Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members
Até curto e etc' date=' apesar de que sei lá, quase nem lembro dele e deve ter um bom motivo pra isso. Mas tem gente que adora. É o Hitch favorito do Dan, por exemplo.[/quote']

 

Idem... gosto muito, mas não a ponto de amá-lo incondicionalmente como alguns.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Antes de adaptar a historia real de Manny Balestro para o cinema' date=' Hitchcock tinha tentado comprar os direitos do livro "Diabolique" da dupla Pierre Boileau, e Thomas Narcejac, mas não teve sucesso. Quando os escritores souberam que o mestre do suspense havia tentado comprar os direitos de um de seus livros, escreveram um novo livro, especialmente para o diretor. O livro é "D entre les morts", a historia serviu de base para o filme que é considerado pela maioria a obra prima do gordinho, UM CORPO QUE CAI( VERTIGO/1958). <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

 um-corpo-que-cai-poster02.jpg

 A historia acompanha John Ferguson(James Stewart) um policial aposentado, que largou a policia após a morte de um colega, que caiu de um predio após tentar salvar Ferguson, quando este fica pendurado no parapeito durante uma perseguição pelos telhados. Da experiencia, John herdou um terrivel medo de altura.

 Algum tempo depois, ele encontra um antigo amigo do colegial, Gavin Elster(Tom Helmore) que contrata John como detetive, para que ele siga sua mulher, Madeleine(Kim Novak) , não porque ele suspeita de traição, mas porque acha que a mulher possa estar sendo possuida por um espirito suicida. 

 Este filme é considerado pela grande maioria a obra prima de Hitchcock, eu gostei muito, mas na minha opinião, JANELA INDISCRETA prende mais. Entretanto, é inegavel q esse filme se destaca muito pela ousadia do mestre. A angustiante abertura já se destaca como a melhor abertura do diretor. O filme é repleto de cenas classicas, como a psicodelica cena do pesadelo, e a bela cena na baia de São Francisco.

 Apesar de não parecer grande coisa nos dias de hoje, as sequencias em q John é acometido por vertigem eram muito inovadoras para a epoca, tanto q cada vez q era utilidada, eram gastos 19 mil dolares.

 Madeleine ganha um ar fantasmagorico no 1º ato, mas isso se deve muito mais ao fato de Hitch ser otimo em dirigir seus atores do q pelo talento de Kim Novak, q o proprio diretor admitiu, não ter ficado muito satisfeito com seu trabalho. Sua 1ª opção éra Vera Miles, mas ela ficou gravida, e não pode participar do filme. Quando questionado o porque de sua obsessão por loiras frias, o gordinho deu a seguinte resposta "Quando abordo as questões de sexo na tela, não esqueço que, também aí, o suspense comanda tudo. Se o sexo é demasiado gritante e demasiado evidente, não há mais suspense. O que me dita a escolha de atrizes loiras e sofisticadas? Procuramos mulheres no mundo, verdadeiras damas que se transformam em putas no quarto de dormir."

 James Stewart faz aqui seu 4º e ultimo trabalho com o mestre, e só posso dizer uma coisa, Stewart de fato é um grande ator. Ele consegue transmitir toda a angustia de seu personagem, em uma otima atuação.

 Uma curiosidade é q foi Hitchcock q escolheu a cor cinza do vestido de Madeleine, pois achava esquisito uma mulher loira totalmente vestida desta cor, e a personagem tinha q passar estranheza.

 UM CORPO QUE CAI é o ultimo dos 5 perdidos de Hitchcock.

 Espero opiniões.

Valeu16[/quote']

 

O melhor filme do Hitchcock... Simples assim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que são dois filmes completamente distintos. Janela é um exercício mentalinguístico que fala sobre o próprio cinema, sobre o poder que a câmera (e as imagens que esta produz) exerce no coletivo humano.

 

Vertigo, por sua vez, oferece uma viagem sombria ao lado negro do próprio diretor, é sua obra mais autoral, é o seu "testamento".

 

Felizmente, ambos sobreviveram maravilhosamente bem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A qual passagem se refere DR CALVIN?17

 

A um momento bem breve' date=' durante a sequência final, envolvendo o filho do casal protagonista.
[/quote'] SPOILER Seria essa a cena em que a Mulher do sequestrador sente pena do garoto?

 Só uma pequena correção DR CALVIN,SPOILER essa cena não se passa no Albert Hall, pois o garoto não estava presente lá.

Valeu16
Questão2008-11-04 19:57:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu querendo evitar SPOILERS, mas é impressionante como o povo aqui não tá nem aí... 07

 

Não lembro desta cena da "pena", mas me refiro à cena em que a senhora, uma das vilãs, liberta o garoto sem mais nem menos e manda ele voltar para a mãe... Se não me falha a memória, é no Albert Hall sim, pois é no final do filme, no clímax da coisa toda.
Dr. Calvin2008-11-04 20:03:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Bota em branco com o aviso DR CALVIN, dai se a pessoa quiser ler,passa o mouse em cima.

 inclusive vou editar meu outro post, q vacilo da minha parte08

 Quanto ao resto,SPOILER me referi exatamente a essa cena, não é no Albert Hall, e sim na embaixada, onde Doris Day canta "que sera,sera".

Valeu16
Questão2008-11-04 19:57:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members
  • Members

Ih, fiquei devendo três filmes. Não tenho tido muita paciência pra participar. Mas vamos lá:

 

O Homem que Sabia Demais - Teve um bom impacto na hora, mas decresceu um pouco com o tempo. Tem algumas ótimas sequências, e o crescendo na parte final é arrebatador, mas fica devendo em relação aos maiores filmes do Hitch no período.

 

O Homem Errado - Esse foi o contrário, achei um tanto wtf enquanto ia vendo, e de repente ele começou a me atingir, e se tornou um dos que eu mais respeito. É um filme bastante diferenciado na filmografia do Hitch, e essa desviada da trajetória valeu a pena.

 

Um Corpo que Cai - Na minha opinião, perde pra Janela Indiscreta, e só pra esse. Não há nada que se possa apontar de errado no filme, a direção é das mais inspiradas, o elenco afiado, a estória em si é ótima, e os efeitos visuais são embasbacantes. E possui, simplesmente, o melhor final do mundo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Um Corpo Que Cai só perde para Janela Indiscreta. Os dois não possuem muitas semelhanças entre si, portanto, a comparação não é adequada. Tenho um problema com o final, que considero abrupto demais. Talvez uma revisão seja necessária para avaliar melhor a obra.

 

Mas é obra prima de qualquer jeito. Isso é incontestável.

 

EDIT: Jorge, se me lembro bem, Festim Diabólico não é um único plano seqüência. Pelas minhas contas, há uns cinco cortes no filme, que parecem fades. A câmera foca as costas (geralmente o terno de algum personagem) e o corte é realizado. Um pequeno deslize que não compromete a qualidade do filme.

Indiana Jones2008-11-08 18:35:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 INDIANA JONES, tambem prefiro JANELA, e isso é questão de gosto, pois não se pode comparar os dois filmes, como vc e o DR CALVIN bem disseram.

 Quanto ao final de VERTIGO, eu acho q se não fosse abrupto, não teria o impacto que teve. VERTIGO é aqueles filmes que quando acaba, vc fica olhando pra tela, estupefado.

 Quanto a FESTIM DIABOLICO, a narrativa é ininterrupta, mas tecnicamente falando, não é um plano sequencia, e nem poderia. O maximo que uma fita podia rodar naquela epoca eram 8 minutos.

Valeu16 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Depois de um breve periodo, estou retomando a jornada pela filmografia do mestre Hitchcock. Depois de  filmar seu trabalho mais pessoal, UM CORPO QUE CAI, Hitch iniciou um projeto baseado em um roteiro escrito por ele mesmo. Em 1959, Hitchcock começava a filmar INTRIGA INTERNACIONAL(NORTH BY NORTHWEST/1959)

north_by_northwest.jpg

 

 Na trama, Roger Thornhill (Cary Grant) é um publicitario que é confundido por um grupo de criminosos com um agente do FBI, oque vai colocar a sua vida em risco. No meio de sua fuga, Roger acaba incriminado em um assassinato, e na corrida para provar sua inocencia, vai se apaixonar pela bela Eve Kendall(Eva Marie Saint).

 INTRIGA INTERNACIONAL, segue o formato que o mestre já havia usado em filmes como OS 39 DEGRAUS e SABOTADOR. Homem comum que por causa de uma confusão de identidade acaba envolvido em uma intriga internacional, como bem diz o titulo em português. Apesar dessa sensação de Deja vú, o filme não deixa de ser muito bom, o diretor conduz o suspense de maneira magistral, principalmente na excelente cena da auto estrada. Entretanto, mesmo sendo considerado por muitos o melhor que o diretor fez neste formato, ainda prefiro os dois exemplos que citei acima.

 Cary Grant tem aqui sua ultima parceria com o gordinho, e desempenha bem o já classico papel do homem comum, porem charmoso.

 Temos um ainda jovem Martin Landau vivendo um dos criminosos.

 Mas devo dar destaque a Eva Marie Saint, que faz bem o tipo "loira gelada" que o diretor admirava tanto. Acho q esse filme, junto com LADRÃO DE CASACA é um dos filmes que o velho Hitch mais faz insinuações a respeito de sexo, devemos lembrar que eram os anos 50. A cena final, com o trêm entrando no tunel é uma alusão clara ao que os dois protagonistas estavam prestes a realizar.06

 Não se pode negar que o filme teve grande influencia sobre os filmes de espionagem da epoca, inclusive nos primeiros de 007.

 Como de costume, gostaria de saber a opinião de todos sobre o filme.

Valeu16

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

o último filme que eu vi no cinema foi Elegy ("Fatal" aqui no Brasil) e tinha uma piada que citava o filme. O personagem do Ben Kingsley reclama das constantes viagens a trabalho da amante (Patricia Clarkson) dizendo: Pô, mas vc tá parecendo o Cary Grant em Intriga Internacional. 06

Sobre o filme, eu já disse aqui no tópico que é o filme que eu mais amo do Hitch - de todos que eu vi. Simples assim. É um filme onde eu vejo a magia desse troço chamado cinema percorrendo cada plano. A já comentada cena da auto estrada vai ficar pra eternidade (puta merda! acho que todo cineasta sonha em fazer uma cena tão genial. deveriam, pelo menos). E aquela meia hora final? tensão como só o Mestre sabia fazer com tanta elegância.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Como de costume, enquanto filmava INTRIGA INTERNACIONAL, Hitchcock já pensava em seu proximo projeto, mas quem pensou que esse projeto era PSICOSE errou. Hitchcock pretendia adaptar para o cinema o livro "No Bail for the Judge" mais uma historia de falso culpado, onde um juiz é acusado de assassinar uma prostituta, e seu filho,um advogado, juntamente com um ladrão, tentaria provar a inocencia do pai. Mas problemas com o roteirista e a atriz que havia escolhido durante a pré produção, Audrey Hepburn, fizeram com que Hitch desistisse do projeto, e nutrisse um profundo desprezo por Hepburn. Mais tarde, ele adaptou o livro para o seu programa Alfred Hitchcock Hour, mas isso já é outra historia.

 Com esse projeto cancelado, Hitchcock pensou então em adaptar o livro de Robert Bloch. Os produtores da Paramont acharam que a historia não caberia em um filme, combinando muito mais com o programa de televisão do diretor. Hitch decidiu então financiar o projeto pessoalmente, usando grande parte do elenco de sua serie de televisão. Assim começou a historia do mais famoso filme do diretor PSICOSE(PSYCHO/1960)

psicose-poster05.jpg

 

 Na trama, Marion Crane(Janet Leigh) é uma secretaria que rouba 40 mil dolares, e foge de encontro ao namorado. No caminho, ela faz uma parada no Motel Bates, onde conhece o timido Norman Bates(Anthony Perkins). Depois de ser brutalmente assassinada no banho, o detetive particular Milton Arbogast( Martin Balsam) o namorado de Marion, Sam Loomis(John Gavin) e a irmã de Marion, Lila(Vera Miles) surgem no encalço da desaparecida.

 PSICOSE é simplesmente um classico. A cena do chuveiro é de fato antologica. Uma cena de 45 segundos, que entrou para a historia, mas que é de um suspense e horror impressionante, e na epoca, inicio dos anos 60, deve ter sido mais chocante ainda. O olhar morto de Marion, caida no chão do box é realmente de arrepiar.

 Outra sequencia classica, embora não tão famosa é a da escadaria, igualmente impactante.

 Mas nem só de chuveiros e escadarias vive PSICOSE. O suspense esta presente em cada momento, desde o momento em que o policial suspeita de Marion até a longa sequencia da limpeza da cena do crime, sem trilha sonora, oque torna o momento sufocante.

 A escolha da fotografia preto e branco, sendo esse o ultimo filme do diretor em preto e branco, é acertada. Segundo Hitch, o filme ficaria sangrento demais se fosse a cores, e concordo, o impacto visual poderia sobrepujar o terror psicologico do filme.

 O casarão dos Bates, todo em estilo gotico é uma locação, muito bem escolhido, e tendo um papel fundamental na historia.

 Anthony Perkins é Norman Bates, claro que a direção impecavel de Hitch ajudou, mas a atuação de Perkins é excelente. O lanche com Marion mostra isso. Até ali ele ainda é o simpatico e timido Norman, mas quando ela sugere que ele internasse a mãe, algo passa pelos olhos dele, mostrando toda a loucura que reside alí.

 Embora pequena, Janet Leigh tambem nos entrega uma otima Marion Crane, mostrando toda a duvida e medo da personagem de ser apanhada, em sua fuga.

 PSICOSE teve três sequencias(desnecessarias) das quais assisti somente a primeira. Ela não chega aos pés do original, mas pelo menos não o desrespeita. Mas pelo que lí, nos dois ultimos da franquia, os filmes de Norman Bates passaram a ser só mais um entre tantos slasher que pipocavam nos anos 80, se alguem víu, corrija-me se eu estiver errado.

 PSICOSE teve uma refilmagem dirigida por Gus Van sant, com Vince Vaugh no papel que foi de Anthony Perkins, mas não ví, portanto não posso opinar. Se alguem viu, por favor, comente.

 Gostaria de saber a opinião de todos sobre este que é o mais famoso filme do mestre, e segundo alguns, o melhor(embora eu não dê esse titulo a ele).

 

Valeu16

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O mais aclamado, o mais aplaudido, o mais famoso filme do mestre e até hj uma obra prima do cinema em todos os sentidos...um dos raros casos onde tudo parece se encaixar de forma plena e absoluta, a trilha, o roteiro, a direção, as atuações (tá certo que nos filmes do mestre parece que isso sempre ocorre). A clássica cena do chuveiro é hours-concours em qualquer eleição nesse quesito. Norman Bates é um ícone do cinema e transformou Anthony Perkins em um ator cultuado. Filme indispensável em todas as dvdtecas dos cinéfilos. E por favor, esqueçam que existe um refilmagem em cores. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vi Intriga... erro que espero corrigir em pouco tempo...

 

Quanto à Psicose, qualquer coisa a ser falada é pura redundância... Os expectadores se dividem em dois grupos: os que viram Psicose e os que NÃO viram. Os que viram, podem atestar que Psicose é a porta da entrada pela qual qualquer um que se mete a besta a querer ser cinéfilo precisa passar.

 

Psicose é o filme mais "acessível" do mestre, por assim dizer. Mas nem por isso um filme menor, ao contrário. Psicose não é somente a porta de entrada para o que o cinema efetivamente significa, mas tb é a porta da entrada para se começar a entender PLENAMENTE a mente de Alfred Hitchcock e o que ele quer dizer com cada filme seu...

 

Quem já viu pode atestar tudo isso que foi escrito...

 

Agora quem não viu... bem... ainda vai achar que alguns blockbusters dos últimos 3 anos estão entre os melhores filmes já feitos... Simples assim.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei duas semanas viajando, mal entro no fórum e já me aparece o Questão chamando de volta pro tópico do Hitch, hahaha.

 

Sobre Intriga, é um filme ótimo, tem a cena da perseguição, que é das melhores do cinema, mas no geral acho que fica um pouco abaixo das obras-primas (ainda não é 2009, foda-se quem não gosta de hífen) que o Hitch filmou na época.

 

Psicose é um filmaço. Ele é menos intrincado - e por isso, pra mim, um pouco menos interessante - que Janela Indiscreta e Um Corpo que Cai, mas tem tante coisa genial que está certamente entre os melhores filmes - do diretor, da década, da história, todas as alternativas anteriores e mais algumas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...