Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members

Indeed... se o que Darwin falou é tão realidade' date=' não deveriam mais existir igrejas e o número de ateus já deveria ter suplantado e muito o número de crentes... Hoje, 95% da humanidade crê na existência de um Ser Superior... Os outros 5% acham que Darwin descobriu o 'mapa' da mina... Mas uma revelação tão estonteante, que até um favelado sabe, se efetivamente tivesse poder de realidade, teria varrido as religiões da Terra... E isso não ocorreu... Hmmmm...

 

17
[/quote']

Pô Daniel, a voz do povo é a voz de Deus?
Você acha que um ignorante sem instrução vai preferir acreditar que a morte é o fim ou vai preferir saber que o filho dele, morto com um tiro na cabeça sem nenhuma razão aparente, terá uma vida cheia de graça no pós morte?
Olhando por esse prisma não é difícil saber porque a religião domina. As pessoas precisam e querem acreditar na continuidade, mas prova ninguém tem...

 

Eu sinceramente não entendi o que vc quis dizer aqui... Não se trata de acreditar no que melhor convém ou é mais 'confortável'... Se Darwin tivesse PROVADO que Deus não existe (e é isso que alguns ateus dizem), as religiões não existiriam... O que Darwin fez foi elaborar uma teoria que, em síntese apertada, diz que os organismos se desenvolveram por si mesmos. Os ateus que acham que isso exclui Deus da jogada... Mas sinceramente não acho que seja isso que Darwin disse...

 

Como vê, existe conveniência dos dois lados... Dos ateus que não poupam esforços para mostrar aos crentes que descobertas científicas 'tiram Deus da jogada' sem que essas descobertas estejam dizendo isso e alguns crentes fanáticos que insistem que tudo que a ciência diz é errado e mentiroso... No final, ambos os grupos acreditam no que melhor lhe apetece.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Tem razão' date=' Dook. É de se espantar que, num mundo que se diz tão científico, tenha praticamente uma instituição religiosa em cada rua, seja centro espírita, religiões afro, igrejas evangélicas pentecostais, católicas e igrejas evangélicas evangélicas.

 

A ciência se desenvolve, mas as pessoas estão buscando mais que nunca alguém para adorar.
[/quote']

 

 

Mas isso é pq homem foi criado para adoração. Se ele não está adorando a Deus, está adorando outra coisa (inclusive a si mesmo).

 

Sobre a poligamia no AT, discordo quando disseram aí que Deus 'aprovava' o ato, só vindo a ser 'normatizado' no NT... Deus permitia que os homens fizessem aquilo que lhes desse na cabeça... Mas isso não significa que ele aprovava.

 

Abraão traiu Sara com Agar (serva de Sara com quem Abraão continuou a ter relacionamento) e dessa união nasceu Ismael, pai da nação árabe. Como Deus havia prometido a Abraão que da sua descendência ele faria uma grande nação, quando nasceu Ismael Deus cumpriu sua promessa e fez dele uma nação numerosa: os árabes (incluindo aí os palestinos). Quando nasceu Isaque, Deus continuou a cumprir sua promessa e nascia ali o povo judeu.

 

E há vários casos parecidos no decorrer da Bíblia... Jacó teve 'n' esposas... Seus doze filhos foram tidos com esposas diferentes...

 

Ele não aprovava, mas permitia. Tanto que Salomão teve n esposas e concubinas, e memso assim foi um servo aprovado por Deus até decidir adorar Deuses falsos. Porém desde o principio a intenção era clara 1 homem para uma mulher.

Renato, não foi ameça e morte.  Foi cumprir a Lei. Como disse no pagina anterior, o juiz que condena um cara a pena de morte, se a lei diz isso, esta errado????
J.McClane2007-09-23 22:26:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

McClane, eu não duvido que esteja profetizado. Mas em Gênese 3:15 eu não consigo enxergar, me desculpe. É interpretação sua, ou do padre, ou do pastor, ou do puto que for.

Ali, fala unicamente que a serpente amaldiçoou o "homem" e que daquela data em diante eles viveriam em conflito um com o outro, só isso. Alongar até o nascimento do Messias é interpretar muuuuito além.

 

"Ora, os versículos tem tudo a ver com o assunto"

 

Cuidado. Às vezes se dispara versículos a torto e a direito para embolar os outros. Fazer coligação entre os diversos versículos para todos os temas é perigoso demais. Não é mais fácil aplicá-los dentro de um único contexto?

É quase o mesmo que um juiz aplicasse normas do Código Comercial para fixar uma pena a um réu... não sei se você vai entender essa comparação...06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O FATO' date=' independente de justificativas, é que Deus ameaçou e matou.

[/quote']

 

Sim, matou. Matou os egípcios que não eram nenhum pouco inocentes. Mas a culpa é de quem?

 

"porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. " Romanos 6: 23

 

Os culpados pela morte dos egípcios foram eles mesmos. porque eram pecadores, como nós também. O que quero mostrar aqui é que não é Deus o vilão da história, mas sim nós, que o desobedecemos e por consequência merecemos a morte. Por isso não tem essa de egípcio inocente. Todos os homens são pecadores. Todos os homens merecem sim morrer. Mas Deus foi tão bom que nos deu uma chance para escapar dessa punição.

 

Um filho faz tudo de errado que você pode imaginar. Se a mãe bater nele, ela é a errada?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu sinceramente não entendi o que vc quis dizer aqui... Não se trata de acreditar no que melhor convém ou é mais 'confortável'... Se Darwin tivesse PROVADO que Deus não existe (e é isso que alguns ateus dizem)' date=' as religiões não existiriam...[/quote']

 

É um ponto. Mas particularmente acredito que se Deus "aparecesse e dissesse que ele mesmo não existe", ainda assim a religião existiria, por conveniênica? Não sei.

 

O ponto é que nenhuma das duas partes consegue comprovar ou colocar em xeque o outro lado, não sobre a existênica.

 

Os dogmas e a veracidade das histórias é que podem ser desacreditadas no decorrer do tempo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendi a camparação, Renato06

Mas os versiculos que eu citei e transcrevi, tem a ver sim. Pode reler, não são vagoas,, falam do  que estavamos falando.

E quem estava dizendo aquilo era Deus para a serpente, e não a serpente para a mulher.06

 

E não é que foi alongando. Tipo, Deus disse aquilo. Tá aí na hora todos os envolvidos podem ter pensado: bom, Ele vai criar uma rixa entre Eva e o Diabo, e entre os seguidores do Diabo e os filhos de Eva. Porem depois, continuando a leitura, é explicado quem é a Mulher descrita no texto. E assim por diante.

 



É um ponto. Mas particularmente acredito que se Deus "aparecesse e dissesse que ele mesmo não existe"' date='
.
[/quote']

 

06
J.McClane2007-09-23 22:40:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Os culpados pela morte dos egípcios foram eles mesmos. porque eram pecadores' date=' como nós também. O que quero mostrar aqui é que não é Deus o vilão da história, mas sim nós, que o desobedecemos e por consequência merecemos a morte. Por isso não tem essa de egípcio inocente. Todos os homens são pecadores. Todos os homens merecem sim morrer. Mas Deus foi tão bom que nos deu uma chance para escapar dessa punição.[/quote']

 

Não estou discutindo culpa, isso não me interessa. Se os egípcios fizeram por merecer, isso é subjetivo.

A questão é porque a postura de Deus mudou do VT para o NT. Por que quando ele falou com Moisés ou aqueles outros todos estrupícios do VT que ele costumava falar, ele não dizia as coisas belas que Jesus disse depois? Ele não pregava o amor ao inimigo naquela época. Queria ver Moisés libertar seu povo sem que Deus movesse um dedo.... Jesus fez isso.

 

Um filho faz tudo de errado que você pode imaginar. Se a mãe bater nele' date=' ela é a errada? 

[/quote']

 

E o que acontece com a mãe que exagera no castigo?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Manda brasa... eu quero entender05

 

Eu vou tentar ver se deixo mais claro, até pq para mim é complexo e envolve muito mais do que 'Deus estava seguindo a Lei' ou coisa do gênero...

 

Se Deus é criador, Ele pode fazer tudo que quiser, afinal Ele é soberano e Todo-Poderoso. A noção de 'Deus é amor' foi surgir de forma mais clara só no NT já na época de Cristo. A primeira coisa que se precisa entender é que a história Bíblica se divide em duas fases principais: a Era da Lei (do início da humanidade como a conhecemos até a morte e ressurreição de Cristo) e a Era da Graça (da ressurreição até os dias de hoje e além).

 

Dito isto, temos que na época da Lei (os 10 Mandamentos + todo o conjunto normativo encontrado em Levítico e Deuteronômio) haviam regras que Deus estabeleceu para o povo judeu para: a) educar o seu povo, depois de séculos sob a influência pagã do Egito; B) preparar seu povo para a vinda de Cristo, séculos depois. Ponto. Aí vc me perguntaria 'aah, mas tem tanta coisa besta em Levítico, pra quê tudo aquilo?' Algumas coisas tem respostas fáceis (como a questão da mulher menstruada não poder fazer sexo - havia uma preocupação com a higiene do povo - na época vagando pelo deserto ermo - e de infecções genitais), outras não. Algumas coisas na Bíblia não tem mesmo explicação, elas são daquele jeito e acabou. Respostas? Quando formos todos para 'o outro lado'...

 

Referente à questão da morte. Deus, como soberano e 'pode-tudo' matou sim. Mas quando dos 10 Mandamentos, o termo hebraico para o que ficou conhecido como 'matar' quer, na verdade dizer ASSASSINAR. Qual a diferença entre o 'matar' e o 'assassinar'? O primeiro é genérico, o segundo envolve uma MOTIVAÇÃO FÚTIL. Matar por razão fútil é pecado. O único que tem poder para tirar a vida das pessoas é Deus. 'Ah, mas pq ele matou todas as criancinhas do Egito?' Primeiro que não foram só criancinhas, teve muito marmanjo que rodou naquela noite. E aquilo aconteceu por duas razões: a) o Faraó não liberava o povo judeu; B) os judeus precisavam ter uma amostra de até onde Deus poderia chegar para fazer valer a sua ordem; Se vc ler Êxodo, verá que Deus deu NOVE chances para o Faraó liberar o povo. E nessas NOVE vezes o Faraó ficou com graça. Na décima o bicho pegou. Primeiro pq os egípcios escarneciam de Deus a cada nova súplica de Moisés; segundo pq os caras precisavam ver com quem estavam mexendo. A morte dos primogênitos do Egito é uma demonstração de poder máximo depois de várias oportunidades que Faraó teve para libertar o povo judeu. Portanto, houve motivo para a morte dos egípcios. E mesmo que não houvesse, voltamos àquela máxima: Deus é soberano, Criador, blablablablablablablabla... Há uma simbologia aí com a salvação do cristianismo, mas fica pra depois pq daí a coisa complica ainda mais, envolve a Páscoa e outras coisas.

 

Entretanto, os ateus não citam isso (por pura conveniência), mas antes de Deus fazer a limpa no Egito, os egípcios fizeram a limpa nos judeus matando TODOS os seus primogênitos (coisa que ocorreria séculos depois quando Cristo nasceu, mas desta vez pelos romanos). Considere que os judeus eram em 3 milhões quando saíram do Egito. Faça mais ou menos as contas de quantas pessoas foram mortas (por motivo fútil - a suposta vinda de um libertador) e aí vc vai ver que a limpeza que Deus promoveu, no máximo, chegou perto da limpeza dos egípcios...

 

Então, o que Deus condena nos 10 Mandamentos é a morte por motivo fútil. Morte por motivos pessoais, mesquinharia, torpeza. A morte é válida, repito, dentro do jugo das Leis Mosaicas, quando há um desrespeito direto à um princípio divino ou ordem divina. Aí Deus legitima a morte, mas não é assassinato, biblicamente falando.

 

Na época de Cristo a humanidade viveu uma era de transição. Cristo viveu na época da Lei Mosaica, repreendeu alguns que aplicavam a Lei de acordo com os seus próprios entendimentos e, ao ressuscitar, deu entrada no que chamamos hoje de 'era da Graça'. Hoje ninguém mais morre como no AT (do contrário, não sobraria mais IURD no planeta, alguns papas já teriam sido incinerados, etc.)... Hoje existe o procedimento do nascimento de uma nova criatura no homem através da aceitação de Cristo.

 

Não sei se deu pra entender tudo, mas acho que deu uma boa esclarecida.
Dook2007-09-23 22:51:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members
McClane' date=' eu não duvido que esteja profetizado. Mas em Gênese 3:15 eu não consigo enxergar, me desculpe. É interpretação sua, ou do padre, ou do pastor, ou do puto que for.
Ali, fala unicamente que a serpente amaldiçoou o "homem" e que daquela data em diante eles viveriam em conflito um com o outro, só isso. Alongar até o nascimento do Messias é interpretar muuuuito além.

[/quote']

 

Eu tb já li que Genesis 3:15 fala de Jesus, mas pra mim isso não ficou claro. Já estou providenciando pesquisas sobre o assunto para entender onde está Jesus ali.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não estou discutindo culpa' date=' isso não me interessa. Se os egípcios fizeram por merecer, isso é subjetivo.

[/quote']

 

... e são os religiosos os ignorantes...

 

 


A questão é porque a postura de Deus mudou do VT para o NT. Por que quando ele falou com Moisés ou aqueles outros todos estrupícios do VT que ele costumava falar, ele não dizia as coisas belas que Jesus disse depois? Ele não pregava o amor ao inimigo naquela época. Queria ver Moisés libertar seu povo sem que Deus movesse um dedo.... Jesus fez isso.

 

Eu ainda não saquei você (no banco06). uma hora você diz coisas maravilhosas sobre a bíblia e sobre Jesus. Outra hora fala contra religiosos e acusa a Deus...

 



E o que acontece com a mãe que exagera no castigo?

 

Deus não exagerou no castigo. Ele disse que os desobedientes morreriam. Ele é misericordioso por nos deixar aqui, vivos, e nos deixar aqui, fazendo tudo que vai contra a vontade dele. Isso é misericórdia. Ele é misericordioso por nos dar capacidades e suprir nossas necessidades, mesmo para aqueles que não acreditam nele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou Católico Apostólico Romano, mas não freqüento a igreja, tampouco fiz primeira comunhão.

 

Entretanto, tenho fé e costumo orar algumas noites. Tenho, também, uma santinha a qual carrego para cima e para baixo e uma medalinha. Não sei... Esta fé que tenho contribui para o meu bem estar. Me sinto seguro e protegido. Acho que fé deve vir do nosso interior e não precisamos procurar um tempo para a por em prática. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é porque a postura de Deus mudou do VT para o NT. Por que quando ele falou com Moisés ou aqueles outros todos estrupícios do VT que ele costumava falar' date=' ele não dizia as coisas belas que Jesus disse depois? Ele não pregava o amor ao inimigo naquela época. Queria ver Moisés libertar seu povo sem que Deus movesse um dedo.... Jesus fez isso. (1)


E o que acontece com a mãe que exagera no castigo?(2)
[/quote']

 

1) Mas ele diz isso! Leia Levítico 26:35; 20:35; 19:11; 19:13; 19:16-18(esses são importantes!)

 

2) Comete pecado: Efésios 6:4: "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor."
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Manda brasa... eu quero entender05

 

Eu vou tentar ver se deixo mais claro' date=' até pq para mim é complexo e envolve muito mais do que 'Deus estava seguindo a Lei' ou coisa do gênero...

 

Se Deus é criador, Ele pode fazer tudo que quiser, afinal Ele é soberano e Todo-Poderoso. A noção de 'Deus é amor' foi surgir de forma mais clara só no NT já na época de Cristo. A primeira coisa que se precisa entender é que a história Bíblica se divide em duas fases principais: a Era da Lei (do início da humanidade como a conhecemos até a morte e ressurreição de Cristo) e a Era da Graça (da ressurreição até os dias de hoje e além).

 

Dito isto, temos que na época da Lei (os 10 Mandamentos + todo o conjunto normativo encontrado em Levítico e Deuteronômio) haviam regras que Deus estabeleceu para o povo judeu para: a) educar o seu povo, depois de séculos sob a influência pagã do Egito; B) preparar seu povo para a vinda de Cristo, séculos depois. Ponto. Aí vc me perguntaria 'aah, mas tem tanta coisa besta em Levítico, pra quê tudo aquilo?' Algumas coisas tem respostas fáceis (como a questão da mulher menstruada não poder fazer sexo - havia uma preocupação com a higiene do povo - na época vagando pelo deserto ermo - e de infecções genitais), outras não. Algumas coisas na Bíblia não tem mesmo explicação, elas são daquele jeito e acabou. Respostas? Quando formos todos para 'o outro lado'...

 

Referente à questão da morte. Deus, como soberano e 'pode-tudo' matou sim. Mas quando dos 10 Mandamentos, o termo hebraico para o que ficou conhecido como 'matar' quer, na verdade dizer ASSASSINAR. Qual a diferença entre o 'matar' e o 'assassinar'? O primeiro é genérico, o segundo envolve uma MOTIVAÇÃO FÚTIL. Matar por razão fútil é pecado. O único que tem poder para tirar a vida das pessoas é Deus. 'Ah, mas pq ele matou todas as criancinhas do Egito?' Primeiro que não foram só criancinhas, teve muito marmanjo que rodou naquela noite. E aquilo aconteceu por duas razões: a) o Faraó não liberava o povo judeu; B) os judeus precisavam ter uma amostra de até onde Deus poderia chegar para fazer valer a sua ordem; Se vc ler Êxodo, verá que Deus deu NOVE chances para o Faraó liberar o povo. E nessas NOVE vezes o Faraó ficou com graça. Na décima o bicho pegou. Primeiro pq os egípcios escarneciam de Deus a cada nova súplica de Moisés; segundo pq os caras precisavam ver com quem estavam mexendo. A morte dos primogênitos do Egito é uma demonstração de poder máximo depois de várias oportunidades que Faraó teve para libertar o povo judeu. Portanto, houve motivo para a morte dos egípcios. E mesmo que não houvesse, voltamos àquela máxima: Deus é soberano, Criador, blablablablablablablabla... Há uma simbologia aí com a salvação do cristianismo, mas fica pra depois pq daí a coisa complica ainda mais, envolve a Páscoa e outras coisas.

 

Entretanto, os ateus não citam isso (por pura conveniência), mas antes de Deus fazer a limpa no Egito, os egípcios fizeram a limpa nos judeus matando TODOS os seus primogênitos (coisa que ocorreria séculos depois quando Cristo nasceu, mas desta vez pelos romanos). Considere que os judeus eram em 3 milhões quando saíram do Egito. Faça mais ou menos as contas de quantas pessoas foram mortas (por motivo fútil - a suposta vinda de um libertador) e aí vc vai ver que a limpeza que Deus promoveu, no máximo, chegou perto da limpeza dos egípcios...

 

Então, o que Deus condena nos 10 Mandamentos é a morte por motivo fútil. Morte por motivos pessoais, mesquinharia, torpeza. A morte é válida, repito, dentro do jugo das Leis Mosaicas, quando há um desrespeito direto à um princípio divino ou ordem divina. Aí Deus legitima a morte, mas não é assassinato, biblicamente falando.

 

Na época de Cristo a humanidade viveu uma era de transição. Cristo viveu na época da Lei Mosaica, repreendeu alguns que aplicavam a Lei de acordo com os seus próprios entendimentos e, ao ressuscitar, deu entrada no que chamamos hoje de 'era da Graça'. Hoje ninguém mais morre como no AT (do contrário, não sobraria mais IURD no planeta, alguns papas já teriam sido incinerados, etc.)... Hoje existe o procedimento do nascimento de uma nova criatura no homem através da aceitação de Cristo.

 

Não sei se deu pra entender tudo, mas acho que deu uma boa esclarecida.
[/quote']

 

Excelente texto, Dook. Vc explica de um jeito bem claro na linguagem atual0605

 

Mas é bom ressaltar que a época da graça não se limita ao NT. Veja isso:

 

"Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. " Gálatas 2: 15-16

 

Dá pra ver aqui que a lei não era portal para a salvação e caiu substituido pela graça. Mas que o homem (seja VT ou NT) é justificado pela graça. Então como Abraão, Isaque, Moisés e tantos outros foram salvos? Através de Jesus, aquele que viria. Portanto, a época da graça sempre existiu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sou Católico Apostólico Romano' date=' mas não freqüento a igreja, tampouco fiz primeira comunhão.

 

Entretanto, tenho fé e costumo orar algumas noites. Tenho, também, uma santinha a qual carrego para cima e para baixo e uma medalinha. Não sei... Esta fé que tenho contribui para o meu bem estar. Me sinto seguro e protegido. Acho que fé deve vir do nosso interior e não precisamos procurar um tempo para a por em prática. 03
[/quote']

 

Mas quando você leva a sua santinha pra cima e pra baixo, você já está pondo sua fé em prática, Rike...

 

(não vou me aprofundar, pois não sei se você está disposto a ficar discutindo nesse tópico. Se estiver, diga-me e eu continuarei)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Excelente texto' date=' Dook. Vc explica de um jeito bem claro na linguagem atual0605

 

Mas é bom ressaltar que a época da graça não se limita ao NT. Veja isso:

 

"Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. " Gálatas 2: 15-16

 

Dá pra ver aqui que a lei não era portal para a salvação e caiu substituido pela graça. Mas que o homem (seja VT ou NT) é justificado pela graça. Então como Abraão, Isaque, Moisés e tantos outros foram salvos? Através de Jesus, aquele que viria. Portanto, a época da graça sempre existiu.
[/quote']

 

Calma, calma... uma coisa de cada vez... 06

 

Eles precisam saber apreciar o arroz antes de eu colocar a mistura na mesa...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu ainda não saquei você (no banco06). uma hora você diz coisas maravilhosas sobre a bíblia e sobre Jesus. Outra hora fala contra religiosos e acusa a Deus...

 

Pra me entender. Eu aprecio o VT como obra fantasiosa e com parábolas belas. Gosto do NT e da filosofia implementada por Cristo' date=' isso basta.

Deus não exagerou no castigo. Ele disse que os desobedientes morreriam. Ele é misericordioso por nos deixar aqui, vivos, e nos deixar aqui, fazendo tudo que vai contra a vontade dele. Isso é misericórdia. Ele é misericordioso por nos dar capacidades e suprir nossas necessidades, mesmo para aqueles que não acreditam nele.

 

Nem é exagero, não é?06

Anakin, Deus nos deixa viver simplesmente porque instituiu o livre arbítrio, o maior presente e grande dom do homem. Não há nada de misericordioso em estarmos aqui. Estamos e temos de estar justamente para aprender que no final tudo se resume a Ele. Quisera os egípcios que afundaram no Mar Vermelho tivessm tido a mesma chance.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se Deus é criador' date=' Ele pode fazer tudo que quiser, afinal Ele é soberano e Todo-Poderoso. A noção de 'Deus é amor' foi surgir de forma mais clara só no NT já na época de Cristo. A primeira coisa que se precisa entender é que a história Bíblica se divide em duas fases principais: a Era da Lei (do início da humanidade como a conhecemos até a morte e ressurreição de Cristo) e a Era da Graça (da ressurreição até os dias de hoje e além).[/quote']

 

Ok.

Uma dúvida apenas, questão de didática: Era da Lei e Era da Graça é denominação sua ou está na Bíblia em algum canto?

 

 

 

Referente à questão da morte. Deus' date=' como soberano e 'pode-tudo' matou sim. Mas quando dos 10 Mandamentos, o termo hebraico para o que ficou conhecido como 'matar' quer, na verdade dizer ASSASSINAR. Qual a diferença entre o 'matar' e o 'assassinar'? O primeiro é genérico, o segundo envolve uma MOTIVAÇÃO FÚTIL. Matar por razão fútil é pecado. O único que tem poder para tirar a vida das pessoas é Deus. 'Ah, mas pq ele matou todas as criancinhas do Egito?' Primeiro que não foram só criancinhas, teve muito marmanjo que rodou naquela noite. E aquilo aconteceu por duas razões: a) o Faraó não liberava o povo judeu; B) os judeus precisavam ter uma amostra de até onde Deus poderia chegar para fazer valer a sua ordem; Se vc ler Êxodo, verá que Deus deu NOVE chances para o Faraó liberar o povo. E nessas NOVE vezes o Faraó ficou com graça. Na décima o bicho pegou. Primeiro pq os egípcios escarneciam de Deus a cada nova súplica de Moisés; segundo pq os caras precisavam ver com quem estavam mexendo. A morte dos primogênitos do Egito é uma demonstração de poder máximo depois de várias oportunidades que Faraó teve para libertar o povo judeu. Portanto, houve motivo para a morte dos egípcios. E mesmo que não houvesse, voltamos àquela máxima: Deus é soberano, Criador, blablablablablablablabla... Há uma simbologia aí com a salvação do cristianismo, mas fica pra depois pq daí a coisa complica ainda mais, envolve a Páscoa e outras coisas.[/quote']

 

Papear com advogado é um problema por isso...06

Daniel, você está tentando desclassificar o "crime" de Deus, boa...

 

Mas seguinte. Deus, soberano, todo poderoso, criador, que motivo não seria fútil para ele?

Tudo bem, ele PODE. A problemática não é essa. A problemática é que sempre se tem a impressão de que Ele PODIA.

 

Por isso que esse lance dos 9 avisos não é desculpa, como também não é atenuante ter matado marmanjos junto com as criancinhas.

Nesse aspecto eu sou como Neo... se Deus se intromete nas nossas questões ele deixa de ser Deus, pois perde a imparcialidade, onde está a justiça dele se ele tomar partido para algum lado? É óbvio que a balança sempre vai pender em favor dele, já que é Todo Poderoso.

 

Na época de Cristo a humanidade viveu uma era de transição. Cristo viveu na época da Lei Mosaica' date=' repreendeu alguns que aplicavam a Lei de acordo com os seus próprios entendimentos e, ao ressuscitar, deu entrada no que chamamos hoje de 'era da Graça'.
[/quote']

 

Então, você afirma que nessa época de transição, por influência de Cristo, as leis mudaram?

Renato2007-09-24 00:24:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Quem não for evangélico e acreditar em deus' date=' leia Charles Darwin. Se for evangélico, desencana. A lavagem cerebral que os pastores fazem está além da sábia e real teoria do naturalista e provavelmente não fará os crentes refletirem.

[/quote']

 

Sou evangélico, estudo a Bíblia e o assunto a fundo e acho que algumas coisas que Darwin fala tem sentido.

 

Será que eu não reflito? 17

 

Charles Darwin divulgou a teoria da evolução e não da anti-alienação.

 

 

Assim como eu já havia dito, quando Charles Darwin divulgou a teoria do

evolucionismo, grande parte das pessoas já não queriam mais rejeitar

que até então rezavam por um ser imaginário. Outras ficavam com medo de

pensar que é apenas resultado de um ciclo de evolução e não tem ninguém

reservando um lugar no céu no momento de sua morte.

 

 

 

Além dos dois motivos citados, existe também a grande influência das

religiões, que prendem o povo, influenciam negativamente na medicina,

pedem dinheiro, entre outras coisas que infelizmente a teoria brilhante

de Charles Darwin, um gênio, não conseguiu driblar.

 

 

 

Não é porque existe um grupo em maioria que este está certo.

 

 

 

 

 

 

 

Essas profecias são uma piada.

 

Pensem

no seguinte: Se coloquem no lugar de deus e imaginem-se criando a um

ser com vida' date=' vontades e com vários sentimentos que incluem o ódio e o

amor.

 

Esse ser, quando se junta com outro da mesma espécie porém

de outro "sexo", algo também criado por vocês, pode se reproduzir,

gerando outro capazes de sentir ódio, amor, entre outros sentimentos.

 

É

então que você, deus, resolve "profetizar" algo sobre o futuro. O que

você diria sobre o futuro? Que seus seres viveriam em paz ou em guerra?

 

Não

foi deus que criou o homem, foi o homem que criou deus para solucionar

sua dúvida. Quando Charles Darwin quis divulgar sua teoria sobre

evolução, muitas pessoas já se recusavam a aceitar que rezou para um

ser imaginário até então.

 

[/quote']

 

Indeed... se o que Darwin falou é tão realidade, não deveriam mais

existir igrejas e o número de ateus já deveria ter suplantado e muito o

número de crentes... Hoje, 95% da humanidade crê na existência de um

Ser Superior... Os outros 5% acham que Darwin descobriu o 'mapa' da

mina... Mas uma revelação tão estonteante, que até um favelado sabe, se

efetivamente tivesse poder de realidade, teria varrido as religiões da

Terra... E isso não ocorreu... Hmmmm...

 

17

 

 

Assim como eu já havia dito, quando Charles Darwin divulgou a teoria do

evolucionismo, grande parte das pessoas já não queriam mais rejeitar

que até então rezavam por um ser imaginário. Outras ficavam com medo de

pensar que é apenas resultado de um ciclo de evolução e não tem ninguém

reservando um lugar no céu no momento de sua morte.

 

 

 

Além dos dois motivos citados, existe também a grande influência das

religiões, que prendem o povo, influenciam negativamente na medicina,

pedem dinheiro, entre outras coisas que infelizmente a teoria brilhante

de Charles Darwin, um gênio, não conseguiu driblar.

 

 

 

Não é porque existe um grupo em maioria que este está certo.

 

 

 

 

 

 

Não foi deus que criou o homem' date=' foi o homem que criou deus para solucionar sua dúvida.

Quando Charles Darwin quis divulgar sua teoria sobre evolução, muitas

pessoas já se recusavam a aceitar que rezou para um ser imaginário até

então.

 

[/quote']

 

Como você chegou a essa conclusão? Foi fruto das suas reflexões sábias e reais que o teu deus (darwin) te deu?

 

A questão do evolucionismo já foi muito debatida aqui (veja as 120

páginas passadas e comprove!). Eu vejo o evolucionismo como a forma

mais aceita de negar à Deus e à sua dependência. É uma teoria! Os

cientistas dizem que acreditam apenas naquilo que podem comprovar. Mas

ninguém jamais conseguiu e jamais conseguirá comprovar a evolução. E já

que estamos falando disso, quero explicação sobre alguns pontos do

evolucionismo. Se Darwin explica tudo, explique essas coisas:

 

-Se Deus foi criado pelo homem para solucionar dúvidas, onde essas dúvidas surgiram?

-De onde evoluiu a filosofia? Qual a sua importância natural?

-De onde surgiram as cidades? O homem, para vocês um primata, saiu do gravetinho para a cidade de Ur...07

-Animais voadores precisam de ossos leves para erguer vôo. E

segundo vocês ela veio dos dinossauros. Um baita bicho evoluiu para um

voador que com um tapa se quebra as asas. Isso pra mim é involução.

-Como se prova a existência dos primeiros microorganismos?

-Como se prova a existência de uma espécie inteira com apenas um fóssil?

 

Espero que alguém me responda, afinal, Darwin é a resposta para tudo, segundo vocês08

 

 

Começa que Charles Darwin não é deus, é um ser humano genial.

 

 

 

Como assim de onde surgiu essa dúvida? Você é um ser capaz de pensar,

sentir, ter dúvidas... é então que você se pergunta: "Porque estou

aqui?" ou "De onde eu vim"? ou "Para onde será que eu vou quando

morrer"?

 

 

 

É então que surge a resposta mais simples ao mesmo tempo que irreal.

"Bom, foi alguém que criou tudo isso! Vou chama-lo de deus!"

 

 

 

As cidades surgiram porque o homem teve capacidade para construi-las. É tão difícil assim entender isso?

 

 

 

Para um baita bixo levantar vôo e para um microorganismo evoluir, não é

algo para 1 ou 2 dias. É algo para milhões e milhões de anos, por isso

é tão grande complexidade.

 

 

 

Para mais respostas, consulte um antropólogo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marlon Brando2007-09-24 05:51:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Começa que Charles Darwin não é deus' date=' é um ser humano genial.

[/quote']

 

É deus sim. deus dos evolucionistas.

 


Como assim de onde surgiu essa dúvida? Você é um ser capaz de pensar, sentir, ter dúvidas... é então que você se pergunta: "Porque estou aqui?" ou "De onde eu vim"? ou "Para onde será que eu vou quando morrer"?

É então que surge a resposta mais simples ao mesmo tempo que irreal. "Bom, foi alguém que criou tudo isso! Vou chama-lo de deus!"

 

E de onde evoluiu esses pensamentos e sentimentos? Nem sempre eles são bons, sabia?



As cidades surgiram porque o homem teve capacidade para construi-las. É tão difícil assim entender isso?

 

É. É difícil entender que de uma hora pra outra o homem saia da faca lapidada para cidades magníficas.

 


Para um baita bixo levantar vôo e para um microorganismo evoluir, não é algo para 1 ou 2 dias. É algo para milhões e milhões de anos, por isso é tão grande complexidade.

 

Eu sei, mas para voar, o bicho precisa ser mais frágil. Isso é involução.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sei' date=' mas para voar, o bicho precisa ser mais frágil. Isso é involução.
[/quote']

 

Só fazendo uma observação. Se o bicho era um dinossauro e virou uma ave "frágil", foi a maneira que ele encontrou para sobreviver ao ambiente. Logo, se ele está vivo, ele evoluiu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Ok.
Uma dúvida apenas' date=' questão de didática: Era da Lei e Era da Graça é denominação sua ou está na Bíblia em algum canto?[/quote']

 

Posição teológica baseada na Bíblia... Vc não vai encontrar 'era da Lei' e 'era da Graça', definidas e mastigadinhas na Bíblia.


Papear com advogado é um problema por isso...06
Daniel' date=' você está tentando desclassificar o "crime" de Deus, boa...[/quote']

 

Se é dessa forma que vc encara, não posso fazer nada...

Mas seguinte. Deus' date=' soberano, todo poderoso, criador, que motivo não seria fútil para ele?
Tudo bem, ele PODE. A problemática não é essa. A problemática é que sempre se tem a impressão de que Ele PODIA.[/quote']

 

Mas Ele PODIA... É isso que eu quero dizer. Ele é Soberano, se é soberano, Ele pode TUDO. E sobre os motivos que não seriam fúteis, seriam todos aqueles que não envolvesse diretamente um desrespeito à alguma ordem ou princípio Dele. Matar o próximo pq ele te xingou é um motivo fútil.

Por isso que esse lance dos 9 avisos não é desculpa' date=' como também não é atenuante ter matado marmanjos junto com as criancinhas.
Nesse aspecto eu sou como Neo... se Deus se intromete nas nossas questões ele deixa de ser Deus, pois perde a imparcialidade, onde está a justiça dele se ele tomar partido para algum lado? É óbvio que a balança sempre vai pender em favor dele, já que é Todo Poderoso.[/quote']

 

Renato, acho que vc ainda pegou o 'catch' da coisa. Deus interfere quando precisa interferir. Naquele momento foi necessário a intervenção. Na maior parte do tempo, ele deixa o homem arrebentar a própria cabeça...

 

E Deus não é imparcial, é justo. Justiça tem pouco (ou quase nada) a ver com imparcialidade.  

 

 

Na época de Cristo a humanidade viveu uma era de transição. Cristo viveu na época da Lei Mosaica' date=' repreendeu alguns que aplicavam a Lei de acordo com os seus próprios entendimentos e, ao ressuscitar, deu entrada no que chamamos hoje de 'era da Graça'.
[/quote']

Então, você afirma que nessa época de transição, por influência de Cristo, as leis mudaram?

 

 

Não, não mudaram... Era crime púnivel com morte crucificar o Messias? A Lei Mosaica não dizia nada a esse respeito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li os grifados. Gostei... conheço pouco essas partes da Bíblia. Tirando algo da Gênese, êxodo e umas coisas do NT e o Apocalipse eu sei pouco.

 

Mas Daniel, não sei, discutir a Bíblia, ou a religião é muito difícil.

Não achas que uma discussão sobre a Bíblia deveria ser o mais "científica" possível? Excluindo-se a fé, independente do entendimento da "mensagem", acredito que todos chegariam a um único termo, ou algo muito perto disso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Começa que Charles Darwin não é deus' date=' é um ser humano genial.

 

[/quote']

 

É deus sim. deus dos evolucionistas.

 

Como assim de onde surgiu essa dúvida? Você é um ser capaz de pensar, sentir, ter dúvidas... é então que você se pergunta: "Porque estou aqui?" ou "De onde eu vim"? ou "Para onde será que eu vou quando morrer"?

 

É então que surge a resposta mais simples ao mesmo tempo que irreal. "Bom, foi alguém que criou tudo isso! Vou chama-lo de deus!"

 

E de onde evoluiu esses pensamentos e sentimentos? Nem sempre eles são bons, sabia?

As cidades surgiram porque o homem teve capacidade para construi-las. É tão difícil assim entender isso?

 

É. É difícil entender que de uma hora pra outra o homem saia da faca lapidada para cidades magníficas.

 

Para um baita bixo levantar vôo e para um microorganismo evoluir, não é algo para 1 ou 2 dias. É algo para milhões e milhões de anos, por isso é tão grande complexidade.

 

 

Eu sei, mas para voar, o bicho precisa ser mais frágil. Isso é involução.

 

A diferença entre Charles Darwin e deuses é que o naturalista existiu, os deuses não existem nem nunca existiram.

 

Cara, não faça confunsão onde não existe. O ser humano sempre teve tais capacidades, já nasce assim. Teve a curiosidade de saber o início de tudo assim como teve curiosidade em saber porque os pássaros voam, qual é o formato do planeta Terra, o que é aquela coisa branca que cada hora aparece em um formato de noite, hoje conhecida por "Lua" e por aí vai.

 

Novamente, não faça confusão onde não existe. As cidades existem assim como um dia o telefone era um trambolhão gigante e hoje qualquer um tem um micro-aparelho sem fio que serve para se comunicar de qualquer lugar chamado celular.

 

E o que isso tudo tem a ver com deus?

 

O Renato já respondeu a sua última pergunta e por favor não queira discutir algo que já foi muito estudado e descoberto por profissionais mais sábios em tal área que qualquer um aqui ou que um pastor mercenário e ladrão.

 

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...