Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pequenas Causas Cinematográficas


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members
Muito bem Graxa' date=' você foi selecionado para ser minha testemunha de defesa do Titanic.

 

Sua primeira missão: Ir no tópico da Kate Winslet e desejar "Feliz aniversário" pra ela, pq hj é niver dela. Vai lá.
[/quote']

 

Isso vai ser interessante...
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 848
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Jail você e o Silva deliberem amanhã com o restante do júri sobre quem dos advogados levou a pior no caso de 2001, eu como já avisei não estarei aqui. Sábado começaremos com o embate entre Titanic e Matrix.

[/quote']

 

Ok. Amanhã sai o veredito do 1º julgamento.

 

E no sábado, Bart e Forasta se preparem!

 

Cara... Kubrick julgado e pelo o andar da carruagem...

 

 

É, Nacka....eu sei....
silva2006-10-05 17:52:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bem Graxa' date=' você foi selecionado para ser minha testemunha de defesa do Titanic.

 

Sua primeira missão: Ir no tópico da Kate Winslet e desejar "Feliz aniversário" pra ela, pq hj é niver dela. Vai lá.
[/quote']
OK, Bart ... Aceito e fico honrado com esta convocação, mas infelizmente poderei ajudar-te somente até quarta-feira à noite (mas é melhor do que nada). Aliás, dei parabéns a Kate lá no tópico dela ...


 

Muito bem soldado, agora tenho que ir pra faculdade. Até mais soldado.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Concordo' date=' com Sunderhus.2001 é aquele tipo de filme que , "se não gostou é porque não entendeu",patético...

Dook,

 

2) Como você mesmo falou,o filme é lento "demais" e tudo que é "demais" atrapalha....

 

Enfim,

 

Filme superestimado.Possúi alguns pontos altos,claro,como uma excelente trilha sonora e uma cena explicando a "evolução" humana  assustadora.

 

3) Um dos elogios feitos por "intelectuais" para superestimar este filme e que têm nada de extraordinário é falar "do maior salto no tempo já concebido na história",ridículo.

 

PS-1:Aos envolvidos na criação deste tópico,parabéns,ótima idéia.

PS-2:Acho que deveria esperar para entra com outro "caso",deveria terminar o primeiro para não embolar o meio de campo.
[/quote']

 

Intrometendo-me rapidamente:

 

1) Isto não seria uma contradição e um indício de que você não entendeu?

 

2) Errado, errado, errado... O ditado é "tudo em excesso faz mal". 2001 é lento porque assim o exige, mas em nenhum momento ultrapassa a barreira-limite do cansaço. para mim, ele poderia ter mais trinta minutos, tranqüilamente.

 

3) Outro indício de que você só leu a sinopse, tsc, tsc, tsc...

 

Na minha modesta opinião:

 

Titanic > Matrix

 

Mas nem convoquem-me para ser testemunha, caso eu continue por aqui, posso dar uns comentários, nada de muita responsabilidade.
ltrhpsm2006-10-05 20:03:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

iche... parece que esse fórum é um antro de bruxaria... fogueiras! 06 2001 superestimado? 06

 

Como o Dook disse, é um filme para ser sentido. Cara, o salto no tempo é uma coisa fantástica! Vc não pode minimizar uma coisa porque todo mundo diz isso. Vai ver, se vc tiver paciência e disposição, é impossível não se divertir com o balé espacial ou os macacos descobrindo o brinquedo novo. As diferentes reações ao monolito, dos macacos a mais animosa. (spoiler!) E aí, quando o astronauta vai viajar no espaço, ele se depara com um aposento que é a própria morte em si... e vê ele mesmo refletido, envelhecido (/spoiler!)... aflitivo. Kubrick não fez o lugar-comum do homem dominado pela máquina, mas conseguiu mostrar os seres humanos terrivelmente mecanizados, coisa dolorosa até de pensar. Os atores não são primorosos, mas a condução dos personagens foi feita com naturalidade deu uma palpabilidade impressionante que nos assusta pelo realismo daquela desumanização. E o paralelo com HAL é medonho, assim como a personalidade que ele tem de uma pessoa solitária naquele meio...

 

______________________________________

 

Titanic x Matrix

 

tô com o Foras nessa! ele pode não ter me chamado, mas eu me convido! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas 2001 é um filme lógico assim como Cidade dos Sonhos também é' date=' até aqueles 20 minutos finais, em que o diretor começa a explicar tudo que havia acontecido.
[/quote']

 

Então releia seus posts... vc reclama da falta de explicações lógicas para o filme e agora vem me dizer que o filme é lógico? Olha isto que vc escreveu logo em seguida:

 

Quando comecei a ver a trama de 2001' date=' me empolguei com aquela cena fantástica da macacada no começo, já tendo uma idéia do que viria pela frente (por ter lido a sinopse); mesmo chateado com aquela lentidão desnecessária (e que poderia ter sido mais enxugada na sala de edição), continuei assistindo esperando que houvessem explicações lógicas

 

[/quote']

 

Need I go on?

 

 

...e aprofundamento na história do monolito' date=' ou um suspense sufocante, o que infelizmente não ocorreu (continuo a falar sobre isso mais na frente).[/quote']

 

'Suspense sufocante'... Lembrei-me de crítica do abrit, saudoso ex-usuário do fórum e o Jar Jar Binks de plantão, sempre zoado justamente por fazer comentários desconexos...

 

Ou seja, um filme é bom quando ele tem um suspense sufocante, quando tem explicações lógicas (a.k.a. mastigadinhas)... Fico imaginando sua opinião sobre um filme que considero o 2001 do western: Era Uma Vez no Oeste...

 

Como não existe? Essa é a premissa de 2001' date=' ser filosófico, ser bonito e complexo ao mesmo tempo, fazer pensar. Como você pode negar que o filme foi feito unicamente com essa finalidade?[/quote']

 

Vc não respondeu a minha pergunta... Então eu repito: onde a suposta filosofia de 2001 falha?

 

E antes que vc desvie do foco, desenvolvo que pra mim 2001 não trabalha em cima de filosofias, mas em cima de conceitos.

 

Não tinha me ligado no que você diz' date=' muito boa sua colocação... tem uma cena em que o Dr. Floyd (que parece ser o personagem central em 2001 mas some depois de algumas aparições) conversa com a filha pelo computador e diz que não vai poder ir ao aniversário dela porque está viajando... já perto da metade o Dr. Frank (que foi morto pelo HAL) vê um vídeo dos pais contando as novidades mas sua expressão é fria e distante. 13[/quote']

 

Agora reveja o filme com isso em mente e veja como a sua percepção muda...

 

Talvez o termo correto seja "masturbação mental"' date=' pelos motivos já descritos anteriormente (e que explicarei mais em outro quote).[/quote']

 

Mais uma vez vc foge da raia... Vc fala que o filme fica na 'diarréia mental', mas não diz qual é essa diarréia mental... Fala que a filosofia do filme é falha, mas não desenvolve qual é essa filosofia que falha e porquê ela falha...

 

O que o povo quer saber é qual é essa diarréia, qual é a filosofia e assim por diante...

 



Enfim' date=' as 2 estrelas na verdade querem dizer que o filme é regular, e fraco, mas como saldo final. Eu posso muito bem reconhecer que 2001 é brilhante em inúmeros aspectos (o que não faz dele um filme de todo ruim), mas a tentativa de ser especial, complexo e ao mesmo tempo filosófico, fugindo do previsível, diminui consideravelmente a sua cotação, pra mim.

[/quote']

 

Vc pode considerar o filme brilhante nos aspectos técnicos, mas no saldo final vc o considera fraco, ruim... Como pode considerá-lo bom? Enfim, essa é uma discussão pra lá de subjetiva e pra mim é incompreensível alguém não gostar de um filme e achá-lo bom... Reconhecer a importância dele, alguns méritos, tudo bem... Mas dizer que não gostou e o acha bom é antagônico...

 

Mas não é essa a discussão, pois senão ficaríamos assim:

 

%5bimage%5d%20

 

 

O único fator determinante pra valsa espacial deixar de ser interessante e fraquinha foi o final que não deu sequência lógica ou satisfatória à "experiência sensorial" como você diz (e que já estava ficando cansativa).

 

Mais uma vez vc reclama de lógica para lá em cima dizer que o filme é lógico... tsc' date=' tsc, tsc.

 

A "filosofia barata" - a tentativa de ser original na forma de fazer pensar, confundir, tudo meio que de forma pretensiosa.

 

Você só deu voltas aqui... se ele faz pensar, ponto positivo. Dane-se se o filme não possui uma conclusão. Vc já viu Blow-Up do Antonioni? Se vc acha que 2001 é pretencioso e não tem explicação, assista a OP de Antonioni... Melhor não... capaz de vc dizer que Antonioni criou a trama de assassinato no parque somente para distrair o expectador, já que no fundo ele não queria dizer nada...

 

07

 

Fosse 2001 pobre em recursos e feito por qualquer outro diretor' date=' talvez não tivesse o mesmo status conquistado através dos anos.[/quote']

 

É mesmo? Pq vc acha isso?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Na minha concepção limitada 2001 era apenas um filme comum' date=' pretensioso, que parecia contar uma história normal como qualquer outro.[/quote']

 

Pois é... que tal se vc revisse o filme? Pode até ser que vc não o considere uma obra prima (ninguém aqui quer isso), mas certamente vc filtraria melhor o filme e desenvolveria com muito mais afinco seus pontos de vista sobre ele...

Cheguei a imaginar que este monolito seria apenas o pano de fundo de uma influência alienígena' date=' e que teria atingido o computador HAL por isso ele teria entrado em pane e começado a eliminar toda a tripulação (Vergonha... 08)[/quote']

 

Tá aí... pensar que o monolito atingiu HAL (!!!) denota que realmente vc piscou várias vezes durante o filme. Sem problema... Minha cabeça também rodou até dizer chega quando vi o filme pela primeira vez...

Não imaginei que haveriam simbolismos exacerbados e uma complexidade tão ímpar em tudo que 2001 representa. E isto' date=' deixando-se um pouco de lado a beleza estética e a lentidão proposital, me decepcionaram porque como eu já expliquei, não foi o que eu esperava ver na tela.[/quote']

 

Quantos filmes do Kubrick vc já viu? Infelizmente se este é o primeiro, vc começou pelo mais complexo...

Sei lá' date=' esperava ver um desfecho poético sobre a influência (ou não, ironicamente) do monolito sobre a personalidade humana, e o computador HAL, mas nada tão profundo, e sim mais superficial, que compensasse de certa forma a minha impaciência.

Talvez o que estou sugerindo tirasse definitivamente o brilho, a excentricidade, importância e complexidade de 2001, mas uma coisa é certa - eu gostaria mais dele.[/quote']

 

Basta rever o filme agora com tudo isso em mente... Aí vc volta pra dizer quais foram as impressões.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Concordo' date=' com Sunderhus.2001 é aquele tipo de filme que , "se não gostou é porque não entendeu",patético...

[/quote']

 

 

Bela contra argumentação, kid... Cada um abstrai um entendimento singular de 2001, pq o filme promove essa singularidade a cada um que assiste... Dizer que 'se não gostou é pq não entendeu' seria uma falácia já que, como eu afirmei anteriormente, 2001 não é um filme feito para ser entendido...  

 

 

Dook' date='

 

2) Como você mesmo falou,o filme é lento "demais" e tudo que é "demais" atrapalha....

 

[/quote']

 

Toda regra tem a sua exceção... Mas darei uma chance de vc desenvolver argumentos melhores: diga-nos por que ser lento é ser necessariamente ruim?

 

Lembre-se que há uma diferença entre ser lento e não ter ritmo. Leve isso em consideração ao desenvolver a resposta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não ia me intrometer (dado que estou pensando em tirar férias do fórum' date=' mas como venho adiando as férias, vou me meter aqui)...

 

Eu sou um dos que acha "2001" um filme entediantemente chato... Com toda sinceridade do mundo, não vejo nem metade do que a grande maioria atribui a esse filme... Arrastado, lento, chato, sem conteúdo... É o que penso dele... Acho que a grande maioria das pessoas de hoje o consideram "obra-prima" para não se sentirem deslocados dentro da massa cinéfila mundial...  

Sunderhus
[/quote']

 

Fico feliz por fazer parte da minoria que o considera OP justamente pq o acha OP independentemente do ranking que ocupe ou venha a ocupar na massa cinéfila.

 

E' date=' quando alguns tem coragem de chegar e falar sua real opinião (e eu conheço muitos que dizem que 2001 é excelente, mas que na verdade, quando conversamos em "off", admitem que o filme não é tão bom assim), como eu tenho, somos rechaçados, simplesmente por discordarmos da grande massa "pensante"...[/quote']

 

E qual a sua sugestão? Bancar o politicamente correto e dizer apenas 'respeito sua opinião, mas discordo'? Sorry amigo, neste espaço do Cineclube é onde colocamos nossos argumentos na reta... Aproveite e chance e se faça ouvir, começando a dizer, por exemplo, pq vc acha que o filme é 'sem conteúdo'?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Enfim' date=' a defesa descansa... 06

 

Se algum de meus colegas quiserem fazer algum adendo em prol da OP de Kubrick, estão com a palavra.

 

E, MM Juiz Nacka, as razões finais serão remissivas ou terei prazo de 5 dias para apresentá-las?

 

05

 

06
[/quote']

 

Não há muito mais o que fazer, já que a própria promotoria parece, implicitamente, pedir pela absolvição. Méritos da humildade da acusação e principalmente da defesa, que foi muito boa, apesar do meu estilo ser menos contundente, você sabe. Parabéns, Dook. É bom ver você mais ativo de novo.

 

Quanto ao filme, gostaria só de lembrar que muitos filmes significativos para o gênero, que seriam feitos posteriormente, devem muita coisa a 2001: O Caçador de Andróides, Alien, O Exterminador do Futuro, Matrix (tem outros cuja menção não seria tão honrosa, como O Enigma do Horizonte...), dos que eu me lembro assim de chofre, todos abordando, entre outras coisas, o tema biface da mecanização do homem e da humanização da máquina. Em todos eles a estrutura narrativa leva a resultados similares, sempre ambivalentes, ainda que estes filmes sejam bem mais ágeis que o 2001. Esse eu prefiro lento mesmo, compassado.

 

Quando eu li o livro pela primeira vez, lembro de ter ficado impactado com a concepção de HAL, algo que não custa repetir. Um computador que, por se programar para o aprendizado contínuo, com base nas próprias experiências - exatamente como nós, só que usamos DNA ao invés de linhas de comando - acaba criando consciência, desejos, receios. Essa idéia, que é bem plausível, fascina até hoje e prova o quanto o filme envelheceu bem (por isso o qualifiquei de atemporal).

 

A cena do Dave desligando os módulos do HAL, e agonia deste ("Estou com medo, Dave... Minha mente está morrendo, posso senti-lo..."), são inesquecíveis, dentre tantas outras cenas inesquecíveis. Este é um filme para ser contemplado e refletido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Bela contra argumentação' date=' kid... Cada um abstrai um entendimento singular de 2001, pq o filme promove essa singularidade a cada um que assiste... Dizer que 'se não gostou é pq não entendeu' seria uma falácia já que, como eu afirmei anteriormente, 2001 não é um filme feito para ser entendido...  

 

[/quote']

 

Como falei,concordo que é  uma falácia tal argumento.

Como disse anteriormente,essa posição arrogante e mesquinha adotada por Kubrick para fazer 2001 o tornou ridículo.E ,foi por saber que já era considerado um "mestre" que adotou tal posição,fazendo com que seus fãzóides o superestimassem.Argumentando que o filme FOI FEITO para ser lento,não-entendível e com personagens rasos. 

 

 

 

Toda regra tem a sua exceção... Mas darei uma chance de vc desenvolver argumentos melhores: diga-nos por que ser lento é ser necessariamente ruim?

 

Lembre-se que há uma diferença entre ser lento e não ter ritmo. Leve isso em consideração ao desenvolver a resposta.

Se toda regra têm sua exceção isso é uma regra,teria ela exceção?

 

Dook,Dook,Dook,convenientemente,você esqueceu uma palavrinha que você usou em seu outro post "Demais".Dook,estude um pouco portugês e veja que o termo "demais" significa: Em excesso; em demasia; demasiadamente, demasiado. Isso não é regra,apenas citei o ditado.

 

Como disse,o que "queimou" 2001,foi a arrogância de Kubrick,uma pena para alguém tão bom quanto ele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, o veredicto do caso 2001 vai ser hoje (já tenho que falar com o silva).

 

E sobre Titanic vs Matrix, tenho que dizer que essa batalha promete já que os advogados já estão preparando suas armas para batalha.

 

Olhem só:

 

 

Você seria a minha testemunha. E para isso você teria que ter bons argumentos pra ferrar Matrix e glorificar Titanic. Caso se interesse mande uma MP pra mim' date=' mas só se tiver afim de ganhar essa parada mesmo. Não quero gente lerda do meu lado.
[/quote']

 

 

Quer entrar pro bando do Foraste' date=' defender Matrix, e ainda f*der com a Kate Winslet? Mande uma MP agora!smoky.gif

[/quote']

 

Sim, quem quiser ajudar no julgamento e defender ou "acusar" Titanic e Matrix é só falar com os advogados Bart Scary e Forasteiro.

 

Titanic:

Defesa: Bart Scary

Acusação: Forasteiro

 

Matrix:

Defesa: Forasteiro 

Acusação:Bart Scary
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Devo alertar aos ilustres advogados que não será permitido qualquer ofensa aos advogados ou às testemunhas persentes aqui nesse juri, sob pena de retaliação imediata por parte dos juízes da mesa...

 

Bom, dito isso, preparem suas armas, advogados (e testemunhas), por que no sábado...A batalha Titanic X Matrix irá começar!!!!!

 

shootangrarguegunknockout
silva2006-10-06 14:28:05
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...