Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pequenas Causas Cinematográficas


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

[quote=Dr. Calvin]

Parabéns por ter sido informado por um filme... 06

 

 Há algum mérito ou demérito nisso? Ou você pressupõe que todos devam ter acesso ou que, em tendo acesso, devam buscar os mesmos meios de comunicação onde você busca informações?

 

Você está fazendo ambos: defendendo Stallone e de quebra o filme. Eis a prova:

Pra mim Stallone fez em Rambo IV o que poucos fizeram ultimamente: despertar no mundo uma questão atual' date=' mas que todos ignoram.[/quote']

 

Parece-me claro (isso por que não contextualizo a frase que você utilizou) que o objeto da defesa é o sujeito da frase: Stallone.

 

Ok' date=' mas não é a atitude dele que está em pauta aqui... [/quote']

 

Você mesmo disse que entrou na minha jogada "idiota", portanto, a atitude dele estava, sim, em pauta naquele momento!

 

Tem certeza que você quer continuar nessa ramificação da discussão ou podemos efetivamente passar para a discussão acerca do filme somente?

 

Como explícito no final do meu post' date=' o intuito é discutirmos sobre Rambo IV tão somente, respeitando assim a evidenciada exigência do tópico.

 

Continuarei discutindo os demais fatores se você assim o desejar, para mim isso é indiferente.

 

Sobre Rambo 4:

 

Somente quis separar o quarto dos 3 anteriores porque havia entendido que você gostaria de discutir somente Rambo 4, tendo em vista a declaração abaixo:


Aqui não é espaço para discutir o "ícone" Rambo, não é espaço para discutirmos a motivação do Stallone em mostrar esse conflito. A discussão que tem que ocupar espaço aqui é esta: Rambo IV é um filme bom? Sim? Não? Porque? Só isso.

 

No meu entendimento, se discutirmos Rambo 4 usando como pano da discussão os 3 filmes anteriores, estaremos entrando no ícone Rambo da mesma maneira. Se há uma maneira de discutirmos Rambo 4 isoladamente ou se é impossível discutir sem termos como plano de fundo os 3; teremos que chegar a esse consenso.

 

Respondendo suas perguntas:

 

Rambo IV é um filme bom?

R: Sim!

 

Porque?

R: Rambo IV é um filme de ação, assim deve ser visto e, dentro do que propõe o gênero de ação, é um bom filme de ação. Um bom filme de enterteinment para os fãs do gênero. (citando minha defesa). Por outro lado, se fosse visto como um filme de comédia, seria péssimo. Sob qual gênero, então, deve ser julgado Rambo IV, para que seja considerado um filme ruim? Como ação, drama, suspense ou o que?

 

Da mesma maneira que boas comédias devem ser qualificadas como tal se fazem rir, Rambo 4 deve ser qualificado como um bom filme de ação pois cumpre o proposto por filmes do gênero

Vejamos:

-Protagonistas do bem contra antagonistas do mal: Verdadeiro

-Eles resolvem suas disputas com o uso de força: Verdadeiro

-Bom uso de efeitos sonoros: Verdadeiro

-Bom uso de efeitos visuais: Verdadeiro

-Boa edição: Verdadeiro

(minha fonte de informação sobre o gênero, Wikipedia, é bastante precária...se tiver uma descrição melhor sobre filmes de ação, ser-me-ia muito bem vinda)

 

Se há fatores que o desabonem como filme de ação, que é o que minha defesa propõe, gostaria que aqui fossem colocados e que tais argumentos fossem premissas que desabonassem quaisquer filmes de ação.

 

(Não é que o tópico ressucitou mesmo?16)

 
Albergoni2008-03-07 14:45:11
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 848
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

A diferença essencial aqui é que nos anos 80 Rambo formou praticamente um subgênero' date=' estes filmes eram regra, hoje são exceção. Creio que a indústria está respondendo de uma maneira diferente nos anos 2000. Acho que isso fica mais claro se percebemos que o grande herói de ação produzido na última década é Jason Bourne... [/quote']

 

Jason Bourne, Jack Bauer...

Com certeza é uma reação diferente.

 

Uma pergunta para quem viu o filme:

 

Rambo IV é bom enquanto filme de ação dentro do gênero ''exército de um homem só lutando por uma causa específica''?

 

Vamos pegar o exemplo do Lucas:

Os filmes do Bourne são bons enquanto filme de ação dentro do gênero ''exército de um homem só lutando por uma causa específica''?

 

É justo comparar os 2 filmes uma vez que se enquadram no mesmo... gênero de ação?

 

Seria justo comparar Rambo e Janson Bourne? E assim, é justo tomar Rambo como um bom filme do gênero... sendo que nesse gênero enquadram-se filmes como os do Bourne?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Então' date=' por que, em plena década de 2000, haveria a necessidade de resgatar um personagem como o Rambo?

[/quote']

 

Ele devia ter morrido no primeiro como deveria ter sido (alias, prefiro muito mais esse final fechando com 'chave de ouro' o filme), adoro o 'First blood', embora esse não seja o foco, o filme aborda bem as 'sequelas' da guerra em seus soldados e as 'costas' que o governo e a sociedade dá para os seus 'heróis'....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa questão de gêneros é complicada. Sim, são filmes de ação, mas que vão por caminhos diferentes. Rambo é o estilo chute-na-porta tradicional. Nos dois primeiros funciona bem (especialmente no segundo, que se assume assim desde o início). No terceiro não (não vi o quarto). Já Bourne vai pelo caminho da espionagem, flertando com o documental.

Enfim, como filme de ação, Rambo se garante. Agora comparar diretamente com os filmes do Bourne chega a ser até covardia...

Lucas2008-03-07 18:41:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ele devia ter morrido no primeiro como deveria ter sido (alias' date=' prefiro muito mais esse final fechando com 'chave de ouro' o filme), adoro o 'First blood', embora esse não seja o foco, o filme aborda bem as 'sequelas' da guerra em seus soldados e as 'costas' que o governo e a sociedade dá para os seus 'heróis'....[/quote']

 

Até fico indiferente nesta questão. Daria um impacto a mais... mas o final já tinha dado o seu recado, só seria um reforço (sem falar que o final em que Rambo se mata foi feito com uma má vontade... chega a ser constrangedor...). Se bem que se pensarmos no que foi feito depois...
Lucas2008-03-07 18:48:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Há algum mérito ou demérito nisso? Ou você pressupõe que todos devam ter acesso ou que' date=' em tendo acesso, devam buscar os mesmos meios de comunicação onde você busca informações?[/quote']

 

Não. Eu resolvi fazer graça mesmo de você achar o máximo ser informado por um filme de um conflito que pode muito ser achado via Google (que é o meio de comunicação que eu e milhões de pessoas buscamos informações)...

 

Parece-me claro (isso por que não contextualizo a frase que você utilizou) que o objeto da defesa é o sujeito da frase: Stallone.

 

Se o objeto da defesa é Stallone então a defesa morreu na praia. É pra defender o filme ou seu diretor?

 

Você mesmo disse que entrou na minha jogada "idiota"' date=' portanto, a atitude dele estava, sim, em pauta naquele momento!
[/quote']

 

Contextualize o meu raciocínio (parece que você tem dificuldade nisso): a pauta DO TÓPICO é o FILME. Por causa da ramificação acerca das motivações do Stallone é que virou essa mixórdia.

 

Como explícito no final do meu post' date=' o intuito é discutirmos sobre Rambo IV tão somente, respeitando assim a evidenciada exigência do tópico.

 

Continuarei discutindo os demais fatores se você assim o desejar, para mim isso é indiferente.
[/quote']

 

Para mim não é indiferente... Há o tópico do filme disponível se você quiser defender o diretor.

 

 

No meu entendimento' date=' se discutirmos Rambo 4 usando como pano da discussão os 3 filmes anteriores, estaremos entrando no ícone Rambo da mesma maneira. Se há uma maneira de discutirmos Rambo 4 isoladamente ou se é impossível discutir sem termos como plano de fundo os 3; teremos que chegar a esse consenso.
[/quote']

 

Cara, tá difícil... O único elemento que usei dos filmes anteriores foi o protagonista e suas encucações emocionais. Não entrei no mérito da ação, da técnica, da temática dos filmes anteriores. Como o protagonista é o MESMO nos 4 filmes, a relação é plenamente válida. Nos três filmes Rambo é um cara mais e mais zoado emocionalmente. No quarto ele é apenas um boneco de plástico. É isso que me tirou do sério. Se os outros filmes tivessem sido negligentes com o protagonista como esse foi eu não reclamaria.

 

E discutir o protagonista nos filmes anteriores nada tem a ver com trazer à baila o ÍCONE Rambo... o ÍCONE é algo que ele se tornou do lado de cá da tela. Eu ainda estou me atendo somente na ficção mostrada com relação a ele nos 4 filmes.

 

Respondendo suas perguntas:

 

Rambo IV é um filme bom?

R: Sim!

 

Porque?

R: Rambo IV é um filme de ação' date=' assim deve ser visto e, dentro do que propõe o gênero de ação, é um bom filme de ação. Um bom filme de enterteinment para os fãs do gênero. (citando minha defesa). Por outro lado, se fosse visto como um filme de comédia, seria péssimo. Sob qual gênero, então, deve ser julgado Rambo IV, para que seja considerado um filme ruim? Como ação, drama, suspense ou o que?

 

Da mesma maneira que boas comédias devem ser qualificadas como tal se fazem rir, Rambo 4 deve ser qualificado como um bom filme de ação pois cumpre o proposto por filmes do gênero

Vejamos:

-Protagonistas do bem contra antagonistas do mal: Verdadeiro

-Eles resolvem suas disputas com o uso de força: Verdadeiro

-Bom uso de efeitos sonoros: Verdadeiro

-Bom uso de efeitos visuais: Verdadeiro

-Boa edição: Verdadeiro

(minha fonte de informação sobre o gênero, Wikipedia, é bastante precária...se tiver uma descrição melhor sobre filmes de ação, ser-me-ia muito bem vinda)

 

Se há fatores que o desabonem como filme de ação, que é o que minha defesa propõe, gostaria que aqui fossem colocados e que tais argumentos fossem premissas que desabonassem quaisquer filmes de ação.
[/quote']

 

Não disse nada além do que já foi dito...

 

Só para concluir, eu analiso Rambo IV (e qualquer outra película) como FILME (irrelevante o gênero). Ele precisa funcionar como CINEMA, antes de funcionar como filme de gênero. Filmes bons (independente do gênero) conseguem isso; filmes ruins não.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não ví Juno e nem pretendo ver.....acho que esse filme só atrapalha na questão da gravidez precoce.

 

07 Tragam Juno para o Tribunal!! Com esse tipo de opinião aí vai ser divertido pra cacete..

 

Não que eu ache o filme OP indiscutível' date=' mas o problema mesmo são os argumentos de quem não gostou (ou a maioria). É cada abobrinha..
[/quote']

 

PQP!!!060606 O Rafal se superou dessa vez.060606

 

Só acho triste que o pessoal julgue um filme pela sua moral do que pelo resto e ainda por cima sem sequer tê-lo visto.

 

Já concluí minha resenha. Só dar uns pequenos retoques e já fica pronta. Na segunda, à tarde tô postando.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Enfim' date=' como filme de ação, Rambo se garante. Agora comparar diretamente com os filmes do Bourne chega a ser até covardia...[/quote']

 

Concordo, em relação ao 2, 3 e 4. Em relação ao primeiro Rambo, eu diria que é um filme tão bom quanto.

 

Próximo?

 

Eu diria que Rambo I é melhor que A Identidade Bourne (que não gosto), mas inferior à Supremacia e principalmente Ultimato (que é quase uma OP!).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pronto, cheguei e tá aqui o texto:

 

juno_cartaz2.jpg

 

Juno (EUA, 2007), de Jason Reitman. Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janey, J.K. Simmons.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Juno é um filme sensorial. Tem vários erros, é verdade, mas nunca deixa de trazer uma sensação extremamente gostosa ao término da sessão. Jason Reitman realiza um filme descompromissado e simples, cativando justamente por não se entregar a pretensões moralistas (típicas de filmes que abordam temas sérios) e alcançando um êxito maior: este não é um filme a se pensar, mas a se sentir. E exatamente por isso é que se torna bastante memorável.

 

O desvio de pretensões moralistas é um dos maiores êxitos do filme. Reitman poderia passar o filme inteiro martelando sobre a irresponsabilidade dos adolescentes de hoje em dia, que engravidam precocemente, mas toma um caminho muito mais interessante: ele simplesmente acompanha a rotina da Juno grávida e seu crescente amadurecimento. Assim é fantástico como ele capta toda a essência juvenil das idas e vindas de Paulie e Juno, ao mesmo tempo em que adota um tom mais sério (mas nunca pedante) ao voltar suas câmeras a Vanessa e transmite a beleza, sem grandes rebuscamentos visuais, de uma nova vida que irá gerar.

 

Não que Juno seja feito apenas da parte sensorial: Jason Reitman é um diretor extremamente inteligente em entregar certa acidez às críticas que faz em seus filmes. Obrigado Por Fumar é a mais óbvia (além do episódio Local Ad que dirigiu na série The Office), mas duvido que alguém não tenha pensado que, entre outros elementos da trama, a irresponsabilidade dos pais da personagem-título não seja uma crítica a irresponsabilidade dos pais atuais que existem em nossa sociedade. Reitman e Diablo Cody brincam com as caricaturas, de modo a criticar a mediocridade da nossa sociedade contemporânea. Existem as adolescentes estúpidas loucas pra transar, a garota que adota o estilo “don’t give a shit”, os pais irresponsáveis, o garoto tímido, o aspecto rigoroso e censurador na pele da Vanessa que esconde algo por debaixo de uma fachada de concreto e assim por diante, tudo embalado em um riquíssimo tom de sarcasmo.

 

O elenco também é algo a se mencionar. Ellen Page é bastante carismática, entrega energia e parece incorporar a Juno de tal forma que, lá pela metade, passamos a pensar que ela É a Juno. Michael Cera é outro muito carismático e Jason Bateman é muito inteligente ao demonstrar a imaturidade de seu personagem através da relação que tem com Juno. Já Jennifer Garner é a estrela do filme. A atriz apresenta uma composição minuciosa, desde a cena em que conhece Juno pela primeira vez (o olhar que faz ao receber de Juno um “sorte sua que você não precisa ficar com esse barrigão” é excelente) até a gloriosa e esperada cena em que Vanessa recebe seu bebê, tudo brilhante! O papel da vida dela!

 

E por isso que Juno transforma-se em um filme de uma pureza e afetividade singular, que no começo prepara o campo para te conquistar a gigantescos passos. A minha sensação final após uma sessão deste filme é querer rever e rever e rever até não poder mais.

 

 

8/10

Bernardo2008-03-10 14:17:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já Jennifer Garner é a estrela do filme. A atriz apresenta uma composição minuciosa' date=' desde a cena em que conhece Juno pela primeira vez (o olhar que faz ao receber de Juno um “sorte sua que você não precisa ficar com esse barrigão” é excelente) até a gloriosa e esperada cena em que Vanessa recebe seu bebê, tudo brilhante! O papel da vida dela![/quote']

 

Corte essa frase do filme e sua crítica ficará excelente. Acho o papel de Garner de uma insignificância impressionante. Em nenhum momento durante o filme ela consegue estabelecer uma relação com o espectador digna de comentários. Culpa dela? Talvez do roteiro, talvez da direção: O fato é que o filme não convence em nenhum momento de que Garner era uma mulher que queria um filho. As cenas dela brincando com outra criança são bem superficiais, tão superficiais quanto o momento onde ela vê a criança. O espaço dedicado a ela no longa foi muito pequeno, e nunca será com Juno que diremos que Garner fez o papel da vida dela!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
WTF?!?!??!? Se há algo que este filme acerta em cheio é desenvolver a ansiedade da Garner por ter um filho. A ansiedade em encontrar Juno pela primeira vez' date=' a cena em que conversa com o bebê na barriga,... Os exemplos são inúmeros pow.[/quote']

 

Pra mim, não convenceu, entende? Tipo, a diferença entre Page e Garner é abissal; juno esbanja convencimento enquanto as cenas de Garner parecem todas pré fabricadas.
Link to comment
Share on other sites

Sobre o casal bonitinho achei que eles eram meio psicopatas no início. Não me perguntem porque mas eu achava o tempo todo que a Vanessa ia acabar com a Juno...06 Não sei, alguns olhares que eles trocavam parecia que tinha algo mais no ar do que problemas conjugais.

 

Talvez por isso a personagem da Garner também me pareceu um pouco forçada em certos momentos.

 

Bernardo achei um tanto simplista o diretor optar por não seguir o viés moralista que o tema do filme pedia, não precisava ficar caricato mas a importância, a irresponsabilidade da gravidez na adolescência podia ser abordado, do jeito que ficou para mim parece que Juno quer ser só um filme moderninho, o que conseguiu pelo visto, mas não me agradou.

 

                                               
Link to comment
Share on other sites

Mas daí vc está pedindo algo que o filme nunca disse que ia fazer. É normal dizer "faltou algo que o diferenciasse" (ou algo parecido)' date=' mas não creio que Juno tenha como proposta tratar do assunto gravidez precoce, mas sim simplesmente mostrar o cotidiano da personagem enquanto grávida.[/quote']

 

Bernardo o tema do filme fala por si só. O cotidiano da Juno é insuportavelmente cor-de-rosa.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que isso quem deve responder é o diretor.. O filme é dele' date=' ele fala o que quiser...[/quote']

O problema é que:"Quem cala concente".

Logo,se ele não fala nada,nem uma crítica sequer,ele esta ,de certa forma,apoiando a gravidez precoce.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que isso quem deve responder é o diretor.. O filme é dele' date=' ele fala o que quiser...[/quote']

O problema é que:"Quem cala concente".

Logo,se ele não fala nada,nem uma crítica sequer,ele esta ,de certa forma,apoiando a gravidez precoce.

 

 

 

Bem, eu vi o filme e o que eu vi foi longe de uma defesa... foi um monte de problemas que trazem uma gravidez precoce, inconvinientes, zoeiras na escola, etc... fora da cena fdela com o Bleeker no hospital que mostra com clareza a barra que é lidar com esse tipo de coisa
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que isso quem deve responder é o diretor.. O filme é dele' date=' ele fala o que quiser...[/quote']

O problema é que:"Quem cala concente".

Logo,se ele não fala nada,nem uma crítica sequer,ele esta ,de certa forma,apoiando a gravidez precoce.

 

 

 

Bem, eu vi o filme e o que eu vi foi longe de uma defesa... foi um monte de problemas que trazem uma gravidez precoce, inconvinientes, zoeiras na escola, etc... fora da cena fdela com o Bleeker no hospital que mostra com clareza a barra que é lidar com esse tipo de coisa

Então o filme faz sim,alguma crítica sobre isso ora essas!

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...