Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Mau Gosto Geral


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ultimamente estou "casado",e minha patroa só gosta de filmes de terror e comédias bobildas,e abomina a maioria dos filmes da minha DVDteca.Vez ou outra nós convidamos a irmã dela e o namorado para virem assistir uns filmes conosco,e ele só traz filmes de ação de gosto duvidoso,no estilo Anjos da Noite,sempre dizendo "esse filme é foda,cara,já viu?",na maior empolgação,como se fosse impossível alguém em sã consciencia achar aquele tipo de filme uma merda.

 

E nós acabamos assistindo vários filmes,chega a ser martirizante em alguns casos (durante o filme Endiabrado eu quase tive um troço).Eu mesmo já alugo os filmes pensando no mau gosto (tá,sei que isso é subjetivo,mas vcs entendem o que eu quero dizer) das pessoas com quem vou ver os filmes,para que não aconteça reações do tipo "mas que filme chato esse,avança pra parte da ação"...

 

Voces já se viram nesta situação? De ter que assistir bombas e mais bombas só para acompanhar o mau gosto das pessoas com quem convive?

 

Porque a grande maioria das pessoas tem esse mesmo gosto para cinema?

 
Enxak2006-10-07 17:13:17
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 152
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Ultimamente estou "casado"' date='e minha patroa só gosta de filmes de terror e comédias bobildas,e abomina a maioria dos filmes da minha DVDteca.Vez ou outra nós convidamos a irmã dela e o namorado para virem assistir uns filmes conosco,e ele só traz filmes de ação de gosto duvidoso,no estilo Anjos da Noite,sempre dizendo "esse filme é foda,cara,já viu?",na maior empolgação,como se fosse impossível alguém em sã consciencia achar aquele tipo de filme uma merda.

 

E nós acabamos assistindo vários filmes,chega a ser martirizante em alguns casos (durante o filme Endiabrado eu quase tive um troço).Eu mesmo já alugo os filmes pensando no mau gosto (tá,sei que isso é subjetivo,mas vcs entendem o que eu quero dizer) das pessoas com quem vou ver os filmes,para que não aconteça reações do tipo "mas que filme chato esse,avança pra parte da ação"...

 

Voces já se viram nesta situação? De ter que assistir bombas e mais bombas só para acompanhar o mau gosto das pessoas com quem convive?

 

Porque a grande maioria das pessoas tem esse mesmo gosto para cinema?

 
[/quote']

 

Sim, isso acontece comigo. Geralmente as sessões aqui em casa se seguem após uma rodada de pizza. É coisa de família, não importando o filme, acho delicioso, entende? Mas sobre o negrito, a resposta é esta:

 

"o público exige lixo dos estúdios, que o atendem com todo o prazer da seguinte forma: para assegurar a aceitação do filme, os produtores apelam para “receitas de bolo”. Os clichês são instrumentos do condicionamento sofrido pelo consumidor do filme. O espectador acaba viciado, considerando a existência dos clichês como essencial para a obtenção do entretenimento. Desta forma, ninguém precisa quebrar a cabeça para inovar nem revolucionar nada, já que basta um roteiro-matriz para que o lucro e sucesso revertidos acabem certos. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Já o público é culpado pela preguiça filha da puta e pela visão simplista com as quais trata o (E ACABA TRATADO PELO) cinema, terminam rejeitando obras de arte por não as reconhecerem desta forma. Simplesmente não conseguem, e NÃO QUEREM se libertar da maneira com a qual foram acostumados a ver cinema. Desta forma, acabam sustentando a produção de filmes-pipoca terríveis, com os quais são condicionados, fechando o ciclo citado no início."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa tarde turma!

 

 

 

Gosto cada um tem um, e o do outro, se não tiver 51% das características do seu gosto, não presta, é fato!

 

 

 

Concordo com o Fulgora em relação a outras formas de divertimento conjunto, procurar principalmente formas nas quais possa haver um equilíbrio de gostos!

 

 

 

T+! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois bem, também passei por diversos filmes-família, clichês aberrante eo Forasteiro deu uma resposta precisa. Lembro-me de que havia feito perguntas semelhantes a isso na final de "O Cinéfilo" e houve um cosnenso por aqui. O ideal seria perguntar a tais pessoas: por quê elas gostam desses tipos de filme? Colocar o cérebro para funcionar, sabe como é? Não é simplesmente chegar e falar: "Laranja Mecânica é puro sexo e violência, muito viajado, tem a mínima graça..."; já "American Pie é delicioso, morro de rir". Mas, por quê filho de Deus? Resta a cada um de nós tentar desenvolver nossa aptidão para os filmes de arte ou, ao menos, saber explicar e justificar, porque não gosto de um "2001" e adora um "A Sogra".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De vez em quando um cliente da minha mãe vem com essa: "Já viu filme tal? É maravilhoso." E é justo aquele filme que eu passei longe por ser uma baita bomba. Aí minha mãe fala: "Poxa, você tem que alugar pra gente ver. Por que você só aluga filme chato?" O último foi o Se Eu Fosse Você, que meu tio me mandava alugar toda a semana. Eu parei de ir na locadora só pra não ter que pegar o filme. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nunca me vi obrigada a ver filmes q eu nao gosto, pq eu sempre assisto sozinha, inclusive no cinema. mas nao acho q assistir filme comercial é sinônimo de mau gosto. se eu tiver q escolher entre krzysztof kieslowski e endiabrado, eu escolho a primeira opção, mas se nao tiver kieslowski, eu fico com a segunda (caso nao tenha nada melhor pra fazer, é lógico).

 

o q acontece é q muitas pessoas dão mais importância a esses filmes do q eles merecem. eu tbm já vi gente falando maravilhas de produções como anjos da noite. coisas q eu costumo falar sobre o expresso da meia noite, despertar de um homem, lanternas vermelhas, etc. outra coisa ruim é q essas pessoas só vêem filmes comerciais, e graças a elas, o menos comerciais se tornam mais raros no cinema, nas locadoras e na tv, prejudicando quem tem um gosto... digamos assim... mais sofisticado.

 


"mas que filme chato esse' date='avança pra parte da ação"...[/quote']

q coisa horrível! eu detesto isso!
MALDITOS!!!
11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, essa questão do "gosto pessoal" é complicada...

O grande problema (pelo menos é o que eu vejo peos depoimentos do pessoal) é a maneira como a maioria das pessoas vêem o cinema: como simples diversão escapista. Isso se deve também ao completo descaso com a cultura e a educação do nosso país, que, por conta disso "fabrica em massa" indivíduos que têm essa visão simplória do cinema (e essa visão simplória acaba se estendendo para vários outros assuntos...)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sou tão extremista assim,Nacka...06 Apesar dessa diferença no quesito citado,temos outras afinidades,e eu até me divirto tentanto "converte-la".

 

Acho que sempre vamos ter que conviver com isso,seja com amigos,colegas de trabalho,de escola,com qualquer pessoa,não apenas com nossas companheiras,é um "mau comum",não há como fugir disso.

 

Como disse o Foras,há um consenso dos estúdios,daquilo que rende lucro,bilheteria,e o público aceita esses filmes com a maior receptividade,sinalizando que a receita está dando certo...

 

Coloquei ela pra ver De Olhos Bem Fechados,dias atrás,e ela até gostou.Tenhamos fé na humanidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nah...relaxa, Enxak!

Quem aconselha você a trocar de namorada, ou tá com olho nela, ou tá de olho em você! 1306

 

 

Mas isso acontece mesmo. "Obrigue" tua namorada a assistir os mais variados filmes. Uma hora, ela "desperta". Comigo foi assim. Um filme que, ao seu término, mudou minha forma de encarar cinema. Algumas das minhas obras diletas continuaram bem-quistas, outras se perderam, com meu bom-senso renovado.

 

Qualquer dia ela "desperta" também. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente, silva, a grande massa brasileira, ao ser indagada (ao menos, por mim) sobre o seu gosto, diz que estão querendo fugir da vida real... É com infelicidade que recebo esse tipo de comentário. No começo, até tentava contra-argumentar com as pessoas, mas é praticamente impossível.

 

Um exemplo claro é quando vou à minha locadora e vejo os filmes recém-devolvidos: não tem um Almodóvar, um Scorsese, um Kubrick... E quando recomendo a quem está por lá, a pessoa logo se desvia, dizendo que está querendo ver algo com mais ação, pois está com sono... Infelizmente, é a sociedade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

o pior mesmo é minha família, sempre que eu alugo um filme perguntam 'tem matança ?"06 e se eu respondo que não e eles dizem que vao tirar meu nome da locadora e que não vao pagar, então eu alugo 3 filmes no fim de semana, um tem que ser pra eles

mais estou mudando aos poucos, ao invés de alugar um "Van Helsing" ou "Panico na Floresta", alugo um Pulp Fiction ou Taxi Driver.

 

e minha ex-namorada aprendeu a gostar de cinema, pus ela pra ver Um Sonho de Liberdade a um tempo e partir daí ela ta gostando mais de filmes decentes como Magnolia ou Match Point.

 

esse lance de filmes recém devolvidos é mesmo, na minha locadora tem uma estante que nela tem os filmes dos principais cineastas divididos por placas, acho ótimo e sempre quando eu chego lá eu vou direto pra essa estante e atrás tem uma estante de comédias, só de ouvir comentários do tipo "vc já viu 'Uma Comédia Nada Romantica'?" e o outro responde "já, piadas super inteligentes" e sempre que vejo os filmes locados só tem blockbuster e bomba, as vezes dá vontade de indicar alguns filmes pro povo de lá, coisa que os atendentes nem fazem direito, e ver filmes bons deixados de lado é triste.
Vítor Riddle2006-10-07 18:10:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passei por situação semelhante ontem.

Como comentei no tópicos "O que você anda vendo e comentando", assisti ao tenebroso "Ultravioleta", justamente porque foi acompanhado de dois amigos que repudiam grande parte dos filmes que assisto. Na locadora, a menina só indicava comédias românticas como "Meu Primeiro Casamento" e outros com a Mandy Moore ou coisas como "A Caverna" e um lançamento da locadora cujo o nome eu nem me lembro (a arte da capa era preta, com uma mulher no canto e o nome da película em vermelho) que ela achava que seria como "Kill Bill" e outro chamado "A Caverna", e o amigo, queria "uns filmes de ação 'fera' porque tava cansado desses 'filmim' meloso" e constantemente apontava títulos estrelados por Jean Claude Van-Dame e Harrison Ford ou então comédias pra retardados. Resultado: fiquei de minoria. Vi alguns filmes nas prateleira que estou louco pra assistir como "Fale Com Ela" (muito discutido recentemente aqui no fórum) e "O Segredo de Brokeback Moutain" que não ousei sequer mostrar interesse. Saí de lá (num difícil consenso com os dois) levando esse recente longa estrelado por Milla Jovovich.

Da minha coleção de DVDs, os únicos aos quais assisto acompanhado são os blockbusters como "Star Wars", "Indiana Jones", De Volta Para o Futuro", "Os Gooneis" e "Curtindo a Vida Adoidado"; esse tipo de filme compõe metade dela (que ainda é bem pequena), a outra é de filmes mais particulares, como "Conta Comigo", a trilogia "O Poderoso Chefão" e alguns que renderiam uma boa sessão com eles se não fossem em preto e branco como "Falcão Maltês". Enfim, quando me perguntam "que filme bom voce tem pra nós assistirmos?", rapidamente penso "Bom pra mim ou pra você?", mas como geralmente conheço as preferências da pessoa, sou obrigado a dizer "Meus filmes bons que você ainda não assistiu? Nenhum.".

 

Esse tipo de assunto, realmente, é delicado. Numa discussão dessas pode parecer que estou subestimando o gosto do próximo, superestimando o meu. Mas não é bem isso, o gosto dos cinéfilos raramente batem com o do especador da massa. Entretanto, um dos diretores que conseguem atender aos dois casos é Quentin Tarantino! Indico filmes desse diretor para os amantes da sétima arte que querem assistir a filmes acompanhado de pessoas menos fascinadas pela técnica; enquanto você se deslumbra com a estética das lutas em "Kill Bill Vol. 1", seu colega vibra com a violência desenfreada, mesmo que ele não entenda a homenagem ou o contexto por trás dela.

Isso vale para o 'Vol. 2', "Pulp Fiction"... Enfim, Tarantino é uma boa opção pra sessões conjuntas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

o pior mesmo é minha família' date=' sempre que eu alugo um filme perguntam 'tem matança ?"06 [/quote']

Achei que só a anta do meu irmão medisse a qualidade de um filme pelo número de mortos...Se ele pega um filme pela metade,já chega perguntando "morreram quantos já"? 06

 

Nah...relaxa' date=' Enxak!Quem aconselha você a trocar de namorada, ou tá com olho nela, ou tá de olho em você! 1306 Mas isso acontece mesmo. "Obrigue" tua namorada a assistir os mais variados filmes. Uma hora, ela "desperta". Comigo foi assim. Um filme que, ao seu término, mudou minha forma de encarar cinema. Algumas das minhas obras diletas continuaram bem-quistas, outras se perderam, com meu bom-senso renovado.Qualquer dia ela "desperta" também. 03

[/quote']

 

Também creio piamente na redenção das pessoas,através de um filme salvador.Comigo também foi assim,elas só precisam despertar (o difícil é fazer com que elas se disponham a isso).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, Enxak.

 

Por isso, vejo a quase necessidade duma "obrigação" no sentido de catequizar uma pessoa para o meio cinematográfico. Pode ser uma experiência traumatizante, mas depois, com a certeza absoluta, a pessoa ficará agradecida.

 

Aliás, um tópico do tipo "Qual filme te despertou cinetograficamente" seria interessante...Fica aí a idéia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é' date=' Enxak.

 

Por isso, vejo a quase necessidade duma "obrigação" no sentido de catequizar uma pessoa para o meio cinematográfico. Pode ser uma experiência traumatizante, mas depois, com a certeza absoluta, a pessoa ficará agradecida.

 

Aliás, um tópico do tipo "Qual filme te despertou cinetograficamente" seria interessante...Fica aí a idéia.
[/quote']

 

Também confio nisso.

 

Eu havia criado um tópico exatamente neste sentido,acho que era "Qual filme te converteu" (o meu foi Beleza Americana),mas com as mudanças no fórum,não sei que fim levou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

enfim.. nao acho nada de ruim as pessoas gostarem desse tipo de filme, pois ja que vivem no sistema da manipulação, estão acostumadas ao clichê e isso faz com que elas vejam SÓ isso como entretenimento filmográfico. Porém, o errado não é o que elas estão acostumadas a ver, e sim como chegaram a esse nivel.

Mas a questão verdadeira, é que alguns de nós achamos que somos bons apreciadores de filmes pq sabemos ver um clássico e tentamos absorver ao máximo o que o filme está propondo, enquanto as pessoas que são "aculturadas" tratando-se de cinema, também acham que são melhores que nós pelos filmes que elas vêem. E agora, quem está certo? 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só para esclarecer: Chiquinho, no meu comentário anterior, não estava criticando a diversão escapista (já que eu adoro também "Curtindo a Vida Adoidado", "Conta Comigo" entre outros filmes que não têm a obrigação de fazer você pensar). A minha critíca (e talvez não tenha ficado muito claro de início) foi pelo fato da maioria das pessoas classificar o cinema APENAS como diversão escapista, ignorando os outros aspectos que o cinema (assim como as artes em geral) podem ter...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ir ao cinema ou alugar filmes com amigos ou parentes é sempre assim ... Tenho que fazer um imenso sacrifício e ver alguma merda (vez ou outra vemos um filme bom). A última vez que tentei escolher o filme que meus amigos iam ver, acabamos na seção de O Jardineiro Fiel e eles quase me matam (um deles nem entendeu nada).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
enfim.. nao acho nada de ruim as pessoas gostarem desse tipo de filme' date=' pois ja que vivem no sistema da manipulação, estão acostumadas ao clichê e isso faz com que elas vejam SÓ isso como entretenimento filmográfico. Porém, o errado não é o que elas estão acostumadas a ver, e sim como chegaram a esse nivel.
Mas a questão verdadeira, é que alguns de nós achamos que somos bons apreciadores de filmes pq sabemos ver um clássico e tentamos absorver ao máximo o que o filme está propondo, enquanto as pessoas que são "aculturadas" tratando-se de cinema, também acham que são melhores que nós pelos filmes que elas vêem. E agora, quem está certo? 06
[/quote']

 

Bom, nesse caso ambos, na concepção de cada um, podem estar certos. Mas existe umacoisamuito importante nisso que não deve ser desconsiderada (e que discutimos aqui 132493741 vezes): Argumentação.

Aliás, isso vale para muitas coisa na sua vida: sem argumentação, achance que você convencer uma pessoa que os seus argumentos tem fundamento é mínima...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

enfim.. nao acho nada de ruim as pessoas gostarem desse tipo de filme' date=' pois ja que vivem no sistema da manipulação, estão acostumadas ao clichê e isso faz com que elas vejam SÓ isso como entretenimento filmográfico. Porém, o errado não é o que elas estão acostumadas a ver, e sim como chegaram a esse nivel.

Mas a questão verdadeira, é que alguns de nós achamos que somos bons apreciadores de filmes pq sabemos ver um clássico e tentamos absorver ao máximo o que o filme está propondo, enquanto as pessoas que são "aculturadas" tratando-se de cinema, também acham que são melhores que nós pelos filmes que elas vêem. E agora, quem está certo? 06

 

 

Bom, nesse caso ambos, na concepção de cada um, podem estar certos. Mas existe umacoisamuito importante nisso que não deve ser desconsiderada (e que discutimos aqui 132493741 vezes): Argumentação.

Aliás, isso vale para muitas coisa na sua vida: sem argumentação, achance que você convencer uma pessoa que os seus argumentos tem fundamento é mínima...
[/quote']

 

Mas isso não prova que elas não tem argumentos 03...

Tenho um amigo que ama Superman - o retorno e cala minha boca quando eu falo que o filme é um lixo e argumento o pq de ser lixo..

jonas2006-10-07 18:59:08

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...