Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Piano


texer
 Share

Recommended Posts

  • Members

piano-poster01.jpg

seta3.gif%20%2899%20bytes%29 Sinopse
Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin). O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

- Ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Holly Hunter), Melhor Atriz Coadjuvante (Anna Paquin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Fonte:adorocinema

 

Filme pelo qual sou suspeito para falar,pois gosto muito...Super bem tratado e com uma delicadeza extrema Jane Campion trouxe esse drama em 1993 q conta com atuações primorozas de todo o elenco,principalmente Holly Hunter...Adoro o modo como a Campion conduziu os momentos da personagem e sua ligação com a música.Muito bom mesmo!!!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto muito da Ana Paquin chingando a personagem da Holly Hunter pela floresta...

 

Uma vez uma professora minha de Literatura fez uma interpretação meio viagem dessa personagem na história...Ela aparece por vezes com uma roupa com asas de anjo,remetendo a dubiedade da criança,q por vezes pode ser bem cruel(é a garotinha quem conta para o personagem do Sam Neill sobre o caso da Ada da Holly Hunter)...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Achei o filme bom' date='mas não daria o Oscar para ele (precisaria ver os concorrentes,claro)...como disseram o tema foi muito bem tratado,e as cenas de nudez não foram vulgares...alguém sabe se outra atriz poderia ter feito a protagonista? (Kate?Nicole?),só por curiosidade.[/quote']

 

Num sei se outra atriz foi cogitada para a personagem...

 

Talvez a Kidman tivesse chances com a Campion...Jane Campion sempre foi adimiradora de Nicole,desde o começo da carreira da atriz na Austrália(Jane q incentivou Kidman) e as duas já trabalharam juntas em Retratos de uma mulher(outro excelente filme da diretora) e Nicole foi produtora de Em carne viva,tb da Campion(detalhe antes de convidar Meg Ryan a diretora chamou Kidman q não pode na época)...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho uma opinião diferente; não o considero excelente assim. Superestimado, para mim, assemelha-se a uma minissérie da GLOBO e faltou maior intensidade de Jane Campion às relações. Mas Holly hunter tem uma atuação intocável e vale o filme todo. Acho, também, que as personagens secundárias poderiam ter sido melhores trabalhados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Perturbador, magnífico, denso. Atuações antológicas de Holly Hunter e da ainda jovenzinha Anna Paquin.

 

E olhem que vi o filme uma única vez - aos 12 anos de idade - portanto

boa parte de sua proposta temática não deve ter sido absorvida ou

percebida apropriadamente por mim. Ainda assim, as lembranças são das

melhores.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...