Jump to content
Forum Cinema em Cena

Michael Mann


rubysun
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

(REVISTOS)

fogo-contra-fogo03.jpg

Fogo Contra Fogo de Michael Mann

(9,7/10) - Aula de como fazer um suspense policial, aula de como filmar

a noite, aula de tomadas aéreas, aula de takes originalíssimos. Filmes

policiais não chegam a duas hrs de duração em média, este tem quase 3

hrs e simplesmente não se vê as hrs passarem. Cacete, como sou fã desse

cara.

 

PS: Ah, o diálogo entre o Pacino e o De Niro é

A-B-S-U-R-D-O e o tiroteio não precisa nem ser mencionado e o assalto

ao carro forte e... deixa pra lá.

collateral-6.jpg

Colateral de Michael Mann

(9,5/10) - Tudo o que eu disse acima. com diferença que neste o apuro

visual está ainda mais elegante e charmoso. Eu não vou ficar repetindo

o que todos dizem de novo e de novo... só uma coisa que não lembro de

ter visto comentário, sobre a trilha sonora que é perfeita em todos os

filmes, Mann usa algumas músicas até ruins, mas que se encaixam

perfeitamente com o momento do filme, cito o caso da abertura de Miami

Vice com uma trilha da bosta do Linkin Park, mas que se encaixa como

uma luva. Vou guardar o resto pra o Cineclube.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ai Deus, lá vou eu:

 

 

 

O filme não possui aquele mesmo nível humano como os outros de Mann. Aqui o grau de desenvolvimento de seus personagens é prolixo, apelando inconseqüentemente a clichês. O romance entre Crockett e a personagem de Li não é bem desenvolvido e os atores não possuem química. Não conseguiram criar um vínculo comigo e portanto pouco me lixei com o destino deste affair (por falar nisso, a cena de sexo é horrível).

 

 

 

Junto com isso, as atuações de Colin Farrell e Jamie Foxx são horríveis. Ambos não conseguem humanizar seus personagens. Nunca achei que eles corríam perigo realmente (e a total imprudência de Crockett ao se arriscar no affair só intensificou isto) e portanto as cenas de ação caem no vazio (mesmo reconhecendo que o tiroteio final foi estupendamente filmado). Uma pena ver Mann escalar Colin Farrell depois de ter trabalhado com atores de teor artístico infinitamente melhor, com destaque para Al Pacino (obviamente) e Russell Crowe.

 

 

 

Em suma: embora seja dotado da terceira melhor fotografia de 2006 (Dália Negra portanto em segundo lugar, seguido por Filhos da Esperança) e bem filmado pra caramba, o filme não possue alma. Não se importa em me deixar preocupado com o destino que aguarda os protagonistas. Uma pena.

 

 

 

P.S.: Texto feito em primeira pessoa do singular pois tenho certeza que vocês discordam com tudo que afirmei.bern@rdo2007-08-15 21:33:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, de TUDO mesmo. Sobre a atuação é algo subjetivo, eu gosto muito da forma que eles são, vejo a humanidade deles no relacionamento entre os dois que ve-se claramente que se gostam e se respeitam muito. Inclusive fica absolutamente claro que ambos já se conhecem de longa data (vide a série, já que o filme é como se fosse um episódio maior da mesma). Não vejo o relacionamento arriscado do Farrel com a Gong como imprudente, a princípio o mesmo era puramente interesseiro. Pra mim eles correm muito perigo, sobretudo na hr que viajam pra se encontrar com o cara lá que esqueci o nome (a cena da granada) óbvio que se sabia que eles não morreriam ou ficariam aleijados (isso sabe-se em qualquer filme de ação, 007, Die Hard, MI). Como é bom ver um filme de ação com enredo. Aliás, tecnicamente falando acho-o "só" perfeito, a fotografia é a melhor de 2006 sem dúvida e uma das melhores ever, as toamdas aéreas, as câmeras noturnas, a trilha sonora... os efeitos sonoros (que diabos é aquilo nos tiroteios!) e aquele tiroteio maravilhoso do final, fecha com chave de ouro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Well' date=' there you go. Estamos de acordo em estarmos em desacordo com relação a qualidade deste filme? Ótimo. Caso encerrado.

 

 

 

P.S.: Concordo que as cenas noturnas sejam esteticamente maravilhosas.

 

 

 

[/quote']

 

Não é questão de estar ou não de acordo, a opinião é posta pra que você quem sabe se tiver boa vontade, enxergue as coisas de um outro prisma ou não. não quero mudar a tua opinião, nem de ninguém.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Certo, certo. Só estou dizendo isto devido as discussões ocasionadas por minha causa e que muitas vezes culminam em piadas recicladas e muito sem graça, comparações de mal gosto (verbal ou não-verbal), e sarcasmo medíocre por parte de outros usuários, coisa que sempre detestei (não, não me sinto ofendido - antes que me chamem de "chorão" - apenas prezo uma discussão civilizada). Assim, pega mal para mim e não para as pessoas que o fizeram. Por isso comecei falando o que acho do filme com um "ai Deus aí vou eu": não é contra você e sim contra quem vem aqui apenas para fazer piadinhas que detesto, impondo sua opinião de tal forma a achá-la a um fato. Isto já ocorreu comigo? Sim, por isso venho postando com menor freqüência no fórum: para evitar tais coisas.

 

 

 

E postei aquele outro post onde expressava meu desprezo pelo filme apenas para abrandar o alto grau de cCc (vai parecer ofensivo, mas não é) visto aqui. Sem falar que você pediu a mim para dissertar, no entanto ninguém havia feito anteriormente isto.

 

 

 

P.S.: Só quero deixar claro que não é você. Ah, e o "cara-lá-que-esqueci-o-nome" se chama Jose Yero. 03.gif

 

 

 

E para não virar flood:

 

 

 

Michael Mann faz jus ao seu sobrenome: He is the Man.

 

 

 

Ali deve ser o filme mais subestimado de sua carreira. Uma pena.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Certo' date=' certo. Só estou dizendo isto devido as discussões ocasionadas por minha causa e que muitas vezes culminam em piadas recicladas e muito sem graça, comparações de mal gosto (verbal ou não-verbal), e sarcasmo medíocre por parte de outros usuários, coisa que sempre detestei (não, não me sinto ofendido - antes que me chamem de "chorão" - apenas prezo uma discussão civilizada). Assim, pega mal para mim e não para as pessoas que o fizeram. Por isso comecei falando o que acho do filme com um "ai Deus aí vou eu": não é contra você e sim contra quem vem aqui apenas para fazer piadinhas que detesto, impondo sua opinião de tal forma a achá-la a um fato. Isto já ocorreu comigo? Sim, por isso venho postando com menor freqüência no fórum: para evitar tais coisas.

 

 

 

E postei aquele outro post onde expressava meu desprezo pelo filme apenas para abrandar o alto grau de cCc (vai parecer ofensivo, mas não é) visto aqui. Sem falar que você pediu a mim para dissertar, no entanto ninguém havia feito anteriormente isto.

 

 

 

P.S.: Só quero deixar claro que não é você. Ah, e o "cara-lá-que-esqueci-o-nome" se chama Jose Yero. 03.gif

 

 

 

E para não virar flood:

 

 

 

Michael Mann faz jus ao seu sobrenome: He is the Man.

 

 

 

Ali deve ser o filme mais subestimado de sua carreira. Uma pena.[/quote']

 

Bom, nós já discutimos antes e eu não apelei, right? então cmg vc não precisa falar no tom da msg anterior. Mas, não tem problema, eu sou meio atravessado as vezes tbm (quase sempre! hah), mas qndo é pra falar de um filme ou diretor procuro primar pela discussão em si e não em NADA pessoal.

 

Ps: isso, Yero.

 

Sem dúvida Ali é subestimadíssimo, e eu tbm acho de certa forma "THe Insider" meio esquecido, o que é um erro grave.

 

Ah, não entendi o abrandar o cCc, não esqueça que se vc vencer o cinéfilo (e acho q vc tem este objetivo) vc fará parte, então...

batgody2007-08-15 23:01:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pode deixar, cara. Mas tenho certeza que alguém invadiria mais cedo ou mais tarde a discussão com isso. Mas confio em você.

 

 

 

E Ali é muito bom. Grande surpresa, gostei bastante da retratação sutil feita por Smith, olhares, gesticular limitado, etc. Sem falar que ele é bastante carismático (vide as entrevistas feita por Ali aos repórteres, confesso que ri das piadas dele em certas partes), uma excelente escalação do Mann.

 

 

 

O Informante faz parte daquela lista de filmes que foram indicados ao Oscar, mas se você perguntar a alguém, ninguém reconhecerá.

 

 

 

Acho que o próprio Mann está sendo mais esquecido. Com um grupinho de diretores mais novos fazendo sucesso, como poderia o inverso acontecer? Que pena. (3ª vez, hein?)

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Well' date=' there you go. Estamos de acordo em estarmos em desacordo com relação a qualidade deste filme? Ótimo. Caso encerrado.

P.S.: Concordo que as cenas noturnas sejam esteticamente maravilhosas.

[/quote']

Não é questão de estar ou não de acordo, a opinião é posta pra que você quem sabe se tiver boa vontade, enxergue as coisas de um outro prisma ou não. não quero mudar a tua opinião, nem de ninguém.

 

O bat poderia freqüentar mais os tópicos de discussões sobre cinema. Posturas lúcidas como essa fazem bem ao fórum.

 

E Miami Vice foi, para mim, um dos melhores filmes do ano passado. Nem vou escrever mais nada até por já ter comentado muito, inclusive nesse tópico. 

 

O filme teria me convencido só por ver os personagens de Gong Li e Naomie Harris trabalhados daquela forma. Aquela fotografia absurda e a edição de som são a cereja do bolo, portanto.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Well' date=' there you go. Estamos de acordo em estarmos em desacordo com relação a qualidade deste filme? Ótimo. Caso encerrado.

 

P.S.: Concordo que as cenas noturnas sejam esteticamente maravilhosas.

 

[/quote']

 

Não é questão de estar ou não de acordo, a opinião é posta pra que você quem sabe se tiver boa vontade, enxergue as coisas de um outro prisma ou não. não quero mudar a tua opinião, nem de ninguém.

 

O bat poderia freqüentar mais os tópicos de discussões sobre cinema. Posturas lúcidas como essa fazem bem ao fórum.

 

E Miami Vice foi, para mim, um dos melhores filmes do ano passado. Nem vou escrever mais nada até por já ter comentado muito, inclusive nesse tópico. 

 

O filme teria me convencido só por ver os personagens de Gong Li e Naomie Harris trabalhados daquela forma. Aquela fotografia absurda e a edição de som são a cereja do bolo, portanto.

 

 

Aê Alex 16 Miami chuta bundas 16

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Fogo contra Fogo é top 5 dentre osmelhores de toda decada de 90, filmaço, de niro e pacino juntos... e a cena que fecha o filme? de arrepiar o enquadramento e a fotografia, isso sem falar no bom gosto e na beleza da cena por si só, momento historico do cinema.

O Informante é tão bom quanto o de cima, porem conta uma historia real e portanto as vezes a narrativa não é tão intensa, mas o arco dramatico dos personagens e o fato deles terem existido tb o coloca entre os melhores, senão o mais relevante filme da decada passada.

Miami Vice é um exercicio de estilo mto bem realizado...as cenas noturnas bem como as cenas de ação, são filmadas forma excelente, e por incrivel que pareça o envolvimento do farrel com a gong li não soa nem um pouco irreal, até pq a linha que separa certo do errado é bem tênue, e depois quem não ficaria doido com a li?

 
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 7 months later...
  • Members

Jamie Foxx quer tirar projeto com Michael Mann do papel - 07/04/2009 17:29

jamiefoxx_01.jpgMichael Mann já tem um novo projeto para quando terminar de rodar Inimigos Públicos, o drama Damage Control. O que não se sabe ao certo é se este será o próximo trabalho do diretor.

Na verdade, o projeto não é tão novo assim. Ele foi anunciado em 2006, quando Michael Mann e Jamie Foxx (foto) anunciaram planos de repetir a parceria que já havia acontecido em Ali, Colateral e Miami Vice. Mas até então, nenhuma certeza em torno de Damage Control havia sido divulgada.

Agora, Foxx voltou a falar do filme e revelou ao site da MTV que a produção continua nos planos da dupla. Para o ator, não há melhor momento que este para o longa sair do papel. Segundo ele, o drama esportivo cairia bem no contexto atual, quando é tão comum notícias sobre o abuso de esteróides. Na história, o ator viverá um representante de atletas problemáticos.

A declaração de Foxx, no entanto, apenas alimenta as esperanças de que o projeto sairá do papel, já que não há nenhuma data definida. Além disso, Mann não se manifestou ainda em relação ao filme, que não é o único do diretor que parece estar parado. As últimas informações que se teve sobre Frankie Machine, Empire e, ainda, um projeto sem título com Leonardo Di Caprio, são de 2007.

Foxx e Mann juntos num drama esportivo pode ser uma boa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um diretor cujos trabalhos sou fã, tanto estética quanto substancialmente. O meu preferido é justamente Miami vice, que é quando ele atingiu o balanço ideal entre os dois. Mas a cena do lobo, em Colateral, até hoje não saiu da minha cabeça.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...