Jump to content
Forum Cinema em Cena

Leões e Cordeiros - Lions for Lambs


sunderhus
 Share

Recommended Posts

  • Members

Beowulf, Piaf, Leões, Planeta Terror, Deite Comigo, Encantada, Bee Movie.

 

Enfim, vi o filme hoje e...

 

LionsForLambsMoviePoster_001.jpg

 

É no mínimo difícil explicar como Leões e Cordeiros funcionou tão bem em mim, já que muitas decisões do diretor e do roteirista geralmente não são bem aceitas por mim. O filme é repleto de patriotismo exacerbado, é apelativo, pretensioso e panfletário na maior parte do tempo (com uma estrutura narrativa que se assemelha a uma palestra, com introdução, desenvolvimento e conclusão), mas mesmo assim tocou em uma faceta minha que nunca tinha encontrado antes.

 

O maior acerto desse filme é o seu elenco, à começar por Meryl Streep que entrega intensidade e caráter de maneira genuinamente interessante a Janine Roth, superando a fragilidade do roteiro com classe e fineza. Tom Cruise, por sua vez, é outro que entrega uma faceta corajosa e arriscada, entregando carisma e ao mesmo tempo ambiciosidade a um senador bastante influente. Inclusive, as cenas envolvendo Cruise e Streep são de longe as melhores, já que os atores alcançam uma imensa química e dinâmica em cena, tornando o embate verbal que presenciamos não apenas tenso, como também realista e verossímel.

 

A segunda parte do longa é um pouco inferior a primeira, onde acompanhamos o professor Stephen Malley (Robert Redford, em geral muito bem) e o aluno Todd Hayes (Andrew Garfield, mediano) conversando. Assim como na parte anterior, os atores conseguem estabelecer uma grande dinâmica, muito embora os tropeços dos atores (Garfield às vezes irrita, Redford não percebe a grande auto-confiança de Malley, entre muitas outras coisas) tirem um pouco o impacto dela. Ah, e é claro, o roteirista utiliza um discurso mais manjado para transmitir sua mensagem (as palavras finais de Malley são pífias).

 

Por fim, (DE LOOOOONGE) a pior parte de Leões e Cordeiros: dois patriotas (Derek Luke e Michael Peña, também medianos) na guerra caem de um avião após um bombardeio. Essa parte jamais mostra a que veio, servindo mais para movimentar a história de seu debate inesgotável com tiros e bombas do que qualquer outra coisa.

 

A direção de Robert Redford é limitada pois o filme não pára seu discurso. Mesmo assim, certas tomadas de Redford funcionam (como acompanhar o tiroteio dos patriotas por um radar) e outras são clichês e pífias (como a aproximação da câmera em Malley ou Irving quando estes começam seu discurso). Mas como disse, depois de tudo isso, os erros da direção e do roteirista são praticamente esquecidos por mim, já que me estimulou realmente a ler mais coisas sobre política, corrupção e afins. Seu conteúdo pode até não ser original, mas a forma realista e corriqueira com que transmite fez toda a diferença e bem possivelmente foi isso que me fez gostar de Leões e Cordeiros. 3,75/5
Bernardo2007-12-04 00:34:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem melhor do que eu esperava, não entendi pq foi tão mal recebido. A única parte que achei que deixou um pouco a desejar foi a do Redford com o aluno,que me soou meio vazia em alguns momentos, já as cenas de Cruise e Streep são o ponto alto, com bons diálogos, até lembram um pouco The West Wing. Gostei em especial do final, que não se preocupa em deixar tudo explicadinho como geralmente acontece. 4/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

isso pq felipe, os criticos estão cada vez mais incompetentes e falando cada vez mais asneiras, e hj em dia tudo o q eles querem é aquela produção impecável, figurino, direção de arte, etc ou talvez algo com muito sangue, cortes rápidos ou mesmo aqueles diálogos pseudo-intelectuais q eles mesmo nem entendem pq claro, não faz sentido algum, e esquecem q 1 filme antes de tudo não se faz por isso, e sim começa e termina com uma boa estória, e analisando o roteiro de lions ..., sim, é algo bastante subversivo na visão atual, claro q não chegando nos moldes de um clube da luta ou um laranja mecânica ou um v da vingança, mas chegando algo perto disso, pq vc acha q esses filmes não são bem aceitos de uma maneira geral pelos criticos e pelas pessoas? sim, é isso mesmo, é pq coloca o dedo lá no fundo da ferida e isso meu camarada, é a mesma coisa q mexer em onça com vara curta, isto é, ninguém quer "correr riscos", sem dizer q esse é 1 filme filmado em poucos cenários, imagina como seriam filmes como 'quem tem medo de virginia woolf', 'disque m para matar' ou 'festim diabólico' hj em dia, com 1 minimo de cenas e uma cacetada de diálogos, seriam um desastre absoluto, assim como foi lions, principalmente pq é avaliada por essa degradada geração MTV do qual vários "criticos" sofreram / sofrem influência

Link to comment
Share on other sites

  • Members

sim o filme foi feito em poucas cenas as vezes foi dificil de compreneder os dialogos mais umna coisa em que eu reparei é de que uns tempos pra cá a maioria dos filmes tem citado a guerra do iraque.

 

mais pelo uque me parece os estados unidos naum tao aguentando mais ve os soldados numa guerra sem fim,

 

e muitos tem tentado passar essa mensagen de "ACABEM COM A GUERRA". pois antes a maioria dos filmes mostrava a guerra em si mortes e violencia. mas esse filme como exemplo mostrou a parte politica da guerra onde tudo começou e porque começou.

 

esse filme retratou claramente os sentimentos do povo americano sobea a guerra q estar ocorrendo.

 

mostrando o lado politico (o presidente)e o lado do povo (o professor e o aluno) ReH_13572007-12-11 15:39:16

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...