Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members

Para o espiritismo a morte de Cristo não vale para a nossa salvação, já que Cristo foi 'apenas' um espírito muito evoluído. E para o espiritismo ele é um mestre, não um Deus.

 

Os Espiritas acreditam sim na salvação! E também é segundo os ensinamentos de Cristo (mestre), e no arrependimento. Ao contrário do Cristianismo, os espíritas não jogam seus pecados sobre Cristo e acreditam na evolução contínua e não no fim, seja no Céu ou no Inferno. Afinal, a vida não termina, por isso a reencarnação.
-THX-2007-12-03 19:57:18
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 É. Há o lema "Fora da caridade não há salvação" . 

 Absolutamente errada essa visão de que os espíritas acham que qquer  caridade leva a salvação.

 

 Isso quereria dizer que pessoas que fazem caridade e postam p/ fotos e exibem a quantia da doação e tals estariam salvas.

 

 A verdadeira caridade leva a salvação sim, pq implicaria em vc  tirar o olho do seu umbigo e pensar na necessidade alheia, se importar com a dor, a vida do próximo.

 

 Estas atitudes só se vêem em alguém que   NÃO  se preocupa com a salvação, pq não a vêem como recompensa e sim como uma consequência.

 Não têm medo de inferno, satanás, cramunhão, ou coisa que o valha.

    
[/quote']

Me aponte um único texto espírita que afirme essa barbaridade.

Desculpe, mas quem afirma isso não entende absolutamente nada de Espiritismo. Leia o que eu escrevi na mensagem anterior e talvez você entenda.

Quem faz caridade com o intuito de parecer bonzinho e se mostrar está muito longe da salvação segundo os ensinamentos espíritas. Para o Espiritismo, os que fazem assim são hipócritas, e nada mais.

 

  Aff!! Não sei se notou, mas tu grifou metade da frase.

 Eu quis dizer exatamente o que tu disse, que é hipocrisia :

 "Absolutamente errada essa visão de que os espíritas acham que qquer  caridade leva a salvação."

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah tá, eu entendi que você disse que a visão dos espíritas de que qualquer caridade leva à salvação estava errada, como se os espíritas achassem isso.

 

Mas você quis dizer que o errado é essa visão que as pessoas têm do Espiritismo, que não é verdadeira.

 

Se for isso me desculpe, eu entendi errado o que você quis dizer.

 

Freak2007-12-03 20:13:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

entao tenho que doar muito dindin' date=' tempo humanitario e doações em geral! pois estou mais longe do que imagino! heheheh

[/quote']

 

Se fosse tão simples assim todos os ricos estariam salvos. Era só doar uma boa bolada.

 

Mas Jesus disse que é mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no Reino dos Céus.

 

A idéia que eu tenho da palavra caridade é algo infinitamente mais amplo do que doar dinheiro para instituições, roupas e brinquedos velhos para crianças pobres, etc. Aliás, eu não vejo a menor caridade em doar algo velho e usado para alguém pobre, mas isso é outro assunto.

 

Pra mim caridade é algo que se faz constantemente ao longo da vida, consigo mesmo e com os seus semelhantes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É. Na verdade caridade tem pouco a ver com grana.

 A doação é menos material que outra coisa.

 Se não fosse assim, a   caridade seria impossível aos pobres.

 

 By the way, camelo tb era o nome daqueles portais das cidades. Por esta razão dizem que esse lance rico entrar no Reino dos Céus é uma metáfora.

 

 Pq não é só rico que é mesquinho.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) É. Há o lema "Fora da caridade não há salvação" . 

 

2) Absolutamente errado essa visão de que os espíritas acham que qquer  caridade leva a salvação.

 

3) Isso quereria dizer que pessoas que fazem caridade e postam p/ fotos e exibem a quantia da doação e tals estariam salvas.

 

4) A verdadeira caridade leva a salvação sim, pq implicaria em vc  tirar o olho do seu umbigo e pensar na necessidade alheia, se importar com a dor, a vida do próximo.

 

5) Estas atitudes só se vêem em alguém que   NÃO  se preocupa com a salvação, pq não a vêem como recompensa e sim como uma consequência. Não têm medo de inferno, satanás, cramunhão, ou coisa que o valha.

    
[/quote']

 

1) Exato... esse lema, como eu disse, não tem embasamento bíblico. É uma doutrina extra-bíblica. Quer acreditar que caridade leva a salvação? Be my guest, mas não queira dizer que isso está na Bíblia pq não está.

 

2) Todos os links que leio de espíritas dizem isso. Posso ter generalizado, mas como os espíritas vêem realmente a questão então?

 

3) Não entendi. A idéia que os espíritas passam para a sociedade é que se vc quer ser salvo, precisa fazer caridade. É esse raciocínio que está errado. Vc tem que fazer caridade pq é um DEVER seu e não esperando algo em troca (no caso, a salvação). Até Romanos nos deixa bem claro qual é a visão de Deus sobre o homem em geral. Uma visão pesada daquelas não comporta caridade como meio de salvação sob qualquer hipótese, só a graça e misericórdia Dele mesmo para tanto.

 

4) A caridade é consequência da salvação Shy e não pré-requisito. Aliás, é estranho o espírita falar em "salvação"... Afinal, vcs crêem em reencarnação ou seja, pq seríamos salvos já que temos sempre uma nova chance de sermos melhores?

 

5) Também não entendi aqui. O raciocínio está correto, sob certo ponto de vista. O verdadeiro cristão não faz caridade visando a salvação, ele faz caridade pq ele SENTE NECESSIDADE DE FAZÊ-LO, sua vida resta incompleta se ele não ajudar ao próximo. Como vê, esta é uma noção bem mais nobre de caridade e suas motivações. Mas da forma como vc colocou esse ponto aqui, realmente não entendi o que vc quis dizer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dook' date=' sim, está claro. Assim como a passagem que eu citei pra mim também está clara, e você deu outra interpretação a ela, a que você citou pra mim também tem outra interpretação, mas isso não vem ao caso.[/quote']

 

Se está claro então pq vc diz que eu dei outra interpretação? Weird...

Quando eu escrevi isso aqui eu já tinha certeza de que você iria refutar citando Efésios 2:8-9. Não é a primeira vez que eu discuto o assunto pela internet e esse é o versículo mais usados pelos evangélicos para corroborar sua idéia de que a salvação se dá unicamente pela fé.

 

Ok... dê a sua exegese teológica sobre o texto em questão. Se ele é claro' date=' como vc disse acima, então temos que a salvação se dá pela GRAÇA DE DEUS (e não pela fé, como vc quis achar). De nada adianta vc ser bonzinho, fazer boas obras e não crer que Jesus morreu por você, e que por causa disso vc pode escolher não ser condenado.

Não estou querendo aqui pregar quem está certo ou errado. Esse tema é uma questão de fé.

 

Não é questão de fé, está CLARO no texto. Fé é a certeza de que coisas que se esperam e a convicção daquilo que não se vê. Onde este conceito se aplica à salvação pela graça?

 

Entenda que, para o cristianismo, o homem NÃO É NADA PARA DEUS. Para Deus vc é pecador, miserável, corrupto, lazarento, perdido, nefasto, infame. Isso está no seu sangue, não há boa obra ou caridade ou padrão moral que mude isso, pq lá no fundo a sua natureza está distorcida, corrompida. Como se faz para mudar uma coisa que está lá no âmago? "Creia em Jesus e será salvo tu e a tua casa", diz uma passagem de Atos, se não me engano.

 

O homem só é salvo pq ele crê que Cristo foi enviado para morrer por ele. Ao crer nisto (aí vem a fé), é como se Jesus virasse para o Pai e dissesse: "Pai, esse aí creu que tu me enviastes pra lá, ou seja, ele quer ser regenerado, ele quer ser como eu, ele quer se reconciliar contigo!" O homem é então justificado perante Deus por Cristo e, por ser misericordioso, o Pai o livra da condenação eterna.

 

Isto é graça, é favor imerecido. É isso que a Bíblia ensina, não há margem para interpretação diversa. Os católicos crêem nisso, os evangélicos crêem nisso, os anglicanos crêem nisso, os episcopais crêem nisso. Até os TJs crêem nisso (segundo as últimas considerações do Rafal neste tópico)!

 

As únicas religiões que guardam ligações diretas ou indiretas com o cristianismo que não crêem nisso são o judaísmo e o espiritismo. 

Meu único intuito aqui foi refutar a afirmação de que a máxima espírita de que fora da caridade não há salvação não encontra bases na bíblia. Vejamos o que disse Jesus sobre isso em Mateus 25:31-46:

“Quando' date=' pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”.

Mais claro que isso pra mim não existe.[/quote']

 

Então vc não sacou direito... O recado aí é claro: aquele que não é salvo nunca vai fazer boas obras, logo será apartado dos salvos, simples assim.  

 

 Sei que você tem uma explicação e uma interpretação diferentes' date=' mas a minha, e de muitas outras pessoas, me mostra claramente que as obras tem um papel fundamental na salvação, e quando falo em obras não me refiro somente a fazer caridade e ajudar os mais necessitados. Me refiro também à conduta moral que a pessoa leva por toda a sua vida, e às pessoas que ajudam seus semelhantes de boa vontade, sem esperar nada em troca, sem esperar recompensas, nem glórias.[/quote']

 

 

E ainda vem me dizer que o Espiritismo não prega boas obras como pré-requisito de salvação?? WTF??

 

Freak, essa divergência doutrinária é indiscutível com alguém que professa uma fé oposta à sua. Como eu disse, quer acreditar que boas obras levam à salvação, acredite. Mas não diga que a Bíblia abaliza isso, pq daí vc vai se deparar com Efésios 2:8-9 e aí eu quero ver como vc explica essa discrepância tremenda.

 

Um cristão que acha que é necessário obras para ser salvo está dizendo para Deus 'olha Pai, o sacrifício de Jesus foi bacana e tal, mas tipo... ele não é suficiente para me salvar não... eu preciso fazer boas obras para ser aceito no reino dos céus.' Ou seja, vc apunhala a graça pelas costas, vc joga a responsa da salvação no caráter (corrupto) do homem, nas obras (interesseiras) do homem... Enfim, vc tira Deus da jogada e coloca o homem como epicentro.

 

Veja, tudo que estou dizendo aqui se refere à salvação e como ela é vista na Bíblia. Isso não exclui a OBRIGAÇÃO que um cristão tem de ser uma pessoa de caráter ilibado que faça boas obras.

 

 

 

 Aliás' date=' o "para que não se gloriem", do texto de Efésios cabe perfeitamente aqui.[/quote']

 

E o restante do texto de Efésios, onde cabe?

A própria parábola do Bom Samaritano' date=' que não há necessidade de citar pois você conhece muito bem, pra mim é mais uma dessas passagens que deixam isso claro. Quem Jesus exaltou? O Sacerdote, ou seja, o homem de fé, mas que virou a cara para o sujeito que precisava de ajuda? Ou o Samaritano, o homem das obras?[/quote']

 

Análise superficial do texto. Uma criança de 6 anos em fase de alfabetização saca essa leitura, porém o que Cristo falou aí é muito mais profundo: aquele que supostamente é salvo deixou o sujeito à míngua e o samaritano, incrédulo, ímpio, ajudou. Sabe qual é a moral da história: cristão, TOMA VERGONHA NA CARA E SE VC É REALMENTE SALVO É VOCÊ QUEM TEM QUE AJUDAR E NÃO O SAMARITANO! É um conto moral sobre testemunho e, principalmente, de identificação de crente bibelô. Aquele que se diz cristão e deixa que o samaritano faça o serviço que era pra ser dele vc pode apostar: nunca nasceu de novo, não é nova criatura, pré-requisitos esses para se identificar um salvo. Creu em Jesus, se arrependeu de seus pecados, nasceu de novo? Você é salvo, corre pro abraço e pras boas obras. Não creu, não se arrependeu e não nasceu de novo? Nem comece boas obras, vc VAI QUEIMAR NO FOGO DO INFERNO.

 

É assim que o cristianismo enxerga a situação, é assim que a Bíblia se declara sobre o assunto.

Mas eu não estou com isso diminuindo a importância da fé. Muito pelo contrário' date=' considero a fé importantíssima. A fé, inclusive, leva as pessoas às obras. Só não acho que, nos casos onde isso não acontece, a fé por si só baste.[/quote']

 

Lógico... a nossa cabeça humana, limitada, vingativa não consegue compreender que um bandido desgraçado como aquele da cruz ao lado de Jesus possa ser salvo simplesmente por crer com extrema sinceridade que é pecador e que Cristo morreu por ele. Não compreendemos isso pq quando paramos pra pensar nisso, a gente se auto avalia e percebemos que muitas vezes somos mais incrédulos que os próprios incrédulos e nos enganamos o tempo todo com dízimos, ofertas e boas obras, tudo para ficar 'bem na fita' com Deus... Não adianta, vc já está condenado.

 

A Bíblia é clara em citar a incredulidade como caminho certeiro para condenação. O problema é que vocês espíritas pegam alguns trechos que Jesus falou, tiram do contexto bíblico (onde vi isso antes?) para afirmar suas idéias. É melhor que assumam que seguem as interpretações do Alan Kardec do que dizer que a Bíblia apóia que a salvação só se dá por obras.

Não entra na minha cabeça que uma pessoa SEM RELIGIÃO e extremamente boa e prestativa (eu conheço alguns assim)' date=' que ajuda diversas pessoas e nós nem ficamos sabendo disso, que vive sua vida seguindo os ensinamentos morais de Jesus sem nem mesmo saber disso pois nunca leu a Bíblia ou qualquer outro livro religioso esteja condenada ao fogo eterno só porque não aceitou Jesus como seu salvador, enquanto que aquele que aceita, mas que tem um comportamento bem diferente do outro, está garantido no Reino dos Céus. Isso pra mim é incompatível com aquilo que eu entendo por Justiça Divina. E quanto à grande parcela da população mundial que não é cristã, que nem mesmo conhece esses ensinamentos? Estes já estão previamente condenados a não obter salvação?[/quote']

 

Vc parte de uma falsa presunção. Mesmo um crente com boas obras não pode ser tomados por nós como salvo já que não estamos vendo o coração dele, as suas motivações lá do âmago (aquele corrupto, vil, vituperado como disse antes). Deus vê. Só Deus sabe quem efetivamente está salvo pq Ele vê o coração do Homem, Ele sabe o que rola lá dentro.

 

Uma pessoa que diz que aceitou a Cristo e não faz boas obras nem vive de forma irrepreensível NÃO FOI SALVA, NUNCA CREU. Dizer que creu é uma coisa... Efetivamente crer é outra bem diferente.

 

Quanto àqueles que não conhecem os ensinamentos de Cristo, nem nunca ouviram falar Dele durmo tranquilo. Deus nunca condenou ninguém pela ignorância. Mas condenou com gosto aqueles que ouviram de Jesus e o recusaram.

Como eu já disse' date=' meu objetivo aqui não é tentar te converter ou te convencer de que você está errado e eu estou certo. Isso é contra os meus princípios, e seria uma grande presunção da minha parte. E eu sempre considero a possibilidade de eu estar errado também. Só estou colocando o meu ponto de vista, e mostrando que muitas afirmações espíritas têm bases sim na Bíblia, que dá margens a diversas interpretações. Segundo a sua interpretação (a dos evangélicos) pode não ter, mas segundo a minha (a dos espíritas) tem sim.[/quote']

 

Freak, vc já leu todo o Novo Testamento? Leia Gálatas.

 

Depois, leia o Pentateuco. Veja a questão pela perspectiva de Deus e não pela sua. Aí vc vai entender que essa de que salvação vem pelas obras é nada mais nada menos que uma doutrina espírita e tão só. Legítima dentro do contexto de vocês, com certeza. Com alguns ditames tirados da Bíblia definitivamente, mas pára por aí. Se houvesse margem a diversas interpretações os teólogos não seriam uníssonos em afirmar que a Bíblia prega a salvação pela graça e não pelas obras. Detalhe: nem todos os teólogos são cristãos. A assertiva deles se baseia em exegese e hermenêutica bíblica.

Pra mim a salvação do indivíduo se dá pelo seu aperfeiçoamento moral e espiritual' date=' pela sua conduta e pelas suas obras. E eu creio nisso devido a inúmeros motivos, e não apenas por causa da Bíblia.
[/quote']

 

Colocação perfeita. Tenha suas próprias convicções acerca deste assunto. Mas não as justifique citando a Bíblia pq ela, apesar de querer apontar para essa direção que vc mostra, ela vai para o lado oposto. Pegar dela só o que nos interessa é desonesto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook, eu admito que você entende muito de Bíblia e tem excelentes argumentos, mas a idéia que você tem do Espiritismo é completamente errônea.

 

Primeiramente é preciso citar que o Espiritismo não é uma religião propriamente dita, pois não possui templos, altares, hierarquias, paramentos, organização religiosa, líderes e outras coisas que caracterizam as religiões, como a crença em livros sagrados. O Espiritismo não considera a Bíblia como um livro sagrado, e nem qualquer outro livro, mesmo aqueles escrito pelos próprios espíritas, que são milhares por sinal. O Espiritismo é uma doutrina filosófica de conseqüências religiosas, ou morais.

 

O Espiritismo também não aceita que Jesus seja Deus, que ele ressucitou, nem que ele morreu para nos salvar, nem na existência de uma Trindade. Também não acredita em Céu, Inferno ou na existência de demônios. Logo, fica claro que quando falamos de salvação estamos falando de coisas completamente diferentes.

 

Não vou responder cada uma das suas colocações primeiro porque diante dos nossos pontos de vista totalmente opostos isso seria inútil, segundo porque ficaria extremamente grande e desgastante o texto. Mas vou comentar algumas colocações que possuem maior relevância, lembrando que o Espiritismo não se baseia simplesmente no que está escrito em um livro. Vamos lá:

 

 

"De nada adianta vc ser bonzinho, fazer boas obras e não crer que Jesus morreu por você, e que por causa disso vc pode escolher não ser condenado."

 

Por que? Porque isto está na Bíblia segundo a visão evangélica?

 

Eu não acredito que Jesus morreu por mim. Eu acredito que ele morreu porque ele foi brutalmente assassinado.

 

Imagine uma pessoa que nasceu em uma familia cristã, mas que se tornou ateísta e, apesar disso, sempre fez o bem, sempre contribuiu para o crescimento da sociedade, sempre ajudou a muitos de coração, sem pedir nada em troca. Você realmente acredita que uma pessoa assim mereça arder eternamente no fogo do Inferno?

 

Desculpe, mas o Deus em que eu acredito jamais permitiria isso. E esse foi um dos motivos que quase me levaram a ser ateu.

 

 

"Não é questão de fé, está CLARO no texto. Fé é a certeza de que coisas que se esperam e a convicção daquilo que não se vê."

 

É uma questão de fé sim. O simples fato de você CRER que o texto é infalível e é a verdade, já que baseia todo o seu sistema de crenças nele mostra que é sim uma questão de fé.

 

"O homem só é salvo pq ele crê que Cristo foi enviado para morrer por ele."

 

Por que? Eu queria entender esse raciocínio, mas não consigo. Por que para ser salvo há a necessidade da crença de que Cristo morreu por todos?

 

Então eu estou condenado? Os ateus e agnósticos também? Os muçulmanos, os budistas e todos os profitentes das religiões orientais estão condenados ao fogo eterno? Então o cara que nasceu no Tibet e foi criado no Budismo vai pro inferno porque deu azar de nascer lá? Um árabe que foi criado dentro do Islamismo também?

 

E não me venha dizer que eles são ignorantes, pois no mundo globalizado de hoje quase todos conhecem o cristianismo, assim como nós temos acesso a informações sobre todas essas religiões.

 

Essa é a diferença básica entre o Espiritismo e as religiões constituidas, que reclamam a verdade absoluta para si mesmas, pregando que fora das suas crenças não há salvação, enquanto que para o Espiritismo qualquer um pode se salvar, independente de época, local, credo ou religião.

 

"Isto é graça, é favor imerecido. É isso que a Bíblia ensina, não há margem para interpretação diversa. Os católicos crêem nisso, os evangélicos crêem nisso, os anglicanos crêem nisso, os episcopais crêem nisso. Até os TJs crêem nisso (segundo as últimas considerações do Rafal neste tópico)!

 

As únicas religiões que guardam ligações diretas ou indiretas com o cristianismo que não crêem nisso são o judaísmo e o espiritismo."

 

E por conta disso eu devo acreditar também? Meu raciocínio é invalidado porque as religiões cristãs acreditam nisso? Nada disso, principalmente se considerarmos as religiões evangélicas vieram do catolicismo através da reforma. Ou seja, a base é uma só, a mesma, logo é lógico que essas questões básicas de fé devam ser as mesmas ou pelo menos semelhantes.

 

 

"Então vc não sacou direito... O recado aí é claro: aquele que não é salvo nunca vai fazer boas obras, logo será apartado dos salvos, simples assim."

 

Peraí, quem não é salvo NUNCA vai fazer boas obras? Então para se fazer boas obras é um pré-requisito aceitar Jesus como seu salvador para posteriormente ser salvo, e então fazer as boas obras?

 

Isso quer dizer que é impossível que ateus, agnósticos, espíritas, budistas, muçulmanos, umbandistas façam boas obras REALMENTE, de bom coração, sem segundas intenções? Agora, além da salvação, as boas obras reais são privilégios somente dos cristãos?

 

Não é isso que a observação da vida me mostra.

 

"E ainda vem me dizer que o Espiritismo não prega boas obras como pré-requisito de salvação?? WTF??"

 

Exatamente, não é nem nunca foi pré-requisito para a salvação. Para o Espiritismo, a "salvação" se dá através da evolução espiritual, que ocorre através de inúmeros instrumentos que existem na natureza e que possibilitam essa evolução. A oportunidade de fazer caridade e boas obras sem pedir nada em troca é um desses instrumentos e uma das conseqüências da evolução espiritual, e caridade e boas obras não significam dar um prato de comida para um mendigo na rua, e sim toda a conduta que a pessoa tem na vida do instante que nasce ao instante que morre, e antes e depois disso também.

 

 

"Como eu disse, quer acreditar que boas obras levam à salvação, acredite. Mas não diga que a Bíblia abaliza isso, pq daí vc vai se deparar com Efésios 2:8-9 e aí eu quero ver como vc explica essa discrepância tremenda."

 

Não há discrepância alguma. O texto de Paulo aos Efésios pra mim é claro, assim como é claro Jesus quando diz que a cada um será dado segundo as suas obras, ou claro como o livro de Tiago que diz que a fé sem obras é morta. O próprio Paulo aliás disse aos Coríntios que "...ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." demonstrando claramente que o amor, e é esse amor que ele fala que os Espíritas chamam de caridade, está acima da fé em grau de importância, o que ainda é corroborado no versículo 13 do mesmo capítulo: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Paulo não poderia se contradizer. Logo, para eu explicar o que ele disse na carta aos Efésios antes eu teria que analisar sob quais circunstâncias ele escreveu aquilo, para quem ele escreveu aquilo e porque ele escreveu aquilo para então chegar à conclusão do significado das suas palavas, que, repito, estão de pleno acordo com o Espiritismo. Só que eu não vou fazer isso, pois o texto ficaria demasiadamente longo e eu estou com preguiça. Mas se você quiser realmente saber a visão espírita sobre o assunto há alguns textos na internet que eu posso indicar.

"Análise superficial do texto. Uma criança de 6 anos em fase de alfabetização saca essa leitura,..."

 

Ou seja, todos os espíritas então tem idade mental inferior a uma criança de seis anos?

"...porém o que Cristo falou aí é muito mais profundo: aquele que supostamente é salvo deixou o sujeito à míngua e o samaritano, incrédulo, ímpio, ajudou. Sabe qual é a moral da história: cristão, TOMA VERGONHA NA CARA E SE VC É REALMENTE SALVO É VOCÊ QUEM TEM QUE AJUDAR E NÃO O SAMARITANO!"

 

Não me parece lógico que a moral da história seja essa. Quer dizer que quem tem que salvar é o cristão? O samaritano, ou o homem sem fé não deve ajudar? E o samaritano que ajudou, por não ter fé, é nada aos olhos de Deus? Tal como aquele que se diz cristão e nada faz?

 

Quem é melhor aos olhos de Deus? O homem que diz ter fé e aceitar Jesus, mas que o faz superficialmente e por isso não pratica obras, ou aquele homem que não tem fé, mas ajuda a todos no seu caminho?

"Lógico... a nossa cabeça humana, limitada, vingativa não consegue compreender que um bandido desgraçado como aquele da cruz ao lado de Jesus possa ser salvo simplesmente por crer com extrema sinceridade que é pecador e que Cristo morreu por ele. Não compreendemos isso pq quando paramos pra pensar nisso, a gente se auto avalia e percebemos que muitas vezes somos mais incrédulos que os próprios incrédulos e nos enganamos o tempo todo com dízimos, ofertas e boas obras, tudo para ficar 'bem na fita' com Deus... Não adianta, vc já está condenado."

 

Quem faz caridade com o intuito de ficar "bem na fita" com Deus já está condenado. Isso é hipocrisia, e não é a isso que o Espiritismo se refere quando fala em obras e caridade.

"A Bíblia é clara em citar a incredulidade como caminho certeiro para condenação. O problema é que vocês espíritas pegam alguns trechos que Jesus falou, tiram do contexto bíblico (onde vi isso antes?) para afirmar suas idéias. É melhor que assumam que seguem as interpretações do Alan Kardec do que dizer que a Bíblia apóia que a salvação só se dá por obras."

 

Contexto bíblico ou contexto evangélico? A Bíblia dá margem a inúmeras interpretações sim. As próprias traduções, em muitos casos com passagens diferentes uma das outras mostram isso. Não fossem essas interpretações não existiriam tantas denominações cristãs.

 

E eu não entendo porque alguns crentes insistem em dizer que os espíritas pegam "alguns trechos" da Bíblia para afirmar suas idéias. Isso é uma mentira deslavada, daquelas bem cabeludas mesmo. Se os crentes se dessem ao trabalho de ler o que diz o Espiritismo andes de julgá-lo talvez não dissessem esse tipo de coisa.

 

Primeiramente é preciso dizer que o Espiritismo não precisa da Bíblia para afirmar suas idéias, porque não crê em livros sagrados. O Espiritismo estuda e analisa a Bíblia, POR COMPLETO, como livro histórico, como analisa tudo o que diz respeito ao conhecimento humano.

 

Mas não é porque os espíritas não aceitam a Bíblia como livro sagrado e infalível que eles vão permitir calados que crentes diversos digam que a Bíblia condena o Espiritismo, quando o que os espíritas vêem nela é justamente o contrário.

 

Aliás, teve uma vez que eu vi uma Bíblia com uma tradução que incluia a palavra "espiritismo", dizendo que Deus condenava o "espiritismo", sendo que esta palavra só foi criada em 1857 por Allan Kardec.

 

E falando em Kardec, os espíritas não o seguem como alguns crentes afirmam. Kardec foi o início, foi a base, mas o ensino do Espiritismo vai muito além dele, é um conjunto de estudos feitos por diversos pensadores. O próprio Kardec disse que seria assim, afirmando inclusive que se a ciência provar que algum postulado do Espiritismo está errado, cabe ao espírita abandoná-lo e seguir a ciência. Os espíritas verdadeiros não vêem Kardec como um ser supremo e infalível. Por isso os espíritas que sabem o que é o Espiritismo rejeitam o termo "kardecismo", que foi um apelido de muito mal gosto que a Igreja Católica ajudou a difundir.

"Vc parte de uma falsa presunção. Mesmo um crente com boas obras não pode ser tomados por nós como salvo já que não estamos vendo o coração dele, as suas motivações lá do âmago (aquele corrupto, vil, vituperado como disse antes). Deus vê. Só Deus sabe quem efetivamente está salvo pq Ele vê o coração do Homem, Ele sabe o que rola lá dentro."

 

Ok, só Deus sabe efetivamente o que se passa no coração de uma pessoa. E se Deus ver que um ateu é de fato bom, que ajuda sem interesses, que tem um grande coração, que faz o bem pelo prazer de fazer o bem? Mesmo assim este ateu estará condenado ao sofrimento eterno?

 

Ou você não acredita que possam existir não-cristãos que sejam realmente bons? Isso é que a minha razão não consegue aceitar.

 

"Uma pessoa que diz que aceitou a Cristo e não faz boas obras nem vive de forma irrepreensível NÃO FOI SALVA, NUNCA CREU. Dizer que creu é uma coisa... Efetivamente crer é outra bem diferente."

 

Tudo bem, realmente é contraditório se dizer cristão e não agir como tal. O problema é que você coloca as boas obras como conseqüência da fé e da salvação. Só que existem pessoas que fazem boas obras EFETIVAMENTE e não tem fé cristã.

"Quanto àqueles que não conhecem os ensinamentos de Cristo, nem nunca ouviram falar Dele durmo tranquilo. Deus nunca condenou ninguém pela ignorância. Mas condenou com gosto aqueles que ouviram de Jesus e o recusaram."

 

Seguindo esse raciocinio então Deus foi muito injusto comigo. Afinal, se eu tivesse nascido em uma tribo indígena que jamais ouviu falar de Jesus, meu lugar no paraíso estaria garantido, pois eu seria um ignorante por não conhecer as grandes verdades do Cristianismo e não teria culpa disso.

 

Mas Deus preferiu me colocar em um país de maioria cristã, e me dotou de uma razão que não permite que eu aceite que alguém possa ser salvo simplesmente por aceitar Jesus como salvador, passando uma borracha em cima de todos os erros que eu possa ter cometido. Logo eu estou danado.

 

De novo, Justiça Divina pra mim é outra coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) É. Há o lema "Fora da caridade não há salvação" . 

 

2) Absolutamente errado essa visão de que os espíritas acham que qquer  caridade leva a salvação.

 

3) Isso quereria dizer que pessoas que fazem caridade e postam p/ fotos e exibem a quantia da doação e tals estariam salvas.

 

4) A verdadeira caridade leva a salvação sim, pq implicaria em vc  tirar o olho do seu umbigo e pensar na necessidade alheia, se importar com a dor, a vida do próximo.

 

5) Estas atitudes só se vêem em alguém que   NÃO  se preocupa com a salvação, pq não a vêem como recompensa e sim como uma consequência. Não têm medo de inferno, satanás, cramunhão, ou coisa que o valha.

    
[/quote']

 

1) Exato... esse lema, como eu disse, não tem embasamento bíblico. É uma doutrina extra-bíblica. Quer acreditar que caridade leva a salvação? Be my guest, mas não queira dizer que isso está na Bíblia pq não está.

 

2) Todos os links que leio de espíritas dizem isso. Posso ter generalizado, mas como os espíritas vêem realmente a questão então?

 

3) Não entendi. A idéia que os espíritas passam para a sociedade é que se vc quer ser salvo, precisa fazer caridade. É esse raciocínio que está errado. Vc tem que fazer caridade pq é um DEVER seu e não esperando algo em troca (no caso, a salvação). Até Romanos nos deixa bem claro qual é a visão de Deus sobre o homem em geral. Uma visão pesada daquelas não comporta caridade como meio de salvação sob qualquer hipótese, só a graça e misericórdia Dele mesmo para tanto.

 

4) A caridade é consequência da salvação Shy e não pré-requisito. Aliás, é estranho o espírita falar em "salvação"... Afinal, vcs crêem em reencarnação ou seja, pq seríamos salvos já que temos sempre uma nova chance de sermos melhores?

 

5) Também não entendi aqui. O raciocínio está correto, sob certo ponto de vista. O verdadeiro cristão não faz caridade visando a salvação, ele faz caridade pq ele SENTE NECESSIDADE DE FAZÊ-LO, sua vida resta incompleta se ele não ajudar ao próximo. Como vê, esta é uma noção bem mais nobre de caridade e suas motivações. Mas da forma como vc colocou esse ponto aqui, realmente não entendi o que vc quis dizer.

 

1- Não está escrito explicitamente, mas o que tu acha que foi toda a história de Jesus, a partilha ds pães, dos peixes ??

 

2- D, QQUER caridade não. eles partem do suposto que alguém que não esteja no caminho da salvação são incapazes de fazer caridade.

 Tipo assim, obrigue um playboyzinho-queimador-de-índio a fazer a caridade.

 

3- Uai, mas não foi o que eu postei antes... aff! Até p/ concordar cmg tu "disconcorda"! 06 

 

4- Reencarnação é uma nova chance de salvação. Se tu não conseguiu ser bonzinho numa vida, tu tentará de novo...de novo... sabe pq?

 Pq é dito que "nenhuma ovelha será perdida"... tá na bíblia!

 

5- Tu mesmo respondeu isso:

 By D:

 "... O verdadeiro cristão não faz caridade visando a salvação, ele faz caridade pq ele SENTE NECESSIDADE DE FAZÊ-LO, sua vida resta incompleta se ele não ajudar ao próximo."

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...