Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

O mais estupendo em Psicose é que as mortes são sutis, pouco mostram sangue e nem mesmo  se vê a faca entrando no corpo da vítima, como em “O Massacre Da Serra elétrica” e afins.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Talvez esteja aí o truque de Hitch, deixar uma parte por conta da imaginação de cada um.

 A cena  que mais me pilhou não foi a do banheiro e sim qd Lila, num porão, descobre o cadáver da velha e do nada Bates surge atrás dela, ensandecido,  de vestido e peruca com aquela facona... aff!

 

Marion escondendo a grana no jornal e deixando a vista, me lembrou Allan Poe.

Ele fez o mesmo em um dos seus contos, deixando uma carta encriminatória a vista.

Tipo temos dificuldade em ver o óbvio.

 

By the way, o que seria de “Psicose” sem aquela musiquinha de ranger os dentes ?!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu lembro de ter visto em algum lugar que Hitchcock não ficou muito satisfeito com Disque M para Matar, ou algo parecido com isso, ou talvez eu tenha sonhado...

 

Foi um dos primeiros filmes dele que eu assisti, e na época não dei tanto valor. Quando assisti novamente depois de anos, fiquei impressionada com a cena do assassinato... ela é assustadora. E senti um prazer especial em acompanhar o marido se enrolando cada vez mais nas mentiras e tentando se safar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu lembro de ter visto em algum lugar que Hitchcock não ficou muito satisfeito com Disque M para Matar' date=' ou algo parecido com isso, ou talvez eu tenha sonhado...

Foi um dos primeiros filmes dele que eu assisti, e na época não dei tanto valor. Quando assisti novamente depois de anos, fiquei impressionada com a cena do assassinato... ela é assustadora. E senti um prazer especial em acompanhar o marido se enrolando cada vez mais nas mentiras e tentando se safar.

[/quote']

 

Ele disse que poderia ter dirigido pelo telefone. Pode parecer exagero, mas se tratando de Hitchcock é bem possível que poderia mesmo. Dial M é um caso interessante, porque apesar de a câmera do Hitch estar forçadamente discreta dentro daquelas quatro paredes ele tem um charme e uma atmosfera e um ritmo que o transformam no meu favorito do gordo.

 

Quanto a Psicose, genial. É comum por aí o pessoal desprezá-lo dentro da filmografia do Hitch por ser o mais comercial e popular e etc, mas sorry, Psicose merece tudo que já foi dito dele. Norman Bates tomando o filme de assalto aos 50 minutos é absolutamente lindo de ser ver.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
...

Foi um dos primeiros filmes dele que eu assisti' date=' e na época não dei tanto valor. Quando assisti novamente depois de anos, fiquei impressionada com a cena do assassinato... ela é assustadora. E senti um prazer especial em acompanhar o marido se enrolando cada vez mais nas mentiras e tentando se safar.

[/quote']

É, Hitch nos transforma em sádicos, cúmplices e voyer<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Eu acho que ele curtia fazer as cenas de morte, mas curtia muito mais a os apertos do criminoso.

Dizem que em “Psicose”, a cena do chuveiro que durou uns 40 segundos, levaram quase uma semana p/ montá-la.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Exatamente MARIASHY, foi precisso uma semana para montar essa cena classica. 1/4 dp q foi levado para filmar todo o resto do filme.13

 O unico problema de ver PSICOSE hoje em dia(Sé é q da pra chamar de problema) é q é como ler O MEDICO E O MONSTRO. As duas obras alcançaram tal nivel de fama, q todo mundo conhece o final.

 Mas isso não estraga de forma alguma a experiencia soberba q é ver Psycho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem razão.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Imagina o impacto que deve ter sido na época, na estréia no cinema, qd ainda não se sabia que Bates incorporava a velha ... aff!

 

Na verdade, embora a cena de morte sempre impressione nos filmes, acho que Hitch se divertia mais com a parte  que antecede a prisão do bandido, tipo o encurralamentos a pressão e tudo mais.

 

Sei lá se é heresia, mas sinto falta das cores no filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu só acho que alguns detalhes ficariam mais visualmente nítidos em cores. Não tenho essa ligação de arte e tals.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Tipo vi  “O Terceiro Tiro” e todas aquelas lindas paisagens  em tons de laranja ficariam esmaecidas e até menos admiradas em P&B... uma heresia !

 

By the way, adorei o filme.

Achei muito cômico em como a culpa ía sendo transferida e de como cada um dos “absolvidos” (digamos assim), foram se tornando cúmplices solidários... aff!

 

Todo culpado precisa de um cúmplice... as vezes mais de um giggle.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu gosto de O TERCEIRO TIRO, é o filme que o Hitch mais banaliza a morte. Eu só acho q o filme podia ser um pouco mais curto, pois depois de um certo tempo, a piada do cara que é enterrado e desenterrado fica um pouco cansativa.

 MARIASHY, vc chegou a ver a refilmagem de PSICOSE ou alguma de suas sequencias?

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi a refilmagem, dizem que tentaram seguir a risca o original.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Eu adoro a Heche, mas não aconteceu... sei lá pq

E Vaugn p/ o tímido bipolar psicótico esquiziofrênico Bates ??!!

Sou suspeita pq sou contra remake de algumas clássicos ... tá, de todos.

Tipo, refilmagem de “Os Pássaros”... tem dó!

 

Anyway,  tenho maior curiosidade em ver pelo menos o Psicose III, onde dizem que o pq de Bates ter se tornado o que era fica explicado.

Dizem que foi feito p/ TV e que não é de todo ruim, não.

Embora eu ache que no final do primeiro filme isso fica p/ lá de explícito  pelo psiquiatra.

 

By the way,  a figura da casa de Bates me dá mais calafrio que o pprio Bates travestido  de velha.

 P/ mim ela é o símbolo perfeito de casa mal assombrada... aff! oops.gif

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PSICOSE 2 até é bem legal. Se passa 22 anos após o 1º filme, e mostra Bates de volta a cidade, dado como curado. O filme foge das obviedades de sequencia, sendo um suspense bem legal, mas obviamente não chegando nem perto do original, mas pelo menos não o desrespeita. Não ví PSICOSE 3, mas dizem q transformaram a saga de Bates em mais um Slasher qualquer, com adolescentes e td mais.07

 MARIASHY, esse a qual vc se referiu é PSICOSE 4, q é o ultimo. Acho desnecessario um filme para explicar as origens e motivações de Bates, quando tudo já estava tão claro no original.

 Uma curiosidade é q a partir de PSICOSE, Hitchcock começaria a aparecer em todos os trailers de seus filmes. No trailer de PSICOSE, Hitch faz um tour com o expectador pelas dependencias do Bates Motel, até chegar ao baheiro da fatidica cena do chuveiro.

 PS: Concordo com vc MARIASHY, o casarão dos Bates é praticamente um personagem dentro do filme. O mais assustador é q a casa não foi construida para o filme, ela é uma locação mesmo.13

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sou muito a favor de sequências.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Acho que a história vai se diluindo e virando outra coisa até a mitologia original se perca.

É lógico que em filmes de ação ou alguns de ficção funcionam bem.

 

A música tb foi marcante em “Psicose”.

Sobre Hitch aparecer em seus filme é  meio “onde está Wallie” giggle.gif

Tipo o Shyalaman tb faz isso, mas vai mais fundo pq alguns de seus personagens têm fala.

 

 

By the way, nem sabia que Jamie Lee Curtis era filha de Janet Leigh

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Psicose II é bem bão... parte daquela seleta lista "sequências que não fazem feio".

 

Psicose III é lixão... uma versão farsesca tentando ser irônica do Psicose original... não há nenhuma explicação no III que seja diferente ou agregue ao que foi explicado no I e no II... E foi feito para o cinema.

 

Psicose IV é o golpe de misericórdia... feito para a TV, explica o que não precisava ser explicado... Pelo menos não é tão ridículo quanto o III.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gosto bastante de Hitchcock, mas ultimamente só tenho tido azar na hora de assistí-los. Pacto Sinistro é bom, tem seus momentos, assim como O Homem Errado, mas A Tortura do Silêncio ninguém merece!07 Queria algo do nível das obras-primas dele, mas isso é que dar ver os melhores primeiro e deixar os mais ou menos/ruins por último.06

 

As obras-primas dele, pra mim, são: Psicose, Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai, Disque M Para Matar, Festim Diabólico e Os Pássaros (os básicos, portanto). Gosto também de A Sombra de uma Dúvida, Suspeita e os citados Pacto Sinistro e O Homem Errado.

 

Por outro lado, detesto O Terceiro Tiro, O Homem que Sabia Demais, Cortina Rasgada e o citado A Tortura do Silêncio.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Depois do sucesso estrondoso de PSICOSE, Hitchcock começou a buscar um novo projeto. Sua 1ª opção era um roteiro que havia recebido, ele se chamava THE BLIND MAN, e contava a historia de um pianista cego que recebia um transplante de córnea. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Só que o doador era um serial killer, e o pianista passa a ter visões dos crimes cometidos pelo assassino. O diretor e o roteirista, infelizmente não entraram em um acordo, e Hitch abandona o projeto antes mesmo de esse entrar em pré produção.

 

 Hitchcock decidiu então adaptar o livro de Winston Graham, MARNIE.  Hitch disse que só conseguia imaginar sua antiga musa, Grace Kelly para o papel. O  problema era que Grace agora era a princesa de Mônaco, e o pais estava sendo acusado de caloteiro. Ter a sua princesa interpretando uma ladra não ajudaria a melhorar a imagem da família real. Por esse motivo, ela teve que declinar do convite, oque desagradou profundamente o diretor, e fez com que desistisse temporariamente do projeto.

 

 Hitchcock havia comprado os direitos de um conto de Daphne Du Maurier (que também escreveu as obras que deram origem a ESTALAGEM MALDITA e REBECCA: A MULHER INESQUECIVEL) chamado THE BIRDS.

 

 O conto narrava o drama de um casal que ficava isolado em uma fazenda depois de um selvagem e inexplicável ataque de pássaros. Até então, o gordinho não havia demonstrado muito interesse na historia, e pretendia usá-la no seu programa de televisão. Mas quando ficou sabendo do caso verídico de um inexplicável ataque de pássaros a uma família em uma cidade do interior dos Estados unidos, Hitchcock lembrou daquele conto, e decidiu levar a ideia dos passaros assassinos para o cinema. Assim começava a historia de OS PASSAROS(THE BIRDS/1963)

55138877_838f506241_o.jpg

 

 A historia acompanha Melanie Daniels(Tippi Hendren ) uma especie de patricinha dos anos 60, que é esnobada em uma loja de passaros de São francisco por Mitch Brenner(Rod Taylor).

 Com o ego ferido, ela segue o rapaz até sua cidade natal, Bodega Bay, mas ela não podia escolher pior hora para visitar a cidade, pois uma serie de selvagens e inexplicaveis ataques de passaros começam a ocorrer no local.

 Considerado uma das grandes obras primas de Alfred Hitchcock, , OS PASSAROS é um filme no minimo curioso para os dias de hoje. Há começar pela total ausencia de trilha sonora, mesmo nos creditos, em que ouvimos apenas o bater de asas e o grasnar dos passaros.

 

 Os efeitos especiais podem incomodar alguns, mas para epoca éram muito bons. Alguns não ficam a dever nada para os dias de hoje, quando como vemos os passaros se dirigindo para onde ocorreu a explosão do posto de gasolina ou o ataque a Melanie no sotão, onde a atriz acabou se machucando de verdade. O final de " OS PASSAROS" pode deixar muita gente com a pulga atras da orelha, mas acho que era essa a intenção.

 

 Tippi Hendren é a nova loira gelada de Hitchcock, descoberta por ele em um comercial de TV. Não tem 1/3 do talento de outras atrizes q já trabalharam com o mestre como Joan Fontaine, Ingrid Bergman ou Grace Kelly, mas quebra o galho.

 Rod Taylor tambem faz o papel de galã e acabou.

 

 O destaque do elenco vai mesmo para Jessica Tandy, q vive Lydia, mae de Mitch, mais uma mãe q entra para a lista das mães manipuladoras e superprotetoras, alias, uma constante na filmografia do diretor.

 Os proprios passaros são um tema recorrente. Ele já os havia utilizado em SABOTAGEM como pressagio de morte, e em CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO como sinal da esperança, mas justamente no filme que leva os nomes das criaturas, é dificil definir oq eles representam.

 

 Os ataques são totalmente sem razão, uma ameaça invisivel, oq torna tudo mais assustador. O diretor larga uma pista aqui e alí para quem quiser imaginar oq motiva a furia assassina das aves, mas no geral, não existe motivo para os passaros atacarem, eles simplesmente atacam. Quer algo mais aterrorizante que isso?

 

 Hitch como sempre nos da um show de direção em cenas memoraves como a que um bando de corvos vão pousando um a um em um trepa trepa, enquanto uma desatenta Melanie fuma, o momento em que Lydia encontra o corpo do fazendeiro, que teve os olhos devorados pelos passaros, ou aquela fantastica cena em que vemos varios passaros no patio dos Brenner, com o nascer do sol ao fundo. Mitch andando cautelosamente entre eles é de deixar qualquer um roendo as unhas.

 Os ataques dos passaros no final das contas, acaba sendo só um pano de fundo para o desenvolvimento psicologico dos personagens, onde Hitch equilibra o terror e o drama, como nenhum diretor, com exceção talvez de Kubrick, soube fazer.

 OS PASSAROS ganhou uma sequencia nos anos 90, mas quase nada tinha a ver com o original, e era um lixo total.

 O filme esta perigando ganhar um remake. Atualmente o projeto tem Martin Campbell(007:CASSINO ROYALE) na cadeira de diretor, e Naomi Watts no papel q foi de Tippy Hendren. O roteiro esta sendo reescrito. Pessoalmente, não vejo necessidade de um Remake.

 

Esperando opiniões sobre mais esse classico de Hitchcock.

 

Valeu16

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembro de ter ficado meio apavorado a primeira vez que vi esse filme...uma reação meio parecida a assistir Tubarão do Spielberg...ainda mais que moro em subúrbio e é bem fácil de ver aves em bando e dando rasantes...06

Filme estupendo...tenso até o fim do roer das unhas...redundantemente falando, mais uma aula do mestre Hitch.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui Hitch nos transporta p/ dentro do filme qd os habitantes do local começam a sentir um ligeiro receio (e nós tb), com o aumento gradativo dos pássaros enfileirados na cerca... melhor cena do filme, ever!<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

By the way, esse é o meu preferido... empatado com “Janela Indiscreta”.

Só acho que em “Os Pássaros” o terror, medo, receio é mais sutil, se dá aos poucos... afinal são apenas pássaros!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que refilmagens  perdem um pouco qd a época não é respeitada.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Tipo, se esse filme for da década de 20/30, sei lá, que fosse respeitada e todas as dificuldades de uma investigação  que ela teria.

 

Anyway, não deixa de ser interessante uma abordagem atual de um Hitch pouco conhecido.

Além disso,  têm Molina e o cara de “The Mentalist”.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Mais um remake de um filme do mestre. Dessa vez baseado no 1º filme do mestre' date=' lá da fase muda, O PENSIONISTA.

 O trailer do remake(sem legenda)

[/quote']

 

 

 

Coincidência interessante, comprei recentemente um DVD com três filmes

antigos do mestre, entre eles The Lodger. Os outros dois são O Número

17 e O Homem que Sabia Demais (primeira versão, obviamente).

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...