Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pedro Almodóvar


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Pedro Almodóvar?  

40 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Pedro Almodóvar?

    • A Flor do Meu Segredo
      1
    • Ata-me
      2
    • Carne Trêmula
      2
    • Fale com Ela
      12
    • Kika
      2
    • Má Educação
      7
    • Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
      3
    • Que Fiz Eu Para Merecer Isto?
      0
    • Tudo Sobre Minha Mãe
      6
    • Volver
      8
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

  • Members

 

 Visto FALE COM ELA

 

fale%20com%20ela.jpg

 

 Na trama, Marco Zuluaga(Dario Grandinetti) namora a toureira Lydia Gonzalez(Rosario Flores). Durante uma tourada, Lydia é gravemente ferida, o que resulta em um estado de coma profundo. Na clinica para onde Lydia é mandada, Marco acaba ficando amigo de Benigno Martin(Javier Cámara) um enfermeiro que tem especial cuidado com Alicia(Leonor Watling) uma paciente que assim como Lydia se encontra em coma. Enquanto desenvolvem uma amizade, tudo o que Marco e Benigno podem fazer é esperar que as mulheres por quem são apaixonados acordem, e é claro, falar com elas.

 

 FALE COM ELA é um belo filme de Almodovar. O plot é super interessante, e é desenvolvido com leveza pelo cineasta, mas sem que este perca sua força dramatica. Como grande parte da obra do diretor, FALE  COM ELA gira em torno da figura feminina, mas desta vez, vista dos olhos de dois homens que lidam de forma diferente com a paixão/amor que sentem pelas mulheres, e com a condição que as duas principais personagens femininas do filme se encontram.

 

 Javier Cámara constroi seu Benigno de forma incrivelmente sensivel, ao ponto de varios outros personagens do filme duvidarem de sua masculinidade. O personagem sempre se mostra um pouco alheio ao mundo real, o que gera momentos comoventes como a certeza absoluta que o enfermeiro tem que os comatosos de fato o ouvem, e engraçados, como a pequena discussão que Benigno tem com Marco sobre mulheres.

 

 Já Dario Grandinetti vive um personagem um pouco diferente do que Almodovar esta acostumado a trabalhar em seus filmes, mas que graças ao talento do ator e do diretor não soa nem um pouco deslocado dentro do contexto do filme. O personagem é construido como um homem melancolico e fechado, que parece ter uma dificuldade incrivel para demonstrar emoções na vida, mas que possui uma facilidade incrivel em derramara lagrimas nos shows e peças que assiste.

 

 Visualmente, FALE COM ELA é um dos filmes mais modestos de Almodovar, embora tenha sequencias que possuem a clara assinatura do diretor, como a da fatidica tourada.

 

 Enfim, FALE COM ELA é um filme bem interessante do Almodovar. Vale a conferida.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Simplesmente amo Almodovar. De todos os cineastas atuais, acho que é o que mais me identifico. Tudo Sobre Minha Mãe virou o filme da minha vida. Top 5:

 

1. Tudo Sobre Minha Mãe;

 

2. Volver;

 

3. A Lei do Desejo;

 

4. Carne Trêmula;

 

5. Fale com Ela.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

 Visto VOLVER

 

volver.jpg

 

 Na trama, Raimunda(Penelope Cruz) é uma mulher batalhadora, que trabalha arduamente como cozinheira em Madrid para sustentar o marido desempregado(Antonio De La Torre) e a filha adolescente(Yohana Cobo). Ao mesmo tempo, Raimunda e sua irma Sole(Lola Dueñas) se preocupam com sua velha tia senil(Chus Lampreave) que vive sozinha em La Mancha.

 

 Subitamente, as duas irmãs passam a esconder bizarros segredos uma da outra. Enquanto Sole recebe a visita da mãe dada como morta(Carmem Maura) que voltou para resolver um assunto inacabado, Raimunda tenta ocultar o homicidio cometido por sua filha.

 

 Com VOLVER, Almodovar cria um melodrama leve . O diretor trabalha com varios estilos de narrativa, sem nunca perder a unidade da historia que esta contando. Ao mesmo tempo, o diretor conduz as situações bizarras em que seus personagens se envolvem de forma incrivelmente leve. Um exemplo disso é a sequencia onde Raimunda descobre o assassinato cometido pela filha Paula. Toda a sequencia é conduzida de forma extremamente competente. Começa de forma extremamente cotidiana, e vai evoluindo em um crescendo, que passa pela comedia de humor negro até chegar ao drama pesado, onde a arrasada garota conta como se deu o crime. Almodovar transita entre nucleos dramaticos bem distintos, sem perder de forma alguma a coesão.

 

 No terreno estetico, VOLVER é um tipico trabalho de Almodovar. As cores vivas e bregas estão incrivelmente presentes, seja no figurino dos personagens, ou nos cenarios, como o restaurante onde Raimunda trabalha, e o salão de beleza de Sole. Sempre se utilizando das cores, o cineasta tambem cria sequencias visualmente lindas, como na cena em que Raimunda cobre com papel toalha a poça de sangue que escorre do cadaver esfaqueado pela jovem Paula.

 

 Penelope Cruz encabeça muito bem o elenco, e convence como uma mulher madura, mãe de uma garota adolescente. Já Carmem Maura retoma a parceria com o diretor, abandonada desde o otimo MULHERES A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS. Maura retrata Irene de forma cômica, mas ao mesmo tempo misteriosa e melancolica. Sempre olhando ao redor com olhos curiosos, a velha parece estar redescobrindo o mundo, como se tivesse mesmo voltado dos mortos, o que leva o publico a considerar a possivel natureza sobrenatural da personagem. Lola Duenãs defende bem Sole, mas é uma pena que sua personagem acabe somente tendo a função de intermediar a relação entre Raimunda e Irene. A jovem Yohana Cobo tem mais chances de explorar sua personagem, através do drama que Paula esta passando, por isso é uma pena que Almodovar tenha escalado uma atriz tão inexpressiva.

 

 Enfim, VOLVER é mais um belo filme de Almodovar, sensivel e divertido.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

 Visto ABRAÇOS PARTIDOS

 

abrazosrotosposter.jpg

 

 Na trama, Mateo Blanco(Lluis Homar) é um cineasta que desde que perdeu a visão em um acidente de carro catorze anos atrás, tem atuado somente como roteirista, assinando suas historias como Harry Caine. Quando Ernesto Martel(José Luis Gomez) um empresario que trabalhou com Mateo morre, o velho roteirista recorda seus ultimos meses de visão, e de seu romance com a atriz principal de seu ultimo filme, a bela Lena(Penelope Cruz).

 

 Outro bom filme do cineasta espanhol. ABRAÇOS PARTIDOS é uma bem contada historia de amor, que ocorre em meio ao universo cinematografico. Embora encontre certa dificuldade em encontrar um bom ritmo para o filme, que se desenvolve parte no passado, parte no presente, o cineasta consegue dar o peso certo para a historia de Mateo Blanco/Harry Caine, fazendo com que gostemos e nos importemos com o protagonista.

 

 O filme não é tão carregado nas cores vibrantes que normalmente permeiam os trabalhos de Almodovar. Aqui, elas surgem ironicamente dentro do filme que o protagonista estava realizando no passado, quase como um sinal de separação da realidade e da "ficção".

 

 O ator Lluis Homar, que já havia trabalhado com Almodovar como o padre pedófilo de MÁ EDUCAÇÃO manda muito bem como o protagonista, conseguindo dar o carisma necessario que seu personagem necessita, e marcando bem as diferenças de comportamento de Mateo nas duas fases da historia. Já Penelope Cruz, tem um trabalho bem aquem de suas colaborações com Almodovar, especialmente o anterior VOLVER. Mas a culpa é muito mais do roteiro, que realmente apresenta Lena como uma personagem fraca e desinteressante, do que da atriz.

 

 Alias, é justamente no roteiro que se encontra o fraco de ABRAÇOS PARTIDOS. Alem de estabelecer mal o personagem de Lena (Uma falha consideravel, já que ela é a personagem que move toda a narrativa), Por exemplo, em certo momento, apesar de não estar apaixonada, Lena parece sentir carinho por Ernesto, mas cenas depois, vemos que a personagem sente verdadeiro nojo do velho, vomitando logo após transar com ele, e chegando a esboçar um sorriso ao achar que ele morreu. o roteiro tambem insiste perto do final do filme, a se entregar a velhos clichês do gênero que aqui nada acrescentam a historia.

 

 Apesar de tropeçar em alguns momentos, ABRAÇOS PARTIDOS é um bom filme de Almodovar. Bonito e muito bem realizado. Com certeza vale a conferida, e quem é fã de um bom melodrama, não vai se decepcionar.

 

 Valeu16
Questão2011-10-22 03:11:38
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

 

 Visto A PELE QUE HABITO

 

 220673.jpg

 

  Na trama, o conceituado cirurgião plastico Roberto Ledgard (Antonio Banderas) mantem Vera (Elena Anaya) uma misteriosa paciente presa em um quarto de sua casa, onde lea é constantemente monitorada. Para isso, ele conta com a relutante ajuda de Marilia (Marisa Paredes) sua fiel governanta. Sete anos antes, a filha de Roberto, Norma (Bianca Suarez) foi estuprada por um jovem chamado Vicente (Jan Cornet). O jovem não sabe, mas sofrera terrivel vingança nas mãos de Roberto.

 

  Almodovar pegou o mundo de supresa em 2010 quando anunciou que reviveria sua parceria com o ator Antonio Banderas em um filme de terror. A idéia parecia bastante estranha e instigante, pois imaginar Almodovar em um filme de terror era o mesmo que imaginar Quentin Tarantino a frente de uma comédia rômantica.

 

 Mas A PELE QUE HABITO não somente é um otimo (e estranho) filme de terror, como tambem é um tipico filme de Almodovar, pois o diretor conseguiu inserir sua estética e os temas que lhe são caros no gênero, alem de trabalhar com velhos conhecidos, como Banderas e Paredes.

 

 O roteiro adaptado (algo raro na filmografia de Almodovar) é bastante fluido, e consegue circular bem entre as duas linhas cronológicas da história, até o chocante ponto em que se cruzam. A historia pega emprestado elementos de varios classicos do gênero. Pode-se perceber refêrencias a A NOIVA DO RE-ANIMATOR, ANIVERSARIO MACABRO, mas principalmente a FRANKENSTEIN e OS OLHOS SEM ROSTO.

 

 O diretor inclusive dá grande força aos figurinos e objetos de cena aqui. Desde a cena inicial, onde vemos Vera "nua' praticando ioga. As aspas se devem ao fato da personagem usar uma malha aderente ao corpo a maior parte do filme, que funciona quase como uma segunda pele. A malha não apenas tem função diegética nos experimentos do Dr. Ledgard, como tambem ganha um valor simbólico ainda maior depois do turning point.

 

 Outro ponto interessante é a maneira como Zeca (Roberto Alamo) chega a casa de Legard, supostamente para visitar sua mãe Marilia. No dia do carnaval, o rapaz aparece a porta com uma bizarra fantasia de tigre. Mas as obsuras intenções do rapaz logo fazem que sua fantasia ganham o simbolismo maior, e é particularmente macabra a sequencia em que ele tenta estuprar Vera ainda usando a fantasia.

 

 Almodovar tambem merece aplausos por criar varias cenas de suspense particular. O climax já é muito bem realizada. Mas existem outras dignas de nota, como quando o médico observa sem ser visto Zeca e Vera transando, enquanto é observado por Marilia através dos monitores. Mesmo sabendo do final, o passeio no bosque que culmina no estupro de Norma é angustiante justamente pela fragil condição mental da garota. E a cada cena em que Vicente se encontra acorrentado no cativeiro e Roberto se aproxima, nunca conseguimos prever a reação do médico, já que ele se mantem tranquilo o tempo todo, mesmo quando revela a seu prisioneiro a razão dele estar ali.

 

 Outro destaque do cineasta neste filme é a bela composição dos planos. Desde a já citada sequencia inicial que mostra a Ioga de Vera, passando por aquele que mostra o médico observando sua paciente/prisioneira através de um enorme telão. A rima visual que mostra uma pira observada por Vera e Marilia, e um carro incendiado por Roberto é tambem bastante inteligente.

 

 Por fim, o elenco esta bastante afiado. Banderas tem um de seus melhores trabalhos como frio e insano Dr. Ledgard. Elena Anaya interpreta Vera de maneira igualmente misteriosa, mas demonstrando uma dor imensa em seus olhos e movimentos, o que é plenamente justificado no ponto de virada. Marisa Paredes fecha o elenco principal, sabendo que as ações do patrão levarão a ele e quem estiver por perto a destruição, mas não conseguindo abandona-lo mesmo assim.

 

 A PELE QUE HABITO é um trabalho bastante diferente e gratificante de Almodovar. Vale a pena ver esta aventura do espanhol no gênero terror.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 Sério? E o que você não curtiu SCOTFIELD?

O mesmo de sempre. Cara, é MUITO chato. Personagens que eu não gosto, estória com plot interessante mas que eu não gosto do desenvolvimento - TODAS as minhas escolhas a partir dele seriam diferentes, não envolvimento com a trama, etc. Quando vejo você falar em suspense fico pensando "onde?" Nunca soube explicar porque detesto tanto os filmes desse cara. 06

 

Shy, já vi Carne Trêmula e Kika. Se fosse mulher grávida tinha abortado. Credo. 06

 

Mr. Scofield2012-05-11 17:44:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Você viu A PELE QUE HABITO' date=' JUJUBA
[/quote']

Vi sim  e deste gostei mais que do anteiro "Abraços Rotos", que quase não  reconheci como dele.

Me deu um medinho de que nunca mais visse  num filme dele as mulheres extremadas, capazes de qquer coisa por amor, as cenas de sexo esdruxulas e tals...

 

Daí teria que apelar p/ Xavier Dolan giggle.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Eu gostei de ABRAÇOS PARTIDOS. Tem seus pecados, e esta longe de ser "ótimo", mas pra ruim não me serviu.

 

 Quanto A PELE QUE HABITO, com certeza é uma das piores vinganças que o cinema já viu.

 

 PS: Não faço idéia de quem é Xavier Dolan06
Questão2012-05-11 19:27:30
Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

maus+h%C3%A1bitos.jpg

 

 O filme mais fraco do Almodovar que ví até então. Fica claro o desprezo que o diretor tem pela igreja católica como instituição, algo que seria mostrada de forma mais madura em MÁ EDUCAÇÃO. O grande problema do filme pra mim é que ele não consegue criar o equilíbrtio entre o drama e a comédia do absurdo (representado por um convento de freiras de nomes bizarros e incrivelmente amorais). Além disso, há um excesso de subtramas descnecessárias que pouco ou nada acrescentam ao filme.

 

 Em resumo, não gostei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 ... Além disso, há um excesso de subtramas descnecessárias que pouco ou nada acrescentam ao filme.

 

Exato.

É vero que não chega a ser como os outros filmes, marcantes, a ponto de te deixar "digerindo"  a história durante dias, mas ainda assim interessante.

Anyway, gostei. Almodovar é bom mesmo qd ruim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...