.

Uma mãe enfermeira, de trinta e cinco anos, que tem uma filha adolescente - portanto foi mãe jovem - é supercabeça aberta com a filha. As duas têm um relacionamento franco, aberto, sem preconceitos. A filha está na fase dos primeiros encontros sexuais, e deseja perder a virgindade, porém descobre que padece de Esclerose Lateral Amiotrófica, de rápida progressão. A mãe então, além de cuidar dela, procurará também alguém para desvirginar a filha, tentando preservar a ideia do carinho, e não da comiseração, por parte de quem se aproximar.

As duas atrizes estão ótimas em seus papéis, e é muito bom ver um filme que encare "as questões de frente", sem segredo, sem medo, sem dogmas, sem crenças, sem não-me-toques. Precisamos de um banho de Israel, em vez desse banho de atraso.

Até o final de 2020, era um dos cotados ao Oscar, mas, pelo visto, não agradou. 

Asia (2020) - IMDb

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2021 BAFTA Nominations:

 

BEST FILM

  • The Father – Philippe Carcassonne, Jean-Louis Livi, David Parfitt
  • The Mauritanian – Tbc
  • Nomadland – Mollye Asher, Dan Janvey, Frances Mcdormand, Peter Spears, Chloé Zhao
  • Promising Young Woman – Ben Browning, Emerald Fennell, Ashley Fox, Josey Mcnamara
  • The Trial Of The Chicago 7 – Stuart Besser, Marc Platt

OUTSTANDING BRITISH FILM

  • Calm With Horses – Nick Rowland, Daniel Emmerson, Joe Murtagh
  • The Dig – Simon Stone, Gabrielle Tana, Moira Buffini
  • The Father – Florian Zeller, Philippe Carcassone, Jean-Louis Livi, David Parfitt, Christopher Hampton
  • His House – Remi Weekes, Martin Gentles, Edward Kings, Roy Lee
  • Limbo – Ben Sharrock, Irune Gurtubai, Angus Lamont
  • The Mauritanian – Kevin Macdonald, Rory Haines, Sohrab Noshirvani, M.B. Traven
  • Mogul Mowgli – Bassam Tariq, Riz Ahmed, Thomas Benski, Bennett Mcghee
  • Promising Young Woman – Emerald Fennell, Ben Browning, Ashley Fox, Josey Mcnamara
  • Rocks – Sarah Gavron, Ameenah Ayub Allen, Faye Ward, Theresa Ikoko, Claire Wilson
  • Saint Maud – Rose Glass, Andrea Cornwell, Oliver Kassman

OUTSTANDING DEBUT BY A BRITISH WRITER, DIRECTOR OR PRODUCER

  • His House – Remi Weekes (Writer/Director)
  • Limbo – Ben Sharrock (Writer/Director), Irune Gurtubai (Producer) [Also Produced By Angus Lamont]
  • Moffie – Jack Sidey (Writer/Producer) [Also Written By Oliver Hermanus And Produced By Eric Abraham]
  • Rocks – Theresa Ikoko, Claire Wilson (Writers)
  • Saint Maud – Rose Glass (Writer/Director), Oliver Kassman (Producer) [Also Produced By Andrea Cornwell]

FILM NOT IN THE ENGLISH LANGUAGE

  • Another Round – Thomas Vinterberg, Sisse Graum Jørgensen
  • Dear Comrades! – Andrei Konchalovsky, Alisher Usmanov
  • Les Misérables – Ladj Ly
  • Minari 0 Lee Isaac Chung, Christina Oh
  • Quo Vadis, Aida? – Jasmila Žbanić, Damir Ibrahimovich

ANIMATED FILM

  • Onward – Dan Scanlon, Kori Rae
  • Soul – Pete Docter, Dana Murray
  • Wolfwalkers – Tomm Moore, Ross Stewart, Paul Young

DIRECTOR

  • Another Round – Thomas Vinterberg
  • Babyteeth – Shannon Murphy
  • Minari – Lee Isaac Chung
  • Nomadland – Chloé Zhao
  • Quo Vadis, Aida? – Jasmila Žbanić
  • Rocks – Sarah Gavron

LEADING ACTRESS

  • Bukky Bakray – Rocks
  • Radha Blank – The Forty-Year-Old Version
  • Vanessa Kirby – Pieces Of A Woman
  • Frances Mcdormand – Nomadland
  • Wunmi Mosaku – His House
  • Alfre Woodard – Clemency

SUPPORTING ACTRESS

  • Niamh Algar – Calm With Horses
  • Kosar Ali – Rocks
  • Maria Bakalova – Borat Subsequent Moviefilm
  • Dominique Fishback – Judas And The Black Messiah
  • Ashley Madekwe – County Lines
  • Yuh-Jung Youn – Minari

LEADING ACTOR

  • Riz Ahmed – Sound Of Metal
  • Chadwick Boseman – Ma Rainey’s Black Bottom
  • Adarsh Gourav – The White Tiger
  • Anthony Hopkins – The Father
  • Mads Mikkelsen – Another Round
  • Tahar Rahim – The Mauritanian

SUPPORTING ACTOR

  • Daniel Kaluuya – Judas And The Black Messiah
  • Barry Keoghan – Calm With Horses
  • Alan Kim – Minari
  • Leslie Odom Jr. – One Night In Miami…
  • Clarke Peters – Da 5 Bloods
  • Paul Raci – Sound Of Metal

ORIGINAL SCREENPLAY

  • Another Round – Tobias Lindholm, Thomas Vinterberg
  • Mank – Jack Fincher
  • Promising Young Woman – Emerald Fennell
  • Rocks – Theresa Ikoko, Claire Wilson
  • The Trial Of The Chicago 7 – Aaron Sorkin

ADAPTED SCREENPLAY

  • The Dig – Moira Buffini
  • The Father – Christopher Hampton, Florian Zeller
  • The Mauritanian – Rory Haines, Sohrab Noshirvani, M.B. Traven
  • Nomadland – Chloé Zhao
  • The White Tiger – Ramin Bahrani

ORIGINAL SCORE

  • Mank – Trent Reznor, Atticus Ross
  • Minari – Emile Mosseri
  • News Of The World – James Newton Howard
  • Promising Young Woman – Anthony Willis
  • Soul – Jon Batiste, Trent Reznor, Atticus Ross

CASTING

  • Calm With Horses – Shaheen Baig
  • Judas And The Black Messiah – Alexa L. Fogel
  • Minari – Julia Kim
  • Promising Young Woman – Lindsay Graham Ahanonu, Mary Vernieu
  • Rocks – Lucy Pardee

CINEMATOGRAPHY

  • Judas And The Black Messiah – Sean Bobbitt
  • Mank – Erik Messerschmidt
  • The Mauritanian – Alwin H. Küchler
  • News Of The World – Dariusz Wolski
  • Nomadland – Joshua James Richards

EDITING

  • The Father – Yorgos Lamprinos
  • Nomadland – Chloé Zhao
  • Promising Young Woman – Frédéric Thoraval
  • Sound Of Metal – Mikkel E.G. Nielsen
  • The Trial Of The Chicago 7 – Alan Baumgarten

PRODUCTION DESIGN

  • The Dig – Maria Djurkovic, Tatiana Macdonald
  • The Father – Peter Francis, Cathy Featherstone
  • Mank – Donald Graham Burt, Jan Pascale
  • News Of The World – David Crank, Elizabeth Keenan
  • Rebecca – Sarah Greenwood, Katie Spencer

COSTUME DESIGN

  • Ammonite – Michael O’connor
  • The Dig – Alice Babidge
  • Emma – Alexandra Byrne
  • Ma Rainey’s Black Bottom – Ann Roth
  • Mank – Trish Summerville

MAKE UP & HAIR

  • The Dig Jenny Shircore
  • Hillbilly Elegy Patricia Dehaney, Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle
  • Ma Rainey’s Black Bottom Matiki Anoff, Larry M. Cherry, Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal
  • Mank Kimberley Spiteri, Gigi Williams
  • Pinocchio Mark Coulier

SOUND

  • Greyhound – Tbc
  • News Of The World – Michael Fentum, William Miller, Mike Prestwood Smith, John Pritchett, Oliver Tarney
  • Nomadland – Sergio Diaz, Zach Seivers, M. Wolf Snyder
  • Soul – Coya Elliott, Ren Klyce, David Parker
  • Sound Of Metal – Jaime Baksht, Nicolas Becker, Phillip Bladh, Carlos Cortés, Michelle Couttolenc

SPECIAL VISUAL EFFECTS

  • Greyhound – Pete Bebb, Nathan Mcguinness, Sebastian Von Overheidt
  • The Midnight Sky – Matt Kasmir, Chris Lawrence, David Watkins
  • Mulan – Sean Faden, Steve Ingram, Anders Langlands, Seth Maury
  • The One And Only Ivan – Santiago Colomo MartinezNick Davis, Greg Fisher
  • Tenet – Scott Fisher, Andrew Jackson, Andrew Lockley

BRITISH SHORT ANIMATION

  • The Fire Next Time – Renaldho Pelle, Yanling Wang, Kerry Jade Kolbe
  • The Owl And The Pussycat – Mole Hill, Laura Duncalf
  • The Song Of A Lost Boy – Daniel Quirke, Jamie Macdonald, Brid Arnstein
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já tinha escrito aqui que esse BAFTA seria esquisito. Carey Mulligan e Viola Davis esnobadas, por exemplo...Loko! 

Sabia que "Another Round", "White Tiger", e "Saint Maud" iriam aparecer...Tava na cara.

Nas categorias ditas técnicas, talvez haja um parelismo maior com o que a Academia tende a fazer.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2020-21 Directors Guild of America Awards nominations below:

 

Winners will be announced at the guild's April 10 ceremony.

Outstanding Directorial Achievement in Theatrical Feature Film:

Lee Isaac Chung — Minari
Emerald Fennell — Promising Young Woman
David Fincher — Mank
Aaron Sorkin — The Trial of the Chicago 7
Chloé Zhao — Nomadland

Outstanding Directorial Achievement of a First-Time Feature Film:

Radha Blank — The Forty-Year-Old Version
Fernando Frías de la Parra — I'm No Longer Here
Regina King — One Night in Miami...
Darius Marder — Sound of Metal
Florian Zeller — The Father

DOCUMENTARY (anunciados ontem, dia 08/03)

Outstanding Directorial Achievement in Documentary

MICHAEL DWECK & GREGORY KERSHAW
The Truffle Hunters
(Sony Pictures Classics)

PIPPA EHRLICH & JAMES REED
My Octopus Teacher
(Netflix)

DAVID FRANCE
Welcome to Chechnya
(HBO Max)

AMANDA MCBAINE & JESSE MOSS
Boys State
(Apple/A24)

BENJAMIN REE
The Painter and the Thief
(Elevation Pictures)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também presente na lista de semifinalistas da categoria de Curta de Documentário do Oscar 2021, "Abortion Helpline, This is Lisa" mostra um centro de ajuda para grávidas que pretendem abortar. É um serviço telefônico, na Filadélfia, cujas atendentes atendem todas pelo nome fantasia de "Lisa", e com muita presteza, e humanidade, ouvem as angústias, as necessidades, anotam o passado médico, e quanto as pretendentes têm de dinheiro disponível para uma operação de aborto, pois o Centro apenas "completa" a quantia.

O foco não é exatamente o belo serviço de ajuda  - de mulheres para com outras mulheres, friso - mas criticar a emenda legislativa que prejudicou imensamente as grávidas pobres, pois proibiu os Estados de usarem verbas federais para o aborto das pretendentes. Assim, só as grávidas com mais dinheiro, que pretendem abortar, que justamente não precisam de auxílio, têm seu direito ao aborto acessível. As grávidas pobres acabam embarcando em uma gravidez indesejada.

Nas emotivas conversas telefônicas, revelam-se histórias de pobreza, desemprego, violência sexual.

É muito bom, relevante, mas é muito simples. 13 minutos.

Abortion Helpline, This Is Lisa 2019 - 2019 | Filmow

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um dos candidatos da Netflix ao Oscar de Curta de Documentário é "A Love Song for Latasha". Eu era criança, mas me lembro bem deste episódio. Uma adolescente de 15 anos negra de Los Angeles foi assassinada pela dona de uma loja de conveniência, ao ir comprar um suco de laranja. A dona atirou na nuca dela, e ainda forjou a acusação de que ela estava roubando a mercadoria. Morreu com o dinheiro na mão. 

O doc usa os relatos da melhor amiga e de uma prima, para contar quem era a garota Latasha, suas qualidades, seu background familiar, seus sonhos (interrompidos), para que nunca nos esqueçamos. Eu fiquei até emocionado, por me lembro do alarido que o caso causou na época. Mas, claro, esquecemos. Mesmo de uma coisa horrível. 

O doc usa a narração, mas as imagens não são de arquivo, não são, digamos, reais, são imagens evocativas. Até há algo de arquivo, fotografias, mas é muito pouco. Há mais imagens poéticas, experimentais, intervenções artísticas, pedaços de música, e na hora do relato do crime, uma pequena animação. Li algumas críticas sobre esse diferenciado método estético, mas o resultado é bastante efetivo. 

Fica-se emocionado ao final. Muito bonito.

18 minutos.

A Love Song For Latasha

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amei "The Speed Cubers"/ "Magos do Cubo", um dos dez curtas de documentário selecionados na pré-lista do Oscar, e um dos candidatos Netflix.

Não é a história da modalidade, não é sobre a criação do cubo mágico, o doc foca na relação entre os dois principais competidores do mundo, um australiano supercarismático, boa gente, recordista mundial; e um garoto americano, fenômeno da modalidade, autista, que persistentemente tem batidos todos os recordes do australiano.

É legal ver como a rivalidade/amizade entre eles fez bem aos dois, notavelmente ao garoto autista, que "ama" o australiano, tendo-o como ídolo. Não dá pra deixar de pensar na vergonha que é "Music" ao vermos do que um autista é capaz.

O filme acompanha os bastidores do último campeonato mundial, e o deselance é sensacional. Todos somos iguais, mesmos os mais inteligentes, mais capazes, todos nos encontramos na perda.

É meu favorito curta até aqui. 40 minutos.

The Speed Cubers (2020) - IMDb

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todo ano o The New York Times tenta promover um candidato ao curta de documentário, e algumas vezes emplaca, por exemplo, com o muito criticado "Walk Run Cha-Cha", no ano passado.

O curta da vez é "A Concerto is a Conversation" que é basicamente uma conversa entre um neto e um avô, assim como os instrumentos conversam em uma apresentação musical. O neto é um jovem negro, compositor de jazz (inclusive da trilha de "Green Book", tendo subido ao palco do Oscar naquele ano para comemorar a vitória do filme) muito celebrado no momento. O avô é um simpático senhorzinho, agora com câncer, que conta sua história de opressão, saindo da racista Flórida de tempos atrás, até se estabelecer em Los Angeles, onde, se bem entendi, conseguiu sobreviver trabalhando e depois montando uma rede própria de faxina e lavanderia, onde conheceu sua esposa, e criou a família.

O filme é, em grande parte, somente plano e contra-plano; o rosto do avô, e o rosto do neto, que recebe com afeto e respeito a história e os conselhos do avô. Conselhos para nunca deixar que algo pare você. Conselhos para nunca deixar o racismo afetar você. É isso o doc.

13 minutos.

A Concerto Is a Conversation | Postred

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente esse "The Van", curta Live Action, um dos semifinalista do Oscar na categoria. É do diretor albanês Erenik Beqiri, e esteve presente em Cannes 2019. 

Li uma entrevista do diretor na qual ele diz que se inspirou em um acontecimento envolvendo cães e adaptou a situação com seres humanos. O que é a situação? Dentro dessa van, ocorre uma espécie de rinha humana. Dois postulantes à briga entrar na van, e começam a lutar. A van só para de andar, quando um deles estiver caído, derrotado. O prêmio é em dinheiro, de apostadores. 

Dinheiro que o jovem protagonista precisa para sair da Albânia e migrar para a Inglaterra, a despeito da censura de seu pai, que prefere vencer pelo trabalho lá mesmo no país. 

Excelente roteiro, excelentes atuações, excelente direção. 

Merecia ser um longa.

15 minutos.

The Van - 15 de Maio de 2019 | Filmow

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ASC Nominations:

Feature Film:


Erik Messerschmidt, ASC for “Mank”
Phedon Papamichael, ASC, GSC for “The Trial of the Chicago 7”
Joshua James Richards for “Nomadland”
Newton Thomas Sigel, ASC for “Cherry
Dariusz Wolski, ASC for “News of the World”

Spotlight:


Katelin Arizmendi for “Swallow”
Aurélien Marra for “Two of Us”
Andrey Naydenov for “Dear Comrades!”

Documentary:


Michael Dweck and Gregory Kershaw for “The Truffle Hunters”
Viktor Kosakovskiy and Egil Håskjold Larsen for “Gunda”
Gianfranco Rosi for “Notturno”

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O grego Phedon Papamichael entrou na lista do Sindicato dos Fotógrafos por "The Trial of The Chicago 7", repetindo o feito do ano passado (embora não tenha aparecido na lista do Oscar, só tendo sido indicado até hoje por "Nebraska"). É a força do filme.

Historicamente o sindicato falha em 1 nome com relação a Academia. Newton Thomas Sigel poderia ter sido indicado por "Da 5 Bloods", mas não, foi pelo criticado "Cherry". Parece o nome a ser substituído, mas nunca se sabe. Mesmo assim, por quem seria? "Dear Comrades!"?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todo mundo em casa, de novo?

Bom, nem era minha intenção, mas estou vendo os semifinalistas da pré-lista de curta de documentário. Hoje, um dos favoritos, "Colette", o - sem desrespeito - tradicional representante sobre o Holocausto.

Colette é uma ex-integrante da Resistência Francesa, que, 75 anos depois, aceita ir pela primeira vez à Alemanha, mais especificamente ao campo de trabalho onde seu irmão mais velho faleceu, em 1945, trabalhando quase como escravo na fabricação do famigerado míssil V2.

Ela não é uma senhorinha fácil, muito pelo contrário. Não tem aquela grandeza sentimental de uma hertoína. Não. Ela dá respostas atravessadas, é dura (como se a exigência dos tempos da guerra tivesse continuado), ríspida. Isso que faz o charme do filme, pois quando ela "quebra", como dizem os argentinos, é muito real, e emocionante. 

A viagem ao campo é feita ao lado de uma adorável jovem pesquisadora/historiadora do museu local da cidade de Rouen, que a ajuda a encontrar o exato local onde o irmão dormia, e onde trabalhou, como um escravo, 24h por dia. A doçura e paciência da pesquisadora ao final são recompensadas de um modo surpreendente.

É bonito, mas, em termos cinematográficos, não é nada de mais.

24 minutos.

Colette — maysles documentary center

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ace Editors Guild Eddie Nominees:

BEST EDITED FEATURE FILM (DRAMATIC):

Mank
Kirk Baxter, ACE

Minari
Harry Yoon, ACE

Nomadland
Chloé Zhao

Sound of Metal
Mikkel E. G. Nielsen

The Trial of Chicago 7
Alan Baumgarten, ACE

BEST EDITED FEATURE FILM (COMEDY):
Borat Subsequent Moviefilm
James Thomas, Craig Alpert, ACE, Mike Giambra

I Care a Lot
Mark Eckersley, ACE

On The Rocks
Sarah Flack, ACE

Palm Springs
Matthew Friedman, ACE and Andrew Dickler

Promising Young Woman
Frédéric Thoraval

BEST EDITED ANIMATED FEATURE FILM:
The Croods: A New Age
James Ryan, ACE

Onward
Catherine Apple

Over the Moon
Edie Ichioka, ACE

Soul
Kevin Nolting, ACE

Wolfwalkers
Darragh Byrne , Richie Cody, Darren Holmes, ACE

BEST EDITED DOCUMENTARY (FEATURE):
All In: The Fight for Democracy
Nancy Novack

Dick Johnson is Dead
Nels Bangerter

The Dissident
Scott D. Hanson, James Leche, Wyatt Rogowski, Avner Shiloah

My Octopus Teacher
Pippa Ehrlich, Dan Schwalm

The Social Dilemma
Davis Coombe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro semifinalista ao Oscar de curta de documentário, "Call Center Blues" ocupa a tradicional vaga do assunto  imigração deste ano.

O enfoque é muito legal, os "americanos" deportados para o México. Sim, a política de Trump foi tão dura nesse ramo que até pessoas que viviam há 50 (!!!!!!) anos nos Estados Unidos acabaram deportadas. O doc mostra como elas estão se virando em Tijuana - México, muitas delas trabalhando em Call Centers, já que possuem um inglês perfeito, sem acento. 

Algumas histórias são mais marcantes do que outras, mas a de um "americano" dizendo que fala em espanhol, mas pensa em inglês, e que todas as suas raízes estão do outro lado do muro, me impressionou mais. No meio, aquele dramas de famílias separadas, crianças crescendo sozinhas...

Um bom enfoque.

25 minutos.

Call Center Blues on Vimeo

Link to comment
Share on other sites

  • Members

African American Film Critics Awards:

MELHOR FILME
"Judas e o Messias Negro" 

MELHOR DIREÇÃO
Regina King - "Uma Noite em Miami..."

MELHOR ATOR 

Chadwick Boseman - "A Voz Suprema do Blues"

MELHOR ATRIZ

Andra Day - "The United States vs Billie Holiday"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Daniel Kaluuya - "Judas e o Messias Negro"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Dominique Fishback - "Judas e o Messias Negro"

MELHOR ELENCO
"Uma Noite em Miami..."

MELHOR ROTEIRO 
"Uma Noite em Miami..."

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Até o Fim: A Luta pela Democracia"

MELHOR ANIMAÇÃO 
"Soul"


MELHOR FILME INTERNACIONAL
"Night of the Kings"


MELHOR CURTA
"Two Distant Strangers"


MELHOR PRIMEIRO FILME (ATUAÇÃO)
Radha Blank - "The Forty-Year-Old Version"


MELHOR PRIMEIRO FILME (DIREÇÃO)
Shaka King - "Judas e o Messias Negro"

TOP 10 FILMES DO ANO
1 - "Judas e o Messias Negro"
2 - "Uma Noite em Miami..."
3 - "A Voz Suprema do Blues"
4 - "Nomadland"
5 - "Night of the Kings"
6 - "American Skin"
7 - "Destacamento Blood"
8 - "Minari"
9 - "Miss Juneteenth"
10 - "The United States vs Billie Holiday"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Framboesa de Ouro 2021 - Indicados

Worst Picture

365 Days

Absolute Proof

Dolittle

Fantasy Island

Music

Worst Actor

Robert Downey, Jr. - Dolittle

Mike Lindell (The “My Pillow” Guy) - Absolute Proof

Michele Morrone - 365 Days

Adam Sandler - Hubie Halloween

David Spade - The Wrong Missy

Worst Actress

Anne Hathaway - The Last Thing He Wanted AND Roald Dahl's The Witches

Katie Holmes - Brahms: The Boy II AND The Secret: Dare to Dream

Kate Hudson – Music

Lauren Lapkus - The Wrong Missy

Anna-Maria Sieklucka - 365 Days

Worst Supporting Actress

Glenn Close - Hillbilly Elegy

Lucy Hale - Fantasy Island

Maggie Q - Fantasy Island

Kristen Wiig - Wonder Woman 1984

Maddie Ziegler - Music

Worst Supporting Actor

Chevy Chase - The Very Excellent Mr. Dundee

Rudy Giuliani (As "Himself") - Borat, Subsequent Movie-Film

Shia LeBeouf - The Tax Collector

Arnold Schwarzeneggar - Iron Mask

Bruce Willis - Breach, Hard Kill AND Survive the Night

Worst Screen Combo

Maria Bakalova & Rudy Giuliani (Yes, That Really IS Rudy Giuliani!) - Borat Subsequent Movie-Film

Robert Downey Jr. & His Utterly Unconvincing "Welsh" Accent – Dolittle

Harrison Ford & That Totally Fake-Looking CGI “Dog” – Call of the Wild

Lauren Lapkus & David Spade - The Wrong Missy

Adam Sandler & His Grating Simpleton Voice - Hubie Halloween

Worst Director

Charles Band - All 3 Barbie & Kendra movies

Barbara Bialowas & Tomasz Mandes - 365 Days

Stephen Gaghan – Dolittle

Ron Howard - Hillbilly Elegy

Sia – Music

Worst Screenplay

365 Days

All 3 Barbie & Kendra Movies

Dolittle

Fantasy Island

Hillbilly Elegy

Worst Remake, Rip-off or Sequel

365 Days (Polish Remake/Rip-Off of Fifty Shades of Grey)

Dolittle (Remake)

Fantasy Island (Remake/”Re-Imagining”)

Hubie Halloween (Remake/Rip-Off of Ernest Scared Stupid)

Wonder Woman 1984 (Sequel)

 

https://www.joblo.com/movie-news/razzie-nominations-dolittle-365-days-worst-of-the-year?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda que assumidamente infantil, feito inclusive para ser um especial natalino para a tevê inglesa, "The Snail and the Whale" é uma animação lindíssima. Devido ao seu enorme capricho estético, até os adultos irão gostar.

Adaptando um livro infantil de 2003, este semifinalista ao Oscar de Curta de Animação conta a história de um caracol (narrado lindamente por Sally Hawkins) que vive em um rochedo no cais do porto, apreciando o trabalho nas docas, mirando as partidas dos navios, e, aborrecido com a lentidão da vida em sua comunidade, sonhando em conhecer o mundo. Até que em uma noite estrelada, surge uma baleia, e a carrega em sua cauda. Juntos, viajam pelos sete mares e vivem pequenas aventuras, como, - de novo - escapar de um tubarão ( Uma rima com o "Professor Polvo" - para mim, até aqui a mais tensa cena do ano), ou fugir das bicadas de gaivotas. Quando, então, acontece, um acidente mais grave...

Amizade. Autoceitação. Beleza nas diferenças. Entre o pequeno e o grande, todos são importantes.

Clássico, infantil, mas tudo num nível altíssimo.

Lindo de marré de ci. Indicado ao Annie 2021, de melhor produção especial.

25 minutos.

The Snail and the Whale (TV Movie 2019) - IMDb

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...