Jump to content
Forum Cinema em Cena

Donnie Darko


Coletto
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

A%20imagem%20“http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/donnie-darko/donnie-darko-poster01.jpg”%20contém%20erros%20e%20não%20pode%20ser%20exibida.

 

 

 

Criei esse tópico para discutirmos sobre esse filme que assisti

recentemente e já e um dos melhores (senão o melhor) que já assisti na

vida. Para começar o tópico, vou reproduzir aqui alguns posts da

comunidade de Donnie Darko no orkut, e assim discutirmos se a teoria

está certa ou não, se existem furos, etc.

 

 

 

 

Experimente colocar seu amigo inteligente para assistir Donnie Darko, e depois peça para ele explica o filme.

 

DUVIDO

que ele conseguirá interpretar pelo menos a sinopse básica, se não

tiver lido no mínimo uma explicação na internet ou em qualquer outro

lugar. E quanto à uma explicação mais completa, envolvendo os

sentimentos e desejos de cada personagem, a dificuldade aumenta muito.

 

 

 

É fácil dizer "é simples" depois que vc dá uma lida em explicações. Deduzir tudo isso "na raça" aí o bicho pega.

 

 

 

E quanto ao título, "é tão complicado que a gente simplifica", eu justifico com a razão de ter lido muitas coisas como:

 

- "nada daquilo aconteceu, na verdade foi um sonho"

 

- "ele imaginou o que aconteceria se tivesse levantado"

 

- "ele não podia viver, senão as pessoas ao redor morreriam novamente"

 

- "Frank é fruto da imaginação dele, pois ele é esquizofrênico"

 

 

 

E muitas outras coisas ¹*

 

 

 

E

isso é absolutamente normal, pois após assistir o filme, sua mente

procura alguma solução para o que vc acabou de ver, e considerando que

vc ainda não leu nenhuma explicação, tirará suas próprias conclusões.

Vc não vai aceitar terminar de ver o filme sem ter pelo menos alguma

conclusão (se for assim, provavelmente vc dirá que o filme é sem nexo).

Algumas pessoas chegarão mais perto da explicação original, e outras

passarão longe, é normal.

 

 

 

 

 

Uma das coisas que mais confundem

a mente dos espectadores é pelo fato do filme (quando assistido

desconcentradamente) fazer com que vc pense que é a mesma turbina que

passou pelas dois universos (eu pensava isso até pouco tempo atrás).

Com esse "bug" vc ficará louco tentando juntar os fatos.

 

 

 

 

 

Então,

o que quero dizer com isso tudo é que Donnie Darko é um filme interado

com informações externas. Dê graças à Deus por vc ter internet e acesso

à informação.

 

 

 

 

 

¹* Ps: Nessa

parte não quero dar a entender que alguma dessas frases esteja

definitivamente erradas, mas sim que batem de frente com as explicações

do diretor

 

 

 

Bem, basicamente o filme fala de como o universo se viraria para

consertar o "rombo" deixado por um objeto que acabasse por viajar no

tempo acidentalmente.

 

No caso, a turbina, que viajou no tempo pelo

fato de ter entrado em um worm-hole (buraco de minhoca. Um fenômeno

proposto por Einstein e estudado por Hawking), que foi da década de 90

para a década de 80 (aonde a história do filme se passa).

 

 

 

De

acordo com o livro de Roberta Sparrow (a velha do filme), se um objeto

viajasse no tempo, a pessoa mais próxima seria o receptor, ou seja, o

encarregado de mandar esse objeto (ou algum objeto igual) para o lugar

de onde o objeto original veio. Tuudo isso para "tapar o rombo" deixado

no universo pelo objeto inicial. Caso essa missão falhe, poderia causar

um caos em todo o universo, acontecendo um desastre. Para ajudar

(guiar) o receptor, é enviado um manipulado morto, alguma pessoa morta

próxima do receptor (no caso Frank, que é namorado da irmã de Donnie).

 

 

 

O

manipulado morto é dotado de poderes (tanto para viajar no tempo, como

para controlar a matéria quadrimensional [aquela água]) para guiar o

receptor.

 

 

 

O receptor tb tem poderes, não tanto quanto o

manipulado morto, mas o poder necessário para fazer com que o objeto

volta ao passado feche o rombo.

 

 

 

Então é isso que Donnie (após

Frank guiá-lo por tantas situações) faz no fim do filme. Tudo que Frank

fez, foi guiá-lo para que no fim Donnie compreendesse tudo e decidisse

enviar a turbina para que então o rombo seja desfeito.

 

Ele sabia

que se fizesse isso, ele estaria lá no quarto e a turbina cairia na

cabeça dele, sem que ele soubesse de nada. Mas era o que ele devia

fazer, senão sua mãe, sua irmã, a Gretchen, Frank, morreriam de

verdade. Ou talvez até coisa pior, o universo todo se ferraria.

Coletto2006-10-28 13:49:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vi finalmente e me decepcionei. Reverei. Mas algumas

coisas no roteiro me incomodaram bastante' date=' além de alguns exageiros por

parte do diretor. Vamos ver a revisitada, sempre muda algo...[/quote']

 

 

 

Tenta ler algumas teorias na Internet antes de assistir novamente. Como

o roteiro é complicado de se compreender logo de primeira, é natural

que tenham algumas coisas que nos icomodem ao final do filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Eu adoro Donnie Darko.

Na primeira vez que eu assisti fiquei decepcionado, até porque não tinha intendido muito bem. No dia seguinte revi o filme e ele subiu muito no meu conceito, já que as coisas ficaram mais claras. Depois de um tempo comprei o filme e assisti pela 3ª vez e o filme entrou no meu top 5...... para quem não compreendeu o filme muito bem, recomendo rever com os comentários do diretor (revi pela 4ª vez). Ele explica muita coisa.

Gosto do filme pelas possibilidades de compreenção dele. Eu acho uma possibilidade mais interessante que a outra.

É um filme muito bem feito, tendo um roteiro e históra ótimos, direção ótima também e atuações excelentes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dúvida 1: onde entra a gorda no "plano" todo?

 

A gorda seria a chinesa? Acho que ela representa uma das pessoas que tem a vida afetada pela morte de Donnie. Ela começou a amá-lo depois que ele a defendeu. Mas ela sofre com este amor já que esse amor não é respondido, por isso ela tem um diário com o nome dele e fica desesperada quando ele descobre sua paixão. Ele também diz para ela alguma coisa como "vai dar tudo certo" neste momento, já que ele sabe de sua missão. E repare que ela esta dormindo sorrindo na cena em que mostra todos os personagens, já que ela não sofre mais. Se não for isso, por favor, me corrijam.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

A gorda seria a chinesa? Acho que ela representa uma das pessoas que tem a vida afetada pela morte de Donnie. Ela começou a amá-lo depois que ele a defendeu. Mas ela sofre com este amor já que esse amor não é respondido' date=' por isso ela tem um diário com o nome dele e fica desesperada quando ele descobre sua paixão. Ele também diz para ela alguma coisa como "vai dar tudo certo" neste momento, já que ele sabe de sua missão. E repare que ela esta dormindo sorrindo na cena em que mostra todos os personagens, já que ela não sofre mais. Se não for isso, por favor, me corrijam.
[/quote']


Donnie a defendeu depois do dia em que a turbina caiu, não foi?! 09
Se depois de ter cumprido sua missão, ele morreu na queda da turbina, esse evento de ele ter defendido a gordinha nem chegou a acontecer. Daí ela não tinha motivos para amá-lo, portanto, não sofreu.
black_rose2006-11-11 23:17:32
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

sobre o buraco de minhoca, caso alguem não esteja entendendo essa relação de viagem no tempo com um simples buraco de minhoca 03:

tudo começa quando vc mexe algo material no ar, e esse movimento, emite ondas gravitacionais à velocidade da luz, fazendo distorcer tudo, inclusive o tempo. Isso é o que propõe a teoria de Einstein.

Um cara chamado John Wheeler, era fascinado pela teoria de Einstein, e estudava matematicamente o buraco negro. John Wheeler, enquanto estudava o buraco negro, se deparou com um fenomeno científico que ele batizou de: BURACO DE MINHOCA.

Agora imagine uma Maçã, e o universo como a superfície dela. Então pense em um bigato andando sobre a casca da maçã. Isso foi o que as equações do Wheeler concluiram: podem existir atalhos cósmicos que "furam" o universo. e esse atalhos cósmicos chamados BURACOS DE MINHOCA podem levar à viagens no tempo.

(li mais ou menos isso ae na super interessante desse mês) 16

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

O filme começa com diálogos acidos numa jantar em familia, um coelho gigante e uma turbina do céu! PRONTO, está aí o início intrigante de Donnie Darko. Teorias, alucinações, suspenses, trilha dos anos 80... Tá tudo lá.

 

Adorei o filme, mas confesso que fiquei confuso! Não entendi bem a mensagem do filme, nem seu final. QUero revê-lo para uma segunda opinião. Não achei ruim o filme, apenas fiquei com dúvidas...

 

Muitas teorias ae no tópico. Estou com minha cabeça cheia de tanta informação. Preciso rever o filme com comentários...

 

 

Nota do Filme (0 a 10): 8,5
maximum2007-04-29 01:49:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi esse filme hoje e confesso que estou confuso pra cacete.

 

Se no final do filme, a turbina é enviada pelo buraco de minhoca ao passado e mata o Donnie na cama dele, como o Donnie poderia enviar a turbina ao passado 28 dias depois se ele estará morto?

 

O dr. Brown diria que isto criaria um paradoxo que destruiria completamente o Universo.

 

Poderiam argumentar que Donnie só envia a turbina ao passado no universo alternativo, e ele morre no universo real, mas ainda assim no meu entendimento isso criaria um paradoxo, pois já que agora há um motivo para a turbina ter aparecido no universo real, não haveria razão para surgir um universo alternativo, e então não surgiria o tal buraco de minhoca que mandaria a turbina ao passado, destruindo ao Universo.

 

Também não entendi nada desse lance do coelho. Era uma visão do Donnie de que iria matar o Frank com um tiro no olho?

 

Essa história de manipulado morto e receptor vivo não são explicadas no filme. Os buracos de minhoca tem base científica, mas essas outras coisas aí nunca ouvi falar.

 

Seria isso alguma força inteligente do Universo que tenta consertar as coisas?

 

É, acho que preciso ver de novo...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Freak, são explicadas no Director's Cut e aparecem no livro The Philosophy of Time Travel, que Roberta Sparrow escreveu. (fictício, existe apenas no filme, e só sabemos seu conteúdo no DC) 03

 

Agora, imagine o filme assim:

 

Segundo o livro The Philophy of Time Travel. A turbina que cai no quarto de Donnie era uma anomalia, um erro temporal. Erro esse que criava uma outra linha do tempo, um universo tangente cuja existência ameaçava o universo original, destruindo-o. E essa era sua missão no universo tangente, por ter sido a pessoa mais próxima do objeto (que caíra em seu quarto), Donnie fora escolhido para guia-lo de maneira a ter sentido. Para isso ele era agraciado com poderes, como manipulação de fogo e água (vide a inundação e o incêndio) além de outros poderes metafísicos.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O livro também diz que se uma pessoa morre no universo tangente ela pode se tornar uma espécie de guia do escolhido, ganhando poderes ainda maiores que este. E esse é Frank, que ao ser assassinado por Donnie se torna seu guia, podendo mover-se livremente por tempo e espaço e que acaba salvando Donnie do acidente do avião e lhe mostrando o caminho a seguir.

A inundação da escola o faz conhecer Gretchen e é meio caminho para a demissão de Karen. O incêndio faz com que sua mãe tenha que viajar de avião até Los Angeles, deixando a casa vazia para que a festa acontecesse. Com a festa, Donnie é guiado até a casa de Roberta e, lembrando das palavras escritas por Karen, até o celeiro. Lá é atacado pelos vândalos e Gretchen acaba morrendo, o que o leva a ter raiva de Frank e mata-lo.

 O avião onde sua mãe se encontrava na volta da viagem encontra uma tempestade e uma de suas turbinas acaba se soltando do avião, encontrando um buraco de minhoca que se formara em meio a tempestade. A turbina volta no passado, ou seja, agora ela possui sentido. Ela não é mais fruto de uma anomalia mas sim de uma viagem no tempo.

E finalmente chegamos ao desfecho, onde vemos a turbina novamente caindo no quarto de Donnie.

 

Ou seja, se Donnie no futuro não guiasse os acontecimentos para que a turbina entrasse no whormhole, o universo tagente sim seria um paradoxo temporal que acabaria por, segundo o próprio filme, destruir o universo. 17
Dark2007-04-29 18:19:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ou seja, para entender o filme só assistindo esse Director's Cut, pois o DVD vagabundo da Flashstar em letterbox com imagem ripada de VHS gravado da TV que eu tenho não explica nada disso.

 

E mesmo com essas explicações para mim continua havendo um paradoxo pelos motivos que expliquei anteriormente.

 

E essa história de "O Escolhido", de vivos e futuros mortos serem agraciados com super poderes extraordinários me pareceu um tanto quanto fantasiosa. Não que eu não goste disso, mas não é o que eu esperava do filme.

 

Eu não li uma única crítica negativa sobre esse filme, a nota do IMDB é muito alta, aqui nesse fórum o filme é idolatrado. No tópico sobre Viagem no Tempo falam que ele é um dos melhores no gênero por explicar bem essa teoria. Por isso tinha uma expectativa mais séria, mais científica sobre o assunto.

 

A idéia de falar sobre Viagem no Tempo, um assunto que sempre me fascinou, citando a Relatividade de Einstein e os Wormholes de Hawking é bem interessante, mas juntar isso a escolhidos dotados de super poderes para consertar um erro do próprio Universo acaba com qualquer reflexão filosófica que eu possa ter sobre o filme.

 

Pra mim é mais fácil acreditar que o Universo seja perfeito e não permita tais anomalias, do que achar que pode haver uma "corrupção" no espaço-tempo, e que para consertar isso, seja criado um universo alternativo onde os personagens sejam dotados de superpoderes por uma força inexplicada que os levam a fazer coisas que originalmente eles não fariam (acabando com o livre-arbítrio) para consertar um defeito do próprio Universo.

 

Com certeza se o livro de Roberta Sparrow tivesse sido lançado na vida real seria um tremendo fracasso. Essa história não tem nenhum embasamento científico, nem mesmo um mínimo raciocínio lógico.

 

Entendam que não achei o filme ruim, muito pelo contrário, é um bom filme, mas somente se eu considerá-lo como uma fantasia.

 

Agora, se for compará-lo a filmes que falam sobre Viagem no Tempo, nem vou dizer que ele está a anos-luz de um "De Volta para o Futuro" por exemplo, porque nem consigo considerá-lo como fazendo parte dessa categoria.

 

Eu realmente devo ser muito burro, pois não consigo ver o motivo desse filme ser tão bem falado assim.

 

Nota: 7,5/10 (se considerado um filme fantasia)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ou seja' date=' para entender o filme só assistindo esse Director's Cut, pois o DVD vagabundo da Flashstar em letterbox com imagem ripada de VHS gravado da TV que eu tenho não explica nada disso. [/quote']

Sem ler nada sobre ele? Provavelmente.



E mesmo com essas explicações para mim continua havendo um paradoxo pelos motivos que expliquei anteriormente.

Ok.



E essa história de "O Escolhido"' date=' de vivos e futuros mortos serem agraciados com super poderes extraordinários me pareceu um tanto quanto fantasiosa. Não que eu não goste disso, mas não é o que eu esperava do filme.[/quote']

Mas isso é uma visão a partir do livro de Roberta Sparrow, saca? Sem conhecimento do conteúdo do livro, aí sim surgem diversas teorias sobre o como e o porquê dos acontecimentos. Por exemplo, achar que tudo estava predestinado a acontecer, indo desde a aparição de Frank até a turbina.

Pra mim é mais fácil acreditar que o Universo seja perfeito e não permita tais anomalias. .
Mas é basicamente isso' date=' my friend. É o universo agindo pelo bem do universo, não?

 

do que achar que pode haver uma "corrupção" no espaço-tempo, e que para consertar isso, seja criado um universo alternativo onde os personagens sejam dotados de superpoderes por uma força inexplicada que os levam a fazer coisas que originalmente eles não fariam (acabando com o livre-arbítrio) para consertar um defeito do próprio Universo.[/Quote]

Novamente, os poderes são menção do livro. A inundação fora causada pelo rompimento dos canos, e o fogo? Gasolina + fósforo. O único ser realmente dotado de algum tipo de poder metafísico ali é Frank e talz.

Com certeza se o livro de Roberta Sparrow tivesse sido lançado na vida real seria um tremendo fracasso. Essa história não tem nenhum embasamento científico' date=' nem mesmo um mínimo raciocínio lógico.[/quote']

O livro fora criado pelo roteirista pra existir dentro da trama. Sequer pensar em um lançamento real é viajar demais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Mas isso é uma visão a partir do livro de Roberta Sparrow' date=' saca? Sem conhecimento do conteúdo do livro, aí sim surgem diversas teorias sobre o como e o porquê dos acontecimentos. Por exemplo, achar que tudo estava predestinado a acontecer, indo desde a aparição de Frank até a turbina.

[/quote']

 

 

O problema é que sem conhecer o conteúdo do livro eu não consigo entender o filme. Se o filme deixasse margem a outras interpretações sem essas explicações fantasiosas como "Donnie foi o escolhido por estar perto da turbina que caiu", tudo bem. Mas o filme, versão de cinema, por si só, não me explica nada.

 

 

Mas é basicamente isso' date=' my friend. É o universo agindo pelo bem do universo, não?

[/quote']

 

Não, não é. E se o Universo estivesse agindo, este seria inteligente, aliás, nem tão inteligente assim a ponto de permitir que uma anomalia apareça do nada.

 

 

 

 

 

Novamente' date=' os poderes são menção do livro. A inundação fora causada pelo rompimento dos canos, e o fogo? Gasolina + fósforo. O único ser realmente dotado de algum tipo de poder metafísico ali é Frank e talz.

[/quote']

 

E o buraco de minhoca veio de onde? Pelos comentários pensei que fosse o Donnie que tivesse criado? Se isso não é superpoder não sei o que é.

 

E se não foi ele, qual o motivo da inundação, do incêncio, da namorada dele ter morrido?

 

Aquele coelhão é a maior demonstração da fantasia do filme. O Frank Coelho é um ser sem origem, sem explicação. Ou é só a imaginação dele, ou um ser sobrenatural.

 

Quando assisti, no final cheguei à conclusão que o Coelho fosse uma espécie de intuição, uma previsão de acontecimentos futuros onde ele atiraria no olho do namorado da irmã, que estava fantasiado de coelho na noite de Halloween.  Mas se fosse somente isso não faria o menor sentido para o resto da história.

 

Por isso, devido a todos esses fatores metafísicos, são destruídas todas as pretensões científicas ou pseudo-científicas que esse filme possa ter.

 

O livro fora criado pelo roteirista pra existir dentro da trama. Sequer pensar em um lançamento real é viajar demais.

 

E nem isso aconteceu já que o conteúdo do livro não é mostrado na versão de cinema.

 

Conteúdo esse que só existe na imaginação do roteirista, ou seja, impossível de se chegar a esse conteúdo através de raciocínio, o que é pra mim o maior defeito do filme.

 

Repito, Donnie Darko é um bom filme fantasia, mas é nota zero no que se refere a ficção científica ou viagem no tempo, pois se utiliza de elementos metafísicos e sobrenaturais para resolver um problema pseudo-físico (a aparição de uma turbina do nada).

Freak2007-04-29 21:48:42

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...