Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pequenas Causas Cinematográficas


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 848
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

E aquele que não têm uma predileção pré - definida por um gênero específico?? Agregaria todas as características descritas na reportagem ou seria uma pessoa impossível de ser analisada???

 

Falando um pouco mais sério: A predileção por um gênero específico de filme' date=' como a reportagem mesmo disse, PODE revelar alguns aspectos pessoais nossos, assim como QUALQUER ato feito por nós de forma inconsciente...Eles são nada mais do que espelhos de tudo o que absorvermos...
[/quote']

 

1 - Para definir isso precisaríamos ler a tese inteira (infelizmente o jornal não a disponibilizou) como toda pesquisa, ela se utiliza de amostragem para definir perfis. As pessoas que foram entrevistadas admitiram ter pontos em comum com o perfil traçado pelo psicológo. E Silva, você não tem uma preferência por um gênero de filme?

 

2 - Sim, são os valores agregados que o psicólogo usa como parâmetro. Mas, curioso, eu confesso que sempre achei que os filmes que eu assisto me definem muito bem. Muitas vezes ouço pessoas (quem me conhece) falando de determinados filmes e invariavelmente alguém comenta, tenho certeza que este é o tipo de filme que ele assistiria. Já ganhei filmes de presente porque refletem o meu gosto. Mas cabe a cada um achar que tudo é uma grande besteira... uma espécie de horóscopo (que eu não acredito) cinematográfico.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segundo esse perfil, eu seria fanzaço de ficção científica, gênero que apenas gosto.

 

 

E não sei se me encaixaria como mais fã de dramas, comédias ou ação.

 

Meu filme favorito deste ano é ação (X3), assim como meu favorito no geral (Retorno do Rei), passo toda hora reclamando que não dão à comédia seu verdadeiro valor e assisto mais drama do que qualquer outro gênero.

 

Piração. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

2 - Sim, são os valores agregados que o psicólogo usa como parâmetro. Mas, curioso, eu confesso que sempre achei que os filmes que eu assisto me definem muito bem. Muitas vezes ouço pessoas (quem me conhece) falando de determinados filmes e invariavelmente alguém comenta, tenho certeza que este é o tipo de filme que ele assistiria. Já ganhei filmes de presente porque refletem o meu gosto. Mas cabe a cada um achar que tudo é uma grande besteira... uma espécie de horóscopo (que eu não acredito) cinematográfico.

 
[/quote']

Acho que todo mundo se identifica com os filmes que vê e é capaz de, no conjunto agregar características que o definem de certa forma sim. No entanto, temos que considerar, para isso, uma série de fatores que a pesquisa parece não abranger a princípio: eu não gosto só de terror (embora seja o gênero que mais gosto) e mesmo que gostasse, há preferências dentro do próprio gênero (não gosto, por exemplo, de filmes que lidam com religião, apesar de agnóstico - Deus x Demônio..notem que O Exorcista não está entre meus filmes preferidos), dentre inúmeros outros fatores.

Talvez se considerássemos uma gama muito maior de filmes não separadas por gênero e observássemos fatores em comum, confrontássemos valores morais e ideais que fazem parte de nossas experiências, etc. - coisa que acredito que o Nacka tenha feito, mesmo que inconscientemente (com certeza ele não particularizou suas experiências a um gênero) ao dizer que os filmes que assiste o definem muito bem, talvez pudéssemos traçar um perfil psicológico concreto e descobrir até coisas interessantes e ocultas. Pessoas são diferentes demais...não podemos agregá-las em "grupos" de tal maneira por uma única característica.

Quanto a frase em marrom, acho que isso acontece com todo mundo (você vai adorar tal filme..e muitas vezes têm razão)..mas o que é fundamental: essas pessoas o conhecem "individualmente".
Link to comment
Share on other sites

Pessoas são diferentes demais...não podemos agregá-las em "grupos" de tal maneira por uma única característica.

Quanto a frase em marrom' date=' acho que isso acontece com todo mundo (você vai adorar tal filme..e muitas vezes têm razão)..mas o que é fundamental: essas pessoas o conhecem "individualmente".
[/quote']

 

Sim a tal da amostragem acontece o tempo todo... e isso talvez torne o trabalho do rapaz pretensioso, mas lhe dando um mérito diria que muitas vezes nos omitimos de dizer aquilo que gostamos de assistir, por diversos motivos (vergonha, medo de ter de explicar 06...) confesso que eu não me sentiria muito à vontade sendo "estudado" oficialmente e no meu caso, conhecer-me significa o quê? A fundo? Ou superficialmente? Minha mãe tem a capacidade de errar em todos os presentes que me dá... ultimamente percebendo isso ela sabiamente me envia uma quantia X em dinheiro (fez isso no meu aniversário) para que eu compre o que quiser (adoro mamãe). 

 

Não sei se o autor da pesquisa particularizou as preferências de cada um, mas é claro para mim que as pessoas podem ter uma ou várias, eu por exemplo gosto muito de filmes de ação e aventura e sci-fi, ocasionalmente vejo dramas e comédias e raramente terror. Então eu tenho grande parte das características apontadas ali... e folks, é só uma pesquisa... queria mesmo é que vocês respondessem à pergunta:

 

Você é o filme que vê? Porquê?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 A despeito de não conhecer o teor completo da tese do rapaz me permitirei (seguindo pela mesma vereda do citado) incluí-lo na categoria dos pretenciosos e simplistas.

 Haja vista o teor da listinha com as características utilizadas para a criação dos "grupos". 07

 Ou seja, faço minhas as palavras do Enxak e do Scofield.

 Tremenda de uma besteira!!!  

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ando com pouco tempo pra ler e escrever aqui no fórum por esses dias, portanto cheguei atrasado na discussão, e uma muito interessante por sinal.

 

Tem dois filmes, dois dramas, que eu gosto muito e que servirão para exemplificar meu ponto de vista. O primeiro é o Terra de Sonhos, do Jim Sheridan. Esse filme me toca muito por tratar, entre outras coisas, da dificuldade que algumas pessoas têm de perdoar a si próprias (sou daqueles cujos erros ficam martelando na cabeça por dias, às vezes meses, anos). Outro é Os Imorais, do Stephen Frears. Nesse a ênfase é completamente diferente: a assunção da porção ruim que cada pessoa tem, o lado maldoso e egoísta. É um filme que me atrai tanto quanto o primeiro, por razões diferentes.

 

Ao gostar muito do Terra de Sonhos e dOs Imorais, certamente que há uma relação de identificação. Se eu não tivesse interesse em me aprimorar nestas duas dimensões da personalidade que mencionei, decerto esses filmes não teriam o mesmo apelo que têm para mim, independentemente de seus méritos artísticos.

 

De outro lado, qualificar dois filmes diferentes como esses apenas como dramas é tão reducionista quanto dizer que, por gostar de dramas, minha personalidade é esta ou aquela.

 

Resumindo, o gosto por determinados filmes pode, sim, ser revelador da personalidade, mas isso não justifica a rotulação das pessoas. Aquela que foi postada aqui é estreita demais, pois tem muitas outras coisas que me definem (o que me lembrou um bom tópico que o Pato Maluco abriu ano passado, 7 Filmes que me definem) além de tolerância e preocupação com os outros, inclusive meu lado mau, hehe.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Istoé online publicou um

teste

que relaciona gostos cinematográficos e personalidades baseado na

pesquisa do tal psicólogo da Unb. A julgar pela simplicidade das

respostas apresentadas não consigo deixar de pensar que essa pesquisa é

tão científica quanto aqueles testes da Capricho.

 

 

 

No mais, acho que as postagens do scofield e do Alexei resumem bem a questão.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Quais os filmes que vocês cansaram de discutir e porquê? O assunto esgotou? O outro lado da discussão TE esgotou? Não é muita pretensão achar que determinadas discussões estão definitivamente encerradas? Como uma discussão sobre um filme do cacife de Pulp Fiction por exemplo, pode ser considerada estéril?

 

Não me canso de discutir filmes, me canso de discutir com certos usuários, aliás fadiga extrema... e com isso quem perde? Não me desce alguém ter um filme na prateleira e não se dignar a discuti-lo... mas enfim.. digam aí.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tornou-se enfadonho discutir sobre A Vila, por exemplo... E ocorreu por uma série de razões: a) o filme é auto explicativo, só crianças de 5 anos precisam que vc diga direitinho sobre o que o filme é; B) as 'pedras' (termo eufemista para 'sandices') eram sempre as mesmas; c) repetir a mesma coisa o tempo todo para pessoas supostamente inteligentes cansa; d) os detratores, não raro, utilizam-se das mesmas 'pedras' over and over again

... Vc explica pro Joe Doe como a coisa funciona, o cara vai lá e repete a asneira de novo.  

 

Nesse sentido não diria que acho que discussões estão definitivamente encerradas. Apenas perco o tesão de travá-las novamente.

 

Aliás, vc disse certíssimo: o que fadiga não é a discussão sobre filmes, mas a discussão com certos usuários.

 

Mas de qualquer modo, preciso pensar nas minhas úlceras e em como contê-las para que não se multipliquem.
Link to comment
Share on other sites

Esse é o ponto. Pelo desgaste que alguns causam, outros jogam a toalha, decretando que o debate do filme está esgotado. Esgotado como cara-pálida? Eu não consigo imaginar como um debate sobre 2001 do Kubrick estaria esgotado (ou que não se possa falar mais dele) visto que são poucos os que conseguem entender o filme...

 

E Dook, sobre o filme cujo-o-nome-não-se-deve-nomear de um certo diretor indiano, como eu disse lá no Cineclube em Cena, cada vez que aquele tópico vai para a grade principal do Filmes em Geral, fico esperançoso e penso, quem sabe uma alma caridosa resolveu enfim DISCUTIR o filme, mesmo que não concorde com ele (mas usando argumentos sólidos).  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse é o problema Nacka... Alguns (como eu) perdem o tesão de discutir o filme justamente por causa da repetição enfadonha das mesmas sandices e dos mesmos argumentos pró-filme...


A única vez que aquele tópico começou a engatar uma discussão sadia sobre um ponto que nem os fãs poderiam circundar para defender o filme foi quando o sapo viu pela primeira vez. De resto, a mesma baboseira de sempre... Até um tempo atrás, eu também ficava esperançoso quando o tópico virava atração principal... Hoje, arrepiam-se os meus pelinhos da nuca pq sei que mais uma pessoa comeu pipoca na hora errada e se deixou levar pela propaganda da televisão.

 

Já 2001 a história é outra... não é um filme 'fechadinho' como A Vila (e olha que A Vila permite 'n' leituras), mas a própria estrutura do filme não é pra qq um. Muitos dormem nos primeiros 15 minutos de filme, enquanto que A Vila é um filme um pouco mais... digamos... acessível do que 2001. Ou seja, aqueles que aguentarem até o final, podem ter coisas interessantes pra contar, seja pró, seja contra o filme. Infelizmente, o debate sobre ele aqui no Cineclube com o Perceb... ooops, Chiquinho, revelou mais uma vez que as pessoas não tem a mínima capacidade de processar aquilo que assistiram. Nessas horas, penso que é melhor fazerem como eu: ficar de boca fechada.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

 

Quais os filmes que vocês cansaram de discutir e porquê? O assunto esgotou? O outro lado da discussão TE esgotou? Não é muita pretensão achar que determinadas discussões estão definitivamente encerradas? Como uma discussão sobre um filme do cacife de Pulp Fiction por exemplo' date=' pode ser considerada estéril?

 

Não me canso de discutir filmes, me canso de discutir com certos usuários, aliás fadiga extrema... e com isso quem perde? Não me desce alguém ter um filme na prateleira e não se dignar a discuti-lo... mas enfim.. digam aí.  
[/quote']

Bom, acredito que essa discussão tenha ocorrido devido ao post do Kakashi no Cineclube, questionando os filmes escolhidos. Como disse por lá, não concordo com quase nada do que ele disse...especialmente com a parte do "você não vai falar nada que já não foi discutido"...como assim? Será que somos todos tão previsíveis assim?

Talvez toda a sintomatologia que estamos notando, entretanto tenha algum motivo. Quem sabe não devamos reavaliar nossas posturas?

Um bom exemplo é o Chiquinho. Tento ser o mínimo parcial possível (muitas vezes não consigo, claro) mas notem que as únicas sentenças dele que questiono em suas críticas são as que parecem absolutas (o diretor X é ruim ao invés de acho o diretor X ruimn - motivo pela qual apresentei minha visão de Platoon que dá uma perspectiva totalmente diferente dos elementos do filme) OU quando ocorre incoerência de pensamentos (o tópico do Preconceito virou um show a parte por esse último fator) OU quando o post é degradante a alguém. Jamais questiono o fato dele gostar ou não do filme.

Em geral, não é o que ocorre no fórum... na minha opinião poucos usuários sabem de fato discutir pontos de vista distintos do seu. Basta alguém criticar um filme que gostam que caem em cima sem piedade, questionando a raiz dos argumentos e se ele aceita ou não (o que sinceramente não faz a menor diferença para quem não gostou) - e não se esses argumentos são coerentes. Esta sim, ao meu modo de ver, é a única forma de discutir e acrescentar algo para ambos os lados. Assim se discute com respeito.

Quer saber porque não discuto mais sobre A Vila (e creio que boa parte dos usuários)? Porque há uma postura extremamente rígida aqui no fórum de amor pelo filme a qual não se admite argumentos apenas coerentes.  Só se admite argumentos que os que acham que o filme é bom ACEITAM.

Como meus argumentos se baseiam em uma perspectiva muito subjetiva e houve fatores externos que as influenciaram - e isso não é motivo para minha opinião ser menos valorizada (ainda mais que fui influenciado por marketing errado sim assim por expectativas distintas, bem como simplesmente não simpatizo com a estória e tinha acabado de ver um filme que possui  alguns elementos comuns com ele na época: A Praia) e esses argumentos jamais seriam aceitos por que concernem somente a mim, então vou discutir o quê? O filme continua sendo fraco pra mim e pelo meu ponto de vista. No entanto, adoro ler o que os outros falam dele. O Dook tem uma perspectiva muito interessante, mas é completamente diferente da percepção que tive. Já vi pessoas sendo estraçalhadas naquele tópico e com certeza muitos que não gostam do filme NUNCA postarão por lá.

Mr. Scofield2007-01-13 20:42:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quer saber porque não discuto mais sobre A Vila (e creio que boa parte dos usuários)? Porque há uma postura extremamente rígida aqui no fórum de amor pelo filme a qual não se admite argumentos apenas coerentes.  Só se admite argumentos que os que acham que o filme é bom ACEITAM.

 

Scofa, sinto discordar um pouquito de vc aqui, meu amigo... Não existe postura rígida, mas sim uma postura de consternação diante de tanta BABOSEIRA que despejaram em relação ao filme de Shyamalan...

 

Vc foi um dos pouquíssimos ali que levantou uma bandeira anti-filme que poderia ser levada em consideração. Porém seu ponto de vista é tão, mas tão subjetivo que fica impossível discutir sobre ele, como vc mesmo salientou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Da minha parte, acho que estou ficando velho. Chego a fazer posts enormes comentando e rebatendo posições que eu discordo, mas depois desisto deles. Deleto. Aconteceu agorinha mesmo, quando eu iria sair em defesa do Gago lá no tópico do Cineclube. Cinco parágrafos deletados simplesmente por achar que não valeria a pena o desgaste.

 

Será que é a hora de ir embora, como o Nacka sugeriu?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depende Alex... há um cardápio extenso de filmes no Cineclube aguardando aqueles que se prontificam em resenhá-los. Acho que as colocações do Kakashi são extremamente relevantes (disso isso ao Nacka), porém adotar uma postura cômoda bem confortável na cadeira apenas reclamando, jogando pedras e não tomar uma atitude concreta para melhorar aquilo que se acha errado é um pouco demais...

 

Existem filmes diferentes lá na lista do Cineclube e onde está o nosso compadre para resenhar ou acompanhar um deles?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas ele disse que não se sente confortável para fazer críticas, Dook, e esse fato não retira sua legitimidade para oferecer feedbacks. Vi, inclusive, que ele reconheceu ter se expressado mal, mas nessas horas esse tipo de atitude humilde não parece contar (o garoto foi metralhado do mesmo jeito).

 

Continuo achando que ele tem razão em grande parte das coisas que falou. E acho que a intenção, ao final, era dizer que a seleção de filmes já consagrados favorece o mecanismo da comodidade, no sentido de que as pessoas esperam por um filme já visto para só então passar no tópico e comentar (e filmes como Pulp Fiction e Encontros e Desencontros são um prato cheio para isso). Eu tinha chamando a atenção para esse fato há um bom tempo, basta voltar no tópico. Por que não tentar coisas novas, filmes mais obscuros? Anteontem eu vi Spider e Waking Life de bobeira na locadora, pedindo para serem analisados.

 

Mas observe que esse não é um problema exclusivo do Cineclube. É sistêmico, está em todo o fórum. E me pergunto se eu, que comentei 8 dos 13 filmes expostos no Cineclube e talvez tenha mais posts lá que qualquer outro usuário, teria uma recepção mais amigável se dissesse a mesma coisa.

 

P.S.: Nem sei como esse post resistiu ao meu deletamento, que anda implacável, heheh. Provavelmente por consideração a você mesmo, e pelo fato de eu ser um entusiasta do Cineclube desde o começo.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...