Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

Os Pássaros ficou muito na minha cabeça depois de ter visto The Happening do Shyamalan, já que ambos os filmes são "surtados", foram mal recebidos pela crítica e o primeiro calhou de sobreviver muito bem ao tempo (o que é uma incógnita em se tratando do segundo). Gosto muito do filme, acho-o um primor de direção, um estudo de técnica e estética acima de narrativa e qualquer outra coisa páblica que o valha, mas inferior a outras preciosidades como Janela Indiscreta, Psicose, Vertigo e outros...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os Pássaros ficou muito na minha cabeça depois de ter visto The Happening do Shyamalan' date=' já que ambos os filmes são "surtados", foram mal recebidos pela crítica e o primeiro calhou de sobreviver muito bem ao tempo (o que é uma incógnita em se tratando do segundo). Gosto muito do filme, acho-o um primor de direção, um estudo de técnica e estética acima de narrativa e qualquer outra coisa páblica que o valha, mas inferior a outras preciosidades como Janela Indiscreta, Psicose, Vertigo e outros... [/quote']  Se eu tivesse que escolher um filme do Shyamalan pra ser comparado com OS PASSAROS, escolheria SINAIS, muito mais semelhante(e digno) de ser comparado com OS PASSAROS.

 

 Nas duas obras, o elemento desconhecido( Passaros assassinos e aliens) vão sendo introduzido aos poucos, enquanto conhecemos a psique dos personagens, enquanto o vento assassino de FIM DOS TEMPOS mostra seus efeitos já nos primeiros minutos.

 Claro q não se pode negar q FIM e OS PASSAROS guardam muitas semelhanças, mas se for pra apontar semelhanças, pessoalmente eu me lembraria mais de SINAIS.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os dois tem semelhanças, mas Sinais é um filme focado, "centrado" por assim dizer, mais "acessível"... Fim dos Tempos é totalmente surtado, no sentido de que Shyamalan não parece preocupado com narrativa, personagens, nada... A mesma sensação ocorre em Os Pássaros, onde Hitch parece preocupado em criar um pesadelo estético, algo totalmente sensorial, danem-se personagens, trama e outras coisas inúteis...

A comparação se deu neste contexto... mas no fundo a semelhança maior é mesmo com Sinais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Uma curiosidade é q na 1ª versão do roteiro, o filme iria alem de onde parou. O carro de Mitch percorreria Bodega Bay, que se mostraria devastada, e dominada por passaros, mas que a principio, se mostrariam apaticos a Mitch e sua familia.

 Mas quando chegassem a estrada, os passaros atacariam, em uma cena de ação, o carro de Mitch seria perseguido por gaivotas, que tentam entrar pelas janelas e pelo teto. Mas quando eles saem dos limites da cidade, os passaros os deixam em paz.

 Eles pensariam que estavam livres, mas o filme terminaria com Mitch, Melanie e cia, chegando a Ponte de São francisco, com a ponte tomada por passaros.

 O diretor chegou a fazer alguns Storyboards dessa cena, mas decidiu corta-la por duas razões. 1º, seria uma sequencia cara demais. 2º, de certa forma, confirmava a teoria de q os passaros eram agentes do apocalipse, oq o diretor não queria. Ele queria q não houvesse uma razão certa para os ataques.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O estupendo desse filme é que não se explica o pq dos pássaros enlouquecerem do nada (teria uma explicação sobrenatural?).

 

Talvez aqui, tenha algo do Shya que D comentou.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Assim como em “The Happening” a natureza se rebela, sei lá pq, aqui tb os pássaros piram sem razão.

Ainda que não haja um assassino, pelo menos não humano, o suspense ainda impera.

 

Dizem que usaram até uma pintura de fundo na cena da gabine... aff!

 

Eu acho o melhor de Hitch.

MariaShy2009-01-03 18:29:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Uma curiosidade é q na 1ª versão do roteiro' date=' o filme iria alem de onde parou. O carro de Mitch percorreria Bodega Bay, que se mostraria devastada, e dominada por passaros, mas que a principio, se mostrariam apaticos a Mitch e sua familia.

 Mas quando chegassem a estrada, os passaros atacariam, em uma cena de ação, o carro de Mitch seria perseguido por gaivotas, que tentam entrar pelas janelas e pelo teto. Mas quando eles saem dos limites da cidade, os passaros os deixam em paz.

 Eles pensariam que estavam livres, mas o filme terminaria com Mitch, Melanie e cia, chegando a Ponte de São francisco, com a ponte tomada por passaros.

 O diretor chegou a fazer alguns Storyboards dessa cena, mas decidiu corta-la por duas razões. 1º, seria uma sequencia cara demais. 2º, de certa forma, confirmava a teoria de q os passaros eram agentes do apocalipse, oq o diretor não queria. Ele queria q não houvesse uma razão certa para os ataques.

Valeu16
[/quote']

 

é, teria ficado muito melhor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 OS PASSAROS foi outro grande sucesso na carreira de Hitchcock. Sendo assim, ele decidiu realizar o projeto que havia deixado de lado quando Grace Kelly não pôde protagoniza-lo, pois agora, havia encontrado uma nova musa. Assim começa a trajetoria de MARNIE- CONFISSÕES DE UMA LADRA(MARNIE/1964)

Marnie-1.jpg

 

                    Conhecido como a obra prima doente de Hitchcock, MARNIE - CONFISSÕES DE UMA LADRA talvez tenha sido prejudicado por ter sido antecedido por PSICOSE e OS PASSAROS. A personagem é vivida por Tippi Henderson, que já havia trabalhado com Hitchcock <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em OS PASSAROS. Marnie é uma ladra que se infiltra em empresas  trabalha alguns meses para depois rouba-la e desaparecer. Tudo muda quando ela vai trabalhar na empresa do esperto Mark Rutland(Sean Connery) que percebe quem a moça é de verdade, mas ao inves de manda-la para cadeia, se casa com ela.

 MARNIE é um filme que trata dos disturbios psicologicos, como a fobia que a ladra tem da cor vermelha (que é maximizado pelo diretor, já que a tela fica toda vermelha cada vez que é acometida por esse medo. Aqui, na minha opinião faltou um pouco de sutileza do diretor, pois o recurso utilizado diversas vezes acaba cansando) ou o fato de não suportar o toque de um homem.

 Tippi Henderson nos da uma interpretação competente de Marnie, dentro de suas limitações, pois é a mais fraca em atuação entre as musas de Hitchcock.

 

 Já o Mark Rutland de Sean Connery lembra muito o seu mais celebre personagem. Rutland se veste, pensa e age como James Bond. Fico pensando se o personagem realmente foi escrito assim ou foi Connery que deu a ele esse perfil.

 Apesar de ser um drama, é uma obra de Hitchcock, e não poderia deixar de ter um toque de suspense, como a cena do roubo do cofre. Há claro também a clássica aparição de Hitchcock.

 MARNIE abre oq é chamado por alguns de a fase decadente de Hitchcock. O diretor tambem teve problemas com Tippi Henderson, pois diziam que ele estava tão fascinado por ela, que acabou se apaixonando. Dizem tambem que certa vez ele demonstrou essa paixão, e ela o rechaçou, o chamando de gordo assanhado.13

 Dizem que isso afetou o resultado final do filme, pois depois do ocorrido, Hitch teria perdido o interesse no mesmo.

 

 Enfim, apesar de não ser um dos melhores, MARNIE - CONFISSÕES DE UMA LADRA é um ótimo filme de Hitchcock, e uma aula de cinema dada por um dos melhores .

 Pra variar, gostaria de saber a opinião do pessoal aqui sobre o filme.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

Gosto bastante de Marnie, é uma das minhas protagonistas favoritas dos filmes do Hitchcock. Embora confesse que uma parte do filme (em especial a última) seja meio sem graça, especialmente a forma como revelam as  causas dos traumas da personagem. Mas é bem legal sim. Beckin2009-01-11 11:14:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Toda a explicação já estava subentendida e mesmo que assim não fosse, desnecessário isso na parte final.

Quase um  anti-climax.

 

Isso tb acontece em Psicose com a explicação do pq de Bates ser o que era.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Após a recepção gelada que MARNIE- CONFISSÕES DE UMA LADRA recebeu, Hiitchcock decide abordar em seu proximo filme o conteudo politico da epoca. Isso havia dado certo no passado, quando abordou o entre guerras em O HOMEM QUE SABIA DEMAIS e a DAMA OCULTA, e tambem havia dado certo quando abordou a 2ª guerra em CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO  e SABOTADOR. Decidiu então abordar a Guerra fria, que era o assunto do momento. Dai surgiu a ideia para CORTINA RASGADA(TORN COURTAIN/1966)

cortina-rasgada-poster01.jpg

 

  Na trama, Michael Armstrong(Paul Newman) é um fisico nuclear americano que viaja a  Copenhagen junto com sua secretaria Sarah Sherman(Julie Andrews), que tambem é sua namorada. Lá, ele recebe uma misteriosa mensagem, e vai para Berlim Oriental. Sua namorada, suspeitando que ele esteja trabalhando para os comunistas, vai em seu encalço. Mas como sempre, a historia é muito mais complicada do q parece.

 O filme é bem fraco, na minha opinião. Tem algumas sequencias legais, como o dificil assassinato de um agente alemão, e a fuga de Berlim em um ônibus, mas no geral, não tem ritmo.

 Não existe quimica nenhuma entre Paul Newman e Julie Andrews. Newman até defende bem o seu personagem, mas Andrews parece totalmente perdida.

 Pra piorar a situação, Newman era um ator do metodo, q gostava de opinar nas falas e rumos do seu personagem, oq o diretor não suportava. E como se não fosse incomodação o suficiente, este filme deu fim a parceria entre Hitcock e Bernard Hermann. Hermann havia escrito o tratamento original do roteiro, mas o diretor não gostou. Hermann ficou puto da cara,  e se recusou a trabalhar na trilha sonora do filme.

 Infelizmente, CORTINA RASGADA entra pra lista de filmes fracos do diretor.

 Como de costume, gostaria de saber oq o pessoal aqui acha do filme.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Mais um remake de um filme do mestre. Dessa vez baseado no 1º filme do mestre' date=' lá da fase muda, O PENSIONISTA.

 O trailer do remake(sem legenda)

[/quote']

Se não me engano esse vai ser lançado em dvd aqui no Brasil nos próximos meses.

 

O Inquilino está saindo esse mês para venda em dvd pela Sony para entrega nas locadoras em 18 de fevereiro. Para quem interessar, conte o varejo 4 meses depois da data de entrega.

 

cx104446.jpg

Rob Gordon2009-01-14 00:15:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Sou só eu' date=' ou alguem mais acha q faltou um pouco de sutileza do Hitch em MARNIE? Cada vez q ela era acometida por seu pânico, a tela fica toda vermelha. Usar uma vez tudo bem, mas ficar recorrendo isso varias vezes ficou desnecessario.

Valeu16
[/quote']

Ah! Discorco!

Acho que ele quis passar os traumas de Marnie recorrendo mais á imagem que  a diálogos.

Além disso ficou  visualmente lindo e meio aterrador... aff!<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

By the way, se Marnie têm suas neuras que dizer de Mark, supostamente um homem normal, que passa a querer uma mulher assim, quase com obsessão?

 

Eu adoro Marnie e acho um dos filmes mais pouco compreendidos do Hitch.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Entendo, mas ficar repetindo isso sempre e sempre perde o tom aterrador que teve na 1ª vez. Ele podia ter investido depois nas expressões e gestos dos atores ao inves daqiela tela toda vermelha a cada vez q ela tinha uma crise de pânico. Pessoalmente não gostei desse recurso ficar sendo repetido.

 Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa, Cortina Rasgada é monstruoso. Tem uma cena nesse filme que faz jus ao Hitchcock, mas só uma, que é justamente a morte do espião alemão, que não morre nem a pau. Filme completamente sem emoção, insosso do início ao fim e que conta com dois atores ótimos em seus piores momentos (ela irritante, ele apático).

 

Marca do Hitchcock? Nem isso acaba salvando, tirando a cena da morte do espião...

 

Mas tudo bem, todo grande diretor fez uma bombinha ou outra...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Com mais um fracasso em sua carreira, Hitchcock tenta tomar uma direção diferente. Hitch nunca dirigiu uma sequencia em toda a sua carreira, mas oque poucos sabem é que isso quase chegou a acontecer.

 

Na verdade não era uma sequencia, mas sim um prequel daquele que o mestre considerava seu melhor filme, A SOMBRA DE UMA DUVIDA. O filme se chamaria " Frenesi caleidoscopio" e mostraria os primeiros crimes do assassino das viuvas alegres. O proprio diretor escreveu o roteiro, mas ele foi rejeitado pela Universal, que o considerou violento demais.

 

 O gordinho então se voltou para sua biblioteca particular, e tomou a decisão de adaptar o livro de Leon Uris, TOPAZIO(TOPAZ/1969)

Topaz%20%20%281969%29%20Movie%20Poster

 

  Na historia, após ajudar um politico sovietico a fugir para os Estados Unidos, o  agente Mike Nordstrom(John Forsythe) descobre que Cuba e a União sovietica firmaram um pacto de auxilio mutuo. Alem disso, uma misteriosa agencia de espionagem conhecida simplesmente como "Topazio" estaria envolvida.

  Para resolver o caso, Nordstrom pede ajuda a um agente francês, Andre Deveraux(Frederick Stafford) para descobrir mais sobre o caso, e se precisso for, ir até cuba, e pedir informações para seu contato e amante, Juanita de Cordoba(Karin Dor).

  Hitchcock considerava esse o seu pior filme, oque discordo, gosto muito mais de TOPAZIO do que de CORTINA RASGADA. Não é um dos grandes do mestre, mas tem momentos bem legais, como as cenas que se passam na embaixada cubana e o assassinato de Juanita.

 É interessante tambem a passagem em que os agentes discutem suas ordem em uma sala acustica, e não ouvimos oque eles falam. Resumindo, Hitchcock usa varios maneirismos visuais e auditivos realmente geniais.   

 

 Não acho TOPAZIO tão ruim quanto dizem.

 

 Uma curiosidade é que a atriz Eva Vilma quase chegou a trabalhar com o mestre. Ela fez o testre para viver Juanita de Cordoba, mas perdeu o papel para Karin Dor.

 

Como de costume, querendo saber a opinião do pessoal.

Valeu16

 

 
Questão2009-01-17 01:26:30
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...