Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

Ih, Jack, deu azar. O que eu assisti foi Sabotador.06

 

01. Festim Diabólico
02. Disque M Para Matar
03. Suspeita
04. Sabotador
05. Pavor nos Bastidores
06. O Terceiro Tiro

07. Cortina Rasgada

 

Suspeita segue todas as convenções do gênero (com exceção de uma ótima discussão sobre "assassinato X acidente" que rola no terceiro ato), mas eu acabei gostando sim. Tem duas ótimas atuações (Grant e Fontaine), um bom final (mesmo que melodramático) e é bem dirigido, o que impede que o filme caia na mesmice que, de outra forma, aconteceria. 3,5/5

 

Sabotador é divertido. O Hitchcock consegue construir toda uma rede de corrupção com exímia eficácia, cercando seu portagonista com inúmeros obstáculos (lá pela metade - mais precisamente durante uma festa de gala - vc chega a pensar que o mocinho não vai conseguir se salvar, o que é formidável para um filme como esse). Acaba se tornando repetitivo em certas partes e lá nos minutos finais acaba parecendo estar se arrastando, mas eu gostei sim. 3/5

 

Pavor nos Bastidores é mediano. Tem uma direção elegantíssima (com travellings lindos!) e que cobre o filme de uma aura de glamour apropriada aos propósitos da narrativa, mas jamais consegue ser tenso como os outros filmes do diretor. Parece mais um mero exercício do diretor. 2,5/5

 

O Terceiro Tiro tem uma premissa ótima, mas acaba dando origem a um filme fraco. A burrada das burradas é cometida por roteiro e direção: utilizar uma abordagem cômica no desenvolvimento da trama. E as piadas são péssimas viu, basicamente todo o filme limita-se a uma mesma piada: enterrar e desenterrar o corpo do Harry (existem outras, que também são péssimas, como um carra que tropeça no corpo do morto sem sequer perceber isto). E é longo, longuíssimo, interminável e extremamente exaustivo. Felizmente tem a Shirley MacLaine (linda e simpática) e o final, que representa a única parte engraçada do filme. 2/5

 

Nada demais, até aqui. Mas hoje e amanhã devo estar vendo A Sombra de uma Dúvida, Psicose e Janela Indiscreta.
Bernardo2008-07-03 13:55:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Li em algum lugar aí atras que o Bernardo prefere Rope à Dial M for Murder. É inacreditável a visão completamente oposta que temos do que é bom cinema.06

 

 

North by Northwest/ Intriga Internacional - OP.

Diálogos afiadíssimos estilo Casablanca, atuações memoráveis, algumas cenas antológicas. Sem mais...

 

Um detalhe interessante é que uma das cenas antológicas é o ataque do avião. É uma cena fora de contexto e completamente esdrúxula, do ponto de vista lógico e intelectual. Digna das tentativas de assassinato da série do Batman barrigudo. Enfim, quase surreal. Mas é muito, muito, MUITO bem filmada e climática. E isso serve pra os babacas analisadores de roteiro que existem por aí.

 

Perucatorta2008-07-03 21:02:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu pobre top Hitch... A mudança na última vez que postei é Um Corpo Que Cai, sucumbi levemente a visão alheia de que o filme é magistral, mas ainda assim não acho ele perfeito, como Janela.

 

1)Janela Indiscreta - 6/5
2)Psicose - 5/5
3)Festim Diabólico - 4/5
4)Disque M Para Matar - 4/5
5)Os Pássaros - 4/5
6)Um Corpo Que Cai - 4/5

7)Trama Macabra - 4/5
8)O Homem Que Sabia Demais - 4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Bom, chegou a hora de falar de JOVEM E INOCENTE(young and innocent/1937).

MV5BMzcyMjMyOTQ5OF5BMl5BanBnXkFtZTcwMzExMTMyMQ@@._V1._SX228_SY399_.jpg

 

 Na trama, uma famosa atriz de cinema(Pamela Carme), é encontrada morta em uma praia. Robert Tisdall(Derrick de Marney) é um homem que por estar no lugar errado , na hora errada, acaba se tornando o principal suspeito do crime. O fato de ser o principal herdeiro da falecida fortifica ainda mais as suspeitas sobre ele. No dia do julgamento, ele foge, decidido a provar sua inocencia, para isso, contara com a ajuda de Erica Burgoyne(Nova Pilbeam) a corajosa filha do chefe de policia.

 

 Em JOVEM E INOCENTE, Hitchcock retorna uma vez mais ao seu tema favorito, o homem acusado de um crime q não cometeu, oq faz da historia uma coisa não muito original, oq não quer dizer q o filme seja ruim.

 A sequencia da descoberta do corpo é bem interessante, podemos jurar q a mulher esta nadando, quando na verdade são as ondas jogando o cadaver. O humor inglês tambem esta presente,´como na briga no "tom hat" e principalmente na cena da festa de aniversario.

 O climax do filme tambem é muito bem filmado, o take em que a camera sobrevoa o salão de festas, e vai dando um close em certo personagem até chegar em seus olhos é realmente muito bom. A cena é simples, mas foram precissos dois dias para ser finalizada.

 Não há nenhuma atuação marcante, a vitima e o assassino são particularmente ruins, mas felizmente ficam pouco tempo em cena.

 O casal principal tem uma boa quimica. Nova Pilbeam, em seu ultimo trabalho com Hitch, mostra que amadureceu muito nos 3 anos que separam O HOMEM QUE SABIA DEMAIS deste filme, sendo com certeza a melhor do filme. De Marney tambem se sai bem como Tisdall, mas não consegue ter o mesmo carisma de Robert Donat, por exemplo.

 Resumindo, JOVEM E INOCENTE é um filme menor de hitch,que não chega a trazer um algo mais, mas esta longe de ser um trabalho fraco do diretor.

 Como sempre, fico esperando comentarios e opiniões sobre este filme.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jovem e Inocente foi meu segundo Hitchcock, alguns anos atrás, e foi o primeiro nesse esquema "homem acusado injustamente tenta provar sua inocência". Talvez por isso, eu me lembro de ter gostado bastante dele. A relação que se desenvolve entre os personagens é muito interessante, em especial na forma como ela vai influenciando a mocinha. Algumas cenas são magistrais, em especial a que o Questão citou.

 

É bem provável que, caso eu venha a revê-lo, ele caia bastante no meu conceito, mas eu o considero melhor que Agente Secreto, Correspondente Estrangeiro, Topázio, Cortina Rasgada e Trama Macabra, pelo menos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu considero "Festim Diabólico" um dos melhores filmes de Hitchcock (estaria tranqüilamente em um Top 5). Aliás, acho bem superior a "Disque M Para Matar". Embora o segundo possua um dos momentos mais tensos de toda a filmografia do mestre (a seqüência que envolve o assassinato), é um filme que perde um pouco de seu ritmo na parte final, principalmente por ter seu clímax presente no meio na narrativa. Além disso, os motivos que levam o detetive a descobrir as verdades do caso são ocultados do espectador (o que promove um certo desinteresse), e seu terceiro ato é um pouco óbvio e decepcionante. Mas não deixa de ser um ótimo filme, típicamente Hitchcockiano, e com a sempre deliciosa presença de Grace Kelly.

Já "Festim Diabólico" é uma das mais impressionantes experimentações feitas no cinema. Em plena década de 40, o mestre ousara filmar sua obra apenas com planos-seqüência (são oito, de aproximadamente 10 minutos cada - corrijam-me se estou errado), obtendo um resultado extraordinário. Além do mais, utilizara criativas transcrições de cena, inclusive encontrando meios de ocultar algumas delas (closes em lugares escuros, etc.), e criara alguns movimentos de câmera requintados e muitíssimo bem elaborados (viria a aprimorá-los em produções como "Janela Indiscreta", sua maior obra-prima). É um trabalho técnico invejável, quanto mais por ter sido feito sem qualquer auxílio de técnicas digitais presentes no cinema contemporâneo (deveria servir de exemplo ao diretores atuais, para que os mesmos passem a trabalhar mais com a câmera e menos com o mouse do computador). E, por fim, acredito ser este um dos filmes mais angustiantes do meste, o que já vale a recomendação a qualquer aficionado pelo gênero.[/quote']

Eu hein ... Seus posts deveriam vir com a opção: "Assine em baixo" ... 10

 

Concordo em gênero, número e "degrau".0606

Pacto Sinistro tb é angustiante, genial.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Nos aproximamos do final da fase inglêsa. É chegada a hora de analisar o penultimo filme dessa fase, A DAMA OCULTA (THE LADY VANISHE/1938)

dama-oculta-poster01.jpg

  

Este filme é considerado o melhor filme da fase inglesa de Alfred Hitchcock. Pessoalmente prefiro OS 39 DEGRAUS, mas se não é o melhor, A DAMA OCULTA esta entre os melhores desta fase. Ele não foi muito aceito na Inglaterra, mas fez um sucesso estrondoso nos Estados Unidos, chegando a ser considerado pelo New york times, o melhor filme daquele ano, oq chamou a atenção do produtor David O. Selznick, mas trataremos disso em outro momento.

 Na trama, Iris Henderson(Margareth Lockwood) esta indo a Londres de trêm,  para se casar, embora não esteja muito entusiasmada, pois o casamento é arranjado. Durante a viajem, ela conhece a Sra Froy(Dame May Whitty) uma simpatica velhinha. Iris cochila, e quando acorda, a velha senhora desapareceu, ninguem no trêm parece se lembra dela, e sequer há registros que ela um dia esteve lá. Para resolver esse misterio,Iris tera a ajuda de Gilbert Redman(Michael Redgrave), um musicologo, que ela havia se desentendido antes do embarque.

  O filme tem atuações competentes, e para época, é muito bem feito tecnicamente. Pessoalmente, acho que teria sido mais interessante se o mestre do suspense nos deixasse duvidando da sanidade de Iris, mas talvez, se tivesse feito isso, a historia não teria se desenvolvido tão bem. Dá pra notar a evolução de Hitch, em cenas como a do tiroteio, que ainda não esta ideal, mas supera de longe a vista em O HOMEM QUE SABIA DEMAIS por exemplo.

 Claro que algumas cenas tem um forte toque de comedia, como a cena da luta no compartimento de carga, que foi feita mais pra fazer rir do que pra criar tensão. O tema do filme é tão interessante, que ele ganhou uma refilmagem nos anos 70 e foi usado como base para o filme PLANO DE VOO com Jodie Foster. O proprio Hitchcock produziu uma refilmagem em seu programa Alfred hitchcock presents, mas não dirigiu o episodio.

 Detalhe para a presença de alemães como vilões, oq já mostra a tensão pré 2ª guerra, o filme é de 38.

 A DAMA OCULTA é um classico do cinema inglês, e deve ser visto por todos que gostam de cinema. Fico esperando as opiniões.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nenhum comentário para A DAMA OCULTA? Sigamos em frente então. Com o sucesso de A DAMA, Hitchcock foi contatado pelo produtor David O. Selznick, lhe oferecendo emprego nos Estados unidos. Depois de uma reunião, ficou acertado q cada um terminaria o projeto q estava trabalhando no momento, e então iniciariam parceria. Hitch inclusive tinha interesse em deixar a Inglaterra, pois a 2ª guerra já estava engatilhada. Selznick ficou nos States, para produzir E O VENTO LEVOU, e Hitchcock voltou para casa, para dirigir o ultimo filme da fase inglesa, ESTALAGEM MALDITA (JAMAICA INN/1939).

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

 jamaicainn.jpg

 Há um tempo atrás, MARIASHY pediu q citássemos os filmes mais fracos do Hitch. Eu lembro d ter citado ASSASSINATO, AGENTE SECRETO e CORTINA RASGADA. Esses filmes não são o melhor q Hitch tem a oferecer, mas todos eles têm algo q faz com q valha a pena assisti-los. O mesmo não pode ser dito deste ESTALAGEM MALDITA, um filme, em minha opinião, totalmente descartável.

 Na trama baseada no romance de Daphne du maurier (escritora também responsável por REBECCA e OS PASSAROS),que se passa no século 19, Mary (Maureen ohara) acaba de perder a mãe, e vai morar com sua tia (Marie Ney). No caminho, ela conhece o excêntrico juiz de paz da cidade, Sir Humphrey Pengallon (Charles Laughton). Ao chegar no Jamaica inn, estalagem onde sua tia vive com o marido, o violento Joss (Leslie Banks), ela logo descobre que o lugar na verdade serve de fachada para contrabando, e que Joss lidera uma quadrilha de piratas, que fazem os barcos baterem nos rochedos, para depois saqueá-lo, massacrando a tripulação.

  

  A trama do filme é bem fraquinha. As atuações são sofríveis, Charles Laughton, que segundo dizem os críticos, era um grande ator de sua época, esta extremamente canastrão na figura de Sir Humphrey, Maureen Ohara nem tem muito oque fazer com sua mocinha, até Leslie Banks, que havia feito um ótimo trabalho <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em O HOMEM QUE SABIA DEMAIS tem atuação pífia. A única que se salva é Marie Ney, que consegue dar a submissa tia Patience alguma profundidade.

  Os aspectos técnicos do filme também são bem fraquinhos, mesmo para a época. É só comparar o descarrilamento do trem no clímax de AGENTE SECRETO com a seqüência do naufrágio em JAMAICA INN.

 A tradução brasileira não ajuda também, que titulo bem ruim. Não dá pra entender oque aconteceu com Hitch, será que ele fez as filmagens correndo, porque os nazistas estavam chegando?06

  Eu o considero o pior filme do mestre, que poderia ter fechado a fase inglesa, que tem ótimos filmes, com algo melhor. Talvez alguém discorde de mim, então, espero opiniões.

Valeu16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Antes de passarmos para o proximo filme, gostaria de fazer um comentario sobre a fase inglêsa. Foram 11 os filmes analisados. A fase inglesa não é tão popular quanto a americana, e seus filmes sã bem dificeis de se conseguir, mas recomendo a todos aqui, q tentem ver esses filmes do "jovem hitchcock". THE LODGER é a sua genese, um excelente filme, q deixa no chinelo muitos dos filmes falados do diretor. OS 39 DEGRAUS, O HOMEM QUE SABIA DEMAIS, e A DAMA OCULTA são perolas q misturam muito bem comedia, suspense e aventura, assim como JOVEM E INOCENTE, q só peca por não ter o "algo a mais".

 SABOTAGEM e CHANTAGEM E CONFISSÃO tem geniais passagens do melhor suspense, destaque para o primeiro, q como bem disse o JACK RYAN em sua critica, traz uma certa polêmica sobre a relação do artista e o consumidor de sua arte.

 ASSASSINATO, AGENTE SECRETO, e O RINGUE, nãoo são o melhor q o diretor tem a oferecer, mas tambem merecem ser vistos.

 Eu não recomendaria ESTALAGEM MALDITA, mas só se pode dizer q um filme é  ruim ou bom depois de assisti-los não é mesmo?

 Agradeço ao JACK RYAN e ao FELIPE, q foram os q mais colaboraram

nessa primeira parte da jornada cronologica pela filmografia de Hitchcock.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Pouco antes do inicio da 2ª guerra, Alfred Hitchcock se mudou com toda a familia para os Estados unidos, onde foi trabalhar para o produtor David O. Selznick, elevado a um pedestal agora, depois do sucesso de E O VENTO LEVOU.

  A ideia de Selznick éra que Hitch dirigisse um filme sobre o Titanic. Já pensaram, como Hitchcock trabalharia isso?17

 Hitch não gostou muito da ideia, e sugeriu q adaptassem o romance de Daphne Du Maurier, REBECCA, de 1940, q no Brasil ganhou o subtitulo de A MULHER INESQUECIVEL.

rebecca-poster01.jpg

 

 Na trama, uma timida dama de companhia(Joan Fontaine) conhece no sul da frança, Max De Winter(Laurence Oliver). Os dois se apaixonam, e acabam se casando.

 Eles vão viver na Inglaterra, em Manderley, a mansão pertencente a De Winter, e lá, a nova Sra De winter passa a ser assombrada pela onipresente Rebecca, a falecida primeira esposa de Max. Essas perturbações se devem principalmente a Sra Danvers(Judith Anderson) a governanta da casa, q era devotada a primeira patroa.

 

 Deve-se dizer q Hitch começou com o pé direito a fase americana. O filme é otimo, Joan Fontaine nos da uma excelente interpretação da nova Sra De Winter(Q nunca tem o nome revelado), como ela é oprimida por aquele lugar, e consegue passar muito bem o amadurecimento da personagem no 3º ato. Ela foi indicada ao oscar por esse papel, mas não venceu(ela éra a favorita, e muitos dizem q foi uma injustiça). Laurence Oliver tambem esta muito bem como o perturbado Sr De Winter, e foi outro a ser indicado e não levar a estatueta.

 O mesmo aconteceu com Judith Anderson. Sua Sra Danvers é uma das vilãs mais marcantes apresentada por Hitchcock. Sombria, sempre com um olhar de superioridade, e extremamente devotada a Rebecca. Ha até uma certo tom sexual na cena em que a governanta mostra as roupas da falecida a nova patroa.

 A direção de arte tambem esta de parabens. Manderley, a mansão onde se passa a maior parte da historia é realmente grandiosa, e com um forte tom de misterio e melancolia. O cuidado nos detalhes do chalé da praia tambem merece destaque.

 Hitch consegue nos impor a figura de Rebecca de forma tão eficiente, q assim como a protagonista, ficamos nos perguntando quem teria sido aquela mulher, como ela éra, pq exercicia tamanho fascinio nos outros?

 Hitch teve certos incomodos com o produtor, q interferiu muito no filme. Descartou a primeira versão do roteiro(q Hitchcock acreditava ser muito melhor do q aquele q chegou as telas), e apoiado por Laurence Oliver, tentou impor Vivien Leigh como protagonista, mas Hitch fez questão por Joan Fontaine.

 Isso causou um certo desconforto entre os protagonistas, Hitch percebeu q Fontaine se sentia deslocada, exatamente como a personagem, e mandou q todos no estudio a tratassem com indiferença.19

 Rebecca levou o oscar de melhor filme e melhor fotografia.

 

 Espero opiniões.

Valeu16

 
Questão2008-07-12 16:24:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Posso lhe fazer um pedido (Õ,ô)?, só poste os anteriores a Rebecca por enquanto, pois a idéia é fazer a analise cronologica, e assim analisar a evolução do diretor.03

 E caso tenha visto REBECCA, e não tenha feito um texto, já esta na hora de fazer um, ora essa.02

Valeu16
Questão2008-07-12 14:26:46
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...