Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

 Depois de mais um fracasso de publico e critica, Hitchcock decide largar os filmes que tem por base a guerra fria. Recorrendo uma vez mais a sua extensa biblioteca, Hitchcock achou o romance de suspense "Goodbye, Picadilli, Farewell Leicester Square" de Arthur La bern. E foi esse livro que deu origem ao novo sucesso do mestre, FRENESI(FRENZY/1972)

Frenzy.jpg

 

 FRENESI foi o penultimo filme de Alfred Hitchcock, e o ultimo filmado na Inglaterra, seu pais natal. Aqui, ele trata de dois assuntos dos quais esta bastante familiarizado. O serial killer e o homem acusado injustamente.

 

 No filme, Londres esta sendo aterrorizada por um maniaco sexual, o assassino da gravata, que estupra e depois estrangula suas vitimas com uma gravata.

 Nesse cenario somos apresentados a Richar Blaney(Jon Finch), um ex piloto que esta falido e já começa a pelicula perdendo o emprego. Pra piorar, por estar no lugar errado e na hora errada, se torna o principal suspeito de ser o assassino.

   Hitch foge mais uma vez do cliche"quem é o assassino" e não demora a nos revelar a sua identidae, na cena mais violenta de sua filmografia, superando na minha opinião até a famosa cena do chuveiro de PSICOSE em nivel de violencia.Merece destaque tambem nessa cena as sequencias de nudez, novidade na carreira do diretor. O assassino em questão trata-se de Robert Rusk(Barry Foster) q a primeira vista, não passa de um carismatico verdureiro. Ele fecha a liga dos grandes vilões de Hitchcock.

  Hitchcock tambem nos presenteia com um otimo jogo de camera, na cena em que o assassino acompanha a namorada de Blaney ate um apartamento. Em vez da camera entrar com eles, ela fica do lado de fora, e vai recuando, descendo as escadas, tudo em uma unica tomada. Só podemos imaginar oque esta acontecendo lá dentro, oque nos lembra porque Hitch é o mestre do suspene.

  Temos tambem os toques de humor negro, como a sequencia em que o assassino se encrenca em um caminhão de batatas, ou as intragaveis refeições que a mulher do detetive que investiga o caso lhe serve.

 Em FRENESI, temos varias recorrentes da carreira do diretor. O simpatico Serial Killer, o homem acusado injustamente,as brincadeiras com a comida, e até a mãe possessiva, embora esse ultimo item seja mostrada em uma cena bem discreta.

 

  FRENESI só não entra para os grandes classicos de Hitchcock, por seu fraco protagonista. Mesmo assim, esta entre os meus 10+ de Hitch.

 

Na espera de opiniões.

Valeu16
Questão2009-01-18 17:48:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Frenesi é um dos filmes do mestre que eu mais gosto...até por envolver serial killer...a tal da cena da câmera recuando descendo as escadas até chegar a porta do prédio em uma única tomada é uma das coisas mais marcantes em minha memória. Mais um grande filme do mestre e que tem sua marca em cada pedaço de película. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Frenesi tem muita coisa boa, mas a essa altura do campeonato, o mestre já tinha mostrado o seu melhor. Não sei se foi por tê-lo visto depois de já conhecer todos os grandes clássicos da filmografia do Hitch, mas não fiquei tão impressionado por essa obra. Algumas cenas são bem daquelas que o Hitch fazia melhor que todo mundo, mas no geral ele acaba sendo apenas um filme bem bom.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu discordo JACK RYAN. Eu acho q Hitch ainda tinha bastante pra mostrar. Tanto FRENESI quanto seu filme seguinte, TRAMA MACABRA tem um leve tom de auto reinvenção do Hitch aos "novos tempos". Se tivesse continuado, creio q essa mudança teria ficado mais evidente.

 Mas infelizmente, a idade obrigou o mestre a se aposentar.04

Valeu16
Questão2009-01-20 09:52:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 FRENESI trouxe de volta o sucesso q Hitch não provava desde OS PASSAROS. Seu proximo filme foi baseado em um livro de Victor canning. Assim começava o ultimo filme do mestre, TRAMA MACABRA(FAMILY PLOT).

Family%20Plot%20poster.jpg

 

 A historia acompanha a busca de uma vidente charlatona(Barbara Harrys) e seu namorado taxista(Bruce Dern) a um herdeiro perdido de uma rica senhora.

 Esse herdeiro perdido(Willam Devane) atualmente é um esperto ladrão de diamantes, e tambem sequestrador, tendo a namorada(Karen Black) como parceira de crimes.

 TRAMA MACABRA é um filme divertidissimo, e se não é um Gran Finale na carreira do diretor, pelo menos é um final digno.

 O casal principal formado pela cigana e pelo taxista é muito carismatico. A cena em que eles descem a montanha em um carro desgovernado é Hitchcock puro, eu mesmo cheguei a pensar que a dupla não escaparia. Cada curva era um choque. Excelente.16

 A trilha somora de John Willams(agora sim o compositor06) é boa, mas nada memoravel.

 

 Um otimo thriller de misterio, que mistura suspense e comedia de forma deliciosa.

 

 O mestre ainda realizaria outro filme depois de TRAMA MACABRA, sera "the short night" em que ele voltaria a abordar a Guerra fria, mas sua saude precaria o impediu.

 Acho que é aqui que termina a jornada cronologica pela filmografia do Hitch. Agradeço a todos que acompanharam. Minha lista fica assim:

O PENSIONISTA

O RINGUE

CHANTAGEM E CONFISSÃO

ASSASSINATO

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

OS 39 DEGRAUS

AGENTE SECRETO

SABOTAGEM

JOVEM E INOCENTE

A DAMA OCULTA

ESTALAGEM MALDITA

REBECCA- A MULHER INESQUECIVEL

CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO

SR E SRA SMITH

SUSPEITA

SABOTADOR

A SOMBRA DE UMA DUVIDA

UM BARCO E NOVE DESTINOS

QUANDO FALA O CORAÇÃO

INTERLUDIO

AGONIA DO AMOR

FESTIM DIABOLICO

SOB O SIGNO DE CAPRICORNIO

PAVOR NOS BASTIDORES

PACTO SINISTRO

A TORTURA DO SILENCIO

DISQUE M PARA MATAR

JANELA INDISCRETA

LADRÃO DE CASACA

O TERCEIRO TIRO

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS(remake)

O HOMEM ERRADO

UM CORPO QUE CAI

INTRIGA INTERNACIONAL

PSICOSE

OS PASSAROS

MARNIE- CONFISSÕES DE UMA LADRA

CORTINA RASGADA

TOPAZIO

FRENESI

TRAMA MACABRA

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bá, acabou, não vai mais ter mps do Questão, uhu!! Hahahaha!

 

Trama Macabra tem duas sequências geniais, a do cemitério e a do carro. De resto, o coloco como um dos mais fracos do mestre, os personagens não têm graça, a estória é bobinha e o humor não funciona comigo. É inferior a Frenesi e superior a Cortina Rasgada, fica pau a pau com Topázio, isso na comparação apenas com a fase final da carreira do Hitch.

 

E era isso, falou!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Disque M para Matar. Revi ele' date=' e continuo achando ele excelente. A cena final da chave admito que revi de novo pra entender direitinho.06

Ja vi esse, Psicose, Intriga Internacional, Passaros, Janela Indiscreta, e acho dificil escolher o melhor, com exceção do Terceiro Tiro, que achei bem fraco.

[/quote']

Veja o citado "Frenesi", Lesma!

 

Eu adorei desde a primeira cena.

Adoro como Hitch começa  a maioria de seus filmes com uma cena de rua. Aqui a cena é filmada do alto.

 

By the way, fico pensando se el não teve problemas com a censura... aff!

A maioria de seus filmes têm cenas de nudez e sexo velado que considero bem ousadas p/ a época.

 

Eu acho que Hitch era um ferrenho discípulo freudiano.

Ele explora  fetiches, taras sexuais bem demais em seus filmes.
MariaShy2009-02-21 20:53:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hitch é um mestre, um diretor que vai ser lembrado para sempre, o pai do suspense. O engraçado é que a maioria das pessoas que veem seus filmes comentam 'nossa, que chato e sem graça', mas eu nao acho, acho fantástico todos os seus filmes ! ele conseguiu fazer um filme praticamente sem cortes nao ficar cansativo, como 'Rope'.. ele fez uma cena ficar marcada na historia do cinema, como a de 'Psycho'...

enfim, foda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Veja o citado "Frenesi", Lesma!

 

Eu adorei desde a primeira cena.

Adoro como Hitch começa  a maioria de seus filmes com uma cena de rua. Aqui a cena é filmada do alto.

 

By the way, fico pensando se el não teve problemas com a censura... aff!

A maioria de seus filmes têm cenas de nudez e sexo velado que considero bem ousadas p/ a época.

 

Eu acho que Hitch era um ferrenho discípulo freudiano.

Ele explora  fetiches, taras sexuais bem demais em seus filmes.

 
[/quote']

 

Verei Frenesi sim, Shy, pretendo ver em breve!!

Censura? Tem cenas fortes assim no filme?

 

E mais do que o lance freudiano, tem aquilo dos prtagonistas sempre citarem a mãe, algo assim, não é?17 
J.McClane2009-02-25 22:21:33
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Semana passada assisti;

 

Ladrão de Casaca - Gostei do filme, mas não é tão brilhante como outros títulos do mestre. Uma das aparições do Hitch, nos filmes, que mais gostei.

 

Um Barco e Nove Destinos - assisti quase todo, faltava pouco quando acabou a luz aqui...  T.T . Bom, muito interessante apesar de um pouco cansativo. Estou ansiosa pelo desfecho.

 

Depois que terminar este, vou assistir Sabotage... no mais, o ranking continua o mesmo... Um corpo que cai ainda imbatível na primeira posição.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 MARIASHY, quando vc diz os primeiros se refere aos filmes da fase inglesa?

 Pessoalmente, gosto muito da fase. O mestre já começou muito bem, com o citado O INQUILINO, q foi seu 1º filme. Tambem estou curioso pra ver o remake, embora espere outro ritmo, afinal, eles atualizaram a historia, e o original era um filme mudo ainda por cima.

 

Valeu16

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Os primeiros dele nem sempre são bons.

A trama chega a ser até fraquinha.

Nada a ver com a genialidade  e intensidade dos mais recentes.

 
[/quote']

 

Não vejo uma trama fraquinha como um problema pra alguns filmes do Hitch. Acho que ele tira bastante coisa interessante do "banal".

 

Pro Luizz lá na página anterior, recomendaria esses três filmes, se é que ele já não viu:

 

Rebbeca

Interlúdio

Intriga Internacional

 

Tão entre os meus favoritos dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os primeiros dele nem sempre são bons.

A trama chega a ser até fraquinha.

Nada a ver com a genialidade  e intensidade dos mais recentes.

 
[/quote']

 

Não vejo uma trama fraquinha como um problema pra alguns filmes do Hitch. Acho que ele tira bastante coisa interessante do "banal".

 

Pro Luizz lá na página anterior, recomendaria esses três filmes, se é que ele já não viu:

 

Rebbeca

Interlúdio

Intriga Internacional

 

Tão entre os meus favoritos dele.

O fraquinha aí não teve  a ver com banal, já que matar por amante, dinheiro ou vingança são temas bem banais.

Fraquinho quis dizer que não há a densidade dos  filmes menos antigos.

Sabe toda aquela abordagem de lances freudianos, indo mais fundo mesmo ?

Acho que essa densidade toda vem crescendo filmes após filmes.

 

By the way, ainda louca p/ ver remake de "O Inquilino"... duro é achar legenda... aff! 09

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...