Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Mau Gosto Geral


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Acho que o cinema de entretenimento não invalida o cinema de arte, assim como o cinema de massas não invalida o cinema de autor. Acho que há espaço para todas as correntes e formas de se fazer cinema, e o bom cinéfilo é capaz de apreciar todas, avaliando sua qualidade dentro do devido contexto.

 

O cinema de qualidade é aquele que cumpre, com eficiência e talento, a tarefa à qual se propõe. Melhor ainda quando consegue unir as duas coisas: apelo ao público e qualidade artística.

 

Concordo que o advento dos blockbusters trouxe MUITO mais mal do que bem ao cinema americano. Mas acho que isso é consequência da obtusidade dos profissionais da indústria, que não sabem realmente definir o que torna um filme de entrenimento bom e atraente, e respondem à esta questão da maneira simplória que sua incompetência permite.

 

Assim, se temos um bom filme de "entretenimento" como Senhor dos Anéis, e ele faz sucesso, como a indústria responde? Financiando histericamente outros "N" filmes de fantasia, tentando imitar o que eles pensam ser o motivo de sucesso: efeitos especiais, batalhas com bilhões de seres, *ação cinética, animal, infernal, e por aí vai.

 

O cinema de entretenimento, ainda que nas suas vertendes mais descomplicadas e diretas, tem o seu mérito e o seu lugar no coração de qualquer cinéfilo. Tanto que existe desde o início da história da sétima arte, sempre dividido em conjuntos amplamente desiguais de qualidade e porcaria.

 

Tivemos musicais de qualidade e musicais que fariam corar o Rubens Edwald Filho. Tivemos "2001" e tivemos "Terremoto". O problema, como sempre, não é o objetivo da obra, mas a forma com que ela a cumpre. Isso nunca mudou. A única diferença é que agora as porcarias custam mais caro. BEM mais caro.

 

E é possível fazer filmes autorais que desafiem o público e que mantenham qualidade artística? Claro que sim. Estão aí os grandes autores do cinema para provar. Mas é possível ser autoral e ao mesmo tempo pretensioso e vazio e manipulador? Claro. Um exemplo recente é o horroroso "Irreversível", na minha opinião um dos piores filmes que eu já vi.

 

Do mesmo jeito é possível também fazer entretenimento de qualidade. Não é porque um filme só tem a pretensão de divertir o público que ele deve necessariamente ser ruim ou mal-feito. A maioria dos "filmes pipoca" hoje em dia é ruim e mal-feito, mas mesmo hoje há exceções.

 

Na verdade eu cada vez mais começo a achar que só existem dois tipos de filmes: os BONS e os RUINSbigteeth

Rayden2008-09-04 17:01:26

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Replies 152
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Cinema é apenas uma arte' date=' e não gostar ou não entender ela não é nenhum absurdo ou problema. Não manjo nada de pintura, por exemplo. Nunca vou saber dizer por que um quadro é bom ou não e nem vou ter saco de aprender. Nesse quesito eu sou o apreciador de Michael Bay no mundo dessa arte: o que eu achar legal para os meus olhos, eu levo. Cinema é a mesma coisa, cada um se utiliza da  forma que preferir.

 

Claro que os imbecis que falam "po, que filme chato e idiota, tri ruim, não acontece nada" irritam, mas aí não é questão de apenas mau gosto para cinema, é questão de imbecilidade geral mesmo: a pessoa assiste o filme (pelo menos uns 20 minutos), não faz o mínimo de esforço para absorver o que ele pretende passar, e depois vai dizendo que é ruim. Acho que tem uma grande diferença para os que não querem absorver, e os que acham que não tem nada para ser absorvido. O segundo caso que é irritante.[/quote']

 

Pois é, eu também confundia as 2 coisas. Ainda bem que hoje em dia não confundo mais.
Link to comment
Share on other sites

  • 13 years later...
  • Members

Tá, mas essa é a única característica que o povão tem? Porque acho que dá pra fazer uma lista com os hábitos deles:

*Gosta apenas de filmes comerciais;

*Assiste filme dublado;

*Não vê os créditos finais;

*Não revê filmes e conseqüentemente não os coleciona. Lembrando que comprar e colecionar não são a mesma coisa. Todo mundo que coleciona filmes os compra, mas nem todo mundo que compra filmes os coleciona. Você acha que esse pessoal que compra filme nas Americanas por 12 e 90 coleciona algo? Eles vão é ver 1 vez e depois largar em um canto empoeirado, sem nem ligar pra conservação da mídia. Mas também existem pessoas que nem ao menos compram.

Então chegamos a um paradoxo, porque colecionar filmes é algo que muita gente faz, principalmente aqui no fórum. Se até isso a maioria das pessoas não faz, então é melhor resetar o mundo mesmo, porque nada nele faz sentido.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...