Jump to content
Forum Cinema em Cena

Matrix 4


Engraxador!
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sinceramente, quando vi Matrix pela primeira fez (o filme inicial) achei-o maravilhoso... Nossa... Incrível e tal... Aí começou aquele palavrório todo de filosofia, de "Alice" e por aí vai... Isso, pra mim, fez com que o filme acabasse super-estimado e perdesse sua mágica... Então era tudo um grande ensaio filosófico? Bom... Se era, pra quê os dois filmes subseqüentes... E, mais a mais, como filme propriamente dito, Matrix não é assim aquilo tudo que dizem... É inconstante, falha ao trazer Keanu Reeves nitidamente desconfortável como Neo (só nos dois seguintes é que ele realmente convence, ou será que é o boneco CGI que convence como personagem)... A história de Matrix também, de inovadora? Sinceramente, não vejo grandes coisas não... Máquinas que dominam os seres humanos e humanos se mostrando revoltosos contra elas? Exterminador do Futuro fez isso com muito mais propriedade vários anos antes... E não caiu no erro de Matrix, não tentou se considerar sério demais... Dos três filmes da trilogia dos irmãos "sopa-de-letrinhas" o que eu mais gostei foi de Revolutions, pra mim o mais concreto, consistente e que fecha com chave de ouro a trilogia, que mesmo não sendo tão bem sucedida como conteúdo e qualidade como outras trilogias do cinema (como Poderoso Chefão  e De Volta para o Futuro) pelo menos consegue trazer uma parte final realmente a altura do conteúdo mostrado no decorrer dos três filmes, ao contrário das duas citadas, que tem na sua parte terceira seus exemplares mais fracos e inconscistentes...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu nunca liguei para as baboseiras filosóficas que dizem do primeiro filme. Isso nunca me importou, sempre achei masturbação mental que não acrescentava nada ao filme, pelo menos na minha visão.

O primeiro filme é bom, muito melhor do que os outros, simplesmente porque é coerente com o universo que cria. O roteiro é amarrado e até a atuação de Reeves (sem expressão) combina com o personagem, que parece estar mais em um sonho do que outra coisa.

 

Isso sem falar no arroubos visuais empolgantes e o clima de suspense inserido no contexto. Tudo funciona.

 

Aí vem o Reloaded e praticamente joga no lixo todas as premissas estabelecidas no primeiro filme e levanta milhares de novas hipóteses e questões que não faziam o menor sentido no primeiro filme. E Revolixions só chuta o cachorro em coma, ao invés de tentar trazê-lo à vida.
Renato2007-11-30 11:15:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu acho é que se houve "masturbação mental" (excessiva) no primeiro Matrix, isso veio mais dos fãs do que do próprio filme. O filme até hoje sobrevive e muito bem sem essa masturbação mental toda que rolou quando ficou com hype excessivo.

 

Mas fã com masturbação mental, não chega a incomodar tanto (eu mesmo cometo esse pecado algumas vezes em alguns filmes08), o problema é quando os diretores dão corda demais para isso, e foi exatamente isso o que aconteceu nas continuações... Os próprios diretores deram muita (e muita) corda nessa masturbação mental promovida pelos fãs. E assim, ambos filmes acabaram dando voltas e mais voltas em torno do próprio rabo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O melhor exemplo disso é a conversa com a Arquiteto, no fim das contas o que ele diz ao Neo algo bem simples... mas a conversa dá tantas voltas que acabou gerando a famigerada teoria da "Matrix dentro da Matrix" (acabei ganhando uma boa grana em apostas na época... hehehehehe).

O conteúdo filosófico faz parte de Matrix, os subtextos estão ali é algo que fortalece o filme, possibilita novas leituras, o problema é que quando subtexto vira texto... que é o que aconteceu com Reloaded especialmente.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 7 months later...
  • Members

Voçês estão todos enganados...

Sim, tenho certeza que haverá um quarto filme, as deixas do fim do terceiro dão uma certa margem pra isso, como quando o Oráculo responde pra meninihha que tem certeza que eles vão ver o Neo novamente ou quando vemos Neo sendo levado pelas máquinas como se víssemos sob o olhar dele. Mas o que realmente me convence de um quarto filme é o fato de que o filme segue uma trajetória análoga a trajetória de Jesus Cristo.
É sabido pelo morpheus que vai haver um escolhido, como aconteceu na historia de jesus cristo. Um Escolhido nasce para salvar uma humanidade condenada, realiza muitos "milagres", salvando vidas e cumpre profecias, depois se sacrifica (se deixa vencer pelo inimigo) para que outros possam sobreviver. Mas de acordo com a Bíblia a história não pára por aí, depois de um tempo o Messias é ressuscitado e após algum tempo se torna o governante da humanidade livre.
Bom, se a trajetória de Neo seguiu até o momento a trajetória bíblica do Messias, é mais do que lógico que haja uma sequencia para dar um fim coerente pra história.Talvez os diretores/idealizadores da história não gostem mas a produtora tem a justificativa dos fãs e a justificativa na história para dar uma continuidade que daria retorno, isso sem dizer que o universo Matrix ainda tem muito a render independente d narrativa central dos três filmes. (Animatrix tem casos assim).
O Slogan do terceiro filme é uma frase falada várias vezes pela Oráculo: "Tudo que tem um começo tem um fim." Aí eu pergunto: E a Matrix??
Assim, na minha humilde opinião o quarto filme é só questão de tempo.
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

É uma questão simples...o primeiro fez um sucesso maior do que o esperado, embora totalmente merecido, ganhou 4 oscars e faz barulho até hj...os diretores além de darem bola a todo esse auê criado, subiram no tal "salto alto" e acharam que qualquer coisa que fizessem, daria certo e transformaria a trilogia Matrix na maior, melhor e mais rentável trilogia da história do cinema. A triste consequência foi essa...depois de uma obra-prima, veio o segundo filme que até é passável, embora cheia de defeitos realmente e então, a tragédia que é o terceiro filme que enterrou de vez a franquia. Acho que seria loucura e besteira bancar um quarto filme...o que estragaram, tá estragado, agora é tarde para tentar consertar...até pq seria quase impossível consertar tudo em apenas um filme, ae então necessitaria de um quinto e de um sexto filme....não, por favor, não...que fique assim!!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • Members

olha as filmes sao otimos mais deveria sair mesmo quarto filme ngm sabe se o Neo morreu mesmo pq aquela visao dela ainda continuou. Teria q continuar as guerras pq as maquinas ainda estao ai. Se ele morreu mesmo, o deveria sair outro escolhido com outra nave e etc...ou talvez mostra outra historia sei lah deveria ter yuma continuaçao pq muita gente naum entendeu o final do filme

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um 4º epidódio do Matrix somente valeria a pena para o estúdiose for para mostrar como tudo começou...coisa que já acontece no anime ANIMATRIX com 02 episódios. Acho difícil a Warner colocar mais dinheiro e correr o risco de afundar ainda mais a série, até pq os críticos já desceram a porrada no Reloaded e Revolutions...já iriam com o conceito da série pré formado...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Pessoal,

 

 

 

Não acredito que Matrix acabou, para mim, deixou uma excelente ponta para um quarto filme.

 

 

 

Passado 100 anos depois da paz entre homens e máquinas, uma parte quebra o acordo e uma grande e definitiva guerra começa, graças à lenda de que um novo escolhido estaria preparando uma grande revolução humana. As maquinas se materializam em carne e osso, ressuscitando assim o Neo, que dessa fez lutaria contra essa facção humana liderada pelo novo escolhido, assim os dois escolhidos se enfrentariam em uma batalha final e por ai vai... Durante o desenvolvimento do filme se desenrolava a explicação de quem quebrou o acordo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Devo concordar com o colega acima de apelido esquisito. Quando o terceiro filme acabou (devo confessar que saí do cinema decepcionado, como muitos), eu "cantei a bola" que, após uns 10 anos, fariam um quarto filme - e com a presença de Keanu Reeves (claro, se ele aceitasse voltar ao papel). Agora, o maior probema com as continuações é: Reloaded não foi ruim, ao contrário, colocou ideias novas na franquia, o que fez, inclusive, que alguns críticos elogiassem o filme - entre eles o Pablo. Porém, essas ideias foram deixadas de lado ou mal trabalhadas no Revolutions, o que confundiu a cabeça dos espectadores. Mas 3º o filme em si não foi ruim, apenas mal desenvolvido, como o personagem do Merovíngio que surgiu no filme anterior, que tinha tudo para ter um desenvolvimento muito melhor, e foi mal aproveitado (e mal explicado). Mas o fato é que, sim, ainda acredito que haverá uma CONTINUAÇÃO - não um prequel. Se vai ser bom ou não, aí é outro assunto...  De qualquer forma, gostando ou não, ninguém pode negar que, assim como Star Wars, Matrix foi um marco na história do cinema, e não será esquecido tão já - ainda estamos aqui discutindo após 10 anos do 1º filme, não é???

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dl007,

 

 

 

Com o tempo eu percebi que Matrix não teve uma trilogia, mas sim dois filmes, onde o segundo foi dividido em duas partes, se juntar as duas e olhar dentro do contexto de uma unidade, o filme foi excelente, teve uma longa introdução e um final a todo vapor deixando a clara idéia de que tudo tinha terminado para começar novamente.

 

 

 

Esse filme devera colocar em foco os conflitos de uma paz forçada entre dois elementos completamente diferentes que por meio “condicional” e não via aceitação, chegaram à paz.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Pois eu acho que seria bem baril haver um 4º. Apemas deu conclusão defenitiva à vida de Trinity, o Neo poderia estar vivo, apenas desmaiado. E pegando em ideias que já li, poderia muito bem ser o Neo, apesar de cego a contar aos mais novos como é que tinha começado a Matrix, a sua história, a história de todos os que viajaram consigo. Mas como ainda não se tinha acabado com a Matrix e as Máquinas estavam a tentar entrar outra vez em Zion, ele era chamado para entrar na Matrix outra vez, após várias recusas ele cederia e voltava patra destruir o arquitecto e todos os progamas de computação que existiam. Mas vendo fracassada a parte dos programas, ele tem como missão alternativa encontrar outra pessoa que possa ir com ele até à cidade das Máquinas para destruir todas as máquinas e para libertar todos os humanos. E aí sim, uma mulher que se sente revoltada com a vida aceite essa missão e tal como Neo, tem que aprender tudo ol que ele aprendeu. Por fim quando eles destroem o núcleo central da energia das Máquinas e liubertam todos os humanos têm paz finalmente e utilizam os destroços das máquinas para construir novos edíficios e para limpar a poluição à volta do sol.

Pensem nisso.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 year later...
  • Members

Galera, blz?

 

 

Este post é antigo, mas vou dar uma atualizada nele.

 

Sim parece que o matrix novo vai sair. Na verdade nao sera uma continuação, mas parece que a historia vai se passar entre o primeiro e o segundo filme (pois parece que ficou uma lacuna ali)..

 

Vamos esperar para ver...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...