Jump to content
Forum Cinema em Cena

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

Concerteza o filme foi mais brando....não sei se foi por frescura do diretor ou para alcançar um público maior...mas que foi ,foi.

Pelo que lembro apenas umas 2 pessoas morreram no filme.

 

Se sair outro,tomara que seja sobre algum artefato terrestre....achar Atlântida seria uma boa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tb defendo que deva ser Atlântida...

Ví um documentário sobre ela e existem teorias bem "lógicas" que poderiam ser usadas no filme.

Como por exemplo,aquelas pedras no fundo do mar que o pessoal acha que é uma das estradas de Atlântida...são bem convincentes.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal apesar de ser mais brando,morreram mais que duas pessoas no filme,os russos engolidos pela bomba,o Nazca que Indy sopra o dardo envenenado,os 2 russos engolidos por formigas ,todos aqueles selvagens mortos pelos russos,os soldados sugados pelo vortex,Spalko e o mac o amigo traidor...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Rafal apesar de ser mais brando' date='morreram mais que duas pessoas no filme,os russos engolidos pela bomba,o Nazca que Indy sopra o dardo envenenado,os 2 russos engolidos por formigas ,todos aqueles selvagens mortos pelos russos,os soldados sugados pelo vortex,Spalko e o mac o amigo traidor...[/quote']

Pois é,não lembrava...para tu ver como as mortes não foram nem um pouco impactantes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tb defendo que deva ser Atlântida...

Ví um documentário sobre ela e existem teorias bem "lógicas" que poderiam ser usadas no filme.

Como por exemplo' date='aquelas pedras no fundo do mar que o pessoal acha que é uma das estradas de Atlântida...são bem convincentes.

 
[/quote']

 

E junta essa dose de possibilidade com uma mente bem criativa escrevendo o roteiro e poderíamos ter um filme melhor ainda do que o Indy IV

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a falta de violência no filme, acho que pelo Spielberg e pelo Lucas até que podia ter uns baldezinhos de sangue. O problema é que a porcaria da MPAA (o órgão que regulamenta a censura de filmes nos EUA) ficou mais rigorosa de meados da década de 90 até hoje. Lembro de Batman - O Retorno (1992) que é bem sangrento para um PG-13, mas que hoje seria R facilmente. O Último Imperador (1987) também é um PG-13 com cara de R, já que tem nudez (peitos, peitos, peitos...), sexo (mais induzido do que mostrado, mas para os americanos já é o suficiente para um R) e violência com sangue (um tiro que vara a cabeça de um cara e sai um tanto de sangue).

 

Os próprios Indys antigos seriam R hoje em dia (PG, PG e PG-13, respectivamente), já que a MPAA não tolera muito sangue (um respingo ou outro; sangue só do herói) em produções PG-13 ou PG. Difícil imaginar Indy sem o Alfred Molina empalado, o sangrento tiroteio no bar e a morte nos nazistas ao abrir a Arca da Aliança (que beira o gore). Ou o coração arrancado (o mais puro gore) e as crianças chicoteadas do segundo filme. Até mesmo A Última Cruzada, que é o mais limpinho da trilogia original, tem a decaptação dos soldados e alguns tiros sangrentos na perseguição de tanque. No novo filme o máximo que percebi foi a morte do soldados americanos no começo (off screen, mas vemos os corpos baleados com um pouco de sangue depois), o ataque das formigas (bem light) e o Mutt apanhando a Spalko (sai um tanto de sangue da cara dele mas nada muito sério; ainda assim é a cena mais violenta do filme...).

 

E isso prejudica o novo filme? Claro que não. $pielberg e Lucras não são burros de desafiar a MPAA e aumentar a censura do filme, barrando justamente um dos públicos alvo da série (adolescentes e pré-adolescentes) e diminuindo a lucratividade do filme. Aliás, o próprio script deve ter sido feito levando em conta esse aspecto, eliminando passangens mais violentas que poderiam causar problemas futuros.

 

PS: Achei Cloverfield - Monstro bem sangrento para ter recebido um PG-13 dos americanos. Alguns momentos chegavam a lembrar O Resgate do Soldado Ryan (o soldado com as tripas arrancadas, por exemplo). Será um sinal de que a MPAA está finalmente deixando a frescuras de lado?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, o momento mais violento do filme foi a luta final entre Indy e aquele oficial Russo, antes deste ser levado pelas formigas. Mas senti falta de Indy disparar a sua arma, mesmo que não matasse ninguém com ela.

Quanto ao tema Atlântida, existe um longa metragem do MacGyver (lançado direto pra TV) no qual ele encontra Atlântida, tudo no melhor estilo Indiana Jones. Inclusive o tesouro de Atlântida é o "Conhecimento". Familiar?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E não se esqueçam que Indiana Jones já esteve envolvido com os mistérios da Atlântida.

 

Tudo bem que foi em um jogo de computador...

 

O jogo em questão chama-se "Indiana Jones and the Fate of Atlantis".

É muito bacana, um "adventure" clássico para PC.

 

xxxji2.jpg

 

prin229.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, vou tentar fazer minha crítica ao filme, acho que Indiana Jones merece o esforço, apesar dos pesares.

 

 

 

Assim como a maioria dos fãs do personagem, fiz uma maratona com a trilogia. Há muito não assistia o primeiro e terceiro filme, e precisava relembrar. É incrível como os bons filmes não envelhecem, não é verdade? Os três primeiros filmes tem a mesma essência, que não sei descrever ao certo... é uma combinação de fatores, que incluem: cenas de ação de tirar o folego, tensas e emocionantes; a interação de Indy com outros personagens interessantes, gerando diálogos impagáveis, brigas, discussões, piadas, etc; roteiros simples, mesmo assim redondinhos: havia um mistério interessante, a caçada por esse tesouro através de pistas, enquanto o relacionamento de Indy com os personagens à sua volta se desenvolvia de forma cadenciada, sem forçar a barra. Em resumo, o filme passava por um estágio, ele iniciava na letra A, e passava por B e C antes de chegar em D.

 

 

 

E agora, temos O Reino da Caveira de Cristal, o Indiana Jones do novo milênio. O que posso dizer é o seguinte: eu não me importo com os absurdos do filme (entre geladeiras anti-radiação e carros que se penduram em galhos para cair suavemente nos rios), não me importo com uma ou outra cena feita em CGI MAL FEITO (afinal, a maioria dos efeitos foram ótimos), não me importo se teve violência ou não, se a trama foi muito "exotérica" ou não... o que me incomodou profundamente foi que, pra mim, o filme não tem a essência dos primeiros filmes...

 

 

 

Pra mim, o melhor de Indiana Jones é o fator humano. Os melhores momentos desse novo filme são quando o Indy está discutindo com a Marion ou com o Mutt. Mas antes de descobrir que Mutt é seu filho, suas brigas são esparsas e sem muito brilho. A partir do momento que ele descobre que tem um filho (em uma cena hilária), Steven Spielberg poderia deitar e rolar em cima disso, mostrando o Mutt se rebelando contra o novo pai, eles brigando feio, Indy brigando com Marion, etc, para depois, Indy salvar Marion de algum perigo realmente grande e, só assim, reconquistar seu grande amor e conquistar tbém a amizade do filho. Mas o que acontece no filme? Toda a situação se resolve em UMA cena (a conversa no caminhão), depois temos apenas correria. No final, Indy se casa com Marion e ganha o respeito do filho, sem que nenhuma cena anterior apóie esse final! É uma conclusão apressada e incoerente. Ok, podemos até imaginar que aconteceram mais coisas entre o final da aventura deles e o casamento, mas qual é a graça para nós, como público? A gente não chega a se importar com Marion nesse filme (e não venham dizer que a gente já conhecia a personagem e a relação dois dois em outro filme. Esse filme precisava funcionar sozinho e de maneira independente!). Em resumo, o filme começa com uma situação A, entra de leve em B e depois, pula direto para D. Fica a impressão de que algo importante ficou faltando.

 

 

 

Além disso, a vilã principal não tem muita credibilidade (o que dizesr daquela tentativa de "leitura de mentes"? Se ela realmente lesse a mente de outra pessoa e não a do Indy, blz. Mas ela só tentou com o Indy, e falhou, ou seja, ficou parecendo uma hippie chapada de LSD), a motivação dos vilões parece besta (afinal de contas, o que pretendiam? Sequestrar os líderes mundiais e colocar as caveiras de cristal na frente deles?). Sem contar as falhas no roteiro (pq não utilizar o crânio do alienigena encontrado naquele galpão militar?), e etc. E é basicamente isso, o filme tem momentos ótimos, mas entremeados com esses aspectos que estragam tudo. Talvez seja resultado de um cabo de guerra entre Spielberg e Lucas, não sei dizer.

 

 

 

Bom, por enquanto é isso, se lembrar de mais coisas eu coloco aqui depois. RAZIEL2008-06-03 21:48:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members
E não se esqueçam que Indiana Jones já esteve envolvido com os mistérios da Atlântida.

Tudo bem que foi em um jogo de computador...

O jogo em questão chama-se "Indiana Jones and the Fate of Atlantis".
É muito bacana' date=' um "adventure" clássico para PC.



prin229.gif
[/quote']

 

Eu sempre quis esse jogo... Nunca achei... 04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a motivação dos vilões parece besta (afinal de contas' date=' o que pretendiam? Sequestrar os líderes mundiais e colocar as caveiras de cristal na frente deles?). 

 

 

[/quote']

 

Acreditava-se que quem devolvesse aquela caveira ao seu lugar teria conhecimento infinito. Irina nao resisitiu a tanto conhecimento e explodiu06

 
telas2008-06-04 07:30:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a motivação dos vilões parece besta (afinal de contas' date=' o que pretendiam? Sequestrar os líderes mundiais e colocar as caveiras de cristal na frente deles?). 

 

 

 

 

 

[/quote']

 

 

 

 

Acreditava-se que quem devolvesse aquela caveira ao seu lugar teria conhecimento infinito. Irina nao resisitiu a tanto conhecimento e explodiu

 

 

 

Pois é, e eu já vi ou li cenas iguais em, sei lá, uma infinidade de livros ou filmes. Clichezão puro, mas perdoável. Só que a face carrancuda da criatura interdimensional no fim, me deu a impressão de que estava "castigando" a Irina... e não haveria motivos para isso, ao meu ver. Ficou estranho.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...