Jump to content
Forum Cinema em Cena

Matrix 4


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Warner Bros. e Village Roadshow anunciaram que Matrix ‎‎Resurrections‎‎ recebeu aprovação para lançamento na ‎‎China,‎‎ mas ainda não há uma data definida.

A conta oficial do estĂșdio celebrou no Weibo, dizendo que o filme “estĂĄ confirmado para ser lançado nos cinemas de todo o paĂ­s em breve!”‎

‎Trata-se do segundo tĂ­tulo de Hollywood da Ă©poca de Natal com exibição garantida no paĂ­s, considerado um dos mais importantes do mercado cinematogrĂĄfico.

O outro é justamente Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, também sem data definida.

 

FONTE: O VÍCIO

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Em IMAX.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

REVELADAS AS PRIMEIRAS REAÇÕES AO NOVO FILME DA FRANQUIA

Depois de 18 anos, a saga Matrix enfim estå retornando aos cinemas com Matrix Resurrections. Com o longa prestes a estrear no mundo todo, a imprensa gringa jå assistiu ao novo longa de Lana Wachowski, e agora temos as primeiras reaçÔes!
Desde jå, o filme parece ser bastante divisivo pelos relatos iniciais. Grande parte dos jornalistas parece ter gostado da obra inédita, mas uns admiraram a coragem da diretora em criar algo que desafia a nostalgia dos espectadores, enquanto outros se decepcionaram um pouco com o humor metalinguístico e a falta de cenas de ação no longa.
Um dos pontos de consenso entre a imprensa são as ótimas performances de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que mostram muita química como Neo e Trinity. O elenco novato também ganhou bastante elogios, em especial Jessica Henwick (Punho de Ferro), Jonathan Groff (Mindhunter) e Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother).
Confira algumas das reaçÔes da imprensa à Matrix Resurrections abaixo:

 

James Preston Poole, crĂ­tico do Full Circle Cinema, elogiou a coragem do longa:
“Matrix Resurrections Ă© duas coisas: um enorme dedo do meio Ă s franquias de blockbuster modernas, e o Matrix 4 que nĂłs merecĂ­amos. Denso, visualmente Ășnico, sentimental, e com toda a ousadia das continuaçÔes. NinguĂ©m acerta tanto quanto Lana Wachowski. Uma pequena reclamação Ă© a falta de ação, em comparação Ă  trilogia original, mas isso nĂŁo atrapalha o aproveitamento. Basicamente tudo desde os trĂȘs filmes e Animatrix ganham algum tipo de conclusĂŁo aqui.
Os novos personagens sĂŁo Ăłtimos. Bugs, vivida por Jessica Henwick, Ă© o principal destaque, e o sucesso do filme estĂĄ em como utiliza os novatos. Coisa bastante ousada que me lembra de O Último Jedi, apesar de saber que isso possa despertar a ira dos fanboys.”

 

Liz Shannon Miller, editora do Consequence of Sound, reconheceu os defeitos da obra, mas disse que o efeito é melhor do que das continuaçÔes anteriores:
“NĂŁo Ă© perfeito. HĂĄ muitos momentos que nĂŁo fazem sentido algum. Mas diferente de Matrix Revolutions, que partiu meu coração, Matrix Resurrections
 faz o oposto, e isso me deixa muito feliz!”

Jeff Zhang, crĂ­tico do Strange Harbors, afirma que o longa com certeza serĂĄ bem divisivo:
“Matrix Resurrections Ă© INCRÍVEL! É uma meta-ficção ambiciosa que definitivamente serĂĄ controversa. É uma reflexĂŁo do porquĂȘ Lana Wachowski nĂŁo queria fazer outro filme de Matrix – sĂł que em forma de outro filme de Matrix. Aborda as discussĂ”es de criação vs. destruição, retomada, e a ilusĂŁo da escolha em novos contextos.”
 

JĂĄ Clayton Davis, crĂ­tico da Variety, nĂŁo curtiu muito o excesso de metalinguagem e a falta de espetĂĄculo do longa:
“Matrix Resurrections Ă© muito autoconsciente de sua existĂȘncia, brincando demais com si mesmo. DĂĄ muita ĂȘnfase Ă  histĂłria de amor, mas nĂŁo Ă  ação incrĂ­vel e efeitos especiais, que Ă© o que as pessoas querem. A melhor parte Ă© Jonathan Groff, mas isso Ă© vĂĄlido em qualquer lugar.”
A estreia de Matrix Resurrections acontece em 22 de dezembro nos cinemas.

 

Sei não, primeiras impressÔes normalmente pessoal mais emocionado ,e foi mais ou menos.
Acho vai ser tipo destino de jĂșpiter sĂł que com a nostalgia MatrixÂ đŸ€Ł

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
  • Houve um ponto no meio de Matrix Resurrections em que pensei, brevemente, que ele era o melhor filme jĂĄ feito. AtĂ© agora nĂŁo consegui me convencer que ele nĂŁo Ă©. Eu amei! Muita gente vai odiar! É o meu tipo preferido de filme." (Emily VanDerWerff, Vox)
  •  
  • "Estou profundamente feliz por aqueles de vocĂȘs que vĂŁo amar Matrix Resurrections. Eu, infelizmente, nĂŁo sou uma dessas pessoas. É muito melhor que Reloaded e Revolutions - que, sejamos sinceros, sĂŁo bem ruins - mas nĂŁo tem riscos. Nada aqui importa, e nĂŁo de uma forma niilista cool." (Alison Foreman, Mashable)
  •  
  • "Matrix Resurrections Ă© uma das maiores decepçÔes do ano. Uma bagunça complicada que mancha o legado da franquia. Ele tem algumas performances sĂłlidas, mas a histĂłria nĂŁo faz sentido e as piadas me fizeram ranger os dentes. É muito 'Ăłbvio' para o seu prĂłprio bem." (Scott Menzel, We Live Entertainment)
  •  
  • "Matrix Resurrections Ă© mais divertido do que eu me lembro das outras sequĂȘncias serem. Sim, hĂĄ uma quantidade gigantesca de exposição, como nos outros dois, mas hĂĄ tambĂ©m uma piscadela nisso tudo. Neil Patrick Harris e Jonathan Groff sĂŁo chave nisso. Ah, e o clĂ­max Ă© incrĂ­vel." (Nigel Smith, People)
  •  
  • "Matrix Resurrections Ă© um dos blockbusters mais provocativos jĂĄ feitos, porque luta com o prĂłprio legado no mundo real. Ele tem todos os elementos que vocĂȘ espera de um filme de Matrix, mas Ă© na histĂłria de amor central que realmente brilha. Espero que a Warner considere fazer um spin-off centrado na personagem de Jessica Henwick." (Brian Davids, The Hollywood Reporter)
  •  
  • "Sem nenhuma dĂșvida, Matrix Resurrections Ă© meu filme favorito de 2021. É facilmente o melhor filme desde o original, Keany e Carrie-Anne estĂŁo maravilhosos, a ação chuta todo tipo de bundas, e a histĂłria explodiu a minha mente. Superou todas as expectativas que eu tinha." (Heather Wixson, Daily Dead)
  •  
  • "Eu saĂ­ de Matrix Resurrections com bons sentimentos, mas a minha opiniĂŁo final sem dĂșvida Ă© 'extremamente dividida'. Eu amo o primeiro ato; o segundo Ă© um tĂ©dio; e o terceiro Ă© sĂłlido o bastante para fazer tudo valer a pena. Isso nĂŁo Ă© dizer muito, mas Ă© sem dĂșvida a melhor sequĂȘncia de Matrix." (Eric Eisenberg, CinemaBlend)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matrix Ressurections é a sequencia tardia e beeeem fraquinha da trilogia que devia ter ficado sĂł nela mesma. Vai vendo, este aqui nao responde nada de sua confusa estĂłria e se limita a ser unicamente uma estĂłria de amor.. e bem piegas, por sinal. Sim, Ă© bem feito tecnicamente e tals, tem porradaria de monte.. sim, mas nao te prende, nao empolga e nao tem nenhuma cena memorĂĄvel, por exemplo. Aqui tambĂ©m fez falta os atores originais do Agente Smith e Morpheus porque os genĂ©ricos que puseram nao tem a mesma presenca em tela do Fishburne e o Weaving. O filme tem muita auto-referĂȘncia ĂĄ trilogia, mas nesse quesito atĂ© o Ășltimo filme do Teioso se sai anos-luz muito melhor. Outra coisa, pruma franquia que se destacou por inovar nos efeitos especiais o longa aqui faz mais do mesmo, onde a Ășnica "novidade" Ă© o "tempo congelado" que aliĂĄs ja foi vista beeem melhor com o MercĂșrio na franquia dos X-Men. Outra, o vilao pateta do Neil Patrick Harris Ă© irritante atĂ© nao poder mais.. nao transmite sensacao de ameaca nenhuma... prontofalei!đŸ€ŹÂ Resumindo, curti bem menos do que gostaria, porque o Keanu e a Moss atĂ© se empenham, mas o conjunto nao desce, infelizmente! Preciso rever novamente porque pra mim Ă© mais um caca-niquel sem alma descarado, feito pra gerar sequĂȘncias e derivados, pegando carona na onda dos super-herois porque aquela cena final, pelamorrrđŸ€Ł.. 6-10

Matrix 4: veja pÎster inédito de Resurrections com elenco principal -  TecMundo

 

 

em tempo

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
On 10/11/2006 at 12:54 PM, Jailcante said:

Muito difícil esse filme sair. Afinal, podem fazer pra salvar a série, mas o tiro com certeza iria sair pela culatra e afundar ainda mais a série.

ALERTA DE SPOILERS ABAIXO.

A pergunta que abre este tĂłpico foi minha: "Se um novo MATRIX fosse feito como vocĂȘs gostariam que ele fosse?". LĂĄ pelos primĂłrdios, nos anos 2000 (vejam que uns 3 anos apĂłs o fracasso de "Revolutions"). A resposta foi certeira: "invisĂ­vel" (o que mudou de lĂĄ pra cĂĄ?). Em seguida o Jailcante com 15 anos de antecedĂȘncia profetiza justamente o que acontece agora...

Sobre MATRIX 4: conseguiu a proeza de ser muito pior que o 3... entediante do começo ao fim, desnecessĂĄrio e obviamente feito pra sugar mais ainda a franquia e nĂŁo acrescentar ABSOLUTAMENTE NADA de relevante (e cĂĄ pra nĂłs, as sequĂȘncias sĂŁo desnecessĂĄrias, MATRIX tĂĄ mais pra um filme sĂł).

Sinceramente, nĂŁo sei como ainda tem nego que aguenta ver um bando (observação nĂŁo sĂł pra Matrix!!!!!) de atores decrĂ©pitos, velhaços que de longe vocĂȘ vĂȘ que nĂŁo dĂŁo mais conta de nenhuma cena de ação, nĂŁo tem mais (o que Ă© compreensĂ­vel) o mesmo pique de dĂ©cadas passadas, Ă© isso e mais um elenco novo esquecĂ­vel e com o carisma de um batente de porta.

Não sei qual o apelo que esses produtores imbecis veem de sempre chamar esse bando de véio pra cagar em algo que fizeram de bom, eu respeitaria mais remakes e reboots com outros nomes. Mas vamos em frente...

Primeiro, vale ressaltar que (e isso é especialmente vålido pra seriado) quando resolvem colocar cenas pretéritas no meio (pra séries isso é tipo um "melhores momentos"), a gente jå sabe que vem uma torrente de cocÎ pela frente, e o roteiro vai pro buraco.

Sobre os personagens, essa Bugs jĂĄ me causou repulsa por esse cabelo pintado de azul... tosco. Parece uma esquerdistazinha saĂ­da de uma dessas faculdades...

Morpheus agora Ă© um agente, que eventualmente toma consciĂȘncia e decide encontrar o "The One"...

Neo agora Ă© um empregado de uma companhia de jogos, e os filmes originais foram uma sĂ©rie de games que ele fez 20 anos antes, e os chefĂ”es querem que ele faça uma sequĂȘncia caça-nĂ­quel.

Ahhhhhhhhh tå, como são fodÔes os produtores, querem zombar deles mesmos... Ah, para, Î!

Neo agora é um homem rico, solitårio (com um pato de plåstico amarelo na cabeça... hehehe), e interessado numa mulher que passa por ali praticamente todo dia. Também pelo que entendi tem dificuldade de separar o imaginårio do real, por isso toma as pílulas azuis (que o terapeuta prescreve).

Chega uma hora que o Morpheus 2.0 e a menina de cabelinho azul convencem ele a tomar a vermelha, e de novo ele acorda na "banheira" da Matrix. Uma nave o resgata, ele revĂȘ a equipe, luta com Morpheus 2.0, tem Zion... REPLAY e mais REPLAY.

Falando em Zion, botaram Niobe... como uma velhaça de uns 600 mil anos. Mas essa personagem ninguém se importava...

60 anos se passaram, os humanos presos na Matrix parece que se rebelaram contra a programação, e rolou uma crise energética e guerra civil entre as måquinas. O "Analista" achou uma solução que foi ressuscitar Neo e Trinity, plugå-los de volta na MATRIX e de alguma forma o laço amoroso entre ambos (quebrado) é que manteve o sistema funcionando.

What?????

Mais ou menos um troço desses que bolaram...

Daí em diante o foco é na personagem da Trinity... até o agente Smith (que estava pra Matrix como Biff pra trilogia DE VOLTA PARA O FUTURO, ou seja, crucial na trama e com a melhor atuação disparado, isso não podemos negar) reaparece, como um carinha aí que nunca tinha ouvido falar (e não acrescenta NADA, nem faz falta, assim como o novo Morpheus).

Engraçado que tem uma cena em que o ANALISTA apanha (mas como, se um programa administrativo é incapaz de sentir dor?).

Outro vĂŽmito hollywoodiano: MATRIX "REGURGITAÇÃO" Ă© um desastre ridĂ­culo, um arremedo todo cagado que consegue com certeza ser atĂ© pior que uma fanfic escrita por um gordĂŁo nerd de 2004, que tenha tirado uma historinha do cu nessa Ă©poca, bolado porque os herĂłis haviam se estrepado no terceiro filme (e eu que achei que aquele FLOP do REVOLUTIONS seria insuperĂĄvel... mas sabem como Ă©, sempre hĂĄ mais degraus a descer...).

Se o objetivo era rebaixar o que veio antes, conseguiram. Neo preso na Matrix, precisa ser libertado pra ver o mundo como ele realmente Ă©, a humanidade escravizada pelas mĂĄquinas, uma pequena turma de guerreiros Ă© que conseguirĂĄ salvar tudo, e mais uma vez um personagem precisando descobrir o real poder dele, pra que alcance o prĂłprio destino...

Sempre a mesma palhaçada de jornada do herói...

E neste caso nĂŁo Ă© apenas reciclagem dos mesmos conceitos e ideias filosĂłficas. É quase que uma nova roupagem pra mesmas cenas, diĂĄlogos e personagens, a tal ponto que enfiam atĂ© takes dos filmes passados (isso pra mim foi o que destruiu tudo). NĂŁo Ă© como se o roteiro deste quarto prestasse homenagem aos antigos e de forma esperta enfiasse frases icĂŽnicas e personagens marcantes.

Trata-se de uma cĂłpia barata que pretendeu em dado momento zombar de sequĂȘncias caça-nĂ­queis, quando o filme inteiro Ă© uma.

Matrix jĂĄ deu o que tinha de dar nos anos 2000. A narrativa de todo aquele universo jĂĄ estava obviamente completa, sendo curto e grosso nĂŁo dĂĄ pra extrair mais leite de pedra e injetar ideias novas.

Se fossem fazer algo minimamente "matrixiano" na minha opiniĂŁo teria de ser inteiramente diferente de tudo que jĂĄ foi feito e talvez sĂł levasse Matrix no nome. Talvez algo no estilo de "O Show de Truman".

Filosoficamente falando além da ideia de um mundo falso/irreal como vista em TRUMAN (ou ELES VIVEM, do Carpenter) eu favoreceria colocar no meio diålogos tipo aqueles vistos no jogo "Metal Gear Solid 2" (sobre MGS 2, pesquisem no Youtube por "O Momento Mais Profundo na História dos Games"). Ou então que fizessem o inverso do que MATRIX foi, e usassem da popularidade dos movimentos MGTOW, conceito de redpill e tudo mais...

Voltando ao roteiro: tem algumas observaçÔes sobre a cultura moderna obcecada em sentimentos no lugar de fatos, alguns diĂĄlogos desajeitados sobre pĂ­lula azul e vermelha, tipo de como a vida de uma pessoa Ă© mais que uma escolha binĂĄria (hum, acho que entendi sua influĂȘncia, "Lana"... hehehe), e do lado positivo que homem e mulher nĂŁo alcançam o potencial sozinhos, de que uma uniĂŁo entre eles Ă© benĂ©fica pra sociedade se equilibrar...

Mas tudo isso é rapidamente soterrado pelo espectador, porque este quarto MATRIX é uma repetição (só que de forma cínica) do que veio antes.

Sobre o casal Neo e Trinity, Ă© curioso como o amor entre os dois sĂŁo o coração da histĂłria, mas nunca foram carne e unha/alma gĂȘmea (como diria a canção) antes. As cenas amorosas deles na trilogia lembravam mais dois robĂŽs com aparĂȘncia humana tentando emular comportamento humano. O que nĂŁo mudou muito em 20 anos. NĂŁo dĂŁo em MATRIX 4 a ideia de que estĂŁo lĂĄ muito investidos no que fazem (Keanu Reeves sempre foi robĂłtico, mas aqui consegue ser 1000x mais).

Carrie-Anne Moss parece embaraçada, desconfortĂĄvel com um roteiro bobo que tenta tornĂĄ-la "messiĂąnica". Pera lĂĄ, mas "THE ONE" nĂŁo era o "Ășnico"? O "Escolhido"? E nĂŁo DOIS FODÕES. A personagem de Trinity era Ăłtima sozinha, e nĂŁo precisava de toda essa patacoada construĂ­da em volta dela.

Acho que eu devia até agradecer que não deram o tratamento de Star Wars a Neo, nem tornaram os dois num só (num delírio trans), mas pra variar (como se hoje fizessem diferente em qualquer produção) decidiram tornar os dois tão poderosos/fortes e capazes quanto.

Ou seja, agenda feminista... GO, GIRL! Como se todo mundo tivesse de ser absolutamente igual pra ser considerado igualmente importante.

E como eu falei lå atrås, a ideia de trazer atores velhos (Keanu Reeves jå tem 57) pra um filme conhecido por cenas de ação foi outra bola foríssima, pois é inegåvel que não då pra ter a mesma velocidade, o mesmo "molejo" que fez as cenas antigas marcantes.

Aqui ocorre justamente o inverso, as sequĂȘncias sĂŁo lentas, filmadas de maneira preguiçosa/porca, malfeitas, enquanto na trilogia clĂĄssica eram frenĂ©ticas, com uma tĂ©cnica invejĂĄvel, um kung fu casca grossa que atĂ© hoje dĂĄ pra vocĂȘ pagar pau. Se tiver 5 segundos que vocĂȘ pare pra olhar neste quarto, Ă© muito. Fora o CGI tosco tipo pulinhos fakes de topos de prĂ©dios, que nem merecem comentĂĄrios.

MATRIX: REGURGITAÇÃO (ou seria "RETALIAÇÃO"?) falha de todas as formas imaginĂĄveis. Em honrar o passado, pois nĂŁo o deixou pra trĂĄs de forma decente. NĂŁo conta uma histĂłria que possa compelir ninguĂ©m e nem adiciona novas ideias ao mundo jĂĄ criado. Falha em estabelecer novos personagens ou abordar antigos indo pra outro caminho. E claro que Ă© uma sombra se comparado na parte tĂ©cnica, no espetĂĄculo visual dos antigos.

NĂŁo hĂĄ um motivo que se possa colocar na mesa pra justificar a existĂȘncia deste quarto. NĂŁo deveria nunca ter sido feito. AmanhĂŁ serĂĄ 101% esquecido e o FLOP tanto da crĂ­tica como do pĂșblico acabarĂĄ (eu espero) com ele e o que mais possam querer inventar de uma vez.

Por muitos anos MATRIX foi aquele caixão enterrado nas profundezas de um castelo tenebroso de um filme de terror, que nunca deveria ter sido perturbado. Em se tratando de Hollywood, lamentavelmente podemos esperar de tudo, até necrofilia.

P.S. Um Ășltimo adendo: como falei, o agente Smith foi totalmente desperdiçado (e pensar que ELE era um dos focos centrais dos filmes passados) e essa viadagem de chamar de "Tom" pra cĂĄ e pra lĂĄ nunca aconteceu, mais uma prova que escrotizaram e rebaixaram todos os personagens masculinos (como aquele patĂ©tico francĂȘs que apareceu pra nada). Era sempre "Mr. Anderson", nada de "Tom".

O agente Smith sempre teve falas peculiares e uma visceralidade e presença (no caso, do ator Hugo Weaving) que nenhum zĂ© manĂ© iria reproduzir. Teria sido mais honesto nem terem colocado, pois nĂŁo teve importĂąncia alguma no roteiro. SĂł pra dizer que estava lĂĄ. Foi tĂŁo ruim que teve um pedaço de cena que atĂ© copiaram os socos mĂșltiplos... entre 1002 outros copy-pastes horrorosos, esse foi mais um (e claro, nem de perto semelhante).

AliĂĄs, soube que "limaram" ele por nĂŁo respeitar a agenda deste (ainda tem quem dĂȘ a desculpa de que estava tudo corrido e nĂŁo poderiam tentar encaixar), porque Hugo Weaving queria SIM ter participado.

https://collider.com/the-matrix-4-why-hugo-weaving-agent-smith-gone-explained/

Ainda bem que cagaram pra ele e nĂŁo pĂŽde voltar, nem com o mesmo algo de bom teria saĂ­do.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tudo que foi feito antes desse quarto, se formos comparar, foi bem melhor. Qualquer coisa que alguém cite serå superior.

Esse filme novo é FLOP do começo ao fim, só se vc se trancou numa MATRIX (bolha) particular pra não ver que a crítica e o pessoal estão massacrando 1000x mais que o Revolutions.

Eu diria que Revolutions foi a sequĂȘncia (desfecho) mais brochante da histĂłria do cinema. Esse quarto nem isso Ă©, nĂŁo vejo como continuação, mas os prĂłprios criadores cuspindo em cima do passado (e nos tempos atuais Ă© sĂł isso que sabem fazer, as estĂĄtuas que o digam). Vejo como ofensivo.

Nem os mais fanĂĄticos por MATRIX acharam minimamente bom.

Reloaded é até legalzinho, mas não då pra negar que o primeiro jå era perfeito sob todos os aspectos. O que fizeram depois foi só punheta. Como rolou com Star Wars, não precisavam de mais que os 3 (ou os 2) primeiros. Tudo que veio depois pode ser jogado no lixo.

E MATRIX sempre foi reconhecido pela filosofia (que evidente ficou em total segundo plano nas sequĂȘncias), essa historinha expandida desse universo nĂŁo empolga. Pra mim Ă© maçante.

É por causa de bocĂłs que os estĂșdios ficam lançando milĂ©simas sequĂȘncias e tentando tirar leite de pedra dessas franquias, mas fracassando miseravelmente. Porque sĂł tem estelionatĂĄrio em Hollywood, se vc tiver qualquer talento e respeito por algo, nĂŁo vai longe. Eu jĂĄ saquei que o objetivo Ă© retirar da tumba todo o passado e estragar com nova roupagem.

SĂł sabem deturpar e enfiar, lĂłgico, agendas woke, e neste MATRIX 4 nĂŁo foi diferente. Para perceber a mĂĄ intenção vocĂȘ precisa ter algum apreço pelo passado e saber distinguir o que foi bom do que Ă© feito de forma desleixada.

Se fossem fazer um quarto MATRIX de forma satĂ­rica ou com uma histĂłria totalmente original, criativa, tipo um SPACEBALLS (que zoa Star Wars), ou entĂŁo contassem uma trama com dois velhos fracassados, insatisfeitos com a vida medĂ­ocre (ou um deles, no caso o "Neo") e que encontraram escapismo no universo fictĂ­cio de Matrix, e acham que sĂŁo Neo e Trinity, vĂĄ lĂĄ, mas aqui o rumo que foi tomado foi o pior possĂ­vel.

Tiraram uma historinha qualquer do cu, replicaram elementos dos antigos (da pior maneira possível), injetaram cenas (parecia até um "melhores momentos", um documentårio, não um filme), botaram uns zé ruelas como novos personagens, incluindo esse novo Morpheus que até parecia que ia ser relevante, mas se mostrou um cone.

Enfim, EPIC FAIL.

E por quĂȘ? É fĂĄcil de entender, e se nĂŁo captaram o Ăłbvio, vou explicar:

Porque o impacto daquele simbolismo, daquele drama (que tambĂ©m tinha a Trinity de certa forma como foco, pois o Cypher tinha inveja dela com o Neo, e foi ela quem o salvou no final), da descoberta de tudo que o filme de 1999 trouxe, tipo Clube da Luta, jĂĄ foi. Hoje esmoreceu. NĂŁo dĂĄ pra vocĂȘ fazer outro raio cair no mesmo lugar e o que se segue causar o mesmo "estrago". NĂŁo acho que um raio caia 2x em se tratando de filmes. Muito difĂ­cil.

Naqueles anos 1990/2000, em que ainda não havia uma disseminação tão grande de tecnologias e computadores ainda eram vistos como algo mågico, inédito e até mesmo ameaçador (só ver os filmes de décadas passadas, sinistros ao mostrar o que podíamos esperar de tecnologias). E colocar no meio a alegoria da Caverna de Platão, com o apelo que sempre teve, funcionou.

E sendo bem sincero, eu esperava algo parecido em 2021, mas com uma abordagem baseada nos tempos que vivemos. Como foi com aquela cena do jogo MGS 2, que vale frisar, Ă© de 2001.

Idem pras revoluçÔes (daquele final dos anos 1990) na tecnologia, lutas, e tudo mais (como o bullet time, que foi mencionado de forma jocosa neste quarto). Que depois foram de forma nauseante usadas em outros filmes.

Eu afirmo de forma categórica, porque lembro bem dessa época: ninguém queria um quarto filme.

NINGUÉM MESMO. A sensação de 99.9% era de que podia ter acabado de vez ali.

Todo aquele mistério, aquela proposta de sair da vida mundana e explorar algo a mais, ficou restrita ao primeiro MATRIX.

MATRIX 4 estĂĄ pros originais como SUPERMAN: RETURNS de 2006 estĂĄ pra SUPERMAN: O FILME de 1978.

Lembra que o Returns foi outro FLOP monstruoso, e que tentou copiar o original do Christopher Reeve?

E é assim até mesmo nos games, como Resident Evil. Digo, não då pra fazer algo foda repetidas vezes (RE só prestaram os 3 primeiros). Claro que o que veio depois não foi mais impactante pra ninguém. E divergiu totalmente da fonte primåria.

Assim como tem cantor aĂ­ que tem apenas 1 (ou algumas) mĂșsicas como carro-chefe. O resto ninguĂ©m liga.

Pra exemplificar mais deficiĂȘncias:

Vamos pegar o trailer.

Adiantem pra 1 minuto e 10. Entrar por meio de portais numa realidade alternativa, usar Ăłculos escuros, roupas pretas/bacanas pra parecer cool e descolado...

Nada disso chama mais atenção. Em 1999 era foda, todo mundo queria usar os óculos de MATRIX. Mas hoje vamos admitir que é tudo ridículo. Sem o mesmo impacto, virou algo banal.

E em MATRIX 4 Ă© apenas a maneira como se vestem.

E nĂŁo apenas isso, peguem esse elenco novo. A menina de cabelinho azul, a outra bonitinha, todos parecem tĂ­picos playboys burgueses (nada contra...) da CalifĂłrnia. Gente de plĂĄstico. Filhinhos de papai.

Nenhum desses atores te passa a impressĂŁo de que comeram o pĂŁo que o diabo amassou em momento algum. Nenhum tem aquela 'vibe" de que sĂŁo matadores de aluguel, treinados em algo assim. Pela atuação e pela prĂłpria aparĂȘncia tĂĄ muito na cara que sĂŁo ATORES. E sequer personagens que vc grave na memĂłria.

Com 1 minuto e 20 o trailer jĂĄ ilustra outra deficiĂȘncia patĂ©tica de Hollywood...

O Morpheus 2.0 (e nĂŁo sĂł ele) fica falando do estado mental de Neo, do que ele vai fazer, de como era... pelo amor de Deus.

Um bom filme MOSTRARIA. NĂŁo ficaria explanando como se o telespectador fosse retardado. Na real o que o produtor do filme quis foi induzir como deverĂ­amos pensar/sentir a respeito de Neo.

Se vc faz um bom roteiro, é claro que não precisa dizer que A ou B são fodÔes.

Peguem um filme de Chuck Norris qualquer, vc nĂŁo vai achar um narrador dizendo que ele Ă© "o cara".

Vc vai constatar isso ao vĂȘ-lo chutando a televisĂŁo. NĂŁo precisamos de muletas pra chegarmos a conclusĂŁo alguma. E fazer uma exposição num filme Ă© algo complicado pra um roteirista. Evidente que neste MATRIX tudo foi pro vinagre.

A virtude ou precariedade de um personagem (tipo, se ele é fraco ou forte, ou se não bate bem da cabeça) é algo evidente. Ou de propósito duvidoso, como em Donnie Darko (de 2001).

E se vc parar pra analisar, até videogames modernos são ruins nesse sentido, pois não deixam vc explorar nada, ficam indicando os caminhos, praticamente pegando na sua mãozinha e conduzindo pra que não falhe e se emputeça por ser incompetente, não existe real dificuldade neles.

Hollywood hoje nĂŁo sabe contar uma histĂłria. Porque ninguĂ©m ali Ă© autĂȘntico. Tudo Ă© de isopor.

Esqueceram como se faz, não existe sutileza, e por isso 1 ou 2 num universo de zilhÔes de filmes que são lançados ano após ano prestam.

E na boa, até mesmo se tivessem dado outro rumo na trama, de que o Neo deste filme fosse um cara normal que fez esses jogos de MATRIX e se encontra psicótico, também não convenceria, pois qual batalha existencial que alguém com uma vida ganha, teria?

Mas vå lå, se fosse essa a proposta, até eu teria respeitado.

E isso que não falei da CGI, telas azuis (ou verdes?) de fundo, que neste vemos a cada 5 minutos. Antigamente tudo tinha peso, parecia real, construíam modelos complexos de måquinas, puxavam cabos pra lå e pra cå, hoje banalizaram a habilidade do Neo de parar balas, que ele usou de forma nauseante do começo ao fim (só isso aí jå mostra como vilipendiaram tudo), todos os cenårios são fake.

Tudo computadorizado, e o mĂĄximo que Neo faz Ă© soltar os Hadoukens, tipo Ryu de Street Fighter.

2 minutos do trailer: olhem o Keanu Reeves dando um pulinho com a explosão... até eu com 37 estaria velho pra essa porra.

As inĂșmeras referĂȘncias aos antigos na verdade retiram a sua imersĂŁo desse quarto, nĂŁo funcionaram nem como piada (ohhhhh, como somos espertos, quebramos a "quarta parede" narrativa... -_- ).

O que tentaram foi construir a ilusĂŁo de que hĂĄ uma nova histĂłria.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A melhor resenha...Â đŸ€Ł

Meus pĂȘsames pra quem gastou indo ao cinema...

O måximo de "crítica" que MATRIX 4 teve aos tempos atuais foi aquela cena do elevador (com todos olhando pro smartphone) e o Merovingian falando groselha no meio da luta sobre Face-Zucker-Suck, "clima e wiki-shit" e ninguém se importando.

Perderam uma chance de ouro de fazer algo mais pensado sobre o contexto de fake news, deepfake, redes sociais, e fizeram uma patacoada que ninguém vai se lembrar daqui a 2 meses.

O contexto de hoje mudou radicalmente, mas daria pra nas mãos de alguém competente explorar de forma criativa.

Só que esperar isso de quem virou woke, como foi o criador (ou "criadora") de Matrix, seria querer muito. Se até o conceito de pílula foi relativizado...

Poderiam até ter colocado o Keanu Reeves como coadjuvante e escalado outro protagonista, contanto que ninguém soubesse o que esperar até mesmo pelo trailer (que jå deixou claro que seria um "Superman Returns").

É como se tivessem contratado mendigos de rua como "paleontólogos" pra desenterrar sítios arqueológicos, mas sem nenhuma noção de como cuidar do material, e começassem a quebrar todos os ossos de dinossauros e estragar os vestígios de que havia algo lá.

Até sobrou alguma coisa, mas no fim tudo ficou desconjuntado. Teria sido melhor esquecer o passado e fazer algo diferente.

Como dizem por aĂ­, parece que FLOPAR nĂŁo importa pros produtores, acho que tudo que eles fazem Ă© pra si prĂłprios. Se pra eles mesmos ficou bom, Ă© isso que interessa.

Francamente, essas megaproduçÔes de Hollywood só enganam os desavisados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...