Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

Festim Diabólico é o supra-sumo do ponto que você citou Renato, um filme inteiro sem cortes ( quer dizer, os cortes existem, mas ele consegue inserir a troca de rolos no desenvolvimento da ação )

Os filmes da fase inglesa de Hitch são um mistério ainda pra mim. O lado bom é que tem uns 8 ou 9 novinhos em folha na locadora aqui esperando, mas estou sempre adiando. Adoro Hitch, mas estou buscando mesmo alguns outros diretores( também estou sempre buscando tempo, o que é o mais difícil )
Link to comment
Share on other sites

 

Tem uma cena que acho magnífica em Rope: quando o personagem de Jimmy Stewart começa a revelar sobre suas suspeitas de como havia sido o suposto assassinato e a câmera vai acompanhando passo a passo como tudo teria ocorrido seguindo sua narração e o cenário estéril. E quando a câmera chega perto do baú...Excepcional.  

Mr. Scofield2008-05-31 07:34:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Um filme que gosto muito é Disque M para Matar Vertigo e Psicose são fodões' date=' mas em Disque M o Alfred se supera... ele conduz todo o filme em praticamente um único ambiente e em nenhum momento o filme fica cansativo. [/quote']

 

Eu já acho que o filme peca um pouco por ter todos os seus deslindes descritos por falas. Mas mesmo assim o filme é 1313
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Os filmes do hitch q eu ví foram:

 THE LODGER: A STORY OF LONDON FOG

 O RINGUE

 ASSASSINATO

 O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

 OS 39 DEGRAUS

 A DAMA OCULTA

 ESTALAGEM MALDITA

 SUSPEITA

 PAVOR NOS BASTIDORES

 A TORTURA DO SILÊNCIO

 DISQUE M PARA MATAR

 O HOMEM ERRADO

 OS PASSAROS

 MARNIE-CONFISSÕES DE UMA LADRA

 CORTINA RASGADA

 TOPAZIO

 FRENESI

 TRAMA MACABRA

 

 Eu fui o o unico a ver THE LODGER? Ninguem consegue baixar o filme? Pois vale muito a pena.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu assisti hoje o sublime Festim Diabólico' date=' filme totalmente feito em um único plano-seqüência, para tirar o gosto ruim da porcaria Cortina Rasgada, quase imune a ponto positivos.

 

Ainda tenho que ver muito dele, tenho particular interesse no Disque M Para Matar e em Rebecca.
[/quote']

 

Eu gostei mais de Disque M para Matar do que Janela Indiscreta. Achei este último muito lento em relação aos outros filmes de Hitchcock.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim Questão' date=' é complicado discutir sobre esses filmes antigos mais desconhecidos, por serem difíceis de se encontrar, além é claro de serem... desconhecidos.06

 

O mais antigo do Hitch que vi foi justamente Rope. 12
[/quote'] Mas a questão é justamente essa VICKING. Quando se fala em Hitchcock, as pessoas pensam logo em PSICOSE, OS PASSAROS, ou ROPE por exemplo. Minha intenção, é lembra q Hitch foi muito mais do q isso. Queria não só analisar as grandes obras de Hitchcock, mas tambem as pequenas, aquelas q marcaram d alguma forma a sua carreira, alem é claro, de analisar a evolução deste grande diretor.

 Vc chegou a ver O RINGUE? É um bom filme. O link ta ali, pra quem quiser ver. Não é dos melhores do diretor, mas com certeza não se encontra entre seus piores. De uma olhada quando tiver um tempo.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Como os filmes mudos realmente não tiveram saida nenhuma aqui, tentarei continuar a trajetoria pela carreira do diretor. Depois de O RINGUE, hitchcok dirigia mais alguns filmes, mas só chamaria a atenção d novo com CHANTAGEM E CONFISSÃO.

chantagem-e-confissao-poster01.jpg Este filme tem uma certa importancia historica, pois não foi apenas o primeiro filme falado do diretor, como tambem o primeiro filme falado da Inglaterra.

 Na trama,baseada na peça de Charles Bennet,  Alice(Anny Ondra) namora Frank Webber(John Longden), mas o relacionamento dos dois esta enfraquecido, pois Alice sente-se negligenciada em nome do trabalho de Frank. Por isso, ela acaba se envolvendo com um pintor, que acaba tentando estupra-la, e na tentativa de se defender, ela acaba o matando a facadas.

 Pra piorar a situação, seu namorado acaba sendo encarregado do caso, e ainda há um chantagista querendo lucrar com a situação. 

 O filme é bom, mas poderia ter sido bem melhor. Hitch não tem pressa em nos contar a historia, conduzindo tudo com calma. O diretor brinca com o fato d o filme ser falado, e nos 8 primeiros minutos da fita, dá pra jurar q se trata d um filme mudo. Ha tambem um otimo jogo de camera, engenhoso para epoca, na cena em q Alice sobe as escadas com o pintor em seu atelie. O palhaço pintado por este, tem uma forte presença, como se risse da personagem depois do ocorrido. O estado q Alice fica depois d esfaquear o homem é mostrado com genialidade pelo diretor, onde a garota ve ouve coisas q a levam para o momento do assassinato. Destaque para a cena do café da manhã.

 CHANTAGEM E CONFISSÃO porem, tem 2 grandes problemas. o primeiro é a fotografia fraca. Aqui não tem a desculpa da epoca, pois THE LODGER, bem mais antigo tem uma fotografia bem melhor. O 2 é a conclusão. Depois d conduzir a historia com calma, mas sem perder o ritmo, o roteiro simplesmente joga a solução do problema d forma simplista e conveniente, quando podia ter sido melhor explorado.

 Vale resaltar tambem algumas curiosidades. Hitchcock decidiu transformar o filme em falado logo no começo das filmagens, pois ele havia sido concebido pra ser um filme mudo.

 Temos a classica aparição do diretor, aqui nem vou falar, pois é muito facil encontra-lo.

 Não é a voz de Anny Ondra q ouvimos, pois ela não sabia falar inglês(era alemã) portanto, acabou sendo dublada.

 Hitchcock inicialmente, pensou em outro final, esta em forma de spoiler, pois entrega o final do filme. Ele queria q Alice fosse presa, e Frank prometeria a ela q faria d tudo para q ela não fosse condenada, mas o estudio não gostou da ideia.

 Mas é de Hitchcock q estamos falando, e apesar dos pesares, é um otimo filme,diversão garantida.

 Espero opiniões sobre este filme, q espero seja mais bem sucedido q os dois anteriores.

 Valeu16

 
Questão2008-06-08 20:03:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também nunca vi esses filmes que o Hitch fez na década de 20, o mais antigo que já vi foi Os 39 Degraus, de 35, num vhs prestes a apodrecer.06 Gosto bastante de filmes "menores" dele, como esse, O terceiro tiro, Sabotador e Rebeca, mas acabo achando um pouco super-estimados os que são considerados suas obras-primas.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...