Jump to content
Forum Cinema em Cena

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

O problema não tratar o assunto de forma séria, sutil e palusível (coisa que o Spielberg deve tirar de letra). Mas o grande lance do Indiana Jones, pelo menos para mim, é a questão da fé. Não fé cristã, mas o que diz as grandes culturas e civilizações. E botar ET no meio é negar tudo isso, é como se o arqueólogo constatasse que as lendas não passam de uma grande mentira.

Recapitulando. Todos os filmes da série passa pelo exercício da fé. Isto é, resignar-se da "explicação racional" e agir conforme a tradição. Todos. O final da Arca Perdida vemos o Indy agir conforme a tradição bíblica, e mais, ele foi o único que agiu assim e o único que sobreviveu.

Templo da perdição, inicialmente Indy foi atrás das pedras unicamente pela fortuna e a glória. Mas no final vemos Indiana Jones acreditando no poder das pedras e as devolve para a aldeia.

Terceiro, o exercício da fé também claro. Desde a pergunta emblemática feita pelo Marcus (do you believe?), passando pelos testes no templo do cálice (ainda que não envolva poder sobrenatural), e finalmente o Santo Graau. E novamente, Indy foi o único conhecedor dos segredos do cálice.

Agora qual seria a graça, se o filme disesse que ao invés do cálice ser especial por causa de Cristo, ele ser especial por causa da água/líquido que antigos deuses astronautas modificaram, contendo enzimas (sei lá) que retardasse o envelhecimento, e que possuia um chip dentro e quando passasse de um determinado ponto, ativasse a destruição do lugar?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum... mas isso não exclui a questão da fé. Pelo contrário, a torna até mais interessante. O que é a fé senão acreditar em algo que não pode ser confirmado, que pode nem mesmo existir. Ok... digamos que as caveiras de cristal e tudo relacionado à civilizações incas tenham origens alienígenas no filme (coisa que eu acredito cada vez menos, mais no parágrafo seguinte), isso torna menos válida a fé deste povo? Tudo que eles construíram? Toda a herança deixada? Aquilo tudo está lá... não é mentira, é concreto, é real. Eu acho que isso pode nos levar a inversão da pergunta clássica: e não seriam os astronautas de fato, deuses?

Antes eu achava que certamente teríamos elementos extraterrestres como tema principal do filme. Mas ultimamente, a excessão dessa possível cena na Área 51 (que se acontecer mesmo... vai ser bem legal sim... deixa de ser chato Conan, hehehehehehe...), acho cada vez menos provável. Primeiro porque dentre as milhares de teorias que cercam as caveiras de cristal, a alienígena é a menos interessante. Segundo porque já saíram algumas descrições de licenciados, brinquedos, etc, do filme. E algumas são de ameaças mais, digamos, "sobrenaturais". E elas não parecem nada alienígenas...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho. Mesmo porque eu não sou chegado em história de ET.

Mas duvido muito que o Spielberg brincaria deste jeito com a tradição judaica, ou transformasse Jesus num astronauta alienígena, hehehe.

Acho que acreditar em homenzinhos verdes ao invés de uma força divina superior é diminuir a cultura deles. É como Montezuma acreditar que Cortez era um Deus...

 

Mas não reclamo de toda má vontade, mesmo porque a temática de disco voador é bem filme B que passava na matinê, hehehe. Não fica tãão deslocado...Algumas cenas na área 51 pode ser legal, mas não levando isso mais a sério.

 

Mas quais são as outras teorias? Agora fiquei curioso, hahaha. Tem como contar de forma que não seja spoiler?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vejo isso mais como uma questão de ponto-de-vista... para o explorador branco, séculos depois, eram homenzinhos verdes. Para aquele povo, na época do seu auge, eram deuses. Mas no final das contas no que isso faz diferença? São apenas culturas diferentes interpretando o mesmo fenômeno, cada qual da sua forma...

 

Bom... quanto a outras teorias, sem spoiler... complicado... Há muito material na internet as alimentando. Particularmente gosto muito daquela que liga as caveiras de cristal diretamente ao declínio, mas também a um futuro renascimento maia... E faz sentido dentro de algumas coisas que eu li, mas é só especulação minha aqui...
Lucas2008-01-30 14:55:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

06

 

Mas Botox não é exatamente hormônio, mas toxina. De qualquer forma, o Stallone está mesmo uma aberração.

 

Agora que me dei conta que a foto da Spalko é a única de que temos notícia até agora. E que venha logo o trailer, pelamordeus.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que não mais... mas ainda não acho que ela será um elemento vital a trama. Talvez por efeitos colaterais de estar fazendo plantão em pleno carnaval, fiquei pensando sobre isso e acabei meio que bolando uma teoria (sim... faz MUITO mal trabalhar no carnaval!):

 

Sabemos que a caixa do site oficial difere da caixa da Arca por apenas um dígito. Isso dificilmente é apenas mera coincidência. Será que os russos ou mesmo o Indy cruzarão o caminho das caveiras de cristal na busca pela Arca? O que quero dizer com isso é: as caveiras de cristal entrarão na história por causa de um engano?

 

Penso nisso porque ao que parece Indy está quieto no seu canto como professor, ou seja, abandonou as aventuras. Mas é tradicional que exista uma aventura inicial, que é um final de uma outra história, diferente da do filme, mas com uma ou outra ligação com a trama principal. Dentro desta realidade penso que nos será mostrado a aventura que fez Indy largar essa vida. E o que seria tão forte a ponto de fazê-lo desistir? Quem sabe uma decepção envolvendo a Arca... o grande artefato da sua vida, assim como o Graal era para o seu pai?

 

Imagino então que no início do filme Indy é derrotado pelos russos, que roubam a Arca da Área 51, ou seja lá aonde fica aquele depósito. Só que ao abrirem a caixa, encontram uma ou várias caveiras de cristal. Ao descobrirem que elas são tão ou mais poderosas que a própria Arca, eles mudam de planos. Aí eu penso que provavelmente, por algum motivo será necessário os conhecimentos de Indiana Jones. Então para tirá-lo do seu canto eles sequestram Marion, a única pessoa a qual Indy sairia correndo para resgatar...

 

É... eu sei que tem muita viagem aí... mas algumas coisas estranhamente fazem sentido para mim...

Lucas2008-02-04 00:24:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém viu isto? A Empire cogita que o filme arrecade 1 bilhão de dólares mundialmente!13

 

 

Indiana Jones And The

Kingdom Of The Crystal Skull

 

Pedigree: Lucas, Spielberg, Ford, and the classiest cast and crew of 2008. Estimated budget: $125 million. Predicted box office: $400 million (US gross),$1 billion (worldwide).[/quote']

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...