Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

Bá, falar de Janela Indiscreta é muito complicado. É meu Hitch favorito, tá no meu top 10, enfim, o considero praticamente perfeito, e é difícil opinar muito num caso desses. O que eu posso dizer é que vi pela primeira vez na Globo, de madrugada. Tava sem sono e fiquei revendo Um Drink no Inferno 2 ou 3, nem me lembro. O sono tava pegando quando  o filme terminou, mas por curiosidade resolvi ver o que ia começar. Quando vi que era Janela, resolvi dar uma chance, afinal, um filme tão ilustre...

 

Quando o filme terminou, eu não conseguia dormir.

 

Acho que é isso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Janela Indiscreta é o melhor de Hitchcock. James Stewart em seu melhor papel (só vi os filmes dele com Hitch por sinal...) e Grace Kelly está exuberante. Sem palavras para esse filmaço! Recomendo uma resenha publicada pela Folha de S. Paulo no livro especial Folha Conta 100 Anos de Cinema (ou algo do tipo).

 

10

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse remake existe sim e é bem fraquinho, não por culpa do Reeves, claro..ele fez o que pode. Esse é o filme que merecia processo por parte daqueles que estão processando Spielberg e cia por causa do Paranóia.

 

Enfim...Janela Indiscreta é filmaço, isso é clichê de falar...Hitch genial como sempre, James Stewart melhor do que nunca...o clima, a tensão...a maneira de Mr. Hitch trabalhar com a câmera e nossas mentes...genial.

Preciso comprar esse filme e rever. Sempre e sempre. 16

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Questão pediu pra eu falar aqui sobre Janela, enfim.

 

Não posso dizer que sou AQUELE Fàdo Hitch, e vi poucos filmes dele, mas quase todos achei ótimos (não curto Trama Macabra), e Janela é justamente meu preferido, e unico filme do carequinha eu coloco entre meus preferidos de todos os tempos.

 

O que me facina ali é a crescente paranóia do protagonista ganhando força e contagiando quem está a volta, e a vulnerabilidade dele, tanto quanto a do espectador. Aliás, ele é tão espectador quanto nós, e isso é o melhor do filme. Ele apenas observa, interpreta, nos empresta os olhos para subjetivarmos juntos a imagem. São raros os filmes que conseguem alcançar o companheirismo entre personagem e platéia como esse. Se Jeff está paranóico,  nós também estamos, já que a imagem que ele viu, é a mesma que nós vimos; se Jeff está certo, tememos por ele como tememos por nós mesmos, já que ele e nós, plateia, se tornam um só. Jeff está preso na sua poltrona e incapacitado de adentrar naquele universo de forma que não seja com sua visão, tanto quanto o espectador. Jeff e especator, ambos presos em suas poltronas, nós temendo por Jeff e pelos outros, e Jeff temendo por si próprio e pelos outros, mas o companheirismo disso é que, tanto ele quanto nós, não temos controle daquele universo, apenas podemos assistir. Os olhos de Jeff são os nossos olhos. É o cinema dentro do cinema. E isso é genial.

 

Meu top do Hitch

 

01. Janela Indiscreta

02. Psicose

03. Um Corpo Que Cai

04. Os Pássaros

05. Trama Macabra
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão me pediu também mas o Tensão já falou o que tinha que falar.

 

Só acho que Veludo Azul, Blow Up, A Tortura do Medo e principalmente Prelúdio Para Matar (que é exatamente o contrário, porque o espectador encarna no assassino e não no protagonista) representam melhor essa coisa do voyeur e do diálogo do cinema com cinema que o Tensão deu destaque. Mas de qualquer forma, é inegável que todos eles bebam da fonte de Janela, que eu amo demais, mas que eu curto assistir bem mais por puro prazer de som de imagem e de sensação que o Hitch trabalha, quase que ignorando esse 'sub-texto' deliberadamente.

 

De qualquer forma, tá rolando um top bem interessante no Multiplot!. "Filmes Hitchcockianos", apenas de filmes-homenagens, que guardam elementos do hitch ou simplesmente obras diretamente influenciadas pelo mestre. Passem lá: http://multiplot.wordpress.com/2008/10/09/top-filmes-hitchcockianos/
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Obrigado pelas respostas rapidas TENSOR e FORASTEIRO. Tudo que o TENSOR disse é exatamente oq eu penso.

 FORASTEIRO, infelizmente não ví nenhum dos filmes q vc citou, mas como vc mesmo disse, JANELA foi pioneiro quando se trata de Voyeurismo.

 ROB GORDON, essa refilmagem com o Reeves é fraca mesmo?

 Alguem aqui viu PARANOIA? Merece o processo que esta levando da Universal?

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão, essa refilmagem foi feita pela Hallmark, senão me engano e lançada nas locadoras por aqui em 1998/99 pela Alpha Filmes. Assisti apenas aquela vez, mas achei mto, mto, mto ruim...mas pode ser pelo fato de eu ter visto o original e adorado. Mas o Reeves fez o que pode para salvar o filme, usando o fato de não precisar fingir o que ele já conhecia (infelizmente)...usar a cadeira de rodas. 12

 

Paranóia é um filme bacana, lembra a premissa de Janela, mas tb não dá pra se dizer que é cópia xerox, ele soa mesmo como homenagem...o que tanto já foi feito...essa história de processo é um exagero.

 

Eu no lugar deles, preferia processar a Hallmark por usar o nome e a história para denegrir o filme clássico original com uma bomba. 18

 

 

Link to comment
Share on other sites

Concordo como que o Tensor falou. Sobre a questão do Voyeurismo, dois momentos chaves do filme que mais se destacaram pra mim nesse quesito foram a cena da senhora-coração-solitário jantando sozinha como comentando na outra página e a cena da vizinha gritando pelo cachorro. É o meu favorito do Hitchcock também, embora Strangers on a Train chegue perto.

Não gosto do Paranóia, embora também nem ache A cópia discarada, se bem que nem dá pra comparar mesmo.
Beckin2008-10-10 09:45:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu, infelizmente, não tenho o conhecimento mais profundo que muitos aqui têm (demonstrados nas respostas). Então, a opinião que vou dar pode ser completamente "estranha".

Uma coisa que eu adoro nos filmes do Hitchcock é a impressão de movimento que as histórias têm e o tempo todo. De alguma forma, achei que Janela Indiscreta não repetiu esse movimento... é um excelente filme, mas achei a história muito presa.

 

Bom, talvez eu não tenha entendido bem o filme...

 

Tá todo mundo fazendo TOP 10, então aí vai o meu (na verdade, TOP 08):

 

01. Um corpo que cai

02. Pacto Sinistro

03. Psicose

04. Festim Diabólico

05. Janela Indiscreta

06. Disque M para matar

07. Os Pássaros

08. Cortina Rasgada ou Intriga Internacional (não me lembro o nome... é com a Julie Andrews)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu' date=' infelizmente, não tenho o conhecimento mais profundo que muitos aqui têm (demonstrados nas respostas). Então, a opinião que vou dar pode ser completamente "estranha".

Uma coisa que eu adoro nos filmes do Hitchcock é a impressão de movimento que as histórias têm e o tempo todo. De alguma forma, achei que Janela Indiscreta não repetiu esse movimento... é um excelente filme, mas achei a história muito presa.

 

Bom, talvez eu não tenha entendido bem o filme...

 

Tá todo mundo fazendo TOP 10, então aí vai o meu (na verdade, TOP 08):

 

01. Um corpo que cai

02. Pacto Sinistro

03. Psicose

04. Festim Diabólico

05. Janela Indiscreta

06. Disque M para matar

07. Os Pássaros

08. Cortina Rasgada ou Intriga Internacional (não me lembro o nome... é com a Julie Andrews)
[/quote']

 

 Cortina Rasgada é com Julie Andrews e Paul Newman. Intriga Internacional com Cary Grant

Nina2008-10-11 09:00:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Na epoca da Transatlantic pictures, Hitchcock havia obtido os direitos de um romance de Davis Dodge, mas até então, não havia se interessado em filma-lo. Depois do sucesso em JANELA INDISCRETA, Hitch achou que era hora. Na riviera francesa, com dois de seus atores preferidos, Hitchcock começou as filmagens de LADRÃO DE CASACA(TO CATH A THIEF/1955)

thiefp.jpg

 

 Na trama, John Robie(Cary Grant) é um ladrão de joias aposentado, que ficou conhecido como "O gato" no seu tempo de ação. Robie passa a ser perseguido pela policia quando surge um novo ladrão, que utiliza exatamente os mesmos metodos que o gato utilizava no passado. A unica maneira de John provar sua inocencia é se antecipar ao novo ladrão, e pega-lo em flagrante. Isso vai leva-lo a conhecer Jessie Stevens(Jessie Royce Landis) e sua bela filha, Frances Stevens(Grace Kelly).

 

 Um filme menor na carreira de Hitchcock, mas decididamente muito longe de ser um filme ruim, ou fraco. Mais uma vez temos o homem acusado injustamente, que precissa provar a sua inocencia. O filme se passa na Riviera francesa, por isso temos grandes planos e tomadas abertas, exaltando a beleza do lugar, algo um pouco incomum na carreira do gordinho. São poucas a scenas que possuem a sua assinatura, embora possa ser citada o momento em que John Robie invadiria uma mansão. A camer fica vagando, e não vemos nada, ficamos esperando algo, que não chega, criando aquela tensão Hitchcockiana, mais em nivel bem menor do que em outros filmes. As insinuações sexuais são muito presentes nesse filme. Como já havia feito em INTERLUDIO, Hitchcock dá a volta na censura, que não permitia beijos que duravam  mais de três segundos.

 Em seu 3º trabalho com Hitchcock, Cary Grant tem uma atuação competente, mas não tão boa como as anteriores.

 Em seu ultimo trabalho com o mestre, Grace Kelley  surge mais insinuante do q nunca, mas sua interpretação não tem o impacto de seu trabalho anterior com o diretor. Foi durante as filmagens q Grace conheceria o Principe de Monaco, para mais tarde se tornar princesa. A cena em que Frances dirige pelos penhascos pode soar um pouco triste, se soubermos q anos depois, a atriz favorita de Hitchcock morreria ali mesmo em um desastre automobilistico04.

 Outro ator q repete parceria com o mestre é John Willams(não o compositor06) com quem O gordinho havia trabalhado em DISQUE M PARA MATAR, mas assim como seus colegas, não repete o brilhantismo do trabalho anterior.

 Espero opiniões sobre esse filme.

Valeu16
Questão2008-10-14 22:36:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda sobre Janela, uma das coisas que mais me impressiona neste filme (e que o coloca um degrau acima dos demais) é a capacidade de manipulação do expectador por parte de Hitchcock.

 

Assistindo ao filme com a minha noiva, em determinado momento ela solta "nah, tá claro que o cara NÃO matou a esposa... o Stewart tá vendo coisas demais". Ou seja, como o que sabemos é exatamente o que o protagonista sabe, não dá pra concluir com certeza o que realmente está acontecendo e qualquer elucubração é válida.

 

E o gordinho é tão danado que ele só libera mesmo a verdade nos minutos finais. Ou seja, até o último instante, ficamos sem saber o que realmente ocorreu. Por mais que o final do filme seja meio óbvio (razão pela qual muitos o criticam - injustamente, IMO), não dá pra ignorar a forma como o diretor controla com mão de ferro tudo aquilo que é mostrado. É a essência do suspense mesmo, essa coisa de "provocar" o expectador, de liberar as coisas em doses homeopáticas. Na maioria dos filmes, ficamos sabendo das coisas antes dos personagens. Nos filmes do Hitch somos participantes do mistério JUNTO com os personagens e descobrimos as coisas JUNTO com eles. E esse processo é fantástico pois transforma o expectador em personagem do plot e não numa figura privilegiada que assiste à encenação dos bastidores já sabendo o que vai ocorrer. Com o Hitchcock, o expectador ESTÁ NO PALCO, junto com os outros personagens.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

01. Janela Indiscreta - 9

02. Um Corpo que Cai - 9

03. Os Pássaros - 9

04. Disque M Para Matar - 8

05. Pacto Sinistro - 8

06. Festim Diabólico - 8

07. Psicose - 8

08. Rebecca - 8

09. A Sombra de uma Dúvida - 8

10. Quando Fala o Coração - 7

11. O Homem Errado - 7

12. Correspondente Estrangeiro - 6

 

(não levem esse top a tão sério, toda hora muda 12)

 

não consegui ver Intriga Internacional até o final, tava achando muito chato... mas acho que eu não tava bem no dia.

 

Naomi Watts2008-10-14 17:52:24

Link to comment
Share on other sites

Vi o Homem errado esse fim de semana. Sem dúvidas um filme diferente dos outros que assisti do Hitchcock, bem mais focado no drama familiar.

 

Mesmo assim ainda tem alguns temas em comum com outros de sua filmografia, como o protagonista sendo culpado por algo que não fez, embora nesse aqui o personagem não tem nenhuma relação com o caso demonstrado, como em filmes a lá Frenezy e A tortura do silêncio. É bonzinho, gostei da dinâmica do final, mas não é lá muito interessante e nem dá oportunidade de demonstrar aquele show de direção que o cara sabia fazer, acaba valendo mais pelo Henry Fonda e a introduçãozinha bacana que aparece no dvd antes do filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vi o Homem errado esse fim de semana. Sem dúvidas um filme diferente dos outros que assisti do Hitchcock' date=' bem mais focado no drama familiar.

 

Mesmo assim ainda tem alguns temas em comum com outros de sua filmografia, como o protagonista sendo culpado por algo que não fez, embora nesse aqui o personagem não tem nenhuma relação com o caso demonstrado, como em filmes a lá Frenezy e A tortura do silêncio. É bonzinho, gostei da dinâmica do final, mas não é lá muito interessante e nem dá oportunidade de demonstrar aquele show de direção que o cara sabia fazer, acaba valendo mais pelo Henry Fonda e a introduçãozinha bacana que aparece no dvd antes do filme.
[/quote']

 

é, eu achei o filme muito redondo, esquecível, tanto que nem lembro nada dele direito, e eu assisti nem tem tanto tempo.

 

alguém que viu correspondente estrangeiro pode me explicar aquele discurso no final? 09 completamente idiota e sem propósito

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto de Ladrão de Casaca, apesar de concordar no quanto se diz que ele fica longe dos clássicos Hitchcocks. Senão me engano foi o último filme (ou um dos) que Grace Kelly fez antes de abandonar o cinema e se tornar princesa de Mônaco.

 

Hitchcock para mim é sempre Hitchcock, e nesse filme, apesar de ser um filme menor em sua carreira, ele conduz com maestria seus atores e faz algo raro em sua carreira, um filme em que se descobre a identidade do criminoso apenas no final.

 

Para mim, nunca existirá filme ruim de Alfred Hitchcock. 16

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não vi "to catch a tief" ainda, mas... não podia perder de comentar janela que é uma aula de cinema (alguém já deve ter dito isso). Adoro esse filme. É uma brincadeira do hitch com aquilo que ele mesmo diz sobre manter a tensão do expectador... (o expectador deve saber mais que o personagem)E o cara é tão brilhante que ele consegue fazer o contrário do que diz e ainda manter esse clima... brilhante.

eu sempre digo que rope émeu preferido,mas pensando assim janela deveria ser.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...