Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Cults - Segundo a Revista SET


Vítor Riddle
 Share

Recommended Posts

  • Members

Spinal Tap merece sim o titulo de mais cult, porque ele quebra a barreira do cinema.. ele consegue ser cult no meio da musica também...

Plan 9 tinha que ser o segundo.. ele tem diretor cult (Ed Wood), ator cult (Bela Lugosi) e ainda é símbolo Thrash. Sem falar que é genial!

 

Claramente alguns filmes são escolhidos como "amostras" do diretor. Eraserhead (David Lynch); O E. Mundo d. Jack (Tim Burton); Balconista (Kevin Smith);  Caes de Aluguel (Tarantino); Corpo fechado (Shayamalan); Vida de Brian (turma Monthy Pyton - Terry Giliam).. são diretores que fazem/fizeram cults por natureza, amados por muitos incondicionalmente. Se pode achar mais filmes do mesmo com competencia para entrar na lista... Logo não há porque reclamar da falta de Cidade dos Sonhos.. Eraserhead com certeza é bem mais obscuro/adorado/estranho, assim como outros

 

Da lista meus preferidos são Lebowski (off course dude), Clube da Luta e Donnie Darko.. Não é preciso elogiar Laranja Mecanica e Blade Runner 

 

Senti falta de Warriors (Gueeeeeereeeeeiroooooooos, venham me pegggááááaaaaaaaaááárrr - dublagem mais cult de TV brasileira, e o filme é muito cult também), Labirinto (David Bowe é O cara Cult), e algum que representasse o John Carpenter (ele tinha que ter algo top 20)
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 102
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

"Fome Animal" também poderia estar na lista' date=' fácil.[/quote']

 

Se for pra colocar um trash, coloque um trash bom como A Hora do Espanto.

Concordo que A Hora do Espanto também é cult, mas novamente, Bart: a idéia de filme cult independe de nossos gostos pessoais. Eu adoro desesperadamente Fome Animal, a propósito. Mr. Scofield2006-10-06 13:11:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Encontros e Desencontros

seria cult? Se sim' date=' é um dos pirores. 06

 

[/quote']

 

pelo menos as pessoas que se dizem cults e querem ser cults assistiram esse filme, amam esse filme e idolatram a sophia coppola...

 

eu particularmente não gostei dele.

 

É tão bom saber que não estou sozinho nesse mundo. 06 Levou um Thanks, veras.

 

Em tempo: Cadê Corra Lola, Corra na lista?

 

esse filme é absolutamente cult.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com os da lista que eu assisti.

Só fico em dúvida quanto a "Matrix", pois apesar de ser cult pelo lado da ficção científica é também um grande sucesso do cinema em geral, então talvez isso ofusque um pouco esse lado mais particular do filme. Pois filmes "cult" geralmente são "cultuados" por um determinado tipo espectador por algum determinado motivo (seja técnico ou não) e o longa vai ficar também lembrado pelo seu sucesso geral.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matrix eh cult pela retrospectiva de tudo q a humanidade viveu...

Apesar dos pesares eh um filme comfundo bem complexo, tem q tá muito atento pra ir associando...

 

no 1º, o nascimento de Neo, é identico ao nosso nascimeto, passando pelo canal vaginal da mãe, a choque ao sair do ultero protegido, sem cabelos na cabeça, etc...

 

Escolher tomar a pílula, vc prefere se alienar dos probleams do mundo ou saber de toda a realidade ?

 

e o final deslumbrante  associando a Jesus Cristo : as cenas remetem à cruscificação, Neo é o novo, o prometido, salva a humanidade.

 

Em suma, é cult...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De Volta Para o Futuro está em cartaz no Telecine Cult... = /     06

Da lista eu vi:

This is Spinal Tap

O Estranho Mundo de Jack

The Texas Chain Saw Massacre

Blade Runner

Plan 9 From Outer Space

Eraserhead

The Rocky Horror Picture

Fervura Máxima

Faster, Pussycat! Kill! Kill!

The Evil Dead 2

Clerks

Pink Flamingos

O Vingador Tóxico

Barbarella

The Blair Witch Project

Office Space

O Grande Lebowski

Mad Max

Cães de Aluguel

The Blues Brothers

Akira

Laranja Mecânica

Freaks

Operação Dragão

Clube da Luta

Matrix

Showgirls

A Vida de Brian

Corpo Fechado

Donnie Darko

Que vergonha... 08 Mas dos que eu vi, são todos fodões ou quase isso, tirando "A Bruxa de Blair". Em matéria de cultisse, "Donnie Darko" podia estar um pouco mais a frente...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

O Que Terá Acontecido À Baby Jane e Acossado são filmes bárbaros que levam consigo todo aquele tipo "cult", descobertos com o tempo. Muita gente reclamou de Showgirls, mas assim como Plano 9 do Espaço Sideral, creio que foi lembrado ao se tornar famoso por ser muito ruim.
Helker2006-12-10 10:13:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

donniedarko05by9.jpg

 

30-Donnie Darko 5/5

 

Assisti ontem pela 1ª vez e...16

 

unbreakable3bn2.jpg


29-Corpo Fechado 3/5

 

Acho que do Shy eu prefiro A Vila, mas como "cultuado" esse Corpo Fechado deve ser mais (afinal fala de HQ, e os fãs de HQ costumam idolatrar mais as coisas...06)

 

lobrianbrianmomjo1.jpg


28-A vida de Brian

 

Nunca vi.12

 

showgirls01ld4.jpg


27-Showgirls 2/5

 

Ok. Tem muita mulé boa, mas acaba aí... Vai ver é justamente por isso que é cultuado.06

 

colunamatrixet5.jpg


26-Matrix 5/5

 

Mesmo as continuações fracas não conseguiram tirar a força do filme original, e por isso merece estar na lista.

 

clubedaluta03kz1.jpg


25- Clube da luta 5/5

 

David Fincher!!!16

 

 

vs08064gf1.jpg


24- Operação Dragão

 

Nunca vi12, mas esse não é aquele com o Bruce Lee? Cadê ele na foto?06 

 

monstros01fs3.jpg


23- Monstros

 

Nunca vi.12 

 

laranjamecanica03or4.jpg


22-Laranja Mecânica 1000000/5

 

Não é cult! É clássico! Ponto! Mas é orgástico e merece estar em qualquer lista de melhores.

 

dalivisageofwarth5.jpg


21- Akira

 

Nunca vi.12

 

onionnews1968articlefw6.jpg

 
20- Os Irmãos Cara de Pau 2000

 

Segundo o cinéfilo é o filme original (Os Irmãos Cara-de-Pau) que está na lista. Não vi nem um nem o outro...12

 

reserv04xc9.jpg


19- Cães de aluguel 4/5

 

Do Quentin prefiro o Pulp e até o Kill Bill, mas qualquer um dele merece estar numa lista assim.

 

madmax2theroadwarrior2ca6.jpg


18- Mad Max 4/5

 

Respeito o 1º filme, mas o Mad Max 2 é mais orgástico! Uau! Mas por causa do 2º, muitos esquecem do 1º, acaba que muita gente coloca ele na frente pra ser "do contra"... Será que é isso?06

 

350pxthebiglebowski1998screenshot2ik8.jpg

 
17-O grande Lebowski

 

Nunca vi.12

 

officespacelumberghwl5.jpg


16-Como enlouquecer seu chefe

 

Assisti um vez no Telecine, faz algum tempo e não me lembro muito bem. Só me lembro que na época pensei: Porque ninguém fala desse filme, é bem legal...05

 

blairwitchproject1bf4.jpg


15-A Bruxa de Blair 3/5

 

Passo... Não acho o filme grande coisa. Enfim...

 

barbarellaww5.jpg


14-Barbarella

 

Nunca vi.12

 

m0000541tj0.jpg


13-O Vingador Tóxico

 

Nunca vi.12

 

pinkflamingosstortsg9.jpg


12-Pink flamingos

 

Nunca vi.12 P.S.: É nesse aqui que tem um cara comendo o cocô de cachorro?14

 

clerksxl01ka9.jpg


11-O Balconista

 

Nunca vi.12 

 

mortedodemonio02ub2.jpg


10- A Morte do Demônio

 

Segundo o cinéfilo, é o segundo filme (Uma Noite Alucinante) que está na lista. Eu prefiro o segundo mesmo, mas de qualquer jeito os dois filmes são ótimos e merecem estar na lista.

 

fasterpussycatkillkilltx2.jpg


9-Faster, Pussycat! Kill! Kill!

 

Nunca vi.12

 

woo011ag8.jpg


8-Fervura máxima

 

Nunca vi.12

 

rockyhorrorpictureshowthephotorockyhorrorpictureshow6tk6.jpg


7-The rocky horror picture show

 

Nunca vi.12

 

henry20eraserheadmm5.jpg


6-Eraserhead

 

Nunca vi.12

 

plan9outerspace03pz3.jpg


5- Plano 9 do Espaço Sideral

 

Nunca vi.12

 

blade1vp8.gif


4- Blade Runner - O Caçador de Andróides 5/5

 

Oh! Faz tanto tempo que vi esse clássico! 04

 

11292988794808sl5.jpg


3-O massacre da serra elétrica

 

Faz tempo que vi, e nem me lembro direito.

 

estranhomundojack01yp2.jpg


2-O estranho mundo de Jack

 

Nunca vi.12

 

spinal7no8.jpg


1- Spinal Tap

 

Nunca vi.12
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A propósito' date=' esse Monstros é o clássico Freaks? 02
[/quote']

 

oh yeah.

 

Alguém me defina cult!

 

A revista classifica em 3 grupos:

 

a - aqueles que foram um fiasco no início' date=' e depois foram descobertos e colecionam legiões de fãs devotíssimos. o problema da reportagem é quase resumir a lista nesses...

 

b - aqueles que definem gêneros-gerações-estilos e/ou criam personagens inesquecíveis.

 

c - os absurdamente ruins.

 

 

enfim, a etimologia pode definir: cult. adjetivo do substantivo culto. verbo cultuar. acho que já dá pra ter uma idéia. culto, uma coisa quase secreta como as sessões de meia noite que popularizaram eraserhead. ou os milhares de brinquedos de Jack e do Leatherface ou da Barbarella (neste caso, bonecas infláveis entram na lista).
[/quote']

 

b. Só por esse item teriam que ter colocado o Sexta-feira 13 (qualquer parte. O 1, ou o 2, ou o 3, etc). Enfim...

 

c. Essa aí é a definição de filmes trash, não filmes cult...09 Mas esse pessoal da SET constuma puxar um, não?06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...