Jump to content
Forum Cinema em Cena

Faculdade de Direito


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pessoal, estou eu em um momento de me decidir o que irei fazer da minha vida. Decidi há alguns meses em fazer Direito. Adoro Direito, Português, ler...enfim, tudo que uma pessoa que irá cursar direito precisa.

 

Sei que muitos aqui fazem Direito e queria saber aonde fizeram, se gostaram do curso, caso particular, quantos pagam de mensalidad, se já consseguiram emprego, se é necessário que se faça em uma faculdade pública... e claro, sobre o bendito exame da OAB.

 

Estou inscrito na UNESP, na USP e na ITE (Faculdade da cidade vizinha, Bauru e PARTICULAR). Quero saber o que acham. Se caso não passar nas públicas, se devo fazer cursinho ou se faço ITE mesmo (óbvio que passarei).

 

Outra coisa: quais são as faculdade recomendadas pela OAB?

 

 

Bom, acho que é só isso. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse relatório completo que você quer com certeza não vai rolar, até pq muitas dessas coisas uma busca no google resolve... mas o que eu posso te dizer é que se você for optar por direito mesmo, esteja preparado para trabalhar no meio profissional mais repugnante que existe (talvez só perdendo para a política). Sabe aquela história de defender a justiça, a igualdade, etc? Tudo belela.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato... é como coloquei na entrevista do Alexei no Cozinha do Inferno: a advocacia é nada mais que um jogo de estratégia. Ganha aquele que blefar e fizer a estratégia melhor.

 

Sobre a anuidade da OAB, tá por volta de $600/ano. Porém há um movimento aí para pedir ao D'Urso (presidente da OAB/SP) que diminua a anuidade dos recém formados até que estes se estabilizem na profissão. Vamos ver o que vai dar.

 

Sobre o Exame da OAB, vi que vc é de SP... Prepare-se: índice de 90% de reprovação em média nos últimos exames...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não precisa supor, eu passei... 05

 

Estou trabalhando num escritório que mexe com advocacia empresarial (ou seja, tudo). Montar escritório, penso eu, só em duas ocasiões:

 

a) se vc tem dinheiro quando se forma, papai banca ou algum amigo otário resolve abrir sociedade e pagar tudo pra vc;

 

B) trabalhar em média uns 10 anos e aí juntar grana para montar o seu escritório.

 

Claro que existem exceções, mas no geral, é assim que acontece.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esse relatório completo que você quer com certeza não vai rolar' date=' até pq muitas dessas coisas uma busca no google resolve... mas o que eu posso te dizer é que se você for optar por direito mesmo, esteja preparado para trabalhar no meio profissional mais repugnante que existe (talvez só perdendo para a política). Sabe aquela história de defender a justiça, a igualdade, etc? Tudo belela.

[/quote']

 

Pq é o meio é tão repugnante?

 

Seria coincidência que 7 presidentes no Brasil estudaram Direito ?06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ola todos...

Comecei a cursar direito este ano.

Te digo Sync que soh gostar de portugues e leitura nao eh suficiente p/ cursar direito. Eh necessario tempo de sobra, pq na falta dele ate o ser que mais ama ler ira enjoar do curso rapidinho.

 

Acho que sempre eh bom passar em universidades publicas pq geralmente sao as que tem mais reconhecimento. Claro que devemos levar a qualidade em conta ja que nao sera somente o diploma que nos fara passar na prova da OAB.

 

02

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ola todos...

Comecei a cursar direito este ano.

Te digo Sync que soh gostar de portugues e leitura nao eh suficiente p/ cursar direito. Eh necessario tempo de sobra' date=' pq na falta dele ate o ser que mais ama ler ira enjoar do curso rapidinho.

 

Acho que sempre eh bom passar em universidades publicas pq geralmente sao as que tem mais reconhecimento. Claro que devemos levar a qualidade em conta ja que nao sera somente o diploma que nos fara passar na prova da OAB.

 

02

 

 

 

[/quote']

 

Como assim "tempo de sobra" ?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ola todos...

Comecei a cursar direito este ano.

Te digo Sync que soh gostar de portugues e leitura nao eh suficiente p/ cursar direito. Eh necessario tempo de sobra' date=' pq na falta dele ate o ser que mais ama ler ira enjoar do curso rapidinho.

 

Acho que sempre eh bom passar em universidades publicas pq geralmente sao as que tem mais reconhecimento. Claro que devemos levar a qualidade em conta ja que nao sera somente o diploma que nos fara passar na prova da OAB.

 

02

 

 

 

[/quote']

 

Como assim "tempo de sobra" ?

 

Tempo de sobra no sentido de que eh muita coisa p/ ler e estudar, pelo menos na faculdade que estudo. Estudo de noite e vejo o quanto os meus colegas que trabalham sofrem p/ conseguir estudar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Outra coisa:

Algumas pessoas me dizem que depois q vc se forma (principalmente em Direito' date=' já que tem a OAB) não importa mto qual faculdade fez (em termos de pública ou particular). Depende apenas de VC!

Vc concorda ou discorda?
[/quote']

 

Sinceramente, falo por mim: conheço gente que fez PUCC (muito melhor que a USF em todos os sentidos) e sequer passou no Exame da OAB... Onde vivo (Campinas), a faculdade não é pré-requisito para vc estar empregado... O lance mesmo é network ou o popularmente chamado QI.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo com as dificuldades apontadas, vale muito a pena o exercício da advocacia. Ainda que não seja muito rentável como esperado, há a opção de prestar concurso público. No TRT onde trabalho, há dezenas e dezenas de funcionários que outrora eram advogados e preferiram optar pelo concurso público (dependendo do cargo, o salário inicial é mais atraente, há possibilidades de obterem função comissionada, cargo em comissão). A concorrência, principalmente aqui em SP, é muito grande!!!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...