Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alfred Hitchcock


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?  

85 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Alfred Hitchcock?

    • A Dama Oculta
      1
    • Disque M para Matar
      8
    • Festim Diabólico
      16
    • Janela Indiscreta
      15
    • Os Pássaros
      3
    • O Homem que Sabia Demais
      1
    • Pacto Sinistro
      2
    • Psicose
      19
    • Topázio
      0
    • Um Barco e Nove Destinos
      0
    • Um Corpo que Cai
      20
    • Outro. Qual?
      3


Recommended Posts

  • Members

Ademais Foras' date=' vc viu os 3 exemplos dados nessa e na página anterior? O que vc teria a dizer sobre eles?

1) Exemplo da fala mal utilizada (Dias de Trovão);

2) Exemplo da imagem contando a história SEM diálogos (Janela Indiscreta): perceba neste exemplo em particular como a imagem subsiste sozinha. Ela explica em pouco tempo o que levaria linhas de diálogo, em diferentes momentos da narrativa, para explicar. Sabe aquele ditado 'uma imagem vale mais que mil palavras'? É isso aí.

3) Exemplo da fala bem utilizada, dando o start para que a imagem conte a história e ainda desenvolva os personagens (O Ultimato Bourne).

Acho que não precisa dizer quais alternativas se encaixam mais dentro do que o cinema, enquanto arte, se propõe. Mas se ainda houver dúvidas, ilustro com as proposições abaixo:

 

- O cinema pode escolher se é com ou sem falas;

- O cinema pode escolher se é com ou sem atores;

- O cinema pode escolher se é com ou sem roteiro (no sentido técnico-literário);

 

- O cinema pode escolher não ter imagem?

 

A resposta fará alguns aqui entenderem onde quero chegar (espero)...
[/quote']

 

Não pude ler sobre Dias de Trovão e Ultimato Bourne, pois não vi nenhum deles. Mas sobre Janela Indiscreta é aquilo mesmo, um filme que se expressa essencialmente através das imagens, e se sai maravilhosamente bem por isso. A questão é que também há filmes que se expressam essencialmente através das palavras (como Disque M, os do Allen), e também se saem extremamente bem apostando na condução que escolheram, e não podem ser considerados inferiores apenas por esta opção. "Dial é falado, por isso, é o PIOR filme do Hitch". Claro que o próprio deve ter ficado entediadíssimo sem poder exercitar sua criatividade dentro daquelas quatro paredes. Deve ter sido sufocante, claustrofóbico. Mas Disque M tem outros atributos, outra proposta, qualidades diferentes das de Window, tanto que nem há muito sentido em colocá-los lado a lado, nem usar suas formas de narração como paralelo de comparação.

 

Sei da sua preferência por filmes de extrema expressão visual (é só olhar a lista do cCc), e creio ter entendido, finalmente, o seu ponto (se a imagem perde função e se tranforma em mero entretenimento visual, não há motivo para existir, portanto, não se faz cinema, mas sim, texto filmado). O meu é que o cinema pode, sim, colocar o pé de apoio sobre o texto sem perder sua identidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foras, um filme pode ter vários apoios (aliás é sempre saudável ter mais que um). Prefiro que o apoio principal seja a imagem pq esse é o veículo pelo qual o cinema passa a sua mensagem. Filmes do Allen são ótimos em palavras, mas veja a atuação dos atores, veja as suas expressões. Isso pra mim é imagem também. Há um casamento incomum ali entre diálogo e imagem, um sentimento maravilhoso que brota dos filmes do Allen que não pode ser só creditado aos diálogos (que são sempre saborosos). Ademais, nos filmes do Allen, os personagens sempre são desenvolvidos por diversas ferramentas existentes no cinema. Os diálogos são apenas uma dessas ferramentas.

 

Já Disque M, gosto muito do filme, mas não o coloco sequer entre os 5 favoritos do mestre. Sim, acho-o extremamente prolixo por causa do excesso de diálogos (tudo é explicado pelos diálogos), embora Hitch faça miséria conseguindo extrair tensão insuportável daquele único ambiente.

 

Agora veja Mike Nichols e Closer (já que entramos no terreno de adaptação de teatro): os diálogos ácidos cumprem a sua função importante no conjunto, mas veja o resultado explosivo que Nichols consegue só de enquadrar seus atores. Será que os diálogos teriam o mesmo impacto sendo ditos por atorzinhos de meia-pataca atuando indecentemente?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só para complementar essa discussão que se instalou no tópico do Hitch: O cinema, assim como todas as formas de arte, é, em maior ou menor grau, uma representação do mundo e/ou da sociedade, incluindo a comunicação entre os integrantes da mesma, através de uma mensagem (seja ela compreensível a primeira vista ou não), certo? Por acaso nós nos comunicamos apenas com palavras?

Acho que essa pergunta final sintetiza o qe eu penso.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...
  • Members

01. Os Pássaros

 

02. Um Corpo Que Cai

 

03. Quando Fala O Coração

 

04. Disque M Para Matar

 

05. Psicose

 

06. Pacto Sinistro

 

07. Marnie - Confissões de uma Ladra

 

08. A Tortura do Silêncio

 

09. Suspeita

 

10. O Homem Errado

 

11. Janela Indiscreta

 

12. Ladrão de Casaca

 

13. Pavor nos Bastidores

 

14. O Terceiro Tiro

 

15. Intriga Internacional

 

16. O Homem Que Sabia Demais

 

17. Trama Macabra

 

18. Um Barco e Nove Destinos

 

19. Topázio

 

20. Cortina Rasgada

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi apenas os "cinco filmes perdidos":

 

1- Janela Indiscreta = 10,0

2- Um Corpo Que Cai = 9,5

3- O Homem Que Sabia Demais = 9,0

4- Festim Diabólico = 9,0

5- O Terceiro Tiro = 8,5

 

PS: Esse Dan... tem algum problema? Já vi posts dessa criatura contando o final de filmes, inclusive de Um Corpo Que Cai. Não dá para apagar esses posts sem graça?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

O primeiro filme que gostaria de debater é " OS PASSAROS" de 1963. Pra quem não conhece, o filme conta a historia de Melanie Daniels                  (Tippi Hedren) que conhece Mitch Brenner(Rod taylor) em uma loja de passaros. Interessada por Mitch, ela acaba o seguindo até a cidade de Bodega bay, onde entra em contato com a comunidade local, porem, os passaros da cidade começam uma serie de ataques inexplicaveis e mortais, oque obriga os moradores a lutar pela sobrevivencia.

 Esse é um filme diferenciado de Hitchcock, com fortes elementos sobrenaturais. Apesar de não botar muito medo nos dias de hoje, as pessoas que assistiram na época com certeza sentiram um frio na espinha ao presenciar os letais ataques dos passaros. Há tambem a classica aparição de Hitchcock, e as classicas cenas de de suspense, marca registrada do diretor. O filme tem outra curiosidade, a ausencia de musica, a trilha sonora do filme se resume a sons. O fim do filme pode desagradar alguns, mas isso sera posto em discussão.

VALEU16
Questão2008-05-30 18:57:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

CURIOSIDADES SOBRE "OS PASSAROS"

Curiosidade
- O diretor Alfred Hitchcock tentou convencer o roteirista Joseph Stefano, com quem trabalhara em "
PSICOSE", a escrever o roteiro de Os Pássaros, mas ele não se interessou pela história.

- A atriz Tippi Hendren chegou a sofrer um corte no rosto por um dos pássaros, durante as filmagens de uma cena do filme.


- Os Pássaros não possui trilha sonora. Por causa disto, o compositor Bernard Herrman,  colaborador de Hitchcock em grande parte de seus filmes, aparece nos créditos apenas como "consultor de som".

- O pôster original de Os Pássaros causou uma grande controvérsia na Inglaterra, por causa do slogan "The Birds is coming", que gerou protestos por parte dos professores britânicos.

- No final de Os Pássaros não aparece o tradicional "The End", por opção do próprio Alfred Hitchcock. A intenção do diretor era passar ao público a impressão de que havia um terror sem fim no filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Para quem não sabe, o final original de "OS PASSAROS" mostrava Mitch e sua familia cruzando a ponte de São francisco, apenas para se deparar com a ponte tembem tomada pelos passaros, oque insinua que os passaros éram mesmo agentes do apocalipse,como sugeriu o bebado na cena do bar.

valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Proponho uma analise cronologica dos filmes de Hitchcock. Todo mundo fala de PSICOSE, UM CORPO QUE CAI, entre outros, mas há muito mais na filmografia do diretor.

 THE LODGER: A STORY OF LONDON FOG, foi na minha opinião o primeiro Hitchcock puro. Ele já havia dirigido alguns filmes antes, mas foi em "THE LODGER" que surgiram os elementos que o tornariam famoso, como sua classica aparição(fruto da falta de um figurante) e os elementos de suspense.

 No filme, um Serial Killer, conhecido como " o vingador" aterroriza londres em noites nevoentas de terça feira, sempre matando mulheres loiras.

 Um novo inquilino, Jonathan Drew(Ivor Novello) chega a pensão do casal Bounting. o Homem tem estranhos habitos, como o de sair tarde da noite, justamente nas noites q o assassino sai. Isso atrai a desconfiança de Joe Chandler(Malcon Keen) detetive q esta namorando a filha do casal, Daisy(June), e q esta investigando o caso do vingador.

 O filme é mudo, mas nem por isso deixa d ser muito bom10

 Abaixo é pra quem viu o filme, se não viu, não leia.

 No filme, Hitchcock aborda pela primeira vez, um assunto q ele retornaria muitas vezes ao longo de sua carreira, o homem acusado injustamente.  Ha varias tomadas recorrentes, como o lustre q fica balançando e o letreiro escrito" esta noite, caixos dourados". Hitchcock queria dar um final ambiguo para o filme, nos deixando na duvida se Drew éra ou não o assassino, mas o estudio não permitiu.

 THE LODGER vai ser refilmado, com direção do estreante David Ondaatje,

Alfred Molina ficara com o papel do detetive, Hope davis ficara com o papel q foi de June, Simon Baker esta no elenco, mas seu papel não foi revelado. O elenco tambem conta com Shane West, Philip Baker Hall, Rebecca Pidgeon,Rachel Leigh Cook e Mel Harris.

 A nova versão da historia se passara nos dias atuais e troca Londres por Los angeles.

 Algum comentario? Se não viu esse filme, não perca tempo, procure, pois não vão se arrepender.

 Valeu16
Questão2008-05-30 14:04:59
Link to comment
Share on other sites

Eu fiquei muito interessado, principalmente ao ver que o filme é mudo, como o Questão falou no post acima. Deve haver um trabalho bem interessante dos elementos. Ver um Hitchcock é sempre agradabilíssimo. Vou procurar assistir logo e depois posto um comentário aqui. 16

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...