Jump to content
Forum Cinema em Cena

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members
Um ou outro spoiler light no meu texto.

Pretende revê-lo em breve' date=' já que é um filme rico em informações e precisa ser visto várias vezes para ser completamente absorvido. É a obra mais diferente e ousada de Spielberg. Afinal, quem em sã consciência supera as espectativas e todos ao inserir elementos tão diversos como paranormalidade, vida alienígena, arqueologia, corrida nuclear e Guerra Fria no mesmo filme?

Até mesmo o excesso de CGI do filme merece atenção, já que inova na concepção visual dos filmes da série: os antigos tinham efeitos mais realistas, ao contrário do novo filme, que investe no CGI de forma pesada. Isso me incomodou a princípio, mas faz sentido se levarmos em conta que é uma homenagem aos filmes de ficção científica B dos anos 50 (que também eram produções com vários efeitos especiais, não tão bons como os de hoje em dia, mas que tinham papel importante dentro da narativa do filme). Está certo que formigas de verdade seriam mais eficientes e manteriam a tradição da série de expor os heróis (a os atores) a uma ameaça real e grotesca, mas estas são eficientes dentro do contexto do filme (e imagino a dor de cabeça que seria para os produtores se eles decidissem usar animais de verdade no set, já que as leis de proteção aos animais estão bem mais rigorosas hoje do que na década de 80).

O filme tem seus problemas de roteiro (quem são aqueles ninjas que atacam Indy e Mutt na tumba? Porque o ET de Roswell que aparece no início não tem o crânio utilizado pelos soviéticos? São só os 13 aliens que tem caveiras poderosas? Fiquei boiando...) mas nada que seja gritante a ponto de prejudicar o filme. Só fico na espera pelo Indy 5.  Afinal, o contrato incial da década de 70 com a Paramount previa 5 filmes da série... [/quote']

 

Com relação ao negrito eu só penso em uma coisa: será possível que vocês quisessem que formigas de VERDADE adentrassem a boca do soldado soviético??

 

17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Crítica do REF.


Nem lia ainda....

Meeeedo.

 

Por que medo? Se vc ja curtiu o filme sua opinião sobre ele já esta fomentada....se não....leia apenas o suficiente....para não estragar as surpresas....mas o interessante de ler as críticas conforme elas vão saindo é perceber que uns entenderam a proposta do filme; já outros (assim como alguns espectadores) esperavam um Indian Jones filosófico...mas esse filme, como disse um crítico, não é para eles....
crazy2008-05-25 14:41:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Parte da críticado REF:

 

Não gosto de ler nada sobre a história dos filmes antes de assisti-los, e abomino a prática dos blogs e sites de insistirem em contar detalhes do enredo, antes dele estrear. É puro estraga-prazer, por vezes atrapalhando, e até destruindo, a graça de se descobrir, na sala escura do cinema, as surpresas e reviravoltas das tramas dos filmes. Portanto, se você pretende ver o novo (e quarto) “Indiana Jones”, já vou informando que o filme é ótimo, divertido, movimentado, cheio de ação, auto-referente (lembra todos os anteriores e abre caminho para futuras continuações), e toma todas as decisões corretas.

Embarquei de cabeça e me diverti completamente, como os autores pretendiam, como se estivesse numa matiné dos meus tempos de criança (a diferença era o saco de pipoca, que naquele tempo era proibido!). 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Queria muito ter me divertido como vocês, mas não deu. As coisas me parecem pouco naturais ao redor do filme; o começo dele, com a personagem da Cate Blanchett e o outro soviético que apanha um bocado - e nunca some, mas isso é o de menos, acontece que eles não são tão sarcásticos / inteligentes, ao meu ver, como os anteriores da saga - dizendo-me bastante. Os índigenas à la Apocalypto, com duas tolíssimas aparições, são outro exemplo de como o clima não me deixou satisfeito no aspecto aventuresco.

 

 

 

O que me surpreendeu positivamente, em compensação, foi a relação dom o LaBeouf e a Karen Allen, gostei bastante das partes com os três (principalmente na cena da areia movediça). Não reclamo por ser ilógico ou estratosférico, mas acho que o Spielberg quis misturar um bocado de coisas e ainda tentar resgatar o espírito da série autoreferenciando-se, quando as coisas não são mais as mesmas. Legalzinho e só; fico temendo por possíveis continuações.

 

 

 

E, por enquanto (verão americano): Homem de Ferro >> Indiana Jones 4. Quarta ou quinta vou tentar ver o dos Wachowski.

 

 

 

01. Os Caçadores da Arca Perdida / A Última Cruzada

 

02. O Templo da Perdição

 

03. O Reino da Caveira de Cristalltrhpsm2008-05-25 15:32:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Curiosidade:

 

"Fábrica brasileira Chapéus Cury espera faturar R$ 1 milhão a mais que faturaria num ano comum com novo filme"

 

"Com um 'garoto-propaganda' como Harrison Ford, a Cury pretende vender entre 80 mil e 100 mil chapéus do modelo que aparece no filme entre os meses de maio e outubro. É mais do que a média de um mês normal, cujas vendas são de 60 mil. O "chapéu do Indiana Jones" é feito em duas versões: com lã ou com pêlo de coelho. A primeira custa, na loja, R$ 85. A versão mais elaborada, a mesma usada por Harrison Ford, chega a R$ 170. De 1981 para cá, a fábrica produziu aproximadamente 500 mil unidades do modelo Indiana Jones, entre os pelo menos 16 milhões de chapéus confeccionados pela fábrica. De acordo com Zakia, há 70 modelos em produção, mas esse número pode subir para 300 modelos se forem contados aqueles feitos para os chamados clientes especiais, ou seja, os mais antigos, as lojas especializadas, entre outros."

 

 

caramba, tava pensando passar por lá para ver o preço, mas pretendia pagar no máximo cem reais, cento e setenta não dá...041206

 
Thiago Araujo2008-05-25 16:34:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todo mundo babando o ovo pelo filme? Só eu, o Thiago Lúcio, o ltrhpsm e o Alexander_Bell nesse fórum que achamos um filme morno? Imagino que bastasse mudar o nome STEVEN SPIELBERG no início do filme para MICHAEL BAY que todo mundo acharia um defeito.

 

 

 

Tava lendo agora, 185 milhões para fazer esse filme? Acho que gastaram todo esse orçamento na metade final do filme, coincidentemente, a pior parte do filme (dos 4 filmes). A primeira parte do filme parece ter sido dirigida pelo Spielberg, a segunda, pelo George Lucas. 02.gifShiryu2008-05-25 17:24:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Todo mundo babando o ovo pelo filme? Só eu' date=' o Thiago Lúcio, o ltrhpsm e o Alexander_Bell nesse fórum que achamos um filme morno? Imagino que bastasse mudar o nome STEVEN SPIELBERG no início do filme para MICHAEL BAY que todo mundo acharia um defeito.

Tava lendo agora, 185 milhões para fazer esse filme? Acho que gastaram todo esse orçamento na metade final do filme, coincidentemente, a pior parte do filme (dos 4 filmes). A primeira parte do filme parece ter sido dirigida pelo Spielberg, a segunda, pelo George Lucas. 02.gif [/quote']

 

Mais um que não entendeu a proposta e o universo a que Indiana pertence.

 

Homem de Ferro pertence a um universo ou segue determinado conceito como queiram, assim como Batman que Nolam optou por seguir uma linha mais realística (felizmente), Superman a outro conceito, HellBoy, O Justiceiro, Homem-Aranha etc etc etc....não tem como imaginar um filme de Indiana Jones fora da esfera aventura+fantasia+inverossimilhança+entretenimento em maior ou menor grau....os finais dos filmes anteriores são geniais dentro do contexto da franquia porque passam o sentimentode redenção aos personagens mais para uns menos para outros (tanto que Indiana antes de ir atras dos artefatos não crê muito em sua existência ou poder, na última Cruzada durante uma aula ele disse que o X nunca marca o lugar, já na biblioteca-igreja ele afirma que o X sempre marca o lugar depois de encontrá-lo....); assim como o final de Batman Begins, pra mim um dos mais empolgantes e mais bem feitos em muitos anos, porque o final se encaixava dentro do contexto e do universo a que Nolam resolveu seguir....talvez Indiana Jones não seja para a nova geração....é um filme de velhos camaradas para velhos espectadores...
crazy2008-05-25 18:11:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estranho...essa crítica do REF não parece muito com seus textos. Será que é dele mesmo? 17

 

E Gusmão, afinal, tu gostou ou não do filme?

 

Ia ver hoje na cidade vizinha (aqui na minha cidade a cópia é dublada) mas acabou não dando. Talvez eu vá no meio da semana ou só no FDS que vem!11

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu vou sair, pra ver o filme legendado as 21:30, espero estar no time dos que gostaram e se divertiram com o filme, pretendo mergulhar na minha infancia de novo, assim como me senti em SR, ao ouvir a música tema.

 

 

1616
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boas meu povo e viva a volta dos verdadeiros herois do cinema.

 

bom, eu ja dei uma rapida olhada no forum e nao quero ficar repetindo as frases mas nao tem jeito.

 

aviso, se voce só é chegado em heroi de couro preto e que luta kung fu, passe longe.

 

vendo o filme que eu fico mais abismado com a critica sem noçao do Pablo. ironico é ele dizer que as pessoas nao entenderiam a proposta do SR, que é de ser um filme leve pra diviertir, ué., os filmes do Indy tambem, e nesse quarto esta tudo la, a velha nostalgia, tem gente que critica as perpecias por causa da idade 07, sera que nao percebem que é o Indiana Jones?

 

é filme pra ser forçado, comico, absurdo e que faça a gente se divertir sem querer ser pretensioso, nunca os filmes fingiram ser inteligentes ( olha o Matrix por exemplo que sucumbiu a essa ideia e veja no que deu)

 

 

Indy 4 traz o mesmo estilo de filme e personagens, falar mal dos efeitos?

fala serio, falar mal das falas do prof. Ox é forçar em muito a barra, lamentavel criticar que "doi aos ouvidos" isso é critica generica e muito forçada.

 

a roteiro sobres ets se encaixam na epoca que se passa o filme, a epoca que mais o cinema explorou o tema.

 

nem tem muito o que falar. Quem quer se divertir como nos bons tempos sem ficar aturando falsas pretensoes aproveita e leva a familia sem medo,

 

 

abraço

 

Indy Rules 16

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saco, texte desse tamanho e esquecia de dizer que ja assisti 2 vezes (legendado claro)

 

Pro Indy 4: 10

 

Pra voce Pablo: 18

 

ah, esquecendo, vilã caricata? erro na formaçao da personagem?

ta ruim de analise esse povo, da pra ver claramente que a ideia era fazer quase uma Exterminadora, ela é robotica ate nos movimentos, seguindo o jeito de falar. bom, parem de analisar e se divirtam, pra isso que o filme esta ai. a geraçao MTv talvez nao curta, mas o gosto dessa geraçao é muito duvidos,

 

abraço
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de assistir e digo...

Todos os elementos dos outros filmes estavam lá.  Inclusive os personagens caricatas, as cenas engraçadas, as caras do indiana jones, as carinhas fofas da marion num rosto quarentão.... escorpiões e formigas andando por cimas das pessoas... enigmas, cenas de ação em lugares exóticos...

 

Tudo estava lá... até a falta de compromisso co a realidade que existe em todos os filmes. Não há o que se criticar em termos de comparação como outros filmes... 

 

--

semi-spoiler...

 

Sobre esse lance alienígena... achei que fosse ficar mais estranho, mas não ficou. Existem milhões de lendas que falam sobre influência alienígena nas construções dos maias, dos egípcios... Eles só fizeram seguir esta linha. Continuou se tratando de lenda... como sempre tratou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bilheteria USA: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Ou seria Indiana Jones e o Recorde de Abertura para Steven Spielberg?

25/05/2008

Não durou muito a alegria dos Irmãos Pevensie e sua bicharada guerreira em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian. O filme, que liderou as bilheterias na semana passada, despencou 60% para a segunda colocação nos cinemas dos Estados Unidos. Em seu lugar, dominando o circuito e fazendo 101 milhões de sexta a domingo, está Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

A nova aventura de Steven Spielberg, Harrison Ford e George Lucas já soma até aqui 126 milhões nos EUA, a terceira maior abertura em um fim de semana do feriado de Memorial Day - atrás de Piratas do Caribe: No Fim do Mundo e X-Men: O Confronto Final. O primeiro dia do filme, sozinho, faturou 25 milhões, um recorde nas carreiras de Spielberg e Ford. Na trama, no auge da Guerra Fria, Indiana Jones (Ford) depara-se com uma nova aventura: buscar um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempos: A Caveira de Cristal de Akator, um lendário objeto de fascinação, superstição e medo. Mas conforme Indy parte para os cantos mais remotos do Peru, ele rapidamente percebe que não está sozinho em sua jornada. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e devastadoramente bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira, que eles acreditam que ajudará o império soviético a dominar o mundo. Confira nosso especial do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei como tem gente que ainda coloca O Reino da Caveira de Cristal abaixo de O Templo da Perdição. Antes de ir assistir o filme na pré-estréia do dia 21/5, emprestei a trilogia para meu irmão que ainda não tinha visto nenhum filme do Indy. Ele se confundiu e assistiu primeiro O Templo da Perdição. Depois dele assistir O Reino da Caveira de Cristal, eu perguntei pra ele qual o melhor entre O Templo da Perdição e o Reino da Caveira de Cristal. Ele respondeu: "Claro que é o Reino da Caveira de Cristal. O Templo da Perdição é um filme muito bestinha". Isso é a opinião dele.

Eu gosto muito do Templo da Perdição, mas espera aí, gente. Tem fãs aqui criticando a paranormalidade presente em O Reino da Caveira de Cristal e esquecem da hipnose diabólica do Templo da Perdição. Tinha até vudu alí.

Sem dúvida alguma O Templo da Perdição é disparado o filme mais fantasioso do Indy, enquanto tem fãs aqui dizendo que é O Reino da Caveira de Cristal. Então com certeza eu assisti o filme errado.

TODOS os filmes do Indy são fantasiosos. Esse é o estilo de Indiana Jones. Humor, exageros "pastelões", fantasmas, alienígenas, magia, fé etc.

Akator (Akakor) não é bem uma cidade imaginária. Minha tia que é professora de História tem certeza que a cidade existiu, baseado em uma pesquisa recente de arqueólogos.

Quem pensa que se trata de pura lenda está enganado. Comprem o livro A Crônica de Akakor.

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...