Jump to content
Forum Cinema em Cena
Engraxador!

Alfred Hitchcock

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

1976 - Trama diabólica (Family plot) - 6 (talvez o mais fraco hitch)


1972 - Frenesi (Frenzy)


1969 - Topázio (Topaz)


1966 - Cortina rasgada (Torn curtain) - 7 (rever)


1964 - Marnie - Confissão de uma ladra (Marnie) - 7,5


1963 - Os pássaros (The birds) - 9


1960 - Psicose (Psycho) - 10 (pra mim sua obra máxima, impecável em todos os sentidos)


1959 - Intriga internacional (North by northwest) - 8,5 (sim, muito bom, mas ao meu ver, um tanto superestimado, tem pelo menos 2 cenas ali bem constrangedoras por termos de hj, 

 uma é aquela do carro logo no início antes dele cair no penhasco, e uma outra se não me falha a memória, pois faz um bom tempo q assisti, é no penhasco lá pelo final do filme

)


1958 - Um corpo que cai (Vertigo) - 9,5 (impecável em todos os sentidos até ... o fimzinho,

 sem noção a kim novak ao lado de stewart se suicidar ao ver uma suposta assombração subindo as escadas enquanto na verdade era uma freira! 09 

)


1958 - O homem errado (The wrong man) - 8


1956 - O homem que sabia demais (The man who knew to much) - 8 (rever)


1956 - O terceiro tiro (The trouble with Harry) - 8,5


1955 - Ladrão de casaca (To catch a thief) - 9 (me surpreendeu pq não esperava q fosse 1 dos melhores exemplares hitch, revendo de repente minha nota pode aumentar ainda mais)

 

1954 - Janela indiscreta (Rear window) - 9 (excelente em muitos sentidos, mas peca em sua conclusão

1- qd kelly se encontra no apê do assassino e ao chegar ela pede socorro, enquanto stewart liga pra policia q chega logo em seguida, pq ele não fez o mesmo qd percebe q o assassino está indo em direção ao seu apê? 2- tecnicamente aquelas sequências de stewart fotografando o rosto do assassino são bonitas, mas do q isso realmente iria servir pra impedir q o assassino fosse até ele? adiantou alguma coisa? achei extremamente gratuita e foi colocada ali só pra justificar q stewart está utilizando seu instrumento de trabalho pra salvar sua vida! o q ele esperava, cegar o cara com os sucessivos flashs?!? 09 

, ..., de resto o filme é fodaço)


1954 - Disque M para matar (Dial M for muder) - 9,5 (um roteiro monstro e estupendas atuações de todo o elenco, principalmente de milland, não lembro o pq não dou 10 nesse filme, tá bom, por enquanto vou dar 10 mesmo 02)


1952 - A tortura do silêncio (I confess) - 7,5 (rever)


1951 - Pacto sinistro (Strangers on a train) - 8,5


1950 - Pavor nos bastidores (Stage fright) - 7


1949 - Sob o signo de capricórnio (Under capricorn)


1948 - Festim diabólico (Rope) - 10 (um filme inteiro com somente 6 cortes? com um roteiro **** e atuações mais ***** ainda, não tem outra nota senão essa aí)


1947 - Agonia de amor (The paradine case) - 7 (rever)


1946 - Interlúdio (Notorious) - 8 (rever)


1945 - Quando fala o coração (Spellbound) - 7 (rever)


1943 - Um barco e nove destinos (Lifeboat) - 8,5


1943 - A sombra de uma dúvida (Shadow of a doubt) - 8 (rever)


1942 - Sabotador (Saboteur) - 8,5


1941 - Suspeita (Suspicion) - 8


1941 - Um casal do barulho (Mr. and Mrs. Smith) - 7,5


1940 - Correspondente estrangeiro (Foreign Correspondent) - 8,5


1940 - Rebeca, a mulher inesquecível (Rebecca) - 8,5


1939 - A estalagem maldita (Jamaica inn) - 7,5


1938 - A dama oculta (The lady Vanishes) - 6,5


1937 - Young and innocent


1936 - O marido era o culpado (Sabotage)


1936 - O agente secreto (The secret agent)


1935 - Os 39 degraus (The 39 steps) - 8


1934 - O homem que sabia demais (The man who knew too much)


1933 - Waltzes from Vienna


1932 - O mistério número 17 (Number seventeen)


1932 - Ricos e estranhos (Rich and strange)


1931 - The skin game


1929 - Assassinato (Murder)


1929 - Juno and the Paycock


1929 - Chantagem e confissão (Blackmail) - 8


1929 - O ilhéu (The manxman)


1928 - Champagne


1928 - A mulher do fazendeiro (The farmer`s wife) - 7


1927 - O ringue (The Ring) - 6,5


1927 - Easy virtue


1927 - Downhill


1926 - A story of the London fog


1926 - O Pensionista (The lodger) - 8


1926 - The mountain eagle


1925 - The pleasure garden
D4rk Schn31d3r2007-03-01 20:12:02

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu adorei o casal: a médium e o taxista

 

1976 - Trama diabólica (Family plot) - 6 (talvez o mais fraco hitch)

 

Dark' date=' o título nacional é Trama Macabra03

 

Tb acho um dos mais fracos do Hitch, nunca parei pra pensar se acho O mais fraco, mas é provável...
[/quote']

Eu adorei o casal: a médium e o taxista
Nina2007-03-07 13:51:37

Share this post


Link to post
Share on other sites
1976 - Trama diabólica (Family plot) - 6 (talvez o mais fraco hitch)

 

Dark' date=' o título nacional é Trama Macabra03

 

Tb acho um dos mais fracos do Hitch, nunca parei pra pensar se acho O mais fraco, mas é provável...
[/quote']

 

é isso mesmo, vc tem razão, apesar de ter o mesmo sentido, o nome é trama macabra mesmo. 01 ..., e sim, mesmo em sua fase de filmes mudos, onde ele não era dos melhores daquela época (em comparação com chaplin, lang, griffith, eisenstein, murnau, ...), provavelmente nenhum desses seus filmes mudos é mais fraco q trama macabra.
D4rk Schn31d3r2007-03-07 15:05:17

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se vcs sabem, mas o Hitch tb teve suas incursões literárias. A biblioteca do meu pai tem dois livros de contos compilados pelo Hitchcock - ele não é o autor de nenhum dos textos, apenas os selecionou. Um deles se chama "Minhas 13 Estórias Preferidas de Suspense", e tem contos com teor sobrenatural, e o outro se chama "O Tiro Perfeito", e tem contos policiais. O primeiro eu li alguns anos atrás, e achei muito bom. O segundo eu terminei de ler hoje, e achei bem fraco, nenhum dos contos era realmente bom. De qualquer forma, vale pela curiosidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites


1958 - Um corpo que cai (Vertigo) - 9' date='5 (impecável em todos os sentidos até ... o fimzinho,

 sem noção a kim novak ao lado de stewart se suicidar ao ver uma suposta assombração subindo as escadas enquanto na verdade era uma freira! 09 

)


[/quote']

 

Mas ela não se suicida... ela toma um susto e perde o equilíbrio caindo...

Share this post


Link to post
Share on other sites

1. Disque M para matar

    Me parece que esse não é muito bem quisto pelas pessoas. Ou melhor dizendo, as pessoas gostam, mas acham outros melhores. Gosto da investigação do inspetor e da inteligência do marido.

 

2. Vertigo

    O suspense inicial é legal, mas depois de uns 2/3 de filme fica meio chato, o cara tentando forçar a mulher.

 

3. Festim Diabólico

    Admiro as "condições" de realização do filme e a câmera que dança, mas a história não me parece muito crível.

 

 

Só assisti a esses 3 12

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho Disque M prolixo, o que o tira da lista de melhores (mas não o considero ruim)... o desenvolvimento da narrativa se dá, primordialmente por falas e se esquece das imagens. Não é à toa que, anos mais tarde, Hitch diria que esse fora o seu pior filme.

 

Acho Vertigo o melhor Hitch que já assisti;

 

Considero Festim uma aula de suspense, mas também um filme ousadíssimo em sua temática que, se feito hoje, seria execrado pois coloca os homossexuais (minoria rejeitada que os setores politicamente corretos da sociedade tentam inserí-los no grupo maior) numa posição em que eles se sentem 'superiores' aos demais 'pobres humanos', se catalogando capazes de se expressar artisticamente através de um assassinato e ainda por cima, ousam rotular os seres humanos em 'inferiores' e 'superiores' de acordo com a sua lógica distorcida. Um filme ímpar, não só tecnicamente, mas tematicamente também.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1. Disque M para matar
    Me parece que esse não é muito bem quisto pelas pessoas. Ou melhor dizendo' date=' as pessoas gostam, mas acham outros melhores. Gosto da investigação do inspetor e da inteligência do marido.

2. Vertigo
    O suspense inicial é legal, mas depois de uns 2/3 de filme fica meio chato, o cara tentando forçar a mulher.

3. Festim Diabólico
    Admiro as "condições" de realização do filme e a câmera que dança, mas a história não me parece muito crível.


Só assisti a esses 3 12 [/quote']

 

"fica meio chato, o cara tentando forçar a mulher"? poxa, o paradoxo que ele cria nessa terceira parte entre o amor representado nos dois terços iniciais e a obsessão que se desenrola a partir do momento em que o protagonista começa a desconfiar da identidade da mulher é uma das melhores qualidades da obra. que, por sinal, é a segunda das duas obras de Hitchcock que considero primas, completamente perfeitas, irretocáveis, das maiores já feitas. a primeira, como vocês podem perceber, já citei logo acima.

Share this post


Link to post
Share on other sites

1. Um Corpo que Cai - 5/5

2. Festim Diabólico - 5/5

 

3. Psicose - 4,5/5

 

4. Os Pássaros - 4,5/5

 

5. Janela Indiscreta - 4/5

 

 

Não votarei na enquete porque, dependendo do meu humor, pode haver uma troca de posições entre o 1º e o 2º lugar. Acho Festim Diabólico fantástico. Um roteiro simples mas que instiga e deixa bastante tenso. Já Um Corpo que Cai impressiona pela complexidade e por suas brilhantes reviravoltas (a cena na capela é de arrepiar e brilhante o uso da câmera para demonstrar a vertigem). Janela Indiscreta é o mais fraco, na minha opinião. Talvez pelo fato de ser um tanto longo sem necessidade.  

 

03

Share this post


Link to post
Share on other sites

1. Um Corpo que Cai - 5/5

2. Festim Diabólico - 5/5

 

3. Psicose - 4' date='5/5

 

4. Os Pássaros - 4,5/5

 

5. Janela Indiscreta - 4/5

 

 

Não votarei na enquete porque, dependendo do meu humor, pode haver uma troca de posições entre o 1º e o 2º lugar. Acho Festim Diabólico fantástico. Um roteiro simples mas que instiga e deixa bastante tenso. Já Um Corpo que Cai impressiona pela complexidade e por suas brilhantes reviravoltas (a cena na capela é de arrepiar e brilhante o uso da câmera para demonstrar a vertigem). Janela Indiscreta é o mais fraco, na minha opinião. Talvez pelo fato de ser um tanto longo sem necessidade.  

 

03
[/quote']

 

longo, sem necessidade? Janela Indiscreta é um dos únicos filmes que eu já vi em que se pode afirmar com plena convicção que tudo, absolutamente tudo o que é apresentado durante toda a duração da obra, desde o primeiro até o fim do último plano, está devidamente em seu lugar, não sendo possível ter sido feito de maneira mais perfeita.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu achei um tanto longo. Algumas subtramas são desnecessárias e não acrescentam muito. Obviamente, é um excelente filme. 107 minutos não é muito, mas a produção acaba se tornando mais longa do que parece. Demora para atingir o clímax. Pelo menos na minha opinião. 03

Share this post


Link to post
Share on other sites

A "demora" para atingir o clímax é um elemento até que comum nos filmes do Hitchcock, ele geralmente segura a tensão até os últimos minutos, ou últimos segundos mesmo, é só ver como os epílogos (os finaizinhos, digo) são curtíssimos (o próprio Janela Indiscreta), ou nem mesmo existem (como em Um Corpo Que Cai). Noonan2007-09-13 21:26:06

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu achei um tanto longo. Algumas subtramas são desnecessárias e não acrescentam muito. Obviamente' date=' é um excelente filme. 107 minutos não é muito, mas a produção acaba se tornando mais longa do que parece. Demora para atingir o clímax. Pelo menos na minha opinião. 03[/quote']

 

subtramas desnecessárias? uau! a meticulosidade da construção narrativa do Hitchcock em cima dessas referidas subtramas, a construção de um mundo completo e específico da obra, a partir de um simples pátio de um aglomerado de apartamentos, certamente responde por um dos maiores méritos de Janela Indiscreta. aliás, também é imprescindível para a construção da grande metáfora que o filme é, na qual a arte é representada pela vida

imitando a arte e sendo transmitida ao espectador sobre forma da própria arte, traçando um paralelo com o vouyerismo e a relação deste com o próprio cinema, a partir da obsessão praticamente unânime da sociedade a respeito desse sentimento vouyer - e que é saciado a partir do próprio cinema. é coisa sem igual.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tops!::%29

Disque M Para Matar

Um Corpo Que Cai

Janela Indiscreta

O Homem Errado

Trama Macabra

OK, Janela lá em 3º, é amanhã que eu apanho do Daniel.06 (sem querer compará-los) Disque M ficaria abaixo dos outros dois em uma análise fria, impessoal, na qual eleger "o melhor" fosse o foco. Não por demérito do 1º, mas por méritos fortíssimos de Janela e Vertigo (que, inclusive, me obrigam aqui a fazer aquela estranha separação entre "gostar" e "achar melhor"). Acontece que assistir Disque M foi uma experiência deliciosa. Inexplicável, indescritível, inigualável. É o pior filme do Hitch? Ele poderia tê-lo dirigido por telefone? Sinto discordar do mestre. Santa pretensão...06

Share this post


Link to post
Share on other sites
Estou ciente' date=' Noonan. Mas a demora em Janela Indiscreta não funcionou para mim. Fiquei impaciente. Talvez por se concentrar tanto tempo em um só ambiente... Preciso rever. [/quote']

 

isso então é coisa pessoal. não vejo demora alguma na narrativa de Janela Indiscreta. aliás, comentava com o Foras hoje, que assistiu ao filme ontem, poucas obras possuem uma narrativa tão orgânica quanto esta. é fabulosa a maneira como ele constrói toda a ambientação, bem como desenvolve cada uma das subtramas e todo o resto - e o referido climax, pra mim, é totalmente desnecessário, na verdade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tops!::%29

Disque M Para Matar

Um Corpo Que Cai

Janela Indiscreta

O Homem Errado

Trama Macabra

OK' date=' Janela lá em 3º, é amanhã que eu apanho do Daniel.06 (sem querer compará-los) Disque M ficaria abaixo dos outros dois em uma análise fria, impessoal, na qual eleger "o melhor" fosse o foco. Não por demérito do 1º, mas por méritos fortíssimos de Janela e Vertigo (que, inclusive, me obrigam aqui a fazer aquela estranha separação entre "gostar" e "achar melhor"). Acontece que assistir Disque M foi uma experiência deliciosa. Inexplicável, indescritível, inigualável. É o pior filme do Hitch? Ele poderia tê-lo dirigido por telefone? Sinto discordar do mestre. Santa pretensão...06

[/quote']

 

ainda bem que você é uma pessoa inteligente e sabe antecipar os acontecimentos. quer um conselho? não apareça na minha frente amanhã pela manhã. sabe como é, eu acordo meio de mau humor, lembro de uma afirmação como esta e passo a não responder mais pelos meus atos, seu arrogante de uma figa! hehe.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Estou ciente' date=' Noonan. Mas a demora em Janela Indiscreta não funcionou para mim. Fiquei impaciente. Talvez por se concentrar tanto tempo em um só ambiente... Preciso rever. [/quote']

 

ADORO isso. Foi um dos elementos que fizeram me apaixonar por Disque M. Porque conduzir (no caso do Hitch, passear com) uma narrativa por duas horas "limitado" a um único cenário definitivamente não é pra qualquer um. E até por isso, não se vê esse tipo de coisa com freqüência no cinema...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...