Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dúvidas Jurídicas


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members
Quanto tempo um cara' date=' fica preso pela lei Maria da Penha?
[/quote']

 

Depende do crime que o cara cometer. A lei Maria da Penha basicamente cria um Juizado Especial para atender processos oriundos de violência doméstica. Mas as infrações e suas penas estão no Código Penal que ainda continua valendo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

help!!

 

 

alguem sabe qual o limite (ou prazo) pra ter um inventario pronto apos ter dado a entrada?

 

 

Depende de cada inventário, do juiz que atua no inventário, dos bens que o presunto deixou, do estado dos bens que o presunto deixou, etc
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi,Dr. Calvin.

 

 

 

Estou com uma dúvida.

 

 

 

Suponhamos uma pessoa que more há 16 anos em um mesmo imóvel alugado.

 

 

 

O contrato caducou, claro.

 

 

 

O proprietário requer o imóvel, mesmo o inquilino estando absolutamente adimplente.

 

 

 

Quais são os DIREITOS ou BENEFÍCIOS que o inquilino pode exigir ao se mudar? (O cara fica desobrigado de arrumar o imóvel? O proprietário fica obrigado a arcar com as despesas da mudança? O inqulino pode ficar sem pagar o aluguel até que se mude? O locador pode fixar prazo para a desocupação?)

 

 

 

Estive lendo a lei do inquilinato, mas não ajudou muito, pq a lei se refere a uma situação contratual... e no caso citado já não há mais contrato há uns bons anos... 17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members
Oi' date='Dr. Calvin.

Estou com uma dúvida.

Suponhamos uma pessoa que more há 16 anos em um mesmo imóvel alugado.

O contrato caducou, claro.

Quais são os DIREITOS ou BENEFÍCIOS que o inquilino pode exigir ao se mudar?

 

(O cara fica desobrigado de arrumar o imóvel?

 

O proprietário fica obrigado a arcar com as despesas da mudança?

 

O inqulino pode ficar sem pagar o aluguel até que se mude?

 


[/quote']

 

Assim até eu quero morar de aluguel por 300 anos!

 

Mas Aguarde um advogado para dar um parecer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Oi' date='Dr. Calvin.

Estou com uma dúvida.

Suponhamos uma pessoa que more há 16 anos em um mesmo imóvel alugado.

O contrato caducou, claro.

O proprietário requer o imóvel, mesmo o inquilino estando absolutamente adimplente.

Quais são os DIREITOS ou BENEFÍCIOS que o inquilino pode exigir ao se mudar? (O cara fica desobrigado de arrumar o imóvel? O proprietário fica obrigado a arcar com as despesas da mudança? O inqulino pode ficar sem pagar o aluguel até que se mude? O locador pode fixar prazo para a desocupação?)

Estive lendo a lei do inquilinato, mas não ajudou muito, pq a lei se refere a uma situação contratual... e no caso citado já não há mais contrato há uns bons anos... 17.gif [/quote']

 

Se eles tem contrato ESCRITO o locatário pode pedir reembolso de benfeitorias feitas no imóvel. Ou algo do gênero, não sou tão versado em contrato de locação assim.

 

De qualquer forma, o locador TEM que dar um prazo para desocupação e o mínimo aplicado no mercado hoje é 30 dias.

 

No caso que você se referiu, o contrato vigente é aquele que foi assinado lá no começo, e ele é prorrogado até uma das partes rescindí-lo. Portanto o contrato assinado há 16 anos ainda é válido hoje pq a lei prevê que se o locatário permanece por 30 dias após o prazo inicial para término sem objeção do locador, o contrato é naturalmente prorrogado por tempo indeterminado.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members
algum dotô ai pode me responder uma coisa' date=' plis? verdade q é branda a pena de uma mulher q comete homicidio sob efeito de tpm???09
[/quote']

 

Não é uma regra, mas pode ser uma possibilidade (ínfima) se ela tiver um bom advogado, com retórica intocável, argumentos robustos (difícil) e um corpo de jurados idiotas (esse é mais fácil).
Dr. Calvin2008-09-09 09:44:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members
algum dotô ai pode me responder uma coisa' date=' plis? verdade q é branda a pena de uma mulher q comete homicidio sob efeito de tpm???09
[/quote']

 

Não é uma regra, mas pode ser uma possibilidade (ínfima) se ela tiver um bom advogado, com retórica intocável, argumentos robustos (difícil) e um corpo de jurados idiotas (esse é mais fácil).

 

E acrescentaria um corpo de jurados, além de idiotas, que tenham suas esposas na mesma situação. E o juiz também.

 

Falando sério, não seria um atenuante não?

 

Aê Soto, não falei que ia voltar pro fórum?01
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Quem sabe sobre os direitos do trabalhador e do empregador:

 

Tem uma funcionaria que trabalha com meu pai há três anos, desde o dia 23 de dezembro ela está faltando, nesse mês de janeiro ela trabalhou 6 dias, ja tomou uma advertencia e uma suspenção. Quanto tempo ela pode faltar para ser mandada embora sem direito a nada?

Ela não trouxe nenhum atestado médico, só uma declaração, que ficou meia hora no consultório.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mande um telegrama intimando-a a retomar o posto de trabalho de forma responsável. Se mesmo depois desse telegrama as faltas persistirem, demissão por justa causa por desídia na função. Mas manda documentar tudinho, inclusive com testemunhas pq a pessoa fatalmente vai entrar com ação trabalhista.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Meu pai não mandou não, ja que tem que dar férias para as outras, não quer contratar ninguém por enquanto, mas tudo que ela faz é documentado.

Ela tem um filho de 4 anos, disse que não pode perder o emprego pq precisa sustentar a criança. Ela reclmou do salário que recebeu, minha irmã lembrou ela que faltava muio, para pensar melhor se quisesse recber melhor.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...