Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

 06Aviso muito valido ROB GORDON, esse filme só tem em comum o titulo com o filme da Jolie e do Pitt. Na verdade, assim como SABOTAGEM, ele só passou a ser chamado pelo titulo original depois de ser lançado em DVD, pois antes, ele era conhecido por aqui como UM CASAL DO BARULHO(MR.AND MRS.SMITH/1941)

B0002HOEPS.01.LZZZZZZZ.jpg

 

 Em seu 1º ano nos Estados unidos, Hitchcock ficou amigo da atriz Carole Lombard, e foi a pedido dela q ele dirigiu essa comedia romantica, q foge bastante d seu estilo.

 Produzido pela RKO, o mesmo estudio responsavel por KING KONG, SR E SRA SMITH conta a historia do excentrico casal do titulo, Anne Smith(Carole Lombard) e David Smith(Robert Montgomery).

 Na trama, depois de sairem de uma crise, eles são avisados que, por causa de um erro burocratico, não são legalmente casados. David curte a ideia de recuperar a liberdade, embora não queira abrir mão de Anne. Ela entretanto, detesta a situação, e põe o "marido"pra fora de casa. Agora, David tem q reconquistar a mulher q ama, e ainda lidar com outros pretendentes.

 

 Infelizmente, esse filme entra para a lista de filmes fracos do mestre. Hitch não tem muito oq fazer com a trama. Os atores tambem não tem muito oq fazer com seus papeis, e o filme acaba por não cativar em momento algum, fora algumas cenas inspiradas, como a 1ª briga e a conversa de David com um taxista.

 

 Tambem não se nota a assinatura do mestre nesse filme. Diferente de outros de seus trabalhos, vc não bate o olho e diz, "mas é um hitchcock". O filme não é totalmente descartavel, mas não passa de um entretenimento comum, só mais uma comedia rômantica. O proprio Hitchcock disse q a ideia de um casal q descobre não estar mais casado podia ter dado um filme bem melhor, e ele q não soube explorar a ideia.

 

 Mas ele dizia tambem q pelo menos o filme lhe deu a chance de trabalhar com Carole Lombard,os dois tinham uma relação de admiração mutua, eles tinham a intenão de trabalhar juntos novamente, mas a atriz morreu em um desastre de avião pouco tempo depois do lançamento do filme.

 

 Como de costume, espero opiniões.

Valeu16
Questão2008-07-27 00:32:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

04 uma pena mesmo vou procura ver seus filmes estou com vontade de ver  psicose fico pensando quando vou o  o steve spilberg 09.gifque parti vai fazer tambem uma enorme falta não quero que esse dia chegue mas ele ja ta bem velho não04.gif

 

Steven Spielberg tem 61 anos e ainda vai nos dar mtas alegrias, pode apostar. 03

 

Alfred Hitchcock vive e sempre viverá através de seus fantásticos filmes. 16

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

13 so 61 anos eu pensei que ele era bem mais velho fico feliz por isso

 

bom...idade não quer dizer nada, veja o Ledger, mas Spielberg ainda vai ficar tempo por aqui...pelo menos até o dia do contato com o povo lá de cima que ele profetizou em Contatos Imediatos 05

 

mas não esqueçamos que esse tópico é do Hitchcock, daqui a pouco o moderador vai mandar a gente pro outro tópico 060606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
06 nenhum ainda ontem fui compra um dvd para min queria psicose mas não tinha tinha festim diabolico mais fiquei em duvida por não saber nada sobre ele acabei comprando top gun e laranja mecanica que acabei de ver muito bom a proposito esse direto tambem morreu quando?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

06 nenhum ainda ontem fui compra um dvd para min queria psicose mas não tinha tinha festim diabolico mais fiquei em duvida por não saber nada sobre ele acabei comprando top gun e laranja mecanica que acabei de ver muito bom a proposito esse direto tambem morreu quando?

 

Stanley Kubrick??? Morreu em 1999, aos 70 anos, de causas naturais...outra das maiores perdas da história do cinema.

 

Diretores como Hitchcock, Spielberg e Kubrick tiram o cinema do marasmo, sempre que lançam ou lançavam filme novo, o mundo cinematográfico era (ou é) acrescido de mais um obra prima e não apenas de mais um simples filme. Alguns diretores fazem filmes, outros, obras de arte...simples assim... 01

Rob Gordon2008-07-27 01:36:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 Pra não fugir muito do assunto' date=' quais filmes do mestre Hitchcock vc víu ROB GORDON?[/quote']

 

Psicose, Pacto Sinistro, Um Corpo que Cai, Intriga Internacional, Frenesi, Festim Diabólico, O Terceiro Tiro, Trama Macabra, Cortina Rasgada, Disque M para Matar, Rebecca - A Mulher Inesquecível, Quando Fala o Coração, O Homem que Sabia Demais (ambas as versões), Os Pássaros, Janela Indiscreta, Os 39 Degraus, Topázio, Sabotador, Marnie - Confissões de Uma Ladra, Ladrão de Casaca.

Preciso ver se não esqueci nenhum...06

Rob Gordon2008-07-28 00:22:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enquanto esperamos, vamos para o proximo.

 Após o termino das filmagens de SR E SRA SMITH, Hitchcock decidiu adaptar o romance BEFORE THE FACT de Anthony Berkeley Cox.

 Tendo mais uma vez a RKO como estudio, Hitchcock ganhou a chance de produzir o filme, sendo essa a 1ª vez que desempenha esse papel. Escalando Joan Fontaine e Cary Grant para protagonistas, começava as filmagens de SUSPEITA(SUSPICION/1941)

suspicion.jpg

 

 Na trama,Lina Mclaidaw(Joan Fontaine) uma bela jovem, timida e rica, que ainda vive com os pais, e é criticada pelo fato de ainda não ter se casado, conhece Johnnie Aysgarth(Cary Grant), um homem carismatico, bonito e inteligente, embora de carater duvidoso. Ela se apaixona por ele, e um casamento(as escondidas)não demora a acontecer.

 Mas logo ela começa a desconfiar do marido, primeio ao descobrir q ele esta quebrado, e tambem por ser quase um mentiroso compulsivo. Lina passa então a viver com medo, quando suspeita que o marido possa ser um assassino, e o pior, que ela possa ser a proxima vitima.

 

 Hitchcock enfrentou muitos problemas com esse filme, principalmente no q dizia respeito a conclusão. Comentarei isso mais abaixo, pois revela detalhes importantes do filme, mas pela 1ª vez em sua carreira, Hitch filmava uma historia sem saber onde ia dar, exatamente, ele não sabia qual ia ser o desfecho da pelicula.

 Hitch trabalha pela 2ª e ultima vez com Joan Fontaine, ela chegou inclusive a ganhar um oscar por esse papel, dizem que foi mais pra compensar por ela não ter ganho por REBECCA, e o pior é q eu não duvido. Ela realmente é a personagem em seu 1º trabalho com Hitch, e não consigo ver essa mesma dedicação aqui. Creio eu, que ela é a unica q podia ter se beneficiado dos problemas do filme, por razões que explicarei mais a frente. Ela co-escreveu o roteiro com Alma Hitchcock, mas não foi creditada.

 Este é tambem o 1º de 4 filmes que Hitchcock trabalha com Cary Grant, ator que Hitchcock gostava muito de trabalhar. Segundo ele"Não se dirige Cary Grant, você o coloca na frente de uma camera". Grant atua bem, conferindo a dualidade que Johnny deve nos passar, mas perde o equilibrio em certos momentos.

 Um personagem q merece destaque é o grande amigo de Johnnie, Beaky, vivido por Nigel Bruce, com quem Hitch tambem havia trabalhado em REBECCA. Beaky é um personagem cativante, bondoso e meio abestalhado, sua ingenuidade acaba contrastando com a dualidade conferida por Johnny e a tensão crescente q Lina vive.

 

 Essa tensão é bem construida por Hitchcock, disso não se pode duvidar. Do momento em q Lina joga um jogo de montar palavras, e instintivamente monta a palavra assassino, a emblematica cena em q Johnny leva um copo de leite para Lina, o leite se destaca na escuridão, dando um ar fantasmagorico a cena(tudo conseguido com uma mera lampada dentro do copo). Mesmo com todas essas virtudes, SUSPEITA falha em certos momentos, quando o suspense se torna um drama, e o diretor não consegue balancear bem esses dois aspectos da historia.

 Um comentario meio sem noção da minha parte. Considero filme e trailer duas artes distintas, era dificil encontrar um bom trailer nos anos 40, mas o trailer de SUSPEITA é muito bom. Um otimo monologo de Lina contando a relação que tem com o marido e as suspeitas que tem. O interessante é que o trailer tem muito mais a ver com a ideia q Hitch tinha para o filme inicialmente, do q o proprio filme.

 O resto do post é pra quem víu o filme, se não viu, não leia.

 

 Hitchcock planejava ser bem mais fiel a obra original do q foi o filme. Hitch adorou a ideia d uma mulher q, de certa forma, era cumplice do proprio assassinato. No livro, ela não tinha a suspeita q o marido pretendia mata-la, tinha certeza.

 No trailer do filme, o monologo de Lina mostra bem isso. Ela diz" Não vou dete-lo, pois o amo demais para viver sem ele, e não tenho medo de morrer, não é isso oque me tortura, o terrivel é a espera, não saber onde vai acontecer, quando vai acontecer, e o quão doloroso sera".

 

 Na 1ª versão do roteiro, Lina beberia o copo de leite, q de fato estava envenenado. Pra quem não se lembra, ela esta escrevendo uma carta quando Johnny entra com o copo. No roteiro original, ela pediria q Johnny botasse a carta no correio, e antes de ele sair, diria a ele pra nunca se esquecer q o ama. Ele sairia e ela beberia o leite. O filme terminaria com Johnny assobiando pela rua, e colocando a carta de Lina pelo correio, enquanto ouvimos em off, o conteudo da carta. Lina confessando a sua mãe que sua morte não foi natural, que Johnny a matou, e ela deixou-se matar, pois não poderia viver sem ele. Com certeza seria um otimo final.

 

 Mesmo sendo o produtor, Hitchcock não conseguiu fazer com que o estudio aceitasse esse final. Uma das razões alegadas, era q o publico não aceitaria a figura de Cary Grant, normalmente em papeis de galã, como um assassino, o proprio Grant não se achava capaz. O final teve q ser reescrito, passando por duas versões, até chegar a uma que agradasse ao estudio e ao proprio Hitchcock. Na 1ª, Johnny simplesmente morreria na guerra, oq seria terrivelmente anticlimatico, pra não dizer idiota, em uma 2ª versão, ele mataria Lina, por questão de honra, pois Lina seria adultera, Hitch tambem não gostou disso, pois segundo ele, não mantinha o espirito da obra original. A 3ª versão foi a q acabou chegando aos cinemas, com Johnny inocente, e não planejando mata-la, e sim se matar. Os dois ficam juntos em um final feliz.

 Por isso acho q o oscar q Joan Fontaine recebeu foi mais um pedido de desculpas por ela não ter recebido no ano anterior por REBECCA, pois se no anterior, ela soube aproveitar o isolamento proporcionado por Hitchcock para compor sua personagem, ela não faz o mesmo em aproveitar a propria duvida se Johnny seria ou não um assassino.

 

 Fico esperando opiniões, comentarios, resenhas, e por ai vai.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu verei na terça... ainda baixando.

Eu nem fazia idéia de que Hitchcock tinha feito comédia... aff! 13

 

 
[/quote']

 

Fez sim, MariaShy. O controverso O Terceiro Tiro é comédia, muita gente detesta, eu achei tri divertido.

 

 

Eu tb gosto de O Terceiro Tiro....gosto mto do humor negro do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postada por Jack Ryan

Postada por MariaShy

Eu verei na terça... ainda baixando.

Eu nem fazia idéia de que Hitchcock tinha feito comédia... aff! 13

 

 


Fez sim, MariaShy. O controverso O Terceiro Tiro é comédia, muita gente detesta, eu achei tri divertido.

17  esses filmes que võces baixam vem com a lengenda?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Enquanto esperamos' date=' vamos para o proximo.

 Após o termino das filmagens de SR E SRA SMITH, Hitchcock decidiu adaptar o romance BEFORE THE FACT de Anthony Berkeley Cox.

 Tendo mais uma vez a RKO como estudio, Hitchcock ganhou a chance de produzir o filme, sendo essa a 1ª vez que desempenha esse papel. Escalando Joan Fontaine e Cary Grant para protagonistas, começava as filmagens de SUSPEITA(SUSPICION/1941)

suspicion.jpg

 

 Na trama,Lina Mclaidaw(Joan Fontaine) uma bela jovem, timida e rica, que ainda vive com os pais, e é criticada pelo fato de ainda não ter se casado, conhece Johnnie Aysgarth(Cary Grant), um homem carismatico, bonito e inteligente, embora de carater duvidoso. Ela se apaixona por ele, e um casamento(as escondidas)não demora a acontecer.

 Mas logo ela começa a desconfiar do marido, primeio ao descobrir q ele esta quebrado, e tambem por ser quase um mentiroso compulsivo. Lina passa então a viver com medo, quando suspeita que o marido possa ser um assassino, e o pior, que ela possa ser a proxima vitima.

 

 Hitchcock enfrentou muitos problemas com esse filme, principalmente no q dizia respeito a conclusão. Comentarei isso mais abaixo, pois revela detalhes importantes do filme, mas pela 1ª vez em sua carreira, Hitch filmava uma historia sem saber onde ia dar, exatamente, ele não sabia qual ia ser o desfecho da pelicula.

 Hitch trabalha pela 2ª e ultima vez com Joan Fontaine, ela chegou inclusive a ganhar um oscar por esse papel, dizem que foi mais pra compensar por ela não ter ganho por REBECCA, e o pior é q eu não duvido. Ela realmente é a personagem em seu 1º trabalho com Hitch, e não consigo ver essa mesma dedicação aqui. Creio eu, que ela é a unica q podia ter se beneficiado dos problemas do filme, por razões que explicarei mais a frente. Ela co-escreveu o roteiro com Alma Hitchcock, mas não foi creditada.

 Este é tambem o 1º de 4 filmes que Hitchcock trabalha com Cary Grant, ator que Hitchcock gostava muito de trabalhar. Segundo ele"Não se dirige Cary Grant, você o coloca na frente de uma camera". Grant atua bem, conferindo a dualidade que Johnny deve nos passar, mas perde o equilibrio em certos momentos.

 Um personagem q merece destaque é o grande amigo de Johnnie, Beaky, vivido por Nigel Bruce, com quem Hitch tambem havia trabalhado em REBECCA. Beaky é um personagem cativante, bondoso e meio abestalhado, sua ingenuidade acaba contrastando com a dualidade conferida por Johnny e a tensão crescente q Lina vive.

 

 Essa tensão é bem construida por Hitchcock, disso não se pode duvidar. Do momento em q Lina joga um jogo de montar palavras, e instintivamente monta a palavra assassino, a emblematica cena em q Johnny leva um copo de leite para Lina, o leite se destaca na escuridão, dando um ar fantasmagorico a cena(tudo conseguido com uma mera lampada dentro do copo). Mesmo com todas essas virtudes, SUSPEITA falha em certos momentos, quando o suspense se torna um drama, e o diretor não consegue balancear bem esses dois aspectos da historia.

 Um comentario meio sem noção da minha parte. Considero filme e trailer duas artes distintas, era dificil encontrar um bom trailer nos anos 40, mas o trailer de SUSPEITA é muito bom. Um otimo monologo de Lina contando a relação que tem com o marido e as suspeitas que tem. O interessante é que o trailer tem muito mais a ver com a ideia q Hitch tinha para o filme inicialmente, do q o proprio filme.

 O resto do post é pra quem víu o filme, se não viu, não leia.

 

 Hitchcock planejava ser bem mais fiel a obra original do q foi o filme. Hitch adorou a ideia d uma mulher q, de certa forma, era cumplice do proprio assassinato. No livro, ela não tinha a suspeita q o marido pretendia mata-la, tinha certeza.

 No trailer do filme, o monologo de Lina mostra bem isso. Ela diz" Não vou dete-lo, pois o amo demais para viver sem ele, e não tenho medo de morrer, não é isso oque me tortura, o terrivel é a espera, não saber onde vai acontecer, quando vai acontecer, e o quão doloroso sera".

 

 Na 1ª versão do roteiro, Lina beberia o copo de leite, q de fato estava envenenado. Pra quem não se lembra, ela esta escrevendo uma carta quando Johnny entra com o copo. No roteiro original, ela pediria q Johnny botasse a carta no correio, e antes de ele sair, diria a ele pra nunca se esquecer q o ama. Ele sairia e ela beberia o leite. O filme terminaria com Johnny assobiando pela rua, e colocando a carta de Lina pelo correio, enquanto ouvimos em off, o conteudo da carta. Lina confessando a sua mãe que sua morte não foi natural, que Johnny a matou, e ela deixou-se matar, pois não poderia viver sem ele. Com certeza seria um otimo final.

 

 Mesmo sendo o produtor, Hitchcock não conseguiu fazer com que o estudio aceitasse esse final. Uma das razões alegadas, era q o publico não aceitaria a figura de Cary Grant, normalmente em papeis de galã, como um assassino, o proprio Grant não se achava capaz. O final teve q ser reescrito, passando por duas versões, até chegar a uma que agradasse ao estudio e ao proprio Hitchcock. Na 1ª, Johnny simplesmente morreria na guerra, oq seria terrivelmente anticlimatico, pra não dizer idiota, em uma 2ª versão, ele mataria Lina, por questão de honra, pois Lina seria adultera, Hitch tambem não gostou disso, pois segundo ele, não mantinha o espirito da obra original. A 3ª versão foi a q acabou chegando aos cinemas, com Johnny inocente, e não planejando mata-la, e sim se matar. Os dois ficam juntos em um final feliz.

 Por isso acho q o oscar q Joan Fontaine recebeu foi mais um pedido de desculpas por ela não ter recebido no ano anterior por REBECCA, pois se no anterior, ela soube aproveitar o isolamento proporcionado por Hitchcock para compor sua personagem, ela não faz o mesmo em aproveitar a propria duvida se Johnny seria ou não um assassino.

 

 Fico esperando opiniões, comentarios, resenhas, e por ai vai.

Valeu16
[/quote']

 

Muito bom em 80% do tempo. O final é uma droga, sinceramente. Mas Joan Fontaine é uma coisa linda de morrer e vale a experiência. Grant muito bom também, como é de seu habitual. A cena do leite é de babar...

 

4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O final com certeza não é dos melhores,DR CALVIN. Leu o final q Hitchcock pretendia dar ao filme originalmente? Pessoalemnte, eu acho q seria bem melhor do q oq chegou aos cinemas, e vc?

 A aparição de Hitch nesse filme, inclusive, é de certa forma uma referencia(ou seria protesto por não ter sido aceito) a esse final.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postada por Jack Ryan

Postada por MariaShy

Eu verei na terça... ainda baixando.

Eu nem fazia idéia de que Hitchcock tinha feito comédia... aff! 13

 

 
Fez sim, MariaShy. O controverso O Terceiro Tiro é comédia, muita gente detesta, eu achei tri divertido.

17  esses filmes que võces baixam vem com a lengenda?[/quote']

 

Qd tu for baixar já verifica se tem legenda disponível pq periga tu nãoa char e ter que ver o filme em inglês... aff! 09

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 O final com certeza não é dos melhores' date='DR CALVIN. Leu o final q Hitchcock pretendia dar ao filme originalmente? Pessoalemnte, eu acho q seria bem melhor do q oq chegou aos cinemas, e vc? [/quote']

 

Li tudo... qualquer coisa é melhor que aquele final apresentado. Se o filme não tivesse uma penca de cenas e situações memoráveis, o final jogaria tudo por água abaixo e Suspeita faria companhia a O Terceiro Tiro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Verdade, Questão, Trama Macabra, embora tenha suspense e sobrenatural, tem um componente bem forte de comédia. Mas eu não curti ele muito, não. Tem algumas cenas absolutamente geniais, como a caminhada no funeral e o carro descendo a ladeira, mas no geral achei fraquinho.

 

MariaShy, até hoje não baixei nenhum Hitchcock, to dando preferência aos que eu consigo achar em DVD, pra ver com mais qualidade. Quando não tiver mais opção, aí eu apelo, hehehe.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei bastande de Suspeita, foi uma grata surpresa; considero-o superior até a algumas obras consagradas, como Intriga Internacional e os nada cômicos O Terceiro Tiro e Trama Macabra. Aliás, eu não me lembro de uma cena em que o Hitch tenha me feito rir, à exceção de algumas de suas aparições, mais pelo aspecto físico do Hitch em si, hehe.

 

 

 

Sobre o filme, o Questão e o Dook já falaram tudo, apesar de que eu gostei mais da atuação da Joan Fontaine do que o Questão (não vi Rebecca): a cena do leite é ótima, mas o final deixa a desejar bastante. Não foi surpresa o fato de o final ter sido obrigado pelos produtores, algo semelhante aconteceu em Aurora, de F. W. Murnau, em que eu quase chorei na metade e provavelmente choraria horrores no final original, mas, alterado, o filme perde um pouco do sentido.

 

 

 

Fiquei curioso em ver o trailer agora.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...