Jump to content
Forum Cinema em Cena

Gilda: Um filme sobre Mulheres e Negócios


Felipe_Toio
 Share

Recommended Posts

  • Members

  Recentemente, assisti Gilda (1946), um filme Noir interessante e no mínimo diferente. Caso você não saiba o que é um filme Noir vou deixar um link para um vídeo em que é explicado de forma clara do que se trata. Mas vamos ao que interessa, minhas impressões sobre o filme.

  Johnny Farrell é um apostador com talento nato para essa arte e que "Faz sua própria sorte". Após conhecer Ballin Mundson, dono de um cassino, ele acaba entrando em uma grande enrascada, principalmente após a entrada da esposa de Mundson, Gilda.

  Charles Vidor é o diretor, dele eu apenas assisti "Adeus às Armas" e "Modelos", ambos ficam aqui por mim recomendados.

  Gilda é um filme praticamente perfeito, com tudo aquilo que um filme noir precisa para um bom filme noir, como algumas cenas relacionadas a cigarro que ampliam a relação entre personagens, um fotografia preto e branco belíssima, com efeitos de iluminação e sombra muito bem colocados para causar a emoção desejada pelo diretor e uma mulher bonita que influencia e muito o rumo da história. As músicas "Put the Blame on Mame" e "Amado Mio", cantadas pela gasosa Rita Hayworth são sensacionais e não desgrudaram da minha cabeça ainda. A narrativa é muito boa, pois consegue mostrar desde o início da ascensão de Farrell até seu razoável fim. As atuações em destaque vão para os dois principais: Gleen Ford, que demonstra muito bem seu personagem (Farrell) esperto e frio, porém com uma moralidade para lembrar de quem o ajudou; Rita Hayworth, que interpreta Gilda, uma mulher provocadora que lá no fundo está com medo de alguma coisa e a atriz consegue demonstrar isso apenas com o olhar. O ódio entre Farrell e Gilda talvez seja o maior ponto positivo do filme, pois é muito ambíguo e nós nunca realmente sabemos se eles se odiavam ou não quando afirmavam isso. A relação entre Farrell e Mundson também é muito delicada, em que um é muito grato pela ajuda do outro e tem receio das atitudes da esposa de Mundson, o qual já se aproveita disso tudo para aplicar um certo plano que não quero spoilar aqui. A mensagem que o filme me deixou é que relacionamentos amorosos e trabalho devem ser dissociados o máximo possível, senão a tendência é a perda dos dois.

  E é isso, ou deixar aqui embaixo também o trailer do filme. Digam aí se já assistiram algum filme noir, e se sim qual.

 

  

Link to comment
Share on other sites

  • Members
14 hours ago, Felipe_Toio said:

algum filme noir, e se sim qual

curioso é que assisti a menos de dez desse estilo, acho, mas já se
tornou o meu preferido. Precisou de muito pouco para me fisgar. O noir tem algo muito especial pra mim, algo que ainda não consegui explicar.

os mais recentes foram "Os assassinos", "Gilda" e "A marca da maldade".

Falta assistir, mas comprei nesta semana o disco de "O falcão maltês". Sobre "Gilda", eu fiquei um pouco decepcionado. Fiz muita expectativa, mas vi alguma inconsistências na relação entre personagens, algum exagero, talvez, no modo como se comportam, que entra em conflito com o tom de outros aspectos do filme. Algumas reações, também, parecem ser incompatíveis, quase inverossímeis.
 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

@primo, que legal cara, o cinema noir é um dos meus favoritos também, aquele pessimismo, o protagonista cheio de problemas e outras coisas mais deixam tudo muito realista. "A marca da maldade" eu gosto bastante também, "Os Assassinos" estou perto de assistir e "Relíquia Macabra" é um baita filme, só perde para o "Pacto de Sangue" e "Casablanca" nos melhores filmes noir, na minha opinião. Sobre os problemas de "Gilda", eu concordo em parte com você, mas acredito que isso que você falou são alguns pequenos detalhes que deixam o filme imperfeito, talvez a alta expectativa te fez superestimar o filme até demais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
32 minutes ago, Felipe_Toio said:

fez superestimar o filme até demais

bem provável, cara !
De todo modo, tenho curtido muito essa atmosfera que o estilo passa
com base nisso, a sensação fica próxima à que rola com "Capitão Sky e...", "Metropolis", "Seven" etc.
e parece que o Matt Reeves vai nos presentear com algo assim no Batman dele. Torço muito pra ser um filmão

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...