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Laranja Mecânica


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Bom' date=' meu último post nesse tópico... parece que alguas coisas q falei entenderam errado ou ficou no ar..

Eu não chamei o filme de "lixo", foi de idiota, é diferente! O momento que eu disse a palavra "lixo" foi ilustrativo.[/quote']

 

Releia os seus próprios posts... Vc verá que vc mesmo armou a sua própria arapuca.

 

E não sei como é possível que vocês não achem que um filme desse induz violência' date=' ou vocês acham que todo mundo que asiste é um intelecto como vocês?[/quote']

 

Não reclame depois em outros tópicos que ninguém aceita suas opiniões... A idéia de que cinema induz violência é tão ultrapassada quanto a historinha da cegonha trazendo bebês...

 

 

E é' date=' realmente, eu assisto violência na tv e por todas as mídias todo santo dia, como todo mundo... acha que eu ainda ia chegar no fim do dia e procurar um filme desses pra relaxar um pouco???[/quote']

 

Laranja Mecânica não é um filme feito 'para relaxar um pouco'...

 

Outra coisa: religião não é inspiração pra violência' date=' que absurdo! As pessoas que são egoístas e arrogantes, são elas que se auto-motivam à violência, por falta de respeito às diferenças! Se fosse assim, tudo seria motivo de "inspiração à violência", até um ursinho de pelúcia... 09[/quote']

 

 

Curioso... lá em cima vc falou que Laranja Mecânica é um filme que induz (i.e. inspira) a violência... Agora vc vem falar que religião não inspira violência (basta ver o Oriente Médio) e ainda diz que 'se fosse assim, tudo seria motivo para inspiração de violência'... Ora, VOCÊ está colocando cinema neste 'tudo' aí em cima... Dá pra se decidir ou ser menos hipócrita, por favor?

 

Mas eu quis postar minha opinião pra vocês rebaterem mesmo... eu sabia que iriam discordar totalmente' date=' mesmo algumas coisas q eu disse sendo verdade ( viu? até isso poderia nos levar à violência! hehehe ). [/quote']

 

 

Então não banque a menina chorona em outro tópico dizendo que ninguém aceita suas opiniões. Quando vc as dá, está colocando o seu na reta. Get used to it.

 

Em tempo: quais são as 'verdades' que vc disse em seu post?

 

Eu não sou nenhuma manca ou tapada pra não saber o que estou dizendo. Eu entendi a opinião de vocês.. mas vocês entenderam a minha?

 

 

Ufa! Ainda bem que vc nos avisou que não é manca ou tapada... Pq quem lê isto...

 

"E não sei como é possível que vocês não achem que um filme desse induz violência"

 

...fica com uma tremenda dúvida.
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Outra coisa: religião não é inspiração pra violência' date=' que absurdo! As pessoas que são egoístas e arrogantes, são elas que se auto-motivam à violência, por falta de respeito às diferenças! Se fosse assim, tudo seria motivo de "inspiração à violência", até um ursinho de pelúcia... 09
[/quote']

Aqui você se contradiz de maneira cômica.06 Posts atrás, e nesse mesmo post, você afirma que o filme pode gerar violência. Já no negritado, afirma que as pessoas se auto-motivam à cometer atos violentos. Decida-se, oras!Você mesma parece acreditar na frase em vermelho.

 

Ela deu um tiro no próprio pé. 06

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Ela mesma viu que a violência é inerente ao que se cultua, ela só não percebeu ainda.

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É isso...É isso...All right.Foda' date='Foras.Vc me enche de orgulho,porra! 1104

 

06

 

Mas falando sério...Que bela análise ahn? Deveria ser transferida ao Cineclube (se o Nacka gostasse do filme,claro).Isso merece ser lido.

 

[/quote']

 

Valeu.05 Essa aí já foi lida e relida diversas vezes, tanto no Cinéfilo quanto no Perdidos no Espaço, ninguém aguenta mais.06 Além disso, só cabem críticas inéditas no Cineclube. 

 

O Nacka não gosta do filme?!13
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Valeu.05 Essa aí já foi lida e relida diversas vezes' date=' tanto no Cinéfilo quanto no Perdidos no Espaço, ninguém aguenta mais.06 Além disso, só cabem críticas inéditas no Cineclube. 

 

O Nacka não gosta do filme?!13

 
[/quote']

 

Não, e eu te aconselho a não perguntar o motivo... A última vez em que isso foi feito quase acabamos num barraco. 06
Noonan2007-01-19 11:38:38
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Laranja Mecânica chocou-me. É impossível assisti-lo e permanecer indiferente a ele.

 

Pois é impressionante como o personagem de Alex foi moldado pelo Kubrick a ponto de até provocar risos na hora do Singin'in the rain na casa do escritor (e normalmente eu morreria de raiva pelo personagem por causa da violência em si, mas eu ri e fiquei cantarolando a semana toda, foi uma associação cômica).

 

Ri muito quando Alex estava na prisão posando-se de um cristão aplicado à leitura bíblica pois é exatamente assim boa parte da sociedade religiosa, hipócrita. O mundo enxerga demais a aparência. Jesus mesmo disse aos fariseus, a elite religiosa do império romano: Sois sepulcros caiados, mas por dentro cheio de podridão e imundícia. Isso é um verdadeiro tapa na cara nos religiosos pois quantos enganam com sua "piedade" mas interiormente são mais execráveis do que muitos por aí...

 

Poderia discorrer sobre muitos aspectos, mas sem dúvida, é um filme riquíssimo, provocador, instigante, polêmico.

 

Mas discordo completamente da usuária que falou sobre a violência. Não é um filme de violência gratuita. Vai a fundo na moral inerente no ser humano. Pois não é por acaso que vemos Alex nascido em boa casa, boa família, boas condições financeiras, mas mesmo assim, Alex era voltado a toda e qualquer prática de ultraviolência, não por que foi criado num ambiente assim, mas por ele ter essa natureza. Foi assim que entendi.

 

Querida Luci, assista o filme. É um filme, como falei, riquíssimo! Grandioso. Assista e compartilhe aqui!03
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Antes de tudo, vale salientar que Laranja Mecânica é uma obra-prima. Foda. Perfeito. Muda a sua menira de enxergar o Mundo. E talvez eu exagere a la Alex a seguir; sorry, folks.

 

Bom' date=' meu último post nesse tópico... parece que alguas coisas q falei entenderam errado ou ficou no ar..

Eu não chamei o filme de "lixo", foi de idiota, é diferente! O momento que eu disse a palavra "lixo" foi ilustrativo.[/quote']

 

Lixo = Filme ruim. Idiota = Filme ruim. Dane-se a ilustração.

 

E não sei como é possível que vocês não achem que um filme desse induz violência' date=' ou vocês acham que todo mundo que asiste é um intelecto como vocês? E é, realmente, eu assisto violência na tv e por todas as mídias todo santo dia, como todo mundo... acha que eu ainda ia chegar no fim do dia e procurar um filme desses pra relaxar um pouco??? [/Quote']

 

Se entrou na chuva, é para se molhar. Se vocÊ acha que Laranja Mecânica foi feito para acalmar os nervos e te fazer relaxar - aliás, se você acha que o cinema é uma diversãozinha estúpida de fim-de-semana -, você precisa reler os seus conceitos.

 

Outra coisa: religião não é inspiração pra violência' date=' que absurdo! As pessoas que são egoístas e arrogantes, são elas que se auto-motivam à violência, por falta de respeito às diferenças! Se fosse assim, tudo seria motivo de "inspiração à violência", até um ursinho de pelúcia... 09

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Como já foi dito, você se contradiz e aí entra a perfeição do filme de Kubrick: as pessoas são induzidas à violência pela sociedade. Cabe a cada um refletir. Se você não sabe discernir o bom do mau e a realidade do retrato da realidade, sinto muito... Veja bem; o filem mostra como a sociedade festá violenta, perversa e o Estado aproveita-se disso, gananciosamente. Não induz a violência, assim como não induz o riso. Kubrick mostra como nós tratamos a violência: um "mal" que deve ser combatido a todo custo, descartado da raiz (Alex, teoricamente). Porém, já são visíveis as implantações violentas no mund scoial (a polícia e o próprio 'tratamento'). O filme apenas alisa a percepção com a qual vemos este mundo.

 

Mas eu quis postar minha opinião pra vocês rebaterem mesmo... eu sabia que iriam discordar totalmente' date=' mesmo algumas coisas q eu disse sendo verdade ( viu? até isso poderia nos levar à violência! hehehe ).

Eu não sou nenhuma manca ou tapada pra não saber o que estou dizendo. Eu entendi a opinião de vocês.. mas vocês entenderam a minha?

 
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Cuma? Levar à violência? Vou te matar via PC? Crazy?

 

Reveja o filme.
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Lixo = Filme ruim. Idiota = Filme ruim. Dane-se a ilustração.

 

Se entrou na chuva' date=' é para se molhar. Se vocÊ acha que Laranja Mecânica foi feito para acalmar os nervos e te fazer relaxar - aliás, se você acha que o cinema é uma diversãozinha estúpida de fim-de-semana -, você precisa reler os seus conceitos.
[/quote']

 

Cuma? Levar à violência? Vou te matar via PC? Crazy?

 

O It tá fazendo a lição de casa direitinho... 10

 

06
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Burn Nacka' date=' burn...

 

[/quote']

Realmente fiquei muito curiosa por seus argumentos, Nacka, honey. Ninguém nunca veio a mim para destratar Kubrick. rsrs

 

O desafio está de pé,Nacka.Preencha o formulário abaixo e me envie via MP.

 

 

Título do "filmaço": Laranja Mecânica (A Clockwork Orange,1971,Stanley Kubrick)

Quem desdenha: Nacka

Breve resumo do filme: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Porque muita gente diz que é um filmaço? xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1 motivo para tentar rever os seus conceitos sobre este filme: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Porque este filme não é um filmaço? xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Breve análise acusativa: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
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 Como vários filmes dos anos 70, Laranja Mecânica, é um filme bem politíco, não é uma comédia, mas o filme satiriza vários aspectos que chegam a ser vergonhosos no comportamento humano,  a sátira da violência ganha mais espaço pois é um característica da personagem principal, Alex. A dificuldade de definir o genêro do filme é justamente o jeito como os personagens são tratados, eles recebem uma dose de exageros, muito simbólicos, não seja grosseiro com quem já deu risada com o filme, apesar de ser meio desagrádavel alguém rir de um filmaço.

 E Lucy. Ling, não li os seus comentários, mas pelos quotes do Itrhpsm, percebe que você acha o filme um lixo que induz a violência, respeito quem não gosta de Laranja Mecânica, mas sem argumentos não. Cinema

não existe para relaxar, muito bem dito, Itrhpsm, o cinema é muito mais grandiosos que isso,  é ARTE. Laranja Mecânica não induz a violência apenas a relata, e satirizando. Confesso que não era muito fã de Laranja Mecânica,, quando entrei no fórum (e por um tempo, no começo, quem postava era a idiota da minha irmã), gostava, mas preferia muito mais 2001 (atualmente acho que são tão diferentes, então, não comparo), mas com o tempo fui perceber mais coisas, e até modificou a idéia que eu tinha, acho que talvez funcionaria para você também.
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A crítica mais original que eu já li do filme foi uma do Amir Labaki da Folha de S. Paulo. Não falava mal do filme, mas era boa exatamente por apresentar uma visão diferente do que a da maioria das pessoas que vêem o filme. Ele sugeria que o Alex do fim do filme era um adulto comum, com todos seus desejos de destruição reprimidos. A cena final, em que Alex se imagina transando com uma mulher e algumas pessoas o aplaudem, seria uma amostra de uma prática sexual sadia, muito diferente dos estupros cometidos por ele anteriormente. Não compartilho dessa opinião mas é uma das melhores críticas sobre a obra.

 

Pois é Mariana' date='os argumentos contra o filme (quando existem) são sempre frouxos e absolutamente insatisfatórios.

 

Mas como sabemos,o Nacka é um dos usuários mais antigos e respeitados daqui,right? Talvez ele tivesse algo de construtivo a dizer,contra o filme.Talvez...19
[/quote']

 

Acho que a única crítica que falava mal de Laranja Mecânica era uma do Roger Ebert (veja só...).
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Indy, acho que a crítica que você citou é essa:

 

 

Kubrick: A arte da Violência


Contrapondo-se à violência individual' date=' o Estado impõe com violência seus parâmetros de normalidade. Suas instituições distinguem o aceitável do inaceitável e descem impunemente o cacete nos cidadãos que resistem ao enquadramento. Esta é a grande lição política de "A Clockwork Orange", (Laranja Mecânica), o filme de Stanley Kubrick que os europeus assistiram em 1972 porque nenhuma censura procurou na época infantilizá-los sob o pretexto de que a história seria um mau exemplo para os que sublimam uma carga de agressividade.

Anthony Burgess, que publicou há 16 anos o romance do qual se extraiu o filme, é um inglês intuitivo que beirou a genialidade a partir de uma premissa banal. Linguista, poliglota e entusiasta de James Joyce - é o autor de dois ensaios e de uma edição abreviada de "Finnegans Wake" - ele procurou forjar para seus personagens uma linguagem bem particular, recheada de neologismo. Mas o que não passaria de um bom recurso literário acabou fornecendo à "Laranja Mecânica" um dos eixos básicos para sua leitura política. E isso porque os personagens - situados um pouco antes do ano 2000 - exprimem-se num inglês misturado a sons e a palavras russas. Sintetiza-se uma aproximação entre a violência estatal das superpotências. Pouco importa se apenas uma delas, a União Soviética, possui seus dissidentes oficiais e seus asilos psiquiátricos. Esse tipo de repressão, denunciado publicamente bem depois da publicação do livro de Burgess, é comum a todo Estado que atua segundo o dogma dos detentores de um saber: o que é bom e o que é mau.

Alex, o personagem central encontra-se com outros marginais de seu bando numa cafeteria futurista chamada "Korovo Milkbar", onde se toma um leite vitaminado chamado Moloko, que jorra pelos seios de uma enorme e sensual boneca. Para qualificar as coisas que lhe aprazem, ele usa a palavra "Horroshow", em inglês quer dizer espetáculo de horror. Mas em russo apalavra "Horosh" significa excelente, perfeito. São pequenas ambiguidades semânticas que determinam um enfoque moral meio ambiguo do banditismo praticado.

Malcon Macdowell, interpretando o papel de Alex, é uma espécie de trombadinha da "science-fiction". Rouba, é capaz de linchar suas vitimas pelo prazer de vê-las sofrer, e não tem nada de um marginal que apela para a violência a fim de obter dinheiro. A sociedade em que vive se define pela opulência. Ele próprio dispõe de um fantástico equipamento de som para se deliciar com a Nona Sinfonia de seu compositor predileto, Ludwig Van. É de Beethoven que se trata, embora a partitura tenha sofrido uma adaptação meio cafona, em que vozes e instrumentos da orquestra foram substituídos pelos sons de um sintetizador eletrônico.

Pois bem, Alex é traído por seus companheiros de noitada e cai em mãos da polícia. Transforma-se no detento 6655321 de uma prisão estatal chamada Prita 84-F. Um belo dia, um psicólogo chamado dr. Branom propõe que, em troca de uma libertação antecipada, ele se submeta ao "Método Ludovico", destinado a curá-lo da violência.

O método seria um recurso narrativo cômico se não caricaturasse com tanta perfeição teorias cientificas consagradas. Trata-se do mais puro behaviorismo, que consiste em "condicionar" o paciente a rejeitar todo comportamento "anormal". Alex é colocado num palco onde se obrigam a assistir filminhos com cenas de violência inegável. Mas antes dessas sessões cinematográficas, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportável náusea. Associando as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma num "cidadão modelo".

Ora, o "Método Ludovico" representa no filme de Kubrick toda uma teoria pela qual se define a ciência oficial. Ou seja, a verdade. O ideal do Estado é ter sob seu comando cidadãos que não contestem uma paz estabelecida.

 

Ao aceitar o conceito de normalidade que lhe impõem durante o tratamento, ele não tem apenas aniquilado seu potencial de marginalismo. E sobretudo, um conformismo social que se manifesta.

A coisa é extremamente sutil. Se o público não concorda moralmente com a violência gratuita de Alex, o desenrolar do filme leva o mesmo público a descobrir que o cidadão pacífico torna-se sinônimo de indivíduo destruído.

É por isso que a dupla Burgess-Kubrick não construiu, com a Laranja
Mecânica, uma simples apologia às violências, conforme a interpretação dos simplistas e reacionários. Há nessa postura uma enorme hipocrisia. Do faroeste ao "chefão", e do policial inglês da década de 40, aos seriados produzidos para a TV, a violência física já se incorporou aos ingredientes cinematográficos para que possa constituir um mau exemplo que o espectador se disporia imediatamente a imitar.

Não é nada disso. O que Kubrick demonstra é que os marginais e as instituições do Estado (sobretudo quando elas empunham o bastão da "ciência") praticam uma violência idêntica.


Bem após o sucesso comercial de "Laranja Mecânica", um outro filme levantou genialmente o problema, e chegou inclusive a ganhar um Oscar. Foi "The Flight Over The Cou-Cou Nest" ("Um Estranho no Ninho", no Brasil), de Milos Forman. É claro que, desta vez, o paciente de um asilo psiquiátrico mostrava-se com menor ambiguidade e o público ficava a seu lado a partir das primeiras cenas. Ele era vítima do sistema, como se diz, do começo ao fim. Mas entre Forman e Kubrick há a proposta semelhante de não permitir que os qualificativos retrógrados e de simplismo moralista sejam aplicados apenas aos indivíduos que se considera "anormais". É preciso igualmente, interrogar a ideologia que se esconde por detrás da definição desses parâmetros de normalidade.

 

9/03/1978

 

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Pois é Mariana' date='os argumentos contra o filme (quando existem) são sempre frouxos e absolutamente insatisfatórios.

 

Mas como sabemos,o Nacka é um dos usuários mais antigos e respeitados daqui,right? Talvez ele tivesse algo de construtivo a dizer,contra o filme.Talvez...19
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Evitando fadiga parte II

 

Não tenho nada a falar sobre o filme a não ser que o vi há muito tempo e na época não me agradou, não tive a curiosidade ou vontade de rever depois. Sinto muito enxaqueca armadilhas iguais as suas eu farejo a quilômetros... mas um dia quem sabe?  
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Evitando fadiga parte II

 

Não tenho nada a falar sobre o filme a não ser que o vi há muito tempo e na época não me agradou' date=' não tive a curiosidade ou vontade de rever depois. Sinto muito enxaqueca armadilhas iguais as suas eu farejo a quilômetros... mas um dia quem sabe?  
[/quote']

 

Reveja.Ficamos no aguardo.

 

Armadilha???17
Enxak2007-01-23 19:51:04
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