Jump to content
Forum Cinema em Cena

Michael Mann


rubysun
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu fui buscar o meu comentário que escrevi na época do lançamento de MIAMI VICE e curiosamente eu dei nota 7.0 .... acho que eu dei um ponto a mais ... mas ainda assim o saldo foi positivo ... 03 

PS - Mas é engraçado reconhecer que eu nem me lembrava muito bem que havia escrito muita coisa sobre o filme ... é isso que faz com que muitas revisões sejam experiencias diferentes e não necessariamente melhores, mas enfim ... MIAMI VICE não é um estorvo, mas também não é a oitava maravilha do mundo ...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Miami Vice" é uma adaptação moderna e de personalidade própria da famosa série de TV dos anos 80 que esbanja apuro técnico mediante a uma fotografia sóbria que ajuda a ambientar a "cara" da produção e um trabalho primoroso de direção de Michael Mann que sabe extrair dessa nova climatização o potencial para conferir energia ao projeto, porém o mesmo não se pode dizer do roteiro que de tão absorvido pelo universo do filme esquece de construir uma trama que também possa alavancar a produção passeando por lugares comuns, tornando-se impessoal e sem nenhuma ambição.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O diretor Michael Mann responsável por ótimos filmes como "Fogo Contra Fogo" e "O Informante" realiza um trabalho tecnicamente perfeito, esbanjando habilidade e senso artístico assim como fizera em "Colateral", demonstrando extrema capacidade com a câmera digital criando cenas esteticamente de tirar o fôlego ( particularmente sou fã das sequências em que se dá a sensação em que estão sendo registrados "flagras", como se fosse um documentário e/ou uma transmissão ao vivo ). O trabalho do diretor de fotografia Dion Beebe também ajuda a compor um cenário favorável, apresentando uma estrutura de cores e tons que valorizam o clima noturno oferecendo sequências em que se aproveita ao máximo as locações seja em Genebra ou na Colômbia e quando a ação se passa em Miami a sensação é a de que estamos em qualquer outro lugar, ou seja, é uma outra visão àquela em que estamos acostumados a ver, mas igualmente fascinante. A trilha sonora tem a função de fortalecer essa ambientação e as músicas escolhidas tornam a mistura ainda mais explosiva, sempre valorizando o clima "quente" sugerido pela produção quando se trata das músicas e deixando um tom frio e perturbador quando se trata da trilha instrumental composta propriamente para o filme.

 

Sonny Crockett ( Colin Farrel ) e Ricardo Tubbs ( Jamie Foxx ) são dois detetives que precisam se inflitar dentro de uma organização criminosa para prender José Yero ( John Ortiz ), líder de um importante cartel de drogas. A trama é basicamente essa e o roteiro se concentra em duas linhas de ação: o modo "operantis" em que busca mostrar a experiência dos dois detetives na execução de suas tarefas e os diálogos ácidos que os personagens travam entre si. Sim, tanto Sonny como Rico são inteligentíssimos e uma das boas sacadas do roteiro ( que perde um pouco o ritmo e não evolui a partir de sua metade ) é mostrar que eles não são apenas eficiente no que fazem ( em alguns momentos até reserva-se em mostrar como o fazem ), mas também porque eles se antecipam com extrema inteligência aquilo que por ventura possa vir a ocorrer, ou seja, os dois passam ao espectador aquela sensação de que eles sabem muito bem o que estão fazendo, logicamente que não de maneira infalível ( a maneira como eles despistam o radar áereo é de uma conveniência fora do comum ). O combate verbal travado por quase todos os personagens não soa cansativo embora não tenha nenhum momento que se destaque em especial ( o que mais se aproxima é o primeiro encontro com Yero ), mas tornam as figuras "posudas" até demais, inclusive os próprios detetives que de tão frios e "secos" que tornam-se figuras impessoais, logo as subtramas envolvendo a relação de Sonny com a "parceira" de negócios de Yero ( vivida pela belíssima Gong Li ) e entre Rico e a sua esposa ( Naomie Harris ) tornam-se meros artifícios dramáticos dentro da trama que não funcionam.

 

Tratando-se desses dois artifícios é reconhecível a mudança de clima repentina a partir do momento <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em que Sonny passa a flertar com aquela mulher misteriosa. É até "divertido" acompanhá-lo sem controle ao encontro dela apenas para lhe convidar para um drinque, mas é nesse momento em que a personagem de Gong Li perde um pouco de seu charme já que se mostra vulnerável rapidamente e quando pensamos que na verdade é ela que tem o controle da situação, o filme não exita em mostrá-la observando Sonny ao longe apenas para se criar o conflito "ela o ama ou o usa". Vale destacar também a presença do ator Barry Shabaka Henley que esbanja seriedade e firmeza ao encarnar o chefe dos dois detetives ( um dos momentos mais bem explorados é justamente a conversação sobre os interesses entre as diferentes "polícias" envolvidas no caso ). Colin Farrel ainda não é um ator 100 % confiável ( ele discretamente ainda faz uma expressões altamente canastronas ), mas não chega a comprometer assim como Jamie Foxx ( a dupla é cúmplice e funciona ) que mesmo exagerando na sua "cara de mal" consegue tornar o seu personagem mais humano aos olhos do público e também o mais sensato e inteligente da dupla demonstrando muita segurança em cena ( o "Oscar" lhe fez muito bem ). Mas ainda assim o roteiro ainda força uma situação onde Rico expõe a sua amada de maneira tão gratuita ( como assim "é melhor vc ficar aí ?" ... aí na casa do inimigo ???? ) apenas para mais uma vez criar um elemento dramático dentro da trama que não agrega em nada, pelo contrário só atrapalha.

 

E esse tom impessoal dado aos personagens não seria um fardo se não forçassem a utilização de certas variáveis que não condizem com esse tom, no caso, a artificialidade do sentimentalismo colocado nessas subtramas que inclusive é utilizado com os vilões. Yero, por exemplo, é um sujeito imprevisível, mas como se quisesse fazer com que o personagem ganhasse aquilo que se chama de "tridimensionalidade" coloca-o na situação de amante não-correspondido ( a cena em que ele sofre de ciúmes é boa ), mas o enfraquece assim como quando transfere essa situação ao chefão Jesus Montoya ( Luis Tosar, o mais fraco do elenco ) em uma outra cena bem realizada por Mann, mas prejudicial ao conjunto da obra ( quando a câmera mostra a cena da dança me senti assistindo um filme do Ron Howard ).

 

"Miami Vice" seria um filme muito melhor se fosse um filme muito mais cruel. Da maneira como foi feito merece ser enaltecido pela coragem e pela disposição em não apenas dar uma "roupagem" nova a série, mas lhe conferir personalidade e isso Michael Mann realiza magistralmente com técnica e com estilo ( a sequência final é tão boa quanto um copo de uísque ). O filme é todo dele !

 

NOTA - 7.0
Thiago Lucio2007-06-13 20:00:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto muito de O Informante e um pouco menos de Fogo contra Fogo e Colateral. Mas também são bacanas.

Agora, Miami Vice é show. Ô filme maravilhoso, com punch, personagens femininos valorizados (Naomie Harris e Gong Li!) e uma edição de som que é um absurdo. Esse filme é um dos meus preferidos do ano passado.

 

E aquele final é lindo demais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

(spoilers à frente)

 

Em termos de gênero, achei o final extremamente democrático, Bern@rdo. Tanto Isabella quanto Sonny fizeram concessões e tiveram perdas. E aquele sentimento de "fizemos o possível, quem sabe a gente se vê por aí" ficou muito bonito. Melancólico sem ser depressivo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que vc nao entendeu o que ele quis dizer. Valorizar um personagem não é fazer a mulher sair matando todo mundo. É fazer com que ele seja bem construido e nao apenas a "mulher indefesa".

 

É isso aí. Mann deu igualdade de tratamento inclusive nas relações entre os sexos, na contramão desse gênero de filme no qual a misoginia impera. São mulheres em posições de poder, tomando decisões e agindo tanto quanto os homens, sem precisar de qualquer discurso panfletário.

 

Sou um exemplo de respeito à opinião alheia, mas realmente não consigo entender como alguém consegue não gostar desse filme, hehe. É maravilhoso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parodiando Serge Hall ... nessa página deste fórum temos uma série de exemplos de como um filme pode repercutir de tantas maneiras para diferentes pessoas ... uns amam, outros odeiam, outros o consideram mediano ... 06 ... é a tal da SUBJETIVIDADE.Thiago Lucio2007-06-14 16:34:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei Miami Vice ótimo. Não é o tipo de filme que eu me interesso, mas confesso que me surpeendi demais, afinal esperava uma bomba. E mais: pela primeira vez não me irritei com Colin Farrel em cena, tenho a impressão que este foi o filme mais bem aproveitado dele.

 

Dentre a filmografia de Mann, meu preferido é O Ultimo dos Moicanos: a tilha sonora + Daniel Day-Lewis+o terço final do filme=excelente.

 

O Informante, Colateral e Fogo Contra Fogo também são ótimos filmes.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

- Filmografia -

2006 - Miami Vice (Miami Vice) - 7,5 (aquele final é tão realista/tenso qt o final de heat, mas acho o roteiro enrolado d+ e o personagem de jammie foxx, bem mal aproveitado, o filme é quase todo de farrel, e a fotografia tb não está tão boa qt a de colateral)

2004 - Colateral (Collateral) - 8 (já superestimei um pouco esse filme, numa revisada, a bem da verdade é q todo aquele final no prédio e depois no metrô, é bem fraco)


2001 - Ali (Ali) - 8,5 (acho um filme subestimado, a direção de mann aqui lembra muito a direção de mallick)


1999 - O informante (Insider, The) - 9,5 (sua grande OP, pacino está ótimo, mas é crowe quem está brilhante, o roteiro é fodérrimo 16)


1995 - Fogo contra fogo (Heat) - 9 (kilmer está bem, de niro está ótimo, mas aqui quem humilha é pacino, a direção é elegante, o roteiro caminho bem, e aquele tiroteio final é realista d+, foda!)


1992 - O último dos moicanos (Last of the mohicans, The) - 6,5 (sempre achei mediano e numa revisada, continua sendo mediano! 06)


1989 - Os tiras de Los Angeles (L.A.. Takedown) (TV)


1986 - Dragão vermelho (Manhunter) - ? (vi um pedação na tv, e achei a produção extremamente precária, não condizente muito a excelência de produções de mann hj em dia, claro q não quer dizer q isso influencie diretamente numa avaliação melhor ou pior desse filme no geral, foi somente uma observação 02)


1983 - A fortaleza infernal (Keep, The)


1981 - Ruas de violência (Thief)


1979 - Condenado à vitória (Jericho mile, The) (TV)


1972 - 17 days down the line
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
TOP Mann:

  • 1. O Informante: OP
    2. Fogo Contra Fogo: 5/5
    3. Colateral: 4' date='5/5
    4. Ali: 4/5
    5. Dragão Vermelho: 2/5
    6. Miami Vice: 1,5/5

    Quando erra, erra feio, mas quando acerta, acerta em cheio! 16.gif [/quote']

 

Top Mann:

Heat           9,5/10 - #15

Collateral    8,7/10 - #57

Ali               7,9/10 - #94

Miami Vice  6,8/10 - ###

 

é Manhunter o nome original do dragao vermelho do mann eu acho.
EdTheTrooper2007-08-14 13:22:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ninguém aqui gosta de Miami Vice!!!16

 

Eu não gosto' date=' eu AMO 16

[/quote']

 

aê! 16

 

tem dias que eu acho melhor até que Heat. 13 um clima fudidão.

 

Mais um!!!16

Não acho melhor do que Heat, mas a ambientação do filme é simplesmente fudida.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...