Jump to content
Forum Cinema em Cena

Porcupine Tree


Progger58
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sabem aquelas bandas e/ou artistas que você gosta tanto que sai à procura de tudo que possa encontrar por aí afora? Você já tem praticamente tudo que a banda lançou e, de repente, saem novas edições remaster, e aí você compra tudo de novo, só pelo prazer de ouvir como ficou a implementação do áudio em relação ao original e para conseguir aquelas famigeradas faixas bônus, inéditas, etc. Pois é, tem uma banda relativamente nova cuja música me conquistou a tal ponto que hoje estou justamente nesta fase, à caça de tudo o mais que venha a ler lançado no mercado. O nome desta banda é PORCUPINE TREE.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Trata-se de uma banda inglesa cujo primeiro disco, On the Sunday of Life, lançado em 1992, apresentava uma fusão de rock progressivo psicodélico/experimental com reminiscências de Pink Floyd era-Syd Barrett com space rock na linha Hawkwind (e até um pouco de Gong também). Para mim o disco mais inconsistente do Porcupine Tree (apesar de já conter uma das melhores músicas por eles já composta, Radioactive Toy), pois o melhor ainda estava por vir.

 

Depois desse primeiro disco, a sonoridade da banda mudou um pouco, tendendo mais para um prog/space rock na linha Pink Floyd fase Wish You Were Here (se bem que o som do Porcupine Tree é ainda mais viajandão). Nessa fase foram lançados os discos Up The Downstair (1993), o CD/EP Staircase Infinities (1994) e o magnífico álbum The Sky Moves Sideways, de 1995 (por muitos considerado como sendo a obra prima do PT, tendo sido recentemente lançado em edição remaster, na forma de cd duplo, assim como também o Up The Downstair, lançado há pouco tempo na versão cd duplo, sendo que o segundo disco é justamente o citado CD/EP Staircase Infinities).

 

O excelente Signify, de 1996 (também recentemente lançado em edição dupla remasterizada) marca, por assim dizer, a transição entre essa fase tipicamente floydiana e uma sonoridade um pouco mais pesada. O disco seguinte é um ao vivo, Coma Divine, de 1997 (também recentemente lançado em edição dupla, remasterizada, e que pessoalmente considero um das melhores gravações ao vivo já registradas no gênero), e é resultado de um show da turnê do disco Signify, gravado em Roma. O disco subseqüente, Stupid Dream (1999), flerta um pouco com Indie Rock, lembrando também eventualmente o Radiohead. Em 2000 foi lançado o disco Voyage 34: The Complete Trip (junção de dois EP’s originalmente gravados em 1992 e 1993, ou seja, lembram bastante o Pink Floyd). Em 2000 também foi lançado um disco novo, Lightbulb Sun, que segue mais ou menos a linha do disco precedente (Stupid Dream), se bem que com um pouco mais peso. Em 2001 sai mais um excelente ao vivo, o Warszawa, resultado da turnê do Lightbulb Sun.

 

Depois disso, e talvez até influenciada pelo fato do líder e guitarrista da banda, Steven Wilson, haver se envolvido na produção dos discos do grupo Opeth, a sonoridade do Porcupine Tree também passou a incorporar alguns elementos de Prog Metal, conforme se pode perceber pelos dois últimos discos da banda, os também magníficos In Absentia, de 2002, e Deadwing, de 2005 (ambos também disponíveis, a quem interessar possa, no formato DVD-A, com qualidade de áudio multicanal realmente magnífica, inclusive uma faixa do DVD-Audio In Absentia faz parte de um disco demo da famosa marca inglesa de caixas acústicas high-end B&W).

 

Em 2001 foram lançados dois discos contendo outakes e raridades: Recordings e Metanoia (este último contendo jam sessions realizadas durante as gravações do excelente álbum Signify), ambos também muito bons. Tem ainda uma compilação, em forma de cd duplo, lançada em 2002, sob o título Stars Die, contendo inclusive várias faixas inéditas, sendo portanto uma excelente opção para aqueles que queiram eventualmente explorar o maravilhoso mundo musical desta banda.

 

E a banda acaba de lançar seu primeiro DVD, intitulado Arriving Somewhere... (lançado oficialmente no último dia 10 de Outubro). Quem já teve a sorte de receber o seu só tem elogios a respeito do DVD e eu também não vejo a hora de receber o meu, que se encontra neste momento a caminho.

 

Este é o link para o site oficial da banda:


http://www.porcupinetree.com


Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A quem interessar possa, foi lançado recente o primeiro DVD da banda, já disponível nos melhores sites do ramo:

 

albumart.arrivingDVD.jpg

 

Trata-se de um DVD duplo, contendo uma inspiradíssima apresentação da banda no ano passado, em Chicago, na turnê de lançamento de seu mais recente trabalho, o "Deadwing".

 

Recebi o meu ontem à tarde e à noite assisti ao DVD 1. Fiquei boquiaberto com a qualidade desse DVD, tanto artística quanto tecnicamente. O show é um verdadeiro petardo, com uma qualidade de áudio realmente incrível. Um conselho a quem for assistir a este DVD: pode atochar volume no amplificador, pois quanto mais alto o volume melhor fica!!! 161616Baixo e bateria incrivelmente cristalinos, com uma "pegada" seca, redonda, realmente impressionante. 10 10 10

 

Fazia tempo que eu não assistia a um DVD a volumes tão insanos quanto assisti, ontem à noite, a esse do Porcupine Tree... Confesso que temi seriamente pela saúde do meu amplificador, mas simplesmente não consegui resistir à tentação de atochar mais e mais volume enquanto assistia a esse incrível show. 1616161616

 

Demétrio.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 7 months later...
  • Members

Cara...ateh eu ver esse tópico nunca tinha ouvido falar em porcupine tree...

 

 

 

Lendo as opinoes acim resolvi buscar essas musicas na net e simplismente amei essa banda.

 

 

 

Eh muito bala

 

 

 

 

 

A melhor musica deles eh blackest eyes e - arriving somewhere but not here.

 

ssas musicas sao maravilhosamente maravilhosas. 16.gif16.gif16.gif16.gif

 

 

 

 

 

16.gif16.gif16.gif16.gif

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02.gif02.gif02.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members
Cara...ateh eu ver esse tópico nunca tinha ouvido falar em porcupine tree...

Lendo as opinoes acim resolvi buscar essas musicas na net e simplismente amei essa banda.

Eh muito bala


A melhor musica deles eh blackest eyes e - arriving somewhere but not here.
ssas musicas sao maravilhosamente maravilhosas. 16 

 

É isso aí, Stileto, Porcupine Tree é sensacional realmente.  10 16 16 16 10

 

Procure dar uma checada, também, nas seguintes músicas, igualmente maravilhosas:

 

- Russia on Ice

- Anesthetize

- Even less

- Don't hate me

- Radioactive toy

- Gravity eyelids

- Stranger by the minute

- The sky moves sideways
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa questão de gosto musical é algo muito relativo realmente. Para mim, pelo menos, não existe algo melhor que a música do Porcupine Tree. Uma combinação perfeita entre o som "viajadão" de um Pink Floyd com a fúria arrasadora de um Rush e a modernidade de um Radiohead. 16

 

Demétrio.
Progger582008-01-04 21:34:26
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
Essa questão de gosto musical é algo muito relativo realmente. Para mim' date=' pelo menos, não existe algo melhor que a música do Porcupine Tree. Uma combinação perfeita entre o som "viajadão" de um Pink Floyd com a fúria arrasadora de um Rush e a modernidade de um Radiohead. 16

 

Demétrio.
[/quote']

 

A sensação é essa mesmo. Quem não conhecia como eu, foi uma grata surpresa, fiquei curioso pela música deles depois disso aqui:

 

 

DSC00125-550x418.jpg

 

 

 

O Estojo

 

 

 

DSC00127.jpeg

 

 

O Áudio

 

 

DSC00132-550x456.jpg

 

 

O vídeo: DVD e Blu Ray

 

 

DSC00129-550x288.jpg

 

 

 

DSC00133-550x318.jpg

 

 

 

 

O Livro...

 

 

 

O mimo foi postado por um usuário no blogdoJotacê. Segundo ele, a imagem e o som disso aí é coisa do outro mundo, quem já tem o dvd atesta que o som é cristalino, mas o blu ray está em um outro patamar.

 

Como diz lá no blog, dose diária de inveja... 04

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...