Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members
Dial M é de um nível de perfeição assustador. É claro' date=' geralmente (na verdade essa é a primeira vez que vejo alguém além de mim colocando-o no top 1) fica relegado diante de Vertigo, Janela e Os Pássaros (isso quando é bem cotado, a verdade é que a maioria o considera apenas intermediário), mas é um dos filmes mais atmosféricos (e de ritmo mais perfeito, e de condução narrativa mais hábil, e de roteiro - oh yeah - mais bem construído) de todos os tempos. E o tom que o permeia é delicioso. Ou seja, o Hitch não entende NADA de cinema ao dizer que poderia ter dirigido esta porra pelo telefone. den.gif E tudo terminar com um drink entre os personagens é foda demais.[/quote']

 

Concordo. Esse filme é ainda mais bem-sucedido que Rope ao centrar a ação em um cenário (apesar de haver outros em Dial M, o trabalho de ambientização dele é sublime - melhor até do que o Polanski fez na trilogia do apartamento, arrisco dizer).

 

Fora que esse filme tem a Grace DEUSA Kelly! 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dial M é de um nível de perfeição assustador. É claro' date=' geralmente (na verdade essa é a primeira vez que vejo alguém além de mim colocando-o no top 1) fica relegado diante de Vertigo, Janela e Os Pássaros (isso quando é bem cotado, a verdade é que a maioria o considera apenas intermediário), mas é um dos filmes mais atmosféricos (e de ritmo mais perfeito, e de condução narrativa mais hábil, e de roteiro - oh yeah - mais bem construído) de todos os tempos. E o tom que o permeia é delicioso. Ou seja, o Hitch não entende NADA de cinema ao dizer que poderia ter dirigido esta porra pelo telefone. den.gif E tudo terminar com um drink entre os personagens é foda demais.[/quote']

Hehehe, gostei da provocada (aproveita que o Hitch não pode revidar....06).

Mas aproveitando esse post para comentar o do Lumière: Eu observo "I Confess" (e acredito que tenha sido o viés que Hitch tentou explorar) muito mais pela ótica (que é bastante interessante) da questão da confissão feita pelo assassino ao padre, e o fato dela dizer respeito única e exclusivamente ao confessor e ao padre, o que acaba implicando-o como principal suspeito ao crime. O que não deixa de ser mais uma variante do tema preferido do diretor. E, olhando por essa ótica, não acho a atuação de Monty Cliff ruim, muito pelo contrário: há nele aquela neutralidade, de instrospecção, somado a um tom levemente de preocupação, para mim ideal a aquele personagem.

E sobre "The Wrong Man", acho um dos mais fodas do diretor, especialmente por esse tom muito mais sério (e Henry Fonda dando ao seu personagem o ar de pessoa comum necessário), mesmo com uma direção 'estilizada", mas com alguns elementos que dão um tom pessoal ao filme (as cenas de Fonda na cadeia são ótimas, mesmo quebrando o clima quase documental do filme). Além de momentos puramente sensacionais (como pro exemplo a segunda visita do casal Belastero ao advogado, logo depois do insucesso em contactar possíveis álibis para o julgamento). E o final é um dos mais tristes dele.

Ah, sim, voltando ao post do Forasta: acho a primeira e a última parte de "Disque M" sensacionais, a minha pequena bronca diz respeito justamente a teatrilidade (tá certo? 06) do mesmo (o que me incomoda um pouco em "Rope" também), além da perda de ritmo na segunda parte. Mas não deixa de ser um ótimo filme.

 

Então, eu também enxergo que o que mais interessa ao Hitchcock é o plot da confissão do padre, que é um dilema vivido por ele do início ao fim. É um tema excelente, mas que possui um desenvolvimento que me desagrada pelo que falei: o filme é muito over, seja ao retratar o beco sem saída em que o personagem do Clift (que me parece muito canastrão aqui), com o assassino ganhando toques de vilão macabro que só falta dizer "huahahahaha" quando aparece; seja ao retratar seu passado, que ganham toques de melodramas antigos (?!?), com a retratação do amor do passado, proibido, e por aí vai. Aquela parte do drama de tribunal e da perseguição são o que, para mim, arruinam de vez o filme, simplesmente por martelarem pela enésima vez que o personagem do Clift é fiel ao seu código de conduta e tudo mais - além da resolução, com o próprio assassino confessando o crime (é uma ironia até legal, mas muito óbvia).

 

Acredito que esses problemas sejam pela época em que o filme fora realizado, por isso digo que não envelheceu muito bem.

 

Quanto ao The Wrong Man, não considero um desastre absoluto. Gosto do Henry Fonda e da Vera Miles (cujo drama me pareceu sincero) e até certo ponto, o filme prende atenção. Só não acho envolvente, mas aí é bem pessoal.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

01. Janela Indiscreta

02. Disque M Para Matar

03. Psicose

04. Os Pássaros

05. Um Corpo que Cai

 

acho que o Dial perde um pouco de fôlego no seu recheio, as partes entre o término da tentativa de assassinato e a afunilação da investigação, nada muito grave, o "problema" é que tanto a primeira metade quanto se segunda são excepcionais e jogam o nível do filme lá na estratosfera (sobretudo a primeira - diálogo entre assassino e marido + a (tentativa) consumação do ato) aí fica difícil (impossível?) manter esse absurdo nível. provavelmente um dos roteiros mais bem amarrados que já vi, Lumet style. e aquele final é genial, haha.

 

bat2009-12-13 14:43:17

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

01. Dial M For Murder

02. Vertigo (rever)

03. Rope

04. The Birds (rever)

05. Psycho

06. Rear Window

07. North by Northwest

08. To Catch a Thief (tô gostando mais desse, agora acho muito bom)

09. Shadow of a Doubt

10. Suspicion

11. Family Plot

12. Strangers on a Train

13. The Wrong Man

14. Stage Fright

15. Saboteur

16. The Trouble With Harry

17. The Man Who Knew Too Much (1956)

18. I Confess

19. Torn Curtain

 

Sensacional. Não chega a ser uma OP, mas é de muito longe o melhor filme do Hitchcock desse tipo (ação frenética, cara percorrendo o país/mundo, etc.) e o mais engraçado (a forma que o Grant arruma pra sair do leilão foi muito bom, hahahahahaha).
Lumière2009-12-24 04:30:33
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

1- Janela Indiscreta - 10/10

2- Os Pássaros - 10/10

3- Festim Diabólico - 10/10

4- A Sombra de Uma Dúvida - 9/10

5- Pacto Sinistro - 9/10

 

E tem mais uns oito que achei na net disponível para download: Ladrão de Casaca, Disque M para Matar, Frenesi, Interlúdio, Um Corpo Que Cai, Intriga Internacional, A Dama Oculta e Psicose. Não sei qual ver primeiro, mas até o fim do ano vejo esses...
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Maior sucesso de bilheteria de Hitchcock, "Psicose" completa 50 anos

 

EUCLIDES SANTOS MENDES
da Folha de S.Paulo

Quando lançou "Psicose", em 1960, o cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) já era um nome consagrado em Hollywood, autor de obras-primas como "Rebecca, a Mulher Inesquecível" (1940), "Janela Indiscreta" (1954) e "Um Corpo Que Cai" (1958).

Porém, "Psicose" lhe proporcionou ainda mais notoriedade, tornando-se seu filme mais célebre.

Para o pesquisador norte-americano Philip Skerry, autor de "'Psycho' in the Shower -The History of Cinema's Most Famous Scene" ("Psicose" no Chuveiro - A História da Mais Famosa Cena do Cinema, ed. Continuum, 316 págs., US$ 19,95, R$ 36), trata-se de um filme experimental e revolucionário.

Isso se deve, diz, sobretudo à sequência de 45 segundos em que cortes instantâneos na montagem pontuam a violência com que Marion (Janet Leigh) é assassinada enquanto toma banho num hotel de beira de estrada.

Em entrevista à Folha, Skerry diz que essa cena é "a mais importante e significativa da história do cinema".

Ele lembra que, ao ver "Psicose" pela primeira vez, em 1960, ficou traumatizado com a intensidade do sexo e da violência na tela, principalmente na cena do chuveiro. Contudo, hoje percebe o quanto o filme rompeu tabus, redefiniu a relação do cinema com o público e contribuiu para a popularização de gêneros como o terror.

A entrevista com Philip Skerry é meio longa, por isso postarei o link:

 

Ursa2010-01-24 15:02:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 PSICOSE não é o unico filme do mestre a fazer aniversario esse ano. Sopram as velinhas em numeros redondos , REBECCA- A MULHER INESQUECIVEL, unico filme do diretor a ganhar o oscar d melhor filme( não q queira dizer muito, mas o filme é mesmo muito bom), CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO (esse quase uma propaganda anti nazista, mas ainda sim divertido), esses dois fazem 70 aninhos esse ano.

 

PAVOR NOS BASTIDORES, unico trabalho do diretor com a diva Marlene Deitrich (um filme muito subestimado na minha opinião, inclusive pelo proprio Hitch, q dizia q o filme continha o 2º maior erro d sua carreira) completa 60 anos d existencia em 2010.

 

Valeu16
Questão2010-01-29 21:24:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Na minha opinião, vilões memoraveis surgiram nos filme do Hitch. Alguem saberia fazer um top com seus vilões preferidos d Hitchcock? O meu top seria o seguinte

 

1º) Brandon Shaw(FESTIM DIABOLICO)

2º) Tony Wendice( DISQUE M PARA MATAR)

3º) Norman Bates( PSICOSE)

4º) Bruno Antony( PACTO SINISTRO)

5º) Robert Rusk, o assassino da gravata(FRENESI)

6º) Tio Charlie( A SOMBRA DE UMA DUVIDA)

7º) Abbott ( O HOMEM QUE SABIA DEMAIS(ORIGINAL))

8º) Sra. Danvers( REBECCA - A MULHER INESQUECIVEL)

9º) Willi( UM BARCO E NOVE DESTINOS)
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Will Smith pode estrelar remake de filme de Hitchcock

Ator estaria produzindo nova versão de Suspeita

01/03/2010

Suspeita (Suspicion), filme de 1941 de Alfred Hitchcock, pode ser refilmado, com Will Smith no papel que foi de Cary Grant.

Segundo o Latino Review, Smith seria também um dos produtores do remake. No original, a bela e rica Lina McLaidlaw (Joan Fontaine) se casa com Johnnie Aysgarth (Grant) sem saber muito do passado do homem misterioso. Aos poucos, ela começa a suspeitar que ele é um assassino.

O original era baseado no romance Before the Fact, de Frances Iles (pseudônimo de Anthony Berkeley Cox), de 1932. Ainda não há mais informações sobre estúdios ou equipe criativa.

FONTE: OMELETE

 

 SUSPEITA é um dos poucos filmes do mestre q eu não me incomodaria d ver refilmado. Eu gosto do original, mas ele tem alguns probleminhas, muitos deles causados por interferencia dos produtores, oq fez com que o mestre não desse todo o potencial q eu acho q o argumento da historia conseguiria.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Resgastando esse tópico do limbo, mas por um motivo importantíssimo.

 

 

 

Esse mês (mais precisamente no dia 29) completa 30 anos da morte do "Mestre do Suspense". Para lembrar essa data, o canal TCM terá todas as quartas e sábados desse mês, a partir das 22 hs, uma sessão dupla com filmes do gordinho. Sendo assim, para quem possui TV a cabo (e que tenha esse canal), é uma ótima pedida para ver (ou rever) algum clássico do Hitch.

 

 

 

Mais informações nesse link:

 

 

 

Especial Alfred Hitchcock - TCM

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

 

  1. Intriga Internacional = 10,0
  2. Psicose = 10,0

  3. Janela

    Indiscreta = 10,0

  4. Os Pássaros = 9,5

  5. Um

    Corpo Que Cai = 9,5

  6. Pacto Sinistro = 9,5
  7. Disque M para Matar = 9,5

  8. O

    Homem Que Sabia Demais = 9,0

  9. Festim Diabólico =

    9,0

  10. O Terceiro Tiro = 8,5
  11. Topázio = 7,5

Visto Topázio. Um bom filme, mas bem abaixo da média para um diretor do padrão de Hitchcock. Trama desinteressante e mal conduzida, com um desfecho pavoroso. Ainda assim, algumas cenas funcionam maravilhosamente bem se vistas isoladas, mas não se encaixam com o restante do filme.

 

Indiana Jones2010-04-19 14:28:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. Disque M Para Matar

02. Vertigo (rever)

03. Rope

04. Psicose

05. Janela Indiscreta

06. North by Northwest

07. Os Pássaros

08. A Sombra de uma Dúvida

09. Marnie

10. To Catch a Thief

11. Suspeita

12. Family Plot

13. Strangers on a Train

14. Frenesi
15. O Homem Errado

16. Pavor nos Bastidores

17. Sabotador

18. The Trouble With Harry

19. O Homem que Sabia Demais (1956)

20. I Confess

21. Cortina Rasgada

 

Eu revi Os pássaros e caiu um poquinho (mas BEM pouquinho) porque eu acho que o Hitch enrola demais no início, introduzindo aquele romance chatíssimo da Tippi Hedren (em papel que cairia muito melhor para Grace Kelly, pena que ela tenha desistido de atuar nessa época) com o Rod Taylor. Mas quando os ataques se iniciam, aí o mestre de sempre aparece.

 

E eu tinha me esquecido daquele (SPOILERS) final apocaliptico, hehe. G-E-N-I-A-L!

 

Hoje eu assisto Marnie e quero ver nesta semana Notorious e Vertigo.
Lumière2010-04-19 09:49:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. Disque M Para Matar

 

02. Vertigo (rever)

 

03. Rope

 

04. Psicose

 

05. Janela Indiscreta

 

06. North by Northwest

 

07. Os Pássaros

 

08. A Sombra de uma Dúvida

 

09. Marnie

 

10. To Catch a Thief

 

11. Suspeita

 

12. Family Plot

 

13. Strangers on a Train

 

 

14. Frenesi
15. O Homem Errado

 

16. Pavor nos Bastidores

 

17. Sabotador

 

18. The Trouble With Harry

 

19. O Homem que Sabia Demais (1956)

 

20. I Confess

 

21. Cortina Rasgada

 

 

 

Eu revi Os pássaros e caiu um poquinho (mas BEM pouquinho) porque eu acho que o Hitch enrola demais no início' date=' introduzindo aquele romance chatíssimo da Tippi Hedren (em papel que cairia muito melhor para Grace Kelly, pena que ela tenha desistido de atuar nessa época) com o Rod Taylor. Mas quando os ataques se iniciam, aí o mestre de sempre aparece.

 

 

 

E eu tinha me esquecido daquele (SPOILERS) final apocaliptico, hehe. G-E-N-I-A-L!

 

 

 

Hoje eu assisto Marnie e quero ver nesta semana Notorious e Vertigo.
[/quote']

 

 

 

Sobre Os Pássaros: a intenção do diretor ao introduzir a metade "comédia-romântica" no início foi meio que "enganar" o espectador, além dele servir para a construção da relação de todos os personagens envolvidos, especialmente a relação entre a Tippi Hedren e a mãe do Rod Taylor. Mas até entendo quando as pessoas se sentem incomodadas com a primeira metade do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu percebi isso também' date=' foi mais ou menos o que ele fez em Psicose. Só que em Psicose, a parte com a Janet Leigh era muito boa, não devia em nada com o que viria a seguir.[/quote']

 

 

 

Bom, mas em Psicose não chega a ser uma "mudança de gênero", para ficar num termo palpável (até porquê não sou fã de classificar filmes por gêneros). Há sim uma mudança de perspectiva de narrativa, do personagem da Janet Leigh para a personagem da Vera Miles.

 

 

 

Já em "Os Pássaros" há uma mudança mais radical: de uma "comédia romântica" para um suspense, de acordo com o aparecimento dos pássaros.

 

 

 

Ah,sim, só uma curiosidade sobre Os Pássaros: o próprio Hitch compartilhava da sua opinião em relação a Leigh e o Rod taylor, Lumiere.

 

Provávelmente muitos vão me crucificar, mas eu acho essa "mudança de narrativa" igualmente eficiente em ambos os filmes. Entretanto, os minutos finais de "Psicose" fazem ele perder pontos frente a "Os Pássaros"...silva2010-04-20 14:58:43

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu percebi isso também' date=' foi mais ou menos o que ele fez em Psicose. Só que em Psicose, a parte com a Janet Leigh era muito boa, não devia em nada com o que viria a seguir.[/quote']

Bom, mas em Psicose não chega a ser uma "mudança de gênero", para ficar num termo palpável (até porquê não sou fã de classificar filmes por gêneros). Há sim uma mudança de perspectiva de narrativa, do personagem da Janet Leigh para a personagem da Vera Miles.

Já em "Os Pássaros" há uma mudança mais radical: de uma "comédia romântica" para um suspense, de acordo com o aparecimento dos pássaros.

Ah,sim, só uma curiosidade sobre Os Pássaros: o próprio Hitch compartilhava da sua opinião em relação a Leigh e o Rod taylor, Lumiere.
Provávelmente muitos vão me crucificar, mas eu acho essa "mudança de narrativa" igualmente eficiente em ambos os filmes. Entretanto, os minutos finais de "Psicose" fazem ele perder pontos frente a "Os Pássaros"...

 

Como assim? Ele também achava o romance chato?

 

Então, eu acho que em Os pássaros, Hitch quis ampliar essa brincadeira com o espectador que ele fez em Psicose. O problema é que ele se excede, uma hora acaba sendo tempo demais pra algo que não é tão interessante. Talvez se fosse protagonizado pela Grace Kelly e pelo James Stewart ou Cary Grant teria sido mais divertido, mas a Kelly tinha desistido de atuar e Stewart e Grant eram velhos demais pro papel.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
...
Já em "Os Pássaros" há uma mudança mais radical: de uma "comédia romântica" para um suspense' date=' de acordo com o aparecimento dos pássaros.

Ah,sim, só uma curiosidade sobre Os Pássaros: o próprio Hitch compartilhava da sua opinião em relação a Leigh e o Rod taylor, Lumiere.
Provávelmente muitos vão me crucificar, mas eu acho essa "mudança de narrativa" igualmente eficiente em ambos os filmes. Entretanto, os minutos finais de "Psicose" fazem ele perder pontos frente a "Os Pássaros"...[/quote']

 

Qd os passáros aparecem a primeira vez tu se parece com um dos personagens do filme, acha curioso e só, são apenas aves, oras.

Qd começam a aumentar tu sente aquele desconforto e a partir daí tu fica tenso, na expectativa... aff!

 

É um dos filmes de Hitch que fiquei pilhada desde o começo!

 

É por isso que acho "Os Pássaros" o suspense mais perfeitamente  elaborado já visto em um filme.
MariaShy2010-04-20 18:00:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Existem outros filmes do mestre q são assim. REBECCA começa como uma comédia romantoca, e depois se torna um suspense psicologico.

 

 Quanto a OS PASSAROS, d fato a primeira parte é meio fraca, mas depois o filme cresce d uma maneira que... Bem, é simplesmente o mestre do suspense. Mas concordo com a maioria quando dizem q o casal principal não tem carisma ou quimica, oq prejudica essa 1ª parte.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Pássaros é um excelente filme, porém não é o melhor do Hitchcock.

 

O filme fica fraco e muito estendido no começo, só consegui entrar no clima do suspense la pela metade. Mas também, mérito para Hitchcock que conseguiu criar um bom suspense sobre ataque de pássaros, acredito que hoje mesmo com a tecnologia avançada grandes diretores teriam dificuldade pra trazer todo o suspense do original em um possível remake.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...