Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pedro Almodóvar


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Pedro Almodóvar?  

40 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Pedro Almodóvar?

    • A Flor do Meu Segredo
      1
    • Ata-me
      2
    • Carne Trêmula
      2
    • Fale com Ela
      12
    • Kika
      2
    • Má Educação
      7
    • Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
      3
    • Que Fiz Eu Para Merecer Isto?
      0
    • Tudo Sobre Minha Mãe
      6
    • Volver
      8
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

 

 

Para apreciar o cinema Almodovariano você tem que se desvincilhar do cinema americano' date=' não pensá-lo como padrão, pois é completamente diferente! 01[/quote']

Nunca pensei em cinema almodovariano como padrão (estou acostumado a ver diretores de outros países, Ursa 06). Não há porque ficar procurando motivos desse tipo. Eu entendo os filmes, o propósito, mas não gosto, é simples.

 

Herege!

Tá de má vontade como cara!

 

Talvez seja pq ele aborde temas que tu não curta.

Tu é tarado por terror e decididamente, Almodovar nada em outras águas.

 

By the way, dizem que "Má Eduucação' é "quase" autobiografo 13.[/quote']

 

Começou. É só falar que não gosta de um diretor famoso que começam as tentativas de justificar. 06

 

A) Se eu estivesse de má vontade com ele JAMAIS teria assistido a outro filme dele depois de Má Educação

 

B) O fato de ser fã de terror NADA tem a ver com não gostar de Almodóvar. Aliás, não considero o melhor filme que já vi na vida como filme de terror, Donnie Darko. Aliás, o segundo, Stalker também não é. E o terceiro: Persona, também não. Enfim...

 

O problema não são as temáticas, óbvio, são as formas dele desenvolver tanto os personagens quanto as estórias que eu não gostei em nenhum dos filmes.

Mr. Scofield2008-10-30 12:14:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apenas dei uma dica geral à quem não conhece Almodóvar e quer assistir seus filmes: não vá imaginando nada parecido com o cinema americano, ou mesmo britânico, francês, coreano, brasileiro...whatever...mas é que o cinema americano é o mais conhecido e muita gente o coloca como padrão de linguagem e qualidade.

 

Almodóvar é único, e ele pega pesado mesmo nas cores, formas e sentimentos, seus personagens são passionais e impulsivos ao extremo.

 

Ah, outra dica! Comece pelos filmes mais "light", não me vá assistir Má Educação e Carne Trêmula logo de cara! Assistam A Flor do meu Desejo, Tudo Sobre Minha Mãe e Volver, depois partam para o Almodóvar "hardcore"! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sério' date=' eu acho ele o único diretor não americano com pompa de respeito mundial, nunca pensei nisso, não concordo, pelo menos as pessoas que conheço, todos admiram o diretor. [/quote']
Nossa, Panta, tem vários diretores não americanos maravilhosos. Como sabem, odeio tudo que vi do Almodóvar (mas não foram tantos assim), mas dificilmente adoto posturas preconceituosas quanto a alguma coisa a ponto de dizer que não veria outro filme dele, claro que veria. Ele é um fenômeno, justamente por isso pra mim, pois não há outro diretor que tenha em comum odiar todos os filmes que vi.  Eu REALMENTE não consigo me envolver com os personagens dele e não gosto nada do desenvolvimento das estórias, mesmo achando-as interessantes a princípio.

 

Concordo, mas o diretor estrangeiro que tem mais cacife e autoridade no cinema mundial (estrangeiro, sem ser americano) é ele, tanto hoje em dia, como há mais de 10 anos. Ele tem uma carreira de quase 25 anos já, mas para o mundo ficou mais conhecido depois de "A Lei do Desejo", e com a visibilidade dos Ocars a partir de 2000. É que Almodóvar faz filmes sobre europeus, mulheres, e em sua língua nativa, ou seja, ele tinha tudo para ser SUPER restrito aos circuitos cults, mas não, ele é pop, não consigo encontrar um diretor não americano com a fama dele, mundial digo, depois de tanto tempo, e ainda fazendo filmes na Espanha, em espanhol, sobre mulheres; ele trabalha com a atriz que quiser, a hora que quiser, e terá orçamento quando quiser para fazer seu primeiro filme americano, mas não sei se ele fará isso. O Kar Wai, que gosto, se perdeu com a estréia em inglês, mas não sei, não gosto de todos os filmes dele; já Almodóvar, o único, de mais de 15 que já vi, que não gosto é Kika, o resto fica entre o excelente e o ótimo, nenhum é ruim.

 

Sobre as cores, ele realmente é afetado nesse sentido, e a afetação cresce ainda mais quando você coloca o sotaque e a língua espanhola, na boca de mulheres "populares', maioria de seus personagens, e seus filmes, em sua maioria uma mistura de drama e comédia; ele perpassa pelo brega com segurança, fica na linha certa, sem pender para o realmente brega ou o realmente blasé, e acho isso genial. Em um filme dele você realmente vai do riso ao choro, em pouco tempo, e são criativos, bem atuados, bem dirigidos, as trilhas sao boas, tudo funciona, acho. É dos meus diretores favoritos também por ter uma carreira de mais de 25 anos e ter poucos erros em sua filmografia, é muito raro um diretor conseguir alcançar esse patamar de tantos filmes com poucos erros, e a grande maioria sucessos, em todos os sentidos.

 

Para os novaros do mestre recomendo o começo pelos mais novos, para ir se acostumando com seu estilo. Outra coisa marcante nele é o estiço; é só você ver os créditos e cenas iniciais de seus filmes e já reconhece sua direção, visual, atuação de cara - e isso é o que todo diretor quer, colocar em seus filmes sua marca, se destacar dos demais.
pantalaimon2008-10-30 14:04:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Panta, tu citou os personagens mais retratados em seus filmes, que são as mulheres populares.

É ái que ele se supera!

 

De alguma maneira tu se sente  conectado a esses personagens.

É  isso que acho que é mágico em Almodovar, essa empatia que ele nos provoca e nos faz cúmplice e nos leva p/ dentro da história.

Daí  tu  torce p/ tais personagens sejam eles gays, malandros, putas ou  assassinos...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo, e aparentemente as tramas dele parecem "simples", retrato do cotidiano, e é de certa forma, mas ele é o mestro em ir de um genêro a outro, em um estalar de dedos, e deixar tudo coerente, tudo cabe,tudo faz sentido, e ele retrata, mesmo que as vezes como metáfora exagerada em "Maus Hábitos", pessoas reais, e se ele as apresenta nesse contexto, bizarro, é simplesmente para dizer o verdadeiro, de forma alegórica, sempre no tom certo.

Link to comment
Share on other sites

 

 

De alguma maneira tu se sente  conectado a esses personagens.

É  isso que acho que é mágico em Almodovar, essa empatia que ele nos provoca e nos faz cúmplice e nos leva p/ dentro da história.

Daí  tu  torce p/ tais personagens sejam eles gays, malandros, putas ou  assassinos...

 
[/quote']

 

Em primeiro lugar, Panta, belo texto, mesmo que eu não goste do diretor. 10

 

Shy, se essa conexão não ocorre comigo, como acabei de retratar, você começa a entender porque não gosto nem um pouco dos filmes dele.

 

Link to comment
Share on other sites

 

E isso (veja bem) não me impede DE JEITO NENHUM de assistir a uma obra que nunca vi do Almodóvar e vir a gostar, até a adorar.

Foi exatamente o que aconteceu com Woody Allen. Detesto 70% dos filmes que já vi dele. No entanto, amo Match Point, O Sonho de Cassandra e até o odiado por muitos Melinda e Melinda. Imagine se eu tivesse deixado ele de lado? 09

Aí pensei: poxa, então não gosto é dele atuando nos filmes...aí assisti a Annie Hall e adorei. Concluí que somos demasiado complexos. 06

 

Mr. Scofield2008-10-31 08:59:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sou fã até a ultima medula de Almodóvar, ouso dizer que ele é o melhor cineasta em atividade hoje. Todos filmes dele de alguma forma me agradaram, e os filmes "mais criticados" dele eu só deixei pra assistir com uma base já boa da sua obra, que é o caso de Kika. Eu adorei Kika.

 

Enfim, quase todos os filmes dele, pra mim, estão acima da média do cinema que assito atualmente. E Fale com Ela é uma das obras mais geniais que eu já vi.

 

Deixo bem claro que isso é opnião de um fãzóide bem irracional.06
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 

 

Mais um filme dele visto (vermelho os ruins/fracos; verde os bons/razoáveis; pretos os que não vi). Não é impressão, realmente gosto de nenhum.

EDIT: assisti ao curta Salomé e é razoável, mas muito pobre tecnicamente.

 

 

2006 - Volver

2004 - Má Educação (La Mala Educación)

2002 - Fale com ela (Habla con ella)

1999 - Tudo sobre minha mãe (todo sobre mi madre)

1997 - Carne trêmula (Carne Trémula)

1995 - A Flor do Meu Segredo (La Flor de Mi Secreto)

1993 - Kika (Kika)

1991 - De Salto Alto (Tacones Lejanos)

1990 - Ata-me! (¡Átame!)

1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres Al Borde De Un Ataque de Nervios)

1987 - A Lei do Desejo (La Ley Del Deseo)

1986 - Matador (Matador)

1985 - Tráiler Para Amantes de lo Prohibido (TV)

1984 - ¿Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?!!

1983 - Maus Hábitos (Entre Tinieblas)

1982 - Labirinto de Paixões (Laberinto de Passiones)

1980 - Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón

1978 - Folle...Folle...Fólleme Tim! (Curta)

1978 - Salomé (Curta-Metragem)

1977 - Sexo Va, Sexo Viene (Curta)

1976 - Muerte en la Carretera (Curta)

1976 - Sea Cariativo (Curta)

1975 - Blancor (Curta)

1975 - La Caída de Sodoma (Curta)

1975 - Homenaje (Curta)

1975 - El Sueño, o la Estrella (Curta)

1974 - Dos Putas, o Historia de Amor que Termina en Boda (Curta)

1974 - Filme Político (Film Político) (Curta)

 

Mr. Scofield2008-12-28 22:18:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Unanimidade em uma filmografia (quase) inteira de um diretor como Almodóvar ??... Affffffff ! ohmy.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Herege bailan.gif

Tu podia dar as notas dos filmes. Tenho certeza que fatalmente terá pelo menos um 9, aí (é que meu monitor tá daltônico, só aparece a cor azul).

 

By the way, pelo menos espero que tenha gostado de Victoria April.

MariaShy2008-12-28 22:12:29
Link to comment
Share on other sites

Só vi 7 longas (não gosto de nenhum) e vi um curta no youtube agora. O único que posso dar a nota é Má Educação, filme no Bottom 44  #40 (3,1/10) e Carne Trêmula (que resenharei em breve e você verá), os outros se perderam com o tempo. Quanto ao 9, basta dizer que um filme com essa nota ocuparia no meu top 250 o 57º lugar. Almodóvar não tem nenhum filme nem entre os 500 primeiros. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá, mas tu não concorda que unanimidade em tantos filmes não é estranho?! Aff!... embora tb seja estranho 3, 1 como nota oops.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Anyway, esperarei ansiosa pela resenha de “Carne Trêmula”... e torcerei p/ que Moviola coma seu rim ao ler seu post giggle.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Nunca vi um filme ruim do Almodóvar. Taí um sujeito extremamente talentoso, que sabe manejar uma câmera, faz um uso excepcional das cores e dirige seu elenco com maestria, além de ter uma grande cultura cinematográfica. Homenageia os diretores certos (como Max Ophüs, Douglas Sirk) nos momentos certos, sem tornar seus próprios filmes uma coleção de referências.

E é muito inteligente também: não leva seus temas à boca do espectador de colherinha, fazendo aviãozinho. Ele deixa que a sensibilidade do público se expanda e encontre a dele, e todas as vezes que isso ocorreu comigo, foi um momento mágico.

 

Em síntese: é dos melhores diretores de cinema em atividade. Está entre os cinco ou três melhores, provavelmente.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nunca vi um filme ruim do Almodóvar

2

Até mesmo "Kika", que me pareceu dificil de ser digerido, visto uns tempos depois mudei de idéia.

 

 
Ele deixa que a sensibilidade do público se expanda e encontre a dele, e todas as vezes que isso ocorreu comigo, foi um momento mágico.

 

Em síntese: é dos melhores diretores de cinema em atividade. Está entre os cinco ou três melhores, provavelmente.

 

Os filmes de almodovar tem um efeito em mim duradouro.

Tipo, depois de assistido fico pensando neles por dias e mesmo algumas falas não me saem da cabeça.

 

O que me faz achá-lo genial é isso dele ousar até o sabugo da unha, extrapolar perigosamente até o limite...aff!

 

By the way, tomara que Scofa leia seu post 19.gifnerv0003.gif

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Só assisti 2 filmes dele: Ata-me e Má Educação.

 

O Ata-me é curioso... Fizeram um filme no Brasil com a Maria Zilda e com o Caco Ciocler (não sei escrever o nome dele direito) que é plágio total. O nome do filme nao me lembro, mas achei na verdade muito melhor. O Ata-me tem um ótimo roteiro, mas é muito mal executado... e que atores pessimos são aqueles? hahah

 

Má Educação é bem bacana, mas não achei surpreendente nao... normal...

 

enfim... conheço pouco dele, mas até agora nao assisti nada que me fizesse entender todo esse alarde com Almodovar...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ow, lembra o nome do filme aí, please! Me deu maior curiosidade em ver.

 

Eu gosto muito de "Ata-me", acho que Almodovar experimentando e sua genialidade despertando ainda.

E não acho os atores ruins, não... aff!

Vitoria April é uma titã!

Eu tive a impressõa é que os atores improvisaram bastante no filme, daí esse impressão de amadorismo.

 

Gosto bastante de "Fale Com Ela" e tô esperando ansiosamente por "Los abrazos Rotos"
MariaShy2009-08-24 19:34:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme se chama "Minha Vida Em Suas Mãos"... eu não lembrei, mas o google é um deus... haha

 

até o nome é plágio, só que eu achei esse nome bem cafona na verdade... haha

 

ah... vou assistir mais do Almodovar sim... derrepente encontro coisas mais legais...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Esses dias vi "Maus Hábitos", que é fraquinho, mas cheio de indícios da genialidade do Almodóvar.

 

Já ontem, vi Abraços Partidos. Desde já o melhor final do ano, além de manter o nível de excelência com um soap-noir. O filme faz uma espécie de reconstrução maravilhosa de "Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos", então para quem não viu este, desde já recomendo.


Aliás, melhor que Blanca Portillo só mesmo a Carmen Machi, na sua micro participação, me matei de tanto rir.
Stradivarius2009-12-11 10:59:43
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...