Jump to content
Forum Cinema em Cena

Laranja Mecânica


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members
Eu pensei quase a mesma coisa que o Enxak antes' date=' porém o "orgânico" no caso, não seria o Alex do filme e sim nós, que como já falaram e refalaram aqui, agimos conforme quis o diretor. [/quote']

 

Pois é, eu sempre achei que fosse isso, mas aí o Itt postou aquilo sobre o livro e o escambau e eu fiquei alucinado.06
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 150
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Entendo. Então eu terei que ler o livro mesmo. Eu fiquei com preguiça' date=' já que o "exemplar" (0606) que eu tenho aqui está com uma linguagem deveras complexa (muitas gírias sem o menor significado aparente e etc). [/quote'] Existe um glossário no fim do livro, smart boy.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Perfeito' date='IT,mas a explicação pode ser bem mais simples e menos "conspiratória".Basta enxergar isto: Laranja = Orgânico. Mecânica = Mecânico.0306

 

Ou seja,Alex submete-se a um tratamento que o impede de ser puramente "organico",passando a agir de forma mecânica,indo contra seus impulsos.

 

 

[/Quote']

 

Thanks. Na verdade, aí reside outra perfeição do file do Kubrick: há uma explicação mais simples que não passa por todo o método livro-tratamento que tem na obra do Burgess. Mesmo assim, há ainda uma possíve interpretação interna, ao se recontemplar a beleza do filme. Enfim, à mesma proporção que atinge um observador "não-preparado" (eu na primeira vez que vi; os amigos do Darknesssss); tem potência para se descobrir novas análises ao se rever.

 

 

Pois é' date=' eu sempre achei que fosse isso, mas aí o Itt postou aquilo sobre o livro e o escambau e eu fiquei alucinado.06
[/quote']

 

Costumo preferir o lado difícil das coisas...
ltrhpsm2007-02-02 23:36:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tem nem comparação. Não tem nem o que falar. O filme fala de tudo, da violência, da juventude, da vida, da vingança, da música e principalmente, do Livre-Arbítrio de cada um. É muito gratificante entender tudo isso da maneira que esse filme magnífico nos proporciona. Ganhei de natal, e agora vou poder ver várias vezes, pois vale a pena.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Está para sair uma nova edição em DVD do filme Laranja Mecânica, na gringa, e entre os "extras" contidos no produto, um deles me chamou a atenção, confiram vocês mesmos:

 

 

Extras do DVD:

 

- Comentários em Áudio com Malcolm McDowell e Historiador Nick Redman;

- "Making Of De Laranja Mecânica" (Documentário Inédito);

- "Ainda Na Moda: O Retorno De Laranja Mecânica" (Documentário do Channel 4);

- "Perfil De Carreira: O Sortudo Malcom!";

- Trailer de Cinema.

 

 

"Ainda na Moda , O Retorno de Laranja Mecânica"... Engraçado, tenho mesmo essa sensação de que o filme tornou-se "modinha" ultimamente, entre adolescentes. Um remake, nas mãos de um Michael Bay da vida seria um fenômeno cultural muito maior que RBD ou High School Musical...06

 

Mas o que acho mais interessante é vermos ESTA geração, tão letárgica e cada vez mais enclausurada interessada por um filme como este. Qual seria a explicação? A mais óbvia: Espelhar-se num ideal de atitude destrutiva, mesmo que esse ideal seja estravazado, no máximo, em jogos de video game e/ou visual "agressivo" (pseudo-góticos e emos? 0906). Um filme com a força discursiva de "Laranja Mecânica" em uma geração realmente forte seria capaz de mudar o mundo - nem que fosse para muito pior hehe...
Enxak2007-08-04 11:49:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa estranha fascinação adolescente que cerca Laranja Mecânica hoje em dia é uma versão do efeito Ferris Bueller: assim como gostamos do protagonista de Curtindo porque ele fez tudo o que sempre quisemos fazer e não fizemos (ou fizemos apenas parcialmente, ou não fizemos de uma vez num único dia), os adolescentes pseudo-revoltados com o mundo de hoje em dia gostam de Alex porque ele é a personificação do que queriam ser e nunca serão. Ele faz o que quer, é um parasita social, e ainda se dá bem no fim.

 

É o que o Enxak falou: eles extravasam tudo isso em videogames, no visual... e assistindo ao filme.

 

Por um lado é bom, ajuda na popularização do filme, e tal. Por outro é ruim, porque, sinceramente, Laranja é muito mais que só a historinha de um delinqüente juvenil.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Que isso' date=' como assim? Aquele bom rapaz 06

 

 

Eu torci para o Alex desde o momento em que ele foi preso o/
[/quote']

 

 Curioso. Eu torci pro Alex desde o primeiro momento em que ele apareceu na tela. Mas torçer pro cara é a coisa mais natural que tem, nem acho que seja lá muito mérito do Kubrick esse efeito. Se nós estamos acomapanhando a estória com a máfia, vamos torcer pros mafiosos, se estamos acompanhando com os policiais, vamos torcer pros policiais. Filmes que são meio imparciais, como Os Infiltrados é que são diferença.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No inicio eu não torci para ninguem , eu apenas queria ver como alex ia se encaixar em um lugar como a prisão, sera que só isso ia fazer com que ele "vire uma pessoa boa"? , o grande ponto de kubrick é a mudança de punição da sociedade para com alex. A partir do momento que eu entendo o objetivo daquela punição maluca eu passo a torcer pelo alex.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

"Ainda na Moda ' date=' O Retorno de Laranja Mecânica"... Engraçado, tenho mesmo essa sensação de que o filme tornou-se "modinha" ultimamente, entre adolescentes. Um remake, nas mãos de um Michael Bay da vida seria um fenômeno cultural muito maior que RBD ou High School Musical...06

 
[/quote']

 

140714071407

 

Fala sério. Nada nunca vai se igualar. Nunca, jamais.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...