Jump to content
Forum Cinema em Cena

Richard Linklater


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Richard Linklater?  

38 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Richard Linklater?

    • Antes do Amanhecer
      12
    • Antes do Pôr-do-sol
      14
    • A Scanner Darkly
      0
    • Escola de Rock
      6
    • Fast Food Nation
      0
    • Jovens, Loucos e Rebeldes
      3
    • Newton Boys - Os Imrãos Fora-da-Lei
      0
    • Sujou! Chegaram os Bears
      0
    • Waking Life
      5
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

  • Replies 150
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Só vi Antes do Pôr do Sol e Escola de Rock. O 1º é uma OP maravilhosa, o segundo ótimo, muito divertido. Provavelmente eu veja Antes do Amanhecer semana que vem. (sim, eu vi o 2º antes de ver o 1º, e digo com toda a certeza que não influenciou em nada, Antes do Pôr do Sol é um dos meus filmes preferidos).

 

Waking Life eu não tive saco pra assistir até o fim. A palavra "Chaaaaatooooo" provavelmente foi inventada pra descreve-lo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Antes do Amanhecer" é um dos romances mais bonitos de todo o cinema. É simplesmente apaixonante presenciar a forma como o dois vão se descobrindo, se envolvendo e se apaixonando, com um nível de realismo poucas vezes visto. O filme consegue a proeza de contornar qualquer convencionalismo hollywoodiano no desenvolvimento de sua história, foge de qualquer cliché ou maniqueísmo romantico, e consegue transpor em celulóide os sentimentos de uma verdadeira história de amor. Além disso, seu roteiro é repleto de diálogos deliciosos e extremamente triviais, o que só tende a aumentar a naturalidade da obra. Sem dúvidas, é o grande filme de Linklater, melhor ainda se assistido acompanhado de quem você ama.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Richard Linklater é um mini-gênio. Seu romance itelectual "Antes do Amanhecer" foi um dos filmes mais subestimados da história. Seu estilo é único, narrando a história de uma forma intensa, mas cadenciada. "Escoal de Rcok" é super-divertido e extrai uma tuação sensacional de Jack Black, embala com suas músicas e seu jeito estiloso. Mas o melhor é "Antes do Pôr-do-Sol": frentética, a interação de Julie Delpy com Ethan Hawke é absurda e as conversas... Putz, uma experiência única,a cho difícil descrevê-la.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Infelizmente o grupo que viu Scanner Darkly é minúsculo.

 

Deve ser pq o filme não estreou no Brasil. 06

 

Aliás, esse eu vou ver amanhã na tela grande da Mostra, se não lotar. 05

 

Ele é umas das minhas heresias, só vi "Escola de Rock", que eu achei encantador e viciante. Tem uma trilha fodona, um espírito muito legal, diverte pra porra e Jack Black kick some ass.

 

Vai encantar mta gente em futuras sessões da tarde...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adoro "Antes do Amanhecer" e "Antes do Pôr-do-Sol" e os considero dentro de um mesmo pacote, por tratar da descoberta e da transformação dos sentimentos das personagens e que, em qualquer outro filme comercialzão e rasteiro, caberia numa duração maior e com saltos no tempo. Ou seja, típico romance superficial. Graças a Deus, não é o caso desses.

 

Se fosse pra escolher entre os dois, eu diria "Pôr-do-Sol" porque foca o lado do romance que mais me agrada, aquele em que a ingenuidade da paixão juvenil vista no primeiro, dá lugar ao peso dos anos, calçados de reflexão, questionamentos e frustrações no segundo filme.

 

Só de lembrar da química perfeita dos atores caminhando e trabalhando os diálogos e olhares com tanta naturalidade já me arrepia.

Não há como escapar da arritmia ao ver Julie Delpy dizendo com seu charme aquele "Ooh baby, you're gonna miss that flight"

Ouso até dizer que se fosse pra levar na memória uma cena de cinema pra depois do "bater de botas", provavelmente seria essa.08.gif

 
Bruno Tarantino2006-11-04 01:40:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Infelizmente o grupo que viu Scanner Darkly é minúsculo.

 

 

Deve ser pq o filme não estreou no Brasil. 06

 

Aliás' date=' esse eu vou ver amanhã na tela grande da Mostra, se não lotar. 05

[/quote']

Já estreou no Festival do Rio. O JeFFs e o Silva viram, mas o JeFFs dormiu assitindo (sorvete na testa).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

só assisti escola de rock, e gostei.

 

fiquei curiosa pra ver antes do amanhecer. nao gosto de romance, mas tem alguns q eu assisti e gostei.

 

Waking Life eu não tive saco pra assistir até o fim. A palavra "Chaaaaatooooo" provavelmente foi inventada pra descreve-lo.

tbm nao tive paciência pra ver esse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma das melhores experiências que tive com cinema se deve ao Linklater. Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol (a dupla) é um acontecimento único, que marca para toda a vida. O primeiro já começa bem logo quando Jesse convence a estranha a passar um dia com ele, e assim mantém o nível lá no alto até o fim, como quando vemos um dos momentos mais brilhantes da direção da história. E é repleto de cenas memoráveis, assim como o segundo. Acho tão bom, mas tão bom, que costumo brincar dizendo a um amigo que Linklater fez a melhor trilogia de todos os tempos, mesmo com um filme de desvantagem.

Mas o meu voto vai para Jovens, Loucos e Rebeldes. Já expliquei no tópico do próprio filme e ninguém me ouviu, então nem vou perder meu tempo aqui.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma das melhores experiências que tive com cinema se deve ao Linklater. Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol (a dupla) é um acontecimento único' date=' que marca para toda a vida. O primeiro já começa bem logo quando Jesse convence a estranha a passar um dia com ele, e assim mantém o nível lá no alto até o fim, como quando vemos um dos momentos mais brilhantes da direção da história. E é repleto de cenas memoráveis, assim como o segundo. Acho tão bom, mas tão bom, que costumo brincar dizendo a um amigo que Linklater fez a melhor trilogia de todos os tempos, mesmo com um filme de desvantagem.

Mas o meu voto vai para Jovens, Loucos e Rebeldes. Já expliquei no tópico do próprio filme e ninguém me ouviu, então nem vou perder meu tempo aqui.
[/quote']

eu dei uma olhada no cineclube no tópico da década de 70, e vi que vc é superfã de stalker.

 

agora dei uma olhada no tópico do dazed and confused. acho que vc é o carioca disfarçado... esses dois filmes eram os preferidos dele...

 

mas enfim, estou atrás de dazed and confused a bastante tempo, está no topo da lista dos pecados, junto com before sunrise/before sunset.

 

aliás, before sunrise eu só encontrei pra comprar, e em DVD foolscreen. Alguém sabe se existe em wide?
rubysun2006-11-01 19:29:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só vi Antes do Pôr do Sol e Escola de Rock. O 1º é uma OP maravilhosa' date=' o segundo ótimo, muito divertido. Provavelmente eu veja Antes do Amanhecer semana que vem. (sim, eu vi o 2º antes de ver o 1º, e digo com toda a certeza que não influenciou em nada, Antes do Pôr do Sol é um dos meus filmes preferidos).

 

Waking Life eu não tive saco pra assistir até o fim. A palavra "Chaaaaatooooo" provavelmente foi inventada pra descreve-lo.
[/quote']

 

Compartilho a tua opinião sobre Waking Life. Comigo foi a mesma coisa, inclusive postei sobre isso lá no tópico "o que vc anda vendo...". Já sobre a parte destacada, shame on you!! 1805

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma das melhores experiências que tive com cinema se deve ao Linklater. Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol (a dupla) é um acontecimento único' date=' que marca para toda a vida. O primeiro já começa bem logo quando Jesse convence a estranha a passar um dia com ele, e assim mantém o nível lá no alto até o fim, como quando vemos um dos momentos mais brilhantes da direção da história. E é repleto de cenas memoráveis, assim como o segundo. Acho tão bom, mas tão bom, que costumo brincar dizendo a um amigo que Linklater fez a melhor trilogia de todos os tempos, mesmo com um filme de desvantagem.

[/quote']

 

Pqp, isso parece algo que eu escreveria sobre Sunrise/Sunset. Esses dois filmes marcam, têm um poder de te alcançar lá no fundo da alma como poucos.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só vi Antes do Pôr do Sol e Escola de Rock. O 1º é uma OP maravilhosa' date=' o segundo ótimo, muito divertido. Provavelmente eu veja Antes do Amanhecer semana que vem. (sim, eu vi o 2º antes de ver o 1º, e digo com toda a certeza que não influenciou em nada, Antes do Pôr do Sol é um dos meus filmes preferidos).

 

Waking Life eu não tive saco pra assistir até o fim. A palavra "Chaaaaatooooo" provavelmente foi inventada pra descreve-lo.
[/quote']

 

Compartilho a tua opinião sobre Waking Life. Comigo foi a mesma coisa, inclusive postei sobre isso lá no tópico "o que vc anda vendo...". Já sobre a parte destacada, shame on you!! 1805

 

 

 

Quando eu vi Antes do Pôr do Sol eu nem sabia que ele era uma continuação. Mas pra me redimir um pouco, acabei nesse exato momento de ver Antes do Amanhecer. 05 Puta que pariu, que absurdo, é melhor que o segundo (pouca coisa, mas é)! Eu fiquei com um sorrizão idiota durante o filme todo. Foi uma experiencia maravilhosa e estranha, por eu saber o futuro dos personagens (nem melhor nem pior, apenas diferente). É possível assistir esses dois filmes e não se apaixonar pela Julie Delpy? 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu dei uma olhada no cineclube no tópico da década de 70' date=' e vi que vc é superfã de stalker.

 

agora dei uma olhada no tópico do dazed and confused. acho que vc é o carioca disfarçado... esses dois filmes eram os preferidos dele...

 
[/quote']

 

Eu não sou O carioca, mas sim UM carioca.

 

Sou, sim, um grande fã de Stalker - e do cinema do Tarkovski em geral - e Dazed and Confused. São dois dos meus filmes preferidos, com certeza, diria que estão naquele seleto grupo que alguns denominam como"top 10". E pode jogar nessa bagunça aí filmes como McCabe & Mrs. Miller (meus western preferido), 2001, His Girl Friday, Aguirre, entre outros. Não sei se esses eram os filmes preferidos dele também, mas de qualquer forma, pelos dois citados por você, ele era um cara bem inteligente (hehe!).

 

Ademais, conheço umas 3 pessoas que mexem em fóruns de internet e incluem Stalker e Dazed and Confused entre os melhores.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma das melhores experiências que tive com cinema se deve ao Linklater. Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol (a dupla) é um acontecimento único' date=' que marca para toda a vida. O primeiro já começa bem logo quando Jesse convence a estranha a passar um dia com ele, e assim mantém o nível lá no alto até o fim, como quando vemos um dos momentos mais brilhantes da direção da história. E é repleto de cenas memoráveis, assim como o segundo. Acho tão bom, mas tão bom, que costumo brincar dizendo a um amigo que Linklater fez a melhor trilogia de todos os tempos, mesmo com um filme de desvantagem.

[/quote']

 

Pqp, isso parece algo que eu escreveria sobre Sunrise/Sunset. Esses dois filmes marcam, têm um poder de te alcançar lá no fundo da alma como poucos.

 

 

 

É uma coisa mágica mesmo, nem sei explicar muito bem, os filmes são excepcionais e tudo funciona direitinho, nos mínimos detalhes. A cena dentro daquele bonde/ônibus/whatever no primeiro filme, onde Jesse vai tentanto passar o mão no cabelo dela. Ou então na famosa cena em que eles escutam a música e ficam se olhando (ou tentando)  sem que o outro perceba. E temos algo semelhante nas escadarias do segundo filme. Demais, demais!

 

Tenho que parar de ficar pensando no filme, senão vou começar que qualquer filme é porcaria. He. 
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

eu dei uma olhada no cineclube no tópico da década de 70' date=' e vi que vc é superfã de stalker.

 

agora dei uma olhada no tópico do dazed and confused. acho que vc é o carioca disfarçado... esses dois filmes eram os preferidos dele...

 
[/quote']

 

Eu não sou O carioca, mas sim UM carioca.

 

Sou, sim, um grande fã de Stalker - e do cinema do Tarkovski em geral - e Dazed and Confused. São dois dos meus filmes preferidos, com certeza, diria que estão naquele seleto grupo que alguns denominam como"top 10". E pode jogar nessa bagunça aí filmes como McCabe & Mrs. Miller (meus western preferido), 2001, His Girl Friday, Aguirre, entre outros. Não sei se esses eram os filmes preferidos dele também, mas de qualquer forma, pelos dois citados por você, ele era um cara bem inteligente (hehe!).

 

Ademais, conheço umas 3 pessoas que mexem em fóruns de internet e incluem Stalker e Dazed and Confused entre os melhores.

Então conhece mais uma pessoa agora, não vi Dazed and Confused ainda, mas Stalker é meu top 2 de todos os tempos. 02]

Quanto a enquete, só vi três filmes de Richard Linklater e os três estão entre os meus 100 filmes preferidos. Fico com Antes do Por do Sol, embora eu adore desesperadamente os outros dois que vi: Antes do Amanhecer e Tape.

Mr. Scofield2006-11-03 10:05:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

junto com woody allen é meu diretor favorito. só não vi scanner darkly e tape.  para mim o melhor dele é antes do por do sol pq é perfeitto em seus detalhes como quando os dois estao no carro e celine começa a chorar então jesse quer consolala passando as maos em seus cabelos mas hesita pois sabe o que esse movimento pode deflagrar. é um espetaculo. esse filme faz do simples assistir uma experiencia marcante.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Subindo. O cara é foda. Eu vi a dupla Sunrise/Sunset e é realmente muito foda. Sunset talvez seja o campeão 'filme amargo na garganta'. Sunrise é um filme que vc fica triste quando acaba... E Dazed and Confused é inesquecível, em todos os sentidos; os famosos filmes que ficam com vc.

 

Meu top:

 

01. Jovens, Loucos e Rebeldes

02. Antes do Pôr-do-Sol

03. Antes do Amanhecer

04. Waking Life

05. Escola de Rock

06. A Scanner Darkly

 

Todos muito bons mesmo. Os três primeiros são meio empatados.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...