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Forum Cinema em Cena

For Your Consideration Ads - Temporada 2007


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Só pra não ficar quotando' date=' vou comentar seu post aqui03
Não considero Assassinos por Natureza tão ruim qto Reviravolta ou até mesmo As Torres Gêmeas (o pior filme dele), mas concordo contigo qto a Platoon, q achei bem fraco comparado a tantos outros filmes de guerra.

Discordo sobre Alexandre, q achei muito bom e muito desvalorizado...talvez pq eu adore o ator e a época, mas tem muito filme pior do q este...e pensar q o Baz Luhrman queria fazer c/ Leonardo DiCaprio e Nicole Kidman...garanto q sairia pior, mesmo eu gostando do diretor.

Se a denominação de mestre para ele foi exagerada pelos seus filmes seguintes, foi por isso q comparei c/ Scorcese...então ele não seria mestre pelos filmes q ele fez após Casino, q são no mínimo fracos?
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+ OFF TOPIC:

 

Eu acho JFK, Platoon e Wall Street legaizinhos...

Acho Natural Born Killers o melhor dele. Só que tinha muito mais potencial que foi desperdiçado.

Não suporto Nascido em 4 de Julho.

Como comentarista social acho ele amador. Por exemplo: em Nascido em 4 de Julho e NBK ele coloca umas falas que ficaram forçadas demais, ele tenta enfiar a opinião goela abaixo do espectador (como na última fala do Robert Downey Jr. em NBK e todos os discursos melodramáticos do Tom Cruise em Nascido em 4 de Julho). Independente da opinião de quem assiste, essa artificialidade sempre me incomoda. E isso faz com que os filmes envelheçam muito mal. Especialmente em Nascido em 4 de Julho que é descaradamente panfletário.

Como filme, nenhum deles é memorável, com a possível excessão de NBK e talvez Wall Street.

 

Fico envergonhado em saber que ele foi aluno do Scorsese.

 

E acho que o Scorsese sim pode ser chamado de mestre, pelo menos por mim. Não é qualquer diretor que tem 3 obras-primas nas costas + 3 filmes que chegam perto disso. Não acho que ele vem fazendo burrada depois de Cassino. Adoro Vivendo no Limite, e Gangues e Aviador são daqueles filmes que pode te fazer dizer, "a carreira dele vai bem, obrigado". Sobre The Departed, eu não posso opinar até a estréia, mas quando falam que é o melhor dele desde Goodfellas eu fico babando.

 

___________________________________________________

 

Não sei se The Departed precisa muito de FYCs pro elenco. Damon e DiCaprio vão tentar indicações por outros filmes, e se a Academia não indicar o Nicholson, a julgar pela carreira dele e pelos comentários sobre a atuação dele (positivíssimos até nos detratores), ela pode parar de entregar esse prêmio, pq não entende nada do assunto. 06
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Só pra não ficar quotando' date=' vou comentar seu post aqui03
Não considero Assassinos por Natureza tão ruim qto Reviravolta ou até mesmo As Torres Gêmeas (o pior filme dele), mas concordo contigo qto a Platoon, q achei bem fraco comparado a tantos outros filmes de guerra.

Discordo sobre Alexandre, q achei muito bom e muito desvalorizado...talvez pq eu adore o ator e a época, mas tem muito filme pior do q este...e pensar q o Baz Luhrman queria fazer c/ Leonardo DiCaprio e Nicole Kidman...garanto q sairia pior, mesmo eu gostando do diretor.

 

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Considero Assassinos por Natureza um dos piores exemplos de direção que já tive a tortura de assistir. O que é aquela câmera girando sem parar???? E a fotografia que muda de amarelo, pra vermelho, pra verde, pra cor-de-rosa, pra cor-de-burro-quando-foge???? Sem falar naquela dragão no melhor estilo Power Rangers q aparece a cada 5 segundos. E o pior é q, ao meu ver, nada disso foi usado em favor da história (como as magnifícas imagens de arquivo usadas em Nixon), mas apenas como exercício de estilo, de estética. Dessa forma, todo potencial da história foi desperdiçado pra mim (e olha q o potencial era bem grande).

 

As Torres Gêmeas é o segundo pior filme dele, pra mim. E se não se transforma num completo lixo, é devido às boas atuações de Nicolas Cage e Maggie Gyllenhal (menos quando eles abrem a boca, afinal o roteiro também é de uma mediocridade...). Enfim, quando apareceu Jesus segurando uma garrafa de água eu entreguei os pontos completamente...

 

Alexandre pode até não ser o lixo que tantos pregam, mas é sim um filme bastante medíocre. E olha q eu simplesmente sou apaixonado por Antiguidade, mas o roteiro e a direção exagerada de Stone transformaram o filme num espetáculo quase cômico (a exceção fica por cenas como a conversa entre Alexandre e seus pais sobre personagens mitológicos, a discussão de Alexandre com sua mãe sobre o assassinato de Felipe, e o debate de Alexandre com seus generais sobre a superioridade dos gregos em relação aos povos asiáticos). E apesar de gostar de Colin Farrell, considero a sua "síndrome dos olhos arregalados" um dos grande defeitos do filme (e o pobre ator ainda não se recuperou dessa terrível doença, vide O Novo Mundo).

 



Se a denominação de mestre para ele foi exagerada pelos seus filmes seguintes' date=' foi por isso q comparei c/ Scorcese...então ele não seria mestre pelos filmes q ele fez após Casino, q são no mínimo fracos?


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Na minha visão, pra ser considerado um mestre, um diretor deve ter no mínimo 2 ou 3 filmes que possam ser considerados quase obras-primas, enquanto o resto da filmografia, embora possa conter alguns deslizes, deve apresentar filmes minimamente decentes.

 

No caso de Stone, JFK e Nixon ocupam, pra mim, o panteão de quase obras-primas (afinal são os maiores e melhores filmes políticos de todos os tempos), enquanto considero Wall Street um filme muito bom também.

Platoon não está no nível do último, nem muito menos dos dos primeiros citados, mas ainda assim é um filme legal, que não envergonha seu realizador (não merecia, entretanto, de forma alguma ganhar o Oscar). O problema é que Alexandre, As Torres Gêmas e Assassinos por Natureza vão da mediocridade ao lixo completo, e são indignos de um mestre. Portanto, preciso assistir aos outros filmes do diretor. Se estes ficarem pelo menos no nível de Platoon, então poderei considerar Stone como um mestre, principalmente se algum destes chegar no nível de Wall Street (acho quase impossível Stone repetir a dose de JFK e Nixon). Agora, se o restante dos filmes do diretor continuarem a se revelar medíocres, o título de mestre seria injusto. Não adianta realizar uma ou duas obras-primas e depois sair por aí dirigindo lixos. Nesse caso, uma aposentadoria é bem mais recomendável e até mais saudável pra carreira do diretor.

 

OBS: Essa história de mestre é totalmente pessoal, pois um filme pode ser uma grande obra-prima pra uma pessoa, enquanto outra considera apenas um filme normal (é o meu caso com o nada-mais-que-normal Bons Companheiros...).
André Taggart2006-10-31 01:07:07
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OBS: Essa história de mestre é totalmente pessoal' date=' pois um filme pode ser uma grande obra-prima pra uma pessoa, enquanto outra considera apenas um filme normal (é o meu caso com o nada-mais-que-normal Bons Companheiros...).

 

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Disse tudo companheiro...quero dizer, amigo06

 

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Gente, é óbvio demais. Scorcese é o maior diretor americano vivo! Sendo que sua maestria não se dá por suas obras-primas, mas pela REGULARIDADE e CRIATIVIDADE. Quando nós pensamos no cinema transgressor da década de 70, de quem lembramos logo?

Pois bem. Em arte, pare ser alçado à mestre, depende de respostas a perguntas como aquela acima.

 

Abraço
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Mas isso é relativo, Historiense. Porque nem todo mundo morre de amores pelo cinema transgressor dos anos 70. Eu poderia fazer uma pergunta parecida: Quando nós pensamos em filmes de teor político e controverso, quem primeiro vem à mente??? A resposta óbvia é Oliver Stone, mas acontece que nem todo mundo gosta (como eu idolatro) de filmes políticos. O importante num mestre é que ele apresente uma boa bagagem de filmes bons, na visão de cada um.03

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No começo eu achava que teria sido um "blefe" de Cannes, essa premiação de Penelope Cruz. Teria sido um premio para o filme de Pedro Almodóvar (até porque as outras atrizes também foram premiadas), e não para o trabalho em si de Penelope Cruz.

 

Mas parece que o desempenho dela é realmente muito bom, e ela tá com grandes chances no Oscar. E, assim como Beckin falou antes, ela me parece mais forte do que Kate Winslet hoje.
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eu acho q considero martin scorsese um mestre (digo acho, pq talvez nao conheça a filmografia desse diretor o suficiente pra dizer algo assim). mas nao vou adotar a postura do historiense, dizendo q isso é óbvio, pq eu concordo com o ponto de vista do andré.

"Essa história de mestre é totalmente pessoal, pois um filme pode ser uma grande obra-prima pra uma pessoa, enquanto outra considera apenas um filme normal"

nossa opinião sobre filmes é sempre algo subjetivo.

 

 

Eu acho que nesse exato momento a Penélope tá até mais forte que a Winslet em termos do tal do "Buzz"

isso é verdade, mas essas coisas mudam...

 

e eu nao acredito q penelope cruz vá ganhar. as vezes, os membros da academia resolvem fazer escolhas q nao combinam muito com o seu estilo, só pra dizer q nao sao preconceituosos. dar um oscar a uma atriz estrangeira, por um filme estrangeiro q nao é falado em inglês, correponde a esse tipo de atitude. pode acontecer, mas as chances são quase zero.

 

eu consigo vê-la entre as indicadas, mas nao como a vencedora.
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Obrigado por Fumar?

 

16

 

Mas é subversivo demais para ser lembrado...

 

 

Era o mínimo que a Academia poderia fazer, reconhecendo um dos melhores filmes do ano com pelo menos uma indicação. Roteiro Adaptado parece ser uma ótima categoria.

 

Ah, e só lembrando. Eu vou ficar muito puto se As Torres Gêmeas conseguir alguma indicação, em qualquer que seja a categoria. Não vejo qualidade alguma em nenhum quesito desse filme...
André Taggart2006-11-02 10:48:09
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Acho que dá para os que não gostaram ficarem tranqüilos - apesar da forte campanha da Universal, é provável que As Torres Gêmeas dificilmente emplaque alguma indicação além de Som ou algo parecido. A crítica recebeu-o ainda mais mornamente do que A Conquista da Honra, por exemplo, e o único ponto forte é a boa bilheteria (e talvez o trato sentimental, acessível dado ao tema - ao contrário de Vôo United 93).

 

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  • 2 weeks later...
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Que é isso? Uma vaca atrás dele (do Lynch)? 06

 

Se o filme for indicado a alguma coisa, eu vou achar que alguém sensato (no jeito lynchiano de ser) se incorporou no grosso dos votantes da Academia. 06

 

Quando eu vi o pôster de The Good German eu lembrei direto de Casablanca... a alusão é gritante.
rubysun2006-11-11 02:35:07
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